sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL "A 1ª REPÚBLICA NO CONCELHO DE LOULÉ”


No âmbito do programa de dinamização do Arquivo Municipal de Loulé, vai estar patente ao público a partir da próxima segunda-feira, e até Dezembro, a Exposição Documental "A 1ª República no Concelho de Loulé (1910 - 1926)".

No ano em que se assinala o Centenário da República Portuguesa, quem visitar o interessante espaço arquitectónico do edifício do Arquivo ou se aí se deslocar para desenvolver alguma investigação poderá aproveitar para tomar conhecimento do significativo fundo documental que, desde a implantação da República, retrata um período marcante para a História de Portugal.

A Exposição torna-se mais peculiar precisamente pela riqueza numérica e de conteúdos que apresenta, mas ao longo do ano vão surgir novos documentos em exposição, vão renovar-se as vitrinas. O que permitirá ao visitante voltar ao Arquivo para revisitar a Exposição.

Para esta primeira fase podem ser vistas as Actas de Vereação da Câmara Municipal de Loulé dos dias imediatamente seguintes à implantação da República, cartas dos altos dignitários da República à Câmara, renovação da toponímia da vila, bibliografia da época, e outros elementos. De salientar ainda que a Exposição conta com a colaboração habitual de munícipes que emprestam objectos, documentos e fotografias.

A par desta Exposição, tem lugar hoje, pelas 18h30, a sessão de abertura e apresentação do 1º Curso “Jornalismo de Cultura”. Este Curso promovido pela AGECAL – Associação de Gestores Culturais do Algarve e pelo CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, decorrerá nos sábados 20 e 27 de Fevereiro e 6 e 13 de Março.

Com um total de 30 horas, e certificado pelo CENJOR, o Curso destina-se a jornalistas profissionais, colaboradores da Comunicação Social e todos os que desejam iniciar-se e actualizar-se na área do Jornalismo de Cultura. As aulas serão estruturadas por módulos teóricos e práticos relacionados com a Gestão Cultural e Jornalismo.

O Arquivo de Loulé recebe também no dia 27 de Fevereiro, pelas 15h00, a Conferência “A Biblioteca e a Promoção da Leitura para quê?”. João Lopes, responsável da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, vai apresentar as actividades e toda a oferta cultural deste equipamento.

ESGHT organiza VIII Seminário Internacional «Empresa e Futuro»


No Campus da Penha, em Faro

No dia 10 de Março de 2010 realiza-se na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg) o VIII Seminário Internacional «Empresa e Futuro». Sob o lema «Pensar, Decidir e Concretizar: Aprender a Vencer» este evento, organizado desde 2003 pelo Prof. Carlos Vieira, docente da ESGHT e vice-presidente do Centro de Investigação em Espaços e Organizações (CIEO) da UAlg, conta, mais uma vez, com a presença de várias personalidades de renome internacional.
Daniel Jara, presidente da Hispanic Chamber of Commerce de Nova Jérsia (EUA) e considerado um dos cem hispânicos mais influentes em Washington será um dos oradores principais do VIII Seminário Internacional «Empresa e Futuro», evento que terá lugar no auditório da ESGHT da UAlg, no Campus da Penha, em Faro, ao longo do dia 10 de Março.
Também Jay Hollowell, vice-presidente da empresa Maxknowledge e colaborador no projecto da presidência dos EUA para formar líderes nas escolas e nas empresas, bem como Richard Brandt, director do programa Global Village da Universidade de Lehigh, actualmente entre as trinta melhores universidades privadas dos EUA, e Juan Casimiro, guru motivacional e presidente da Casimiro Foundation integram o painel de oradores convidados desta oitava edição do seminário internacional «Empresa e Futuro».
Margarida Iria, directora da Vodafone, Humberto Teixeira, presidente do grupo Hubel, Avelino Sousa, director do Hotel Vila Park, Reinaldo Teixeira, presidente da Garvetur e Saul Neves de Jesus, professor catedrático e investigador na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, especialista em Psicologia da Educação, completam o leque de personalidades convidadas no âmbito deste evento, cuja conferência de encerramento será assegurada pelo professor Carlos Vieira, com uma comunicação sobre o verdadeiro sentido da liderança ou como aprender a vencer.
Carlos Vieira, enquanto organizador do VIII Seminário Internacional «Empresa e Futuro», sublinha que «sem o apoio dos nossos patrocinadores, que assim cumprem com a sua missão de valorizar as iniciativas do domínio académico com significado para o desenvolvimento do Algarve, não teria sido possível trazer todos estes especialistas de renome internacional à região para partilhar experiências e estabelecer novos laços de cooperação».

FALTA DE SOLIDARIEDADE E RESPONSABILIDADE - vereadores do PS


"A Câmara Municipal de Faro não paga atempadamente os vencimentos aos seus funcionários e colaboradores. O acto inédito na história do Município revela a falta de solidariedade do actual Executivo mas, também, uma enorme ausência de responsabilidade social e política", afirmam os vereadores do PS na autarquia farense em comunicado à imprensa, que transcrevemos na íntegra:
"Para os vereadores eleitos pelo Partido Socialista a situação é de todo inaceitável e a todos os níveis injustificável e merecedora de pública condenação.
Agora, tal como no passado, sempre existiram dificuldades financeiras, há muito que é público que a receita é insuficiente face às despesas, razão porque o anterior Executivo foi contra a actual Lei das Finanças Locais, sempre existiram atrasos no pagamento das subvenções do Estado, sempre existiram dificuldades no pagamento a fornecedores, mas nunca, até hoje, um Presidente da Câmara havia privado os trabalhadores de receberem atempadamente os seus vencimentos.
A atitude comunicada no próprio dia em que os funcionários da Câmara Municipal de Faro deveriam ter recebido o salário, revela ainda uma profunda insensibilidade e desinteresse pelas pessoas, uma vez que nem permite aos trabalhadores satisfazer eventuais encargos além de poder criar situações sociais graves aos mais necessitados.
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro e a maioria de direita não é solidária para quem trabalha na Câmara Municipal, criando situações de aflição financeira e outras aos trabalhadores municipais.
Podia e devia o Sr. Presidente ter deixado as famílias dos trabalhadores da Câmara Municipal de Faro descansadas, que há anos trabalham com o Município, bastando para tal ter uma gesta cuidada, mas preferiu o caminho do desinteresse, da falta de solidariedade e de responsabilidade, pretendendo com mais esta decisão instalar o medo e a insegurança junto dos funcionários.
Com toda a certeza a sua inacção será agora disfarçada com a recorrente e gasta argumentação de que não tem dinheiro, que encontrou a Câmara sem dinheiro e que não teve outra solução sem ser não pagar os vencimentos, lamentavelmente é o primeiro politico em Faro, 36 Anos depois do 25 de Abril, que não assume responsabilidades pelos seus funcionários, para mais num momento de grande dificuldade social.
O atraso no pagamento dos salários aos trabalhadores da Câmara Municipal de Faro é uma manobra política feia e absolutamente condenável, pelo que revela de ausência de responsabilidade, solidariedade e consideração pelas pessoas.
Faro e a cidade faz-se com as pessoas", conclui o documento.

AVANÇO DO MAR NA ILHA DA FUZETA ALVO DE MONITORIZAÇÃO


Destruição de casas e dunas originam atenção especial Domingo – 9h45 – Cais da Fuzeta (Terra)

A secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, visita no próximo Domingo, pelas 9h45, a Ilha da Fuzeta, em Olhão, para analisar os efeitos que o avanço do mar e as tempestades de Inverno estão a provocar naquela zona.
Após esta visita de trabalho, que surge no seguimento da recente destruição de casas em situação ilegal, está programada uma reunião com responsáveis autárquicos e técnicos para a análise da situação e medidas a adoptar. Este encontro vai decorrer a partir das 11h15 nas instalações da Junta de Freguesia da Fuzeta.