sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A realizadora Solveig Nordlung na Biblioteca Municipal de Faro

No âmbito do projeto “Cinema Entre Linhas”, a realizadora Solveig Nordlung estará presente, no próximo dia 5 de dezembro pelas 14 horas, na Biblioteca Municipal de Faro, numa atividade em parceria com o Cineclube de Faro. Um dos objetivos do projeto promovido pela Biblioteca Municipal, “Cinema Entre Linhas”, é proporcionar o contato direto com cineastas. Neste encontro com Solveig Nordlund, destinado a estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, será abordada a questão das adaptações de obras literárias ao cinema.
Solveig Nordlung nasceu em Estocolmo, na Suécia, mas está radicada em Portugal há quarenta anos. Começou a sua carreira como assistente de encenação e montagem, tendo trabalhado com realizadores como Manoel de Oliveira, Fonseca e Costa, António-Pedro Vasconcelos e João Botelho, entre outros. A partir de 1974 inicia a sua carreira como realizadora, tendo no seu curriculum inúmeros documentários para a RTP e televisão sueca, curtas e longas-metragens. O seu último filme, A Morte de Carlos Gardel, estreado em Setembro passado, é uma adaptação do romance homónimo de António Lobo Antunes. A partir de 1999 começou a dedicar-se à encenação teatral, tendo divulgado diversos autores nórdicos no nosso país. A sua última encenação, a peça Do Amor, de Lars Noren, fez parte da programação da edição deste ano do conceituado Festival de Teatro de Almada.
O projeto “Cinema Entre Linhas”, é financiado pelo programa de promoção da leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. No contexto do programa, têm sido estabelecidas parcerias com entidades como a Universidade do Algarve, Direção Regional de Educação, Algarve Film Comission, entre outras, e realizadas outras ações: sessões de cinema comentadas, workshops e projeções de filmes com a presença de realizadores e atores, bem como o ciclo Conversas sobre Literatura e Cinema. Estas ações decorrerão durante todo este ano letivo, terminando em setembro de 2012, com a entrega de prémios do concurso de curtas-metragens, realizadas por alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.

A MATANÇA DO PORCO EM DESTAQUE NA FEIRA DA SERRA DE LOULÉ 2011

De 2 a 4 de dezembro, o Pavilhão do NERA, na Zona Industrial de Loulé, volta a ser palco de mais uma edição da emblemática Feira da Serra de Loulé. O certame vai contar com expositores de artesanato, com artesãos originários maioritariamente da serra algarvia, que aqui estarão a trabalhar “ao vivo e a cores”, bem como stands de produtos agro-alimentares.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, em destaque vai estar uma exposição, desta feita dedicada às “Tradições Serranas - Matança do Porco”. Através de imagens e de objetos, pretende-se recriar todo o ciclo desta tradição secular, que vai desde a criação dos porcos, passando pelo momento em que o animal é morto, ao seu tratamento, até ao aproveitamento do animal para a alimentação, nomeadamente para os tão apreciados enchidos. No recinto haverá ainda um espaço de animação infanto-juvenil, que para além das pinturas, pinturas faciais ou modeladores de balões, integra ainda o teatro infantil de Natal “Atira que eu apanho”, apresentado no domingo, pelas 16h00. Está previsto igualmente um programa de animação musical, focado na música tradicional portuguesa, no fado e, este ano, nas tunas académicas já que os participantes no IV FiTUALLE também sobem ao palco da Feira da Serra. Esta mostra de produtos tradicionais constitui uma excelente oportunidade para os visitantes fazerem as suas compras de Natal. O horário de funcionamento do certame é o seguinte: dia 2 de dezembro (sexta-feira), das 18h00 às 00h00; dia 3 de dezembro (sábado), das 14h00 às 00h00; dia 4 de dezembro (domingo), das 14h00 às 21h00.

Feirinha de Natal no Museu do Trajo de São Brás de Alportel

Feirinha de Natal no Museu do Trajo de São Brás de Alportel, Domingo, 4 de Dezembro 11h00-16h00
A Feirinha de Natal irá fazer as delícias de qualquer um, independentemente da nacionalidade ou idade. Poderá ver, saborear e comprar os típicos produtos de Natal. Haverá pão, bolos, biscoitos, compotas, geleias de frutas, vinho e até trutas fumadas! Poderá também encontrar presentes em abundância para os apreciadores de jóias, ou simplesmente bijuteria criativa e original, malas, pequenas obras de arte, livros, calendários e postais, sabonetes artesanais e muito mais!
Por último mas não o menos importante no espírito natalício, um stand de bricabraque cujo lucro reverte para animais abandonados em São Brás de Alportel. Entrada livre.