terça-feira, 12 de outubro de 2010

QUARTEIRA: ENCONTRO INTERNACIONAL “CRIATIVIDADE, PARTILHA E DESENVOLVIMENTO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES”


No próximo dia 29 de Outubro, sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, numa organização da Câmara Municipal de Loulé e do Projecto Theka do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Autárquico de Quarteira recebe um Encontro Internacional destinado a profissionais das bibliotecas escolares, profissionais de bibliotecas ou centros de documentação, docentes e órgãos de gestão das escolas.

Pretende-se que este encontro, subordinado ao tema “Criatividade, partilha e desenvolvimento em Bibliotecas Escolares”, funcione também como uma partilha de experiências e de conhecimentos.

De destacar as presenças nesta iniciativa de Luísa Marquardt, IASL, Directora Regional Europa, Univ. Roma Tre (Itália); Maria José Vitorino, Coordenação THEKA; José Saro, Tutor THEKA, Coordenador Interconcelhio RBE (Região Centro); Fernanda Cunha, Docente THEKA Prof. Bibliotecária do Agrup. Escolas Castelo de Vide; Madalena Santos, Tutora THEKA Coordenadora Interconcelhia RBE ( Algarve); Lourense Das, Stichting ENSIL, LWSVO (Holanda); Paulo Izidoro, Coordenador Interconcelhio RBE (Algarve); Filomena Branco, DREALG; Angelina Pereira, Tutora THEKA, Coordenadora Interconcelhia (Região Norte).

Para as inscrições é necessário enviar nome, instituição, função, endereço electrónico e telefone para o e-mail biblioteca@cm-loule.pt.

António Pina eleito Provedor do Estudante da UAlg


O Conselho Geral da Universidade do Algarve designou por um período de cinco anos, de entre as personalidades que não pertencem à Instituição, o Provedor do Estudante. António Pina foi o eleito para defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes da academia algarvia.
A acção do Provedor do Estudante desenvolve-se em articulação com a Associação Académica e com os órgãos e serviços da instituição, designadamente com os Conselhos Pedagógicos e com as unidades orgânicas
Das suas várias atribuições, compete ao Provedor do Estudante dirigir recomendações aos órgãos competentes com vista à correcção de actos ilegais ou injustos que afectem os estudantes ou à melhoria dos serviços que lhes são prestados e ainda apreciar exposições dos estudantes, sem poder decisório, sobre matérias pedagógicas e de acção social, matérias administrativas ou quaisquer outras dos seus interesses.
Ao longo de três décadas, António Ventura Pina esteve ligado à educação, primeiro como professor (1969-1985), depois como inspector (1985) e finalmente como director regional da educação (1993), destacando-se a criação do Conselho Regional de Educação.
A partir de 1994, entre outras funções, desempenhou os cargos de vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão e Presidente da Assembleia Municipal. Já em 2005, foi Governador Civil de Faro e, mais recentemente, Presidente da Região de Turismo do Algarve.

Semana da Imagem Subaquática de Portimão revela a beleza do fundo do mar


A Portisub e a Associação Portuguesa para a Dinamização do Mergulho estão a organizar mais uma edição da Semana da Imagem Subaquática de Portimão, que decorre entre 8 e 17 de Outubro com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
A iniciativa inclui uma exposição de fotografia com as melhores fotos do Fotodigisub 2009 – Troféu Nacional de Fotografia Subaquática, que poderá ser vista no Museu de Portimão até ao último dia do evento.
Entre outras actividades, fazem parte do programa o VideoDigiSub 2010 – Festival de Vídeo Subaquático de Portimão, realizado no dia 10, e a exibição de filmes como o aclamado “The Cove”, sobre a captura de golfinhos no Japão, premiado com o Óscar de melhor documentário e que será projectado no dia 13, às 21h00, no Museu de Portimão, mais uma vez o ponto nevrálgico desta Semana da Imagem Subaquática.
No sábado, 16, pelas 09h00, decorre a etapa final do FotoDigiSub 2010 – Troféu Nacional de Fotografia Subaquática, enquanto no dia seguinte realizar-se-á o tradicional almoço de encerramento e a entrega de prémios referente ao troféu.

Turismo do Algarve junta especialistas: SEMINÁRIO MOSTRA CAMINHOS E OPORTUNIDADES PARA O TURISMO


Cerca de 400 profissionais da indústria das Viagens e Turismo assistiram segunda-feira, 11, ao seminário «Algarve: caminhos e oportunidades para a actividade turística», numa unidade hoteleira de Albufeira.
Organizado pelo Turismo do Algarve, o seminário juntou especialistas de diferentes áreas para analisar as novas tendências do sector, do marketing tecnológico às tendências actuais de consumo em Turismo.
No painel dedicado ao e-marketing, o representante da Google Portugal, Paulo Barreto, começou por apresentar aquele serviço como potenciador do Turismo, deixando diversas pistas e outras curiosidades à assistência. Como por exemplo o facto de 78 por cento das transacções turísticas efectuadas online envolverem pesquisas.
No mesmo registo, Nuno Ponte apresentou o cluster de serviços e marcas associadas à Expedia, líder mundial de viagens on-line, que consegue maior reconhecimento público na hotels.com e na rede social tripadviser.
As oportunidades do marketing on-line para o sector hoteleiro foram sublinhadas pelo director de marketing dos hotéis Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida, que mostrou o posicionamento do grupo na Internet e redes sociais.
Entre os novos conceitos de consumo, o turismo de experiências foi esmiuçado pelo director da empresa A Vida é Bela, António Quina, que anunciou o lançamento de uma agência de viagens exclusivamente dedicada ao turismo interno. Com uma quota de mercado de setenta por cento, a empresa espera facturar 57 milhões de euros em 2010 e perto do dobro dentro de dois anos.
Seguiram-se as experiências de alta velocidade, oferecidas pelo autódromo internacional do Algarve. O director da estrutura, Paulo Pinheiro, destacou a importância dos eventos realizados no autódromo, dando por exemplo o mundial de Superbikes, com um impacto económico na região valorizado em 8,6 milhões de euros.
A discussão sobre o predomínio das companhias low cost no destino animou a mesa redonda moderada pelo presidente da entidade regional de turismo, Nuno Aires, e composta pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, pelo director do Aeroporto de Faro, António Correia Mendes, pelo presidente da Confederação do Turismo Português, José Carlos Pinto Coelho, e pelo consultor Sérgio Palma Brito.
Antecipando o balanço da actividade turística no Verão, Nuno Aires deu conta da «boa performance» do destino nos meses de Junho, Julho e Agosto: perto de seis milhões de dormidas em alojamento classificado (+5,1 por cento do que em igual período do ano anterior) e receitas acima dos 287 milhões de euros (+9 por cento).
O encontro contou na abertura com a participação do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

MUNICÍPIO DE FARO: excesso de endividamento consolidado em 2008 reporta-se a responsabilidades financeiras anteriores a 2005 - PS/Faro


Nos últimos dias foi notícia o facto de, durante o ano de 2008, se ter registado uma ultrapassagem dos limites de endividamento municipal.
Através de um comunicado de imprensa, que transcrevemos, o PS/Faro, liderado pelo vereador João Marques, afirma que "é preciso esclarecer, sem equívocos nem tibiezas que as dívidas em causa são anteriores a Outubro de 2005, data de entrada do Executivo PS, reportam-se às obras do Mercado Municipal de Faro e MARF, foram contraídas no quadro destas duas empresas, e, até 2008, não estavam consolidadas nas contas do Município. Essa obrigação resultou da nova legislação de finanças locais entretanto aprovada.
Convém igualmente recordar que, em Outubro de 2005, com as responsabilidades de Executivo apoiado e com a bandeira do PSD, as obras do Mercado Municipal e do MARF estavam praticamente paradas ou mesmo paralisadas (no caso do mercado), com derrapagens de milhões de euros por atraso na conclusão das respectivas obras. Entre 2005 e 2008 foi necessário e conseguido retomar as obras destes dois projectos, criando empregos e viabilizando, no médio prazo, ambos os investimentos.
Importará ainda salientar que os dois projectos de obras resultam de uma parceria entre o Estado e o Município, sendo no mínimo estranho que o Estado, que propôs as duas obras ao Município olvide esse aspecto no despacho e notícias divulgadas.
Em 2008, os custos do Município, sem as empresas municipais, cumpriram os limites de endividamento. Por força da nova legislação financeira autárquica, o Município teve de consolidar nas suas contas para efeitos de endividamento líquido 5.462.449,35 euros do MARF e 7.993.691,31 euros do Mercado Municipal, em ambos os casos resultado de atrasos na conclusão das obras, comprometendo os resultados financeiros das duas empresas.
Em conclusão, tendo-se verificado excesso de endividamento consolidado em 2008, tal facto reporta-se a responsabilidades financeiras anteriores a 2005", conclui o documento do PS/Faro.