terça-feira, 29 de junho de 2010

Skippers femininas de topo mundial no Portimão Portugal Women’s Cup




Maior evento de vela feminino em Portugal começa amanhã
De 30 Junho a 3 Julho, a Marina de Portimão recebe, num ambiente bastante competitivo, a regata de nível internacional na modalidade de Match Race de grau 1 da ISAF (International Sailing Federation), o Portimão Portugal Women’s Cup. Na prova, irão estar presentes algumas das melhores skippers femininas a nível internacional, entre elas Claire Leroy, líder no ranking do ISAF World Match Race, desde 2005.
Claire Leroy é uma skipper francesa que, com a sua equipa “Mermaid Sailing Team”, tem dominado a Women's Match Race. Já em 2007 e 2008 venceu o World Championships e em 2009 a Nations Cup. Claire Leroy foi ainda premiada com o prestigiado prémio The ISAF Rolex Sailor of the Year. A velejadora tem agora oportunidade de alcançar novamente o pódio na prova portuguesa. Claire Leroy participou nesta prova em 2006 em Cascais, tendo terminado em 3º lugar.
Na prova irá também participar a líder do Ranking Nacional Feminino, Rita Gonçalves, skipper da Schroders. A equipa é composta por velejadoras com muita experiência nacional e internacional em diversas classes e que têm em comum o gosto pela vela e pela competição, no qual o Match Racing se enquadra. Rita Gonçalves é já tetra-campeã de Portugal de match racing feminino e ocupa o 21º lugar do Ranking da ISAF (Federação Internacional de Vela). Tem esperança de voltar a ter um bom resultado com a sua participação no Portugal Women’s Cup este ano.
Confirmadas para o Portimão Portugal Match Cup, estão também as participações de Camilla Ulrikkeholm (DEN), Klaartie Zuiderbaan (NED) e Catarina Carvalho (POR).

ESCULTURA ABSTRACTA NAS DÉCADAS DE 1960-1970

No Espaço Multiusos de Albufeira
A partir de 10 de Julho, o Espaço Multiusos de Albufeira acolhe a primeira Exposição da Fundação de Serralves organizada no Algarve. Uma abordagem visual contemporânea e única, que nos mostra a grandeza e a força criativa da mente humana.





O Espaço Multiusos de Albufeira vai receber, entre 10 de Julho e 5 de Setembro, a Exposição “Escultura Abstracta nas décadas de 1960-1970 na Colecção da Fundação de Serralves”.
Esta exposição centra-se na escultura produzida nas décadas de 1960 e de 1970, por artistas ligados ao contexto artístico portuense, avançando hipóteses sobre a relação da actividade escultórica portuguesa com a arte anglo-saxónica. Poderão ser apreciadas obras de Alfredo Queirós Ribeiro, Ângelo de Sousa, Armando Alves, João Machado, Joaquim Vieira, Jorge Pinheiro, José Rodrigues e Zulmiro de Carvalho.
A historiografia mais ou menos recente tem apontado a década de 1960 como “anos de ruptura”, em grande parte pela diluição da influência da cultura francófona.
Mais do que perceber influências, ou encontrar linhagens, esta exposição devolve-nos uma imagem do contexto artístico português que contradiz qualquer ideia de seguidismo acrítico ou de atraso em relação às experiências artísticas que se iam fazendo lá fora, mostrando como os nossos artistas não só as conheciam como delas souberam retirar o que melhor servia a singularidade das suas respectivas pesquisas.
Uma exposição de cariz único que merece, sem dúvida, uma visita, entre as 17 e as 23 horas.

BOXE OLIMPICO: SERGIO PESTANA - 5º LUGAR NO CAMPEONATO EUROPEU -75 KGS


No dia 28 de Junho, encerrou-se o pano sobre mais um Campeonato Europeu de Juniores, este decorrido na Ucrânia e que teve a participação recorde de atletas e países (34 nações participantes).
A representação lusa foi feita com a participação de Sérgio Pestana (-75kg) e Paulo Bernardes (-66kg), e dos seus treinadores Walter Pestana e Bruno Carvalho, respectivamente. Paulo apesar da óptima prestação, não conseguiu ultrapassar as eliminatórias, já Sérgio Pestana chegou até aos quartos-final, mas não conseguiu superar o adversário da Bielorrúsia, apesar que, segundo o seu treinador, “a vitória foi do atleta bielorusso, mas a luta foi caracterizada pelo equilíbrio permanente, uma vez que a diferença foi apenas de três pontos, inclusive porque estamos a falar de um atleta com uma avançada experiência frente a outro que se estreia internacionalmente!”. O atleta bielorusso “venceu mas não convenceu!”, terminou com a conquista da medalha de bronze na categoria de -75 kg e Sérgio Pestana classificou-se em 5º lugar, tendo sido o título máximo conquistado pelo já Campeão do Mundo de origem russa.
O jovem pugilista Sérgio Pestana com esta prestação demonstrou que tem um lugar cativo no ranking europeu e que o Boxe português, nomeadamente o Boxe do Arena de Faro, está entre os melhores! Nas palavras do jovem promessa “o meu sonho é participar nos olímpicos, mas principalmente ter as condições adequadas de treino, principalmente, poder competir regularmente no plano internacional!”
Nas palavras do treinador Walter Pestana “verificaram-se factos agravantes do resultado do Sérgio; custos suportados particularmente, noites passadas nos bancos do aeroporto, falta de condições financeiras para estar com a antecedência apropriada para adaptação e ainda o problema da alimentação local. Estas situações contribuíram muito para que o atleta não se apresentasse na sua forma óptima física e psicológica, pois em dois dias, perdeu 4kg. Nestas condições, não se pode pedir mais aos atletas, pois a verdade é que não jogamos na mesma igualdade de circunstâncias dos outros países, que maioritariamente já estavam instalados há mais de quinze dias, na cidade, com rotinas de treino adaptadas e já acostumados ao clima, horário e comida. Quando se fala de excelência competitiva não se pode unicamente contar com o talento dos jovens, é necessário criar as condições para que o talento surja!”

ARENA DE FARO