terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CASA DO POVO DA CONCEIÇÃO DE TAVIRA EM CONVÍVIO DE NATAL COM ASSOCIADOS


José Nunes, Fatinha e Vítor Andrade, elementos da Direcção
No passado sábado, 19 de Dezembro, a direcção tinha tudo preparado, para o desfile na cidade. O tempo não deixou, mas não impediu a reunião marcada para a sede da Casa do Povo.
A Vítor Andrade, Presidente da Direcção, colocamos: - Natal é tempo de reflexão sobre um ano de trabalho e chamar os sócios à colectividade.
- É verdade. Este é o dia em que lembramos todos os que por cá passaram. De certa forma é também para agradecer, com um almoço, a toda a gente que tem colaborado com esta casa.
- Já o ano passado o fizeram. Este ano a chuva não permitiu o desfile, pela cidade dos “Pai” e “Mãe” Natal. Ficaram tristes por isso?
- Sim. Tínhamos tudo preparado. Os fatos, dorsais, as motos, éramos cerca de cinquenta. O tempo não deixou, paciência. Ficará para a próxima.
José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia, referiu-nos: “A Casa do Povo é uma das mais antigas colectividades da freguesia. Tem sede própria, este grande edifício e hoje decidiu fazer este almoço para os seus associados. É uma forma de simpaticamente regularizar a quotização. É uma instituição que nos merece todo o respeito e dignidade, como tenho dito em muitas oportunidades. Tem uma série de secções muito activas e promove o associativismo na nossa freguesia. Nós, Junta de Freguesia, só podemos colaborar e que eles continuem agora com pessoal jovem na direcção para dar continuidade ao trabalho feito por todos os outros que por cá passaram e deram o seu melhor”.

Geraldo de Jesus

Tavira: Na Biblioteca Álvaro de Campos - Apresentado “A Casa da Oliveira”, um livro de Luís Horta




Com a presença de muito público, foi apresentado na Biblioteca Municipal, Álvaro de Campos, o livro “A casa da Oliveira”, da autoria de Luís Horta.
O Pe. David Sequeira, autor do Prefácio, referiu que os tempos em que a história se desenrola, eram tempos muito difíceis. “Um tempo em que há uma certa míngua de meios e mesmo assim, tem a capacidade de fazer obras que noutras situações talvez não fosse capaz de o fazer. Neste livro encontramos a dor, sofrimento, alegria e esperança. Há infortúnio, mas depois uma Fé que às vezes transcende o normal e leva os personagens a acreditarem e ultrapassar muitas dificuldades. À também o cómico, tipo filme policial. Há também a amostra de que os amigos são apenas palavras e quando lhes convém. Às vezes esses falsos amigos procuram causar a desgraça dos outros. Normal estar a dizer, o livro apresenta, lendo, e podeis ter a certeza que ao começarem a ler não paramos sem ver o fim. Felicito o autor, o nosso amigo Luís, para que não pare. É perder-se e perder a sua vida e por isso enquanto mantiver esta capacidade, redija, porque inspiração não lhe falta e também a linguagem a utilizar é a que lhe discorre facilmente e estes são os condimentos necessários para se fazer um livro.
Luís Horta, disse-nos que o livro trás recordações a partir dos anos 30/40 e “refere-nos as circunstâncias que na época eram difíceis para todos e mais difíceis ainda para uma família numerosa. Aquele retrato que está ali, pode ser igual a uma possível realidade ou não. É uma questão do leitor interpretar e meter isso na sua própria realidade. Portanto, não se trata de uma autobiografia, mas sim da possibilidade daqueles acontecimentos se realizarem no contexto da época que era muito, muito difícil.”
- O Pe. David Sequeira disse que ainda há muito tempo para continuar a obra.
- Naturalmente. Já tenho uma coisa em vista e é muito possível que daqui a um certo tempo apareça nova obra.

Geraldo de Jesus

Exposição em Tavira: Sentir (me) Pessoa, fotografia, de Paula Ferro

ARTALAIA, MOSTRA NO QUARTEL DA ATALAIA
- Sentir (me) Pessoa, fotografia, de Paula Ferro

O Quartel do Regimento de Infantaria 1, de novo abriu as portas à comunidade em geral, para dentro do projecto Artalaia, mostrar dois artistas do Algarve. Martins Leal, pintura – a Ria por horizonte – e Paula Ferro, fotografia – Sentir (me) Pessoa.




Da apresentação extraímos: “Sentir (me) pessoa é uma exposição que fala de movimento e metamorfose (…) Poesia, espiritualidade e surrealismo soltam-se de um conjunto de fotos onde a busca do sentir (se) um poeta, outro se confunde e se mistura com o sentir (se) ela pessoa”.
Paula Ferro referiu-nos que a exposição se insere no projecto da Artalaia, conjuntamente com o RI1 e que pretende divulgar os artistas plásticos do Algarve. “Eu e o Martins Leal pertencemos a essa Associação. Temos como convidada a Bruna Félix que abriu a exposição com dez minutos de dança, música de artistas portugueses, Madre de Deus, Marenostrum e Viviane. Uma das coisas que este projecto quer mostrar são artistas portugueses, mas sobretudo algarvios. Estas duas exposições já estiveram em Campo Maior. Elas combinam muito bem. Fotografia e pintura. Martins Leal – a Ria por horizonte – é uma expressão que ele leva há muitos anos, mudando sempre os quadros, mas sempre com o mesmo conceito.
As minhas fotografias são todas elas feitas na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. É sentir (me) pessoa. Todos nós somos pessoas. É um jogo. Todas elas são tiradas ali”.
- Da última vez que falamos haviam muitos projectos. Têm vindo a concretizar-se como o previsto?
- Tenho realizado vários e este é um deles e tenho outras coisas em caminho. Estou ligada às áreas. A que área? Energias alternativas. Dentro das artes propriamente ditas esta é uma. Tenho escrito. Entre mãos um livro de poesia a publicar, com capa e ilustrações de Ângelo Encarnação, um artista tavirense. Tenho uma série de coisas entre mãos, ainda não estão todas.
- Com tantos projectos é sempre a acelerar?
- Sempre. Em termos de pintura também estou a mexer. É moroso estar a explicar porque ele vem todo da literatura. Têm uma personagem que é a Íris Bana, que escreve, descreve e cria personagens. Estas inter-agem. No Verão a Laura Mata Mouros foi a primeira das personagens e outras irão aparecendo e dentro em breve estarão cá fora.
A exposição pode ser vista até ao dia 20 de Janeiro de 2011.
.
Geraldo de Jesus

Lagos promove Natal Solidário para famílias carenciadas



À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Lagos vai levar a efeito a distribuição de Cabazes de Natal com géneros alimentares pelas famílias mais carenciadas do concelho.
Esta é mais uma forma de combater a pobreza e a exclusão social e de proporcionar, aos que menos têm, uma Ceia de Natal um pouco mais composta e uma quadra festiva mais feliz. A atribuição é articulada com outras entidades locais - designadamente Juntas de Freguesia e instituições de solidariedade (Associação Espírita e Paróquia de Santa Maria) - que também procedem à entrega de cabazes, de modo a evitar duplicação e a contemplar o maior número possível de famílias.
Ao todo serão entregues no concelho de Lagos 425 cabazes. A Câmara Municipal atribui 300 cabazes, de 4 tipos diferentes, cuja composição e quantidade varia em função da composição do agregado familiar. O cabaz mais completo integra diversos alimentos essenciais e outros de consumo habitual nesta época do ano, nomeadamente bolo-rei, bacalhau, azeite, óleo, grão, leite, queijo, papa, marmelada, café, bombons, sumos e vinho do Porto.
De referir que para 162 agregados familiares, do total de contemplados, este Cabaz de Natal representa apenas um suplemento ao apoio alimentar familiar que a autarquia já presta durante todo o ano, através da Santa Casa da Misericórdia.

Natal dos Sem Abrigo
Para o dia 24 de Dezembro, a Rede Social de Lagos preparou uma Ceia de Natal. A refeição será confeccionada e oferecida pela Santa Casa da Misericórdia, ficando a distribuição, em locais previamente identificados de permanência de pessoas sem abrigo, a cargo de voluntários do Instituto Fonte de Vida. O objectivo é que quem esteja na rua também tenha direito a uma refeição quente e digna da quadra que se celebra nesta altura do ano.

ALGAR oferece plantas hortícolas


Neste Natal, a ALGAR, empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Algarve, dá mais um passo na consciencialização ambiental. A ALGAR pretende que no Algarve se viva um Natal ainda mais verde.
Nesta época festiva, a ALGAR oferece a todos os algarvios que visitem as suas instalações, plantas hortícolas juntamente com amostras do seu composto Nutriverde, ideal para este tipo de culturas.
Em tempo de crise, e subsequentes carências alimentares, há necessidade de desenvolver soluções que permitam o auto sustento. Plantar plantas hortícolas é uma das propostas da ALGAR, que assim convida todos os algarvios a criar a sua própria horta. Para além de ser um óptimo hobby, ainda traz vantagens económicas ao proporcionar legumes mais baratos e saborosos. Com a ajuda fundamental do NUTRIVERDE, composto 100% natural, conseguir-se-ão melhores produções agrícolas.
Tudo isto porque o Nutriverde é um correctivo agrícola orgânico obtido exclusivamente a partir de resíduos verdes provenientes de parques, jardins, terrenos de golfe, actividades agrícolas, etc., através de um processo de compostagem, 100% vegetal.
Este composto produzido e comercializado pela ALGAR é ideal para ser usado como fertilizante orgânico e/ou substrato. Para além de não ser agressivo e poluente para a natureza, o NUTRIVERDE traz inúmeros benefícios ao solo, pois combate a erosão e melhora as suas propriedades físicas, químicas e biológicos, etc.

Universidade do Algarve termina 2010 com mais um projecto de sucesso


A Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve (UAlg), em colaboração com o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), acaba de concluir mais um projecto de sucesso: o CREA-BUSINESS-IDEA.
Co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG IVB SUDOE, este projecto teve como principal missão a consolidação de um espaço comum de colaboração no âmbito da criatividade e da inovação, mediante a configuração de redes estáveis para a criação, intercâmbio e transferência de novos conhecimentos.
Na sequência deste projecto, realizaram-se as jornadas CREA-BUSINESS-IDEA, que contaram com a participação da Ecoceanus, liderada por Daniel Machado e apoiada inicialmente pelo CRIA. Esta empresa algarvia participou nas jornadas finais do Fórum de Inovação 2010, que se realizou em Logroño, em Espanha. Quanto à Ecoceanus, destacou-se pelo trabalho desenvolvido na área do turismo científico, e marcou o encontro pela originalidade, criatividade e inovação.
Do CREA-BUSINESS-IDEA resultaram ainda, como produtos finais, um estudo de benchmarking, um guia de boas práticas (em matéria de criatividade e inovação), um manual de criatividade empresarial e um mapa regional de apoio à criatividade e inovação, como instrumentos para a criação e consolidação de empresas do Algarve.
Concluído o projecto, onde foi possível contar com as parcerias de Espanha e França, a Universidade do Algarve, através do CRIA, reforça assim a ideia de que promover uma região mais criativa e inovadora é, e sempre será, um processo contínuo e fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.

ALBUFEIRA RECEBEU “LUZ DA PAZ”

Símbolo de fraternidade vai estar no concelho até dia 6 de Janeiro
Paz, fraternidade e igualdade são os ideais defendidos pela “Luz da Paz” que, todos os anos, é acolhida pelo município numa cerimónia simbólica. Este ano, para além de Albufeira, também a freguesia de Ferreiras recebeu a chama proveniente da Igreja da Natividade, em Belém.




No passado fim-de-semana, o município acolheu a “Luz da Paz”, numa cerimónia que levou aquele símbolo de fraternidade a duas freguesias do concelho.
No dia 18, o evento realizou-se na Igreja Matriz, em Albufeira, e no dia seguinte, teve lugar na Igreja Paroquial de Ferreiras. Marcaram presença o autarca de Albufeira Desidério Silva, o Cônsul da Áustria no Algarve Eduardo Vieira, o Chanceler do mesmo consulado Gunter Wacek, vários agrupamentos de escuteiros da região algarvia, entre outras individualidades.
Este é já o quinto ano que Albufeira recebe a “Luz da Paz”. A iniciativa surge no âmbito do Acordo de Geminação que o município mantém com a cidade austríaca de Linz e que representa a aproximação das duas cidades e a solidificação de valores de amizade e solidariedade.
A chama foi entregue à cidade de Albufeira em 2005, tendo o município, desde então, acolhido o evento nesta quadra festiva. Símbolo da irmandade entre os povos, a “Luz da Paz” é, hoje, celebrada por 25 nações em todo o mundo.
Recorde-se que esta é uma tradição iniciada há cerca de 20 anos por uma televisão austríaca, que resolveu convidar uma criança que se tivesse destacado por algum feito humanitário, a fim de acender uma lamparina no local de nascimento de Jesus Cristo, para a partilhar com outras pessoas.
A Luz vai estar no concelho até ao dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, no primeiro andar dos Paços do Concelho para que todos quantos queiram, possam acender uma vela pela Paz.

Alcoutim: Obra de remodelação do antigo edifício das Finanças já começou


O antigo edifício das Finanças de Alcoutim está em obras para dar lugar à ampliação do quartel da G.N.R. e às novas instalações da Divisão de Obras, Planeamento e Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Alcoutim. A autarquia estuda ainda a possibilidade de integrar nas instalações o Museu Dr. João Dias, projecto da Associação Alcance.
A intervenção no edifício, propriedade da Câmara Municipal de Alcoutim, vai permitir à G.N.R. de Alcoutim dotar o quartel de maior funcionalidade e operacionalidade, condições que não se verificam nas actuais instalações. Neste sentido, o Secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, veio a Alcoutim, há cerca de um ano, homologar um protocolo entre a Direcção-Geral de Infra-Estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna e o presidente do Município, Dr. Francisco Amaral.
A obra de remodelação do edifício foi adjudicada por 639.058,12 € + IVA e prevê-se que esteja concluída no início de 2012.

Portugal - Dakar Challenge - A Corrida Solidária Mais Louca do Mundo” passa por Tavira



Nos dias 26 e 27 de Dezembro, Tavira é o primeiro oásis para os cerca de 100 participantes que irão embarcar no “Portugal - Dakar Challenge – A Corrida Solidária Mais Louca do Mundo“, rumo à cidade de Marrakech, em Marrocos.
No dia 26 de Dezembro, a partir das 18h30, as 34 equipas, distribuídas por 32 veículos automóveis e 2 motos, irão chegar ao Jardim das Palmeiras, onde, no dia seguinte, após a cerimónia oficial, será dada a partida, a partir das 7h00, para a primeira etapa, que liga Tavira à cidade de Fez, no continente africano.
O percurso de, aproximadamente, 5.000 quilómetros, distribuí-se em treze etapas, e contempla a passagem por Espanha e Marrocos, até ao dia 7 de Janeiro, sendo Dakar o destino dos contributos solidários.
A missão solidária deste projecto resulta do contributo das duas categorias de inscrição: Touareg – as viaturas serão doadas pelos participantes a uma organização humanitária, sem fins lucrativos, que em parceria com as autoridades Marroquinas irá proceder à doação a diferentes órgãos locais em regiões carenciadas em Marrocos; e Berbere – 50 euros por cada viatura inscrita e 25 euros por cada ocupante revertem a favor da Fundação AMI.
Para além da missão solidária, este projecto tem ainda como objectivos a promoção da língua portuguesa e a história de Portugal no mundo. Levar a mensagem solidária através dos países por onde a corrida vai passar.
O evento Portugal Dakar Challenge, um conceito criado em Portugal pela Global Share® Eventos, é um projecto de âmbito nacional e internacional com ambição de contribuir para causas humanitárias e de promover a consciência social, designadamente de cariz ambiental, através de uma experiência única e memorável, na qual se explora a natureza e a condição humana na sua inter-relação com o meio que a rodeia.

Faro tem: NÚCLEO DE PLANEAMENTO E INTERVENÇÃO SEM-ABRIGO


O Município assinou, no passado dia 14 de Dezembro, um Protocolo de Cooperação com diversas entidades regionais e locais com vista à formalização do Grupo de Trabalho para a Pessoa Sem-Abrigo que compõe o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo – NPISA – tal como é preconizado pela Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo, Prevenção, Intervenção e Acompanhamento (2009-2015).
Este Núcleo resulta de uma parceria efectiva de 17 entidades (organismos de âmbito concelhio e regional e de cariz governamental e não governamental) que, em estreita articulação se dedicam à problemática dos sem-abrigo no Concelho.
Considerando que, na maioria dos casos, a situação de sem-abrigo compromete e/ou resulta do não acesso a outros direitos, foi reconhecida localmente a necessidade de envolvimento dos vários actores no terreno na identificação dos problemas que estão na base destas situações e na construção e implementação de medidas específicas com vista à sua resolução/minimização.
Considerando que os Municípios detêm competências no âmbito do desenvolvimento e da acção social que o Município de Faro presta particular atenção a estes casos de exclusão social, tanto mais que, na “Carta Social do Concelho de Faro (Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social 2008-2013)” a população sem-abrigo constitui-se como uma das dimensões de prioridade de intervenção concelhia.
A situação de sem-abrigo é umas das formas mais extremas e mais visível de exclusão, em que o carácter de privação múltipla é patente, e diferencia-se dos demais desfavorecidos e excluídos porque se verifica a falta de habitação e emprego, e a existência de debilidades ao nível educativo, a perda das redes sociais de integração social (familiar, grupos de amigos, de relações de solidariedade a nível da vizinhança). Em suma, perderam as suas redes de filiação à vida social.

Parceiros que integram o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo:
Município de Faro
Junta de Freguesia de S. Pedro
Junta de Freguesia da Sé
Policia de Segurança Publica
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Centro Distrital de Segurança Social de Faro
Grupo de Ajuda a Toxicodependentes
Movimento de Apoio à Problemática da Sida
Santa Casa da Misericórdia de Faro
Centro Paroquial de S. Pedro
Centro Paroquial de S. Luís
Delegação Regional do Algarve do Instituto da Droga e da Toxicodependência
Hospital de Faro
Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve I – Central
Centro de Apoio aos Sem-Abrigo
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Faro
Rede Europeia Anti-Pobreza

Em Loulé: Campeonato Nacional Cadetes e Juniores.Workshop de Ju-Jitsu e Workshop de Judo.Estágio de Cintos Negros


Campeonato Nacional Cadetes e Juniores.
Decorreu no sábado, 18 de Dezembro, em Loulé, o Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores.
A comitiva da União Shitoryu Portugal fez-se representar por três dos seus clubes.
O Karate Clube Loulé (KCL), a competir em casa, teve a competir o Gustavo Garcia em Kumite Cadete -52Kg e Kata Cadete, o Rafael Jacinto em Kumite Cadete -63Kg, o Paulo Paulino e Kumite Cadete -52kg e a Adriana Correia em Kumite Júnior -47Kg e também em Kata Cadete feminino.
O Clube Ju-jitsu e Modalidades Afins (CJMA) fez-se representar pela Vanessa Batista em Kumite Júnior Feminino -59Kg.
O Karate Clube Albufeira (KCA) fez-se representar pela Bruna Terlica em Kumite Cadete -54Kg.
A melhor classificação foi conseguida pela atleta do Karate Clube de Loulé, Adriana Correia que conseguiu o 5º lugar em Kumite Júnior Feminino -47Kg, classificação que se revelou injusta devido ao facto de atleta ter sido prejudicada por uma decisão arbitral a favor da atleta adversária, que nada fez para a merecer a vitória.
Uma consideração positiva para todos os atletas que embora não tenham atingido lugares de pódio, lutaram e entregaram-se aos combates que disputaram da melhor forma que puderam.



Workshops de Ju-Jitsu e Judo.

A União Shitoryu Portugal e o Karate Clube de Loulé promoveram para os seus associados dois workshops gratuitos de Ju-Jitsu e Judo, também no Sábado 18 de Dezembro.
Os workshops decorreram na Sala de Artes Marciais do Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé e tiveram a participação de cerca de três dezenas de praticantes. Pela manhã decorreu o Workshop de Ju-Jitsu que foi dirigido pelo Sensei Ricardo Lopes.
Já pela tarde decorreu o workshop de Judo, que foi dirigido pela Sensei Ana Proença, de salientar que a União Shitoryu Portugal promove a prática de Judo em Loulé desde há vários anos com 2 turmas de praticantes 5-9 anos e acima 10 anos.
Participaram nestes workshops praticantes Karate, Judo e Ju-Jitsu vindos de vários centros de prática maioritariamente do Concelho de Loulé e de outros locais do Algarve.


Estágio de Cintos Negros.


O domingo de 19 de Dezembro foi dedicado ao 1ºModulo de Cintos Negros.Este evento de carácter formativo decorreu na Sala de Artes Marciais do Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, tendo como prelector o Mestre Daniel F. Coelho 7ºdan de Karate Shitoryu e Director Técnico Nacional da União Shitoryu Portugal.
Duas dezenas de Cintos Negros, Castanhos e Roxos participaram, com o objectivo de melhorar e aprofundar os seus conhecimentos em Karate Shitoryu e também preparar próximos momentos avaliativos.
Foi também aproveitado o momento para a entregar ao Sensei Jorge Baptista o diploma de graduação de 4ºdan em Karate Shitoryu, referente ao exame que tinha realizado no mês de Julho passado.

USA organiza “Cortejo das Prendas de Natal”


CONTRA O DESEMPREGO - PELA DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES - PELOS SALÁRIOS
Dirigentes, Delegados e Activistas Sindicais vão realizar amanhã, dia 22 de Dezembro, a partir das 15.30h, e com início na Rua de Santo António, em Faro, o “Cortejo das Prendas de Natal”.
Com esta acção de carácter de simbólico, a União dos Sindicatos do Algarve (USA)/CGTP-IN e os Sindicatos do Algarve pretendem denunciar a degradação da situação económica e social da Região e do País, o crescimento do desemprego e os ataques sucessivos aos direitos dos trabalhadores.
Os participantes deslocar-se-ão da Rua de Santo António para o Jardim Manuel Bívar, onde farão a exposição das Prendas de Natal que os trabalhadores algarvios estão a receber.