sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Excelência de empresas de Lagos reconhecida a nível nacional e internacional


Duas entidades empresariais que desenvolvem a sua actividade no concelho de Lagos foram recentemente distinguidas pelo patamar de excelência alcançado.
Uma delas é a Marina de Lagos, a quem foi atribuído, pelo International Marine Certification Institute (IMCI), o galardão máximo de qualidade - 5 estrelas -, tornando-se na primeira infra-estrutura do género com esta classificação na Península Ibérica.
Sublinhe-se que esta entidade (IMCI) tem como missão promover a qualidade e a segurança de produtos na actividade náutica, seja industrial ou comercial. O IMCI é independente e utiliza um meio de avaliação comparável ao usado na hotelaria, analisando critérios como a qualidade do serviço náutico, segurança, protecção ambiental, higiene, disponibilidade de equipamentos de lazer, alimentação e serviços e apresentação.
A Marina de Lagos junta, assim, mais um galardão aos já anteriormente recebidos: o Euromarina Anchor Award, a Bandeira Azul da Europa e as 5 Âncoras de Ouro do Gold Anchor Award.
A nível nacional, também a Sopromar - Estaleiro Naval de Lagos foi reconhecida, passando agora a beneficiar do estatuto de PME Líder, atribuído pelo IAPMEI e Turismo de Portugal. Inserido no Programa Fincresce, uma parceria do IAPMEI com várias instituições bancárias, o estatuto reforça a visibilidade, bem como permite o acesso a novos mecanismos financeiros e estimula o crescimento das empresas que mais se destacam na criação de riqueza no sector em que operam.
O Presidente da Câmara Municipal de Lagos, tomando conhecimento destas distinções, fez questão de levar o assunto a Reunião de Câmara, decorrida no passado dia 19, com o intuito de deixar publicamente expressas as suas felicitações e sentimento de honra pelo reconhecimento de que foram alvo as duas empresas, o qual é bem demonstrativo da capacidade empreendedora instalada no concelho, bem como da boa parceria entre o Município e o grupo investidor da Marina de Lagos.
A atribuição do galardão à Marina de Lagos e a distinção do Estaleiro Naval de Lagos, que desenvolvem a sua actividade em áreas de negócio que estão relacionadas entre si, reveste-se de especial importância para o Município pelo facto de ter sido este, desde o início, um dos grandes impulsionadores da Associação Europeia de Municipalidades com Marina (AEMA), que se dedica à reflexão, valorização e promoção desta actividade turística e económica como factor de requalificação e dinamização local.

Albufeira: PISCINAS MUNICIPAIS COM NOVO HORÁRIO


Equipamento desportivo passa a encerrar ao sábado à tarde e ao domingo
As Piscinas Municipais de Albufeira vão ter um novo horário de funcionamento ao fim-de-semana, já a partir do próximo sábado.
A partir amanhã, 22 de Janeiro, as Piscinas Municipais de Albufeira passam a funcionar com um novo horário ao fim-de-semana.
Este equipamento desportivo vai estar aberto ao público ao sábado, das 9h00 às 14h00, e passa a encerrar ao domingo.

Durante a semana, o horário mantém-se das 9h00 às 14h00 e das 15h00 às 21h00.

Horário:2.ª a 6.ª feira: 9h00 às 14h00 / 15h00 às 21h00
Sábados: 9h00 às 14h00
Domingos: encerrado

VILA REAL DE SANTO ANTONIO PRESIDE À REDE CIUMED


Luís Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e Carlos Alberto Dias Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Loures

Vila Real de Santo António foi, mais uma vez, o parceiro eleito para presidir à Rede CIUMED - Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia.
A eleição que decorreu ao longo do dia 21 de Janeiro de 2011, reconduziu Luís Gomes, Presidente do Município de Vila Real de Santo António, mais uma vez como Presidente da Rede Ciumed, por um período de dois anos. Os vogais da rede passam a ser os Municípios de Loures e de Aveiro.
A Rede para a Promoção das Cidades Médias do Sudoeste Europeu foi criada no âmbito do projecto CIUMED, que decorreu entre Janeiro de 2003 e Novembro de 2005, financiado pelo programa comunitário INTERREG IIIB SUDOE, tendo sido alargado, em 2006, o âmbito territorial da Rede CIUMED às cidades médias de todos os países da União Europeia membros da rede.
Neste sentido, um dos objectivos principais desta Rede passa pela identificação e dinamização de projectos que correspondam aos interesses destas cidades e que possam beneficiar de apoio financeiro da União Europeia.
Actualmente fazem parte da Rede CIUMED os municípios espanhóis de Ayamonte, Dos Hermanas, Huelva, Torrevieja e Torrelavega e os municípios portugueses de Águeda, Aveiro, Beja, Espinho, Faro, Figueira da Foz, Guimarães, Leiria, Loures, Olhão, Santarém, São João da Madeira, Tavira, Trofa, Vila Real e Vila Real de Santo António. Compõem ainda esta lista o Instituto de Estudos Regionais e Urbanos da Universidade de Coimbra e a Generalitat Valenciana (Espanha).

Seniores da zona serrana de São Brás de Alportel aprendem a”Mais Viver, Mais Aprender”



Os seniores são-brasenses residentes na zona serrana do município dispõem, desde o passado mês de Dezembro, de um novo serviço de promoção da saúde e bem-estar. Trata-se do Projecto “Mais Viver, Mais Aprender”, promovido em parceria pela Câmara Municipal e pelo Centro de Saúde local, tendo por base um projecto iniciado por um grupo de enfermeiros do curso de Pós-Licenciatura e especialização em Enfermagem Comunitária, da Escola Superior de Saúde de Beja, que elaborou o diagnóstico de saúde da população serrana de São Brás de Alportel e delineou algumas acções para combater o sedentarismo e o isolamento.
O programa “Mais Viver, Mais Aprender” resulta deste projecto e marca encontro com os seniores são-brasenses quinzenalmente na Sede do Futebol Clube da Cabeça do Velho, promovendo um trabalho multidisciplinar assente em encontros temáticos de reflexão. Tendo como objectivo sensibilizar para um envelhecimento activo, este projecto reúne especialistas de várias áreas, que esclarecem os seniores sobre questões de actividade física, alimentação, higiene postural, isolamento, juntando-se a tudo isto as sempre divertidas actividades de convívio, tais como passeios ou chás dançantes.
As diversas formas de intervenção visam contribuir para uma melhoria na autonomia e independência desta comunidade para uma vida prolongada e com qualidade.
O primeiro encontro do ano realizou-se no passado dia 11 de Janeiro e centrou-se na utilização correcta dos medicamentos. Segue-se, no próximo dia 25 um encontro dedicado ao lazer e à actividade física, que decore com a colaboração da Associação Rota da Cortiça.
Os encontros prosseguem todos os meses apresentando novas temáticas numa partilha contínua de experiências e conhecimentos para Mais Viver, Mais Aprender, em São Brás de Alportel.

CAMPEONATO DESPORTIVO MILITAR DE ORIENTAÇÃO 2011



O Regimento de Infantaria nº 1 realizará no período de 26 a 28 de Janeiro de 2011, nos concelhos de Faro, Loulé e Tavira, o Campeonato Desportivo Militar de Orientação do Comando das Forças Terrestres (Fase II) de 2011, integrado no Calendário Anual das Competições Desportivas Militares. O Campeonato irá contar com a presença de 60 atletas, envolvendo no apoio cerca de 45 militares.

As provas incluem:
1. 26JAN11 média distância (cerca de 3.800 m) na Mata da Conceição de Tavira;
2. (27JAN11) longa distância (cerca de 800 m) no Ludo (Faro, Loulé);
3. No 3ºdia (28JAN11) estafetas na Mata da Conceição de Tavira.

Tirando partido da organização da prova, o Regimento de Infantaria nº 1, no dia 25 de Janeiro de 2011, vai ainda proporcionar a 150 alunos das Escolas de Tavira e São Brás de Alportel que possuem Núcleo de Desporto Escolar de Multi-actividades (Orientação) uma iniciação à Orientação no terreno.

Em Faro: Semáforos reparados


A autarquia vai concluir nos próximos dias um procedimento avaliado em 52000 euros tendente a substituir as infra- estruturas de funcionamento da semaforização de várias artérias da cidade.
Grande parte da rede actual encontra-se obsoleta, instalada que foi nos anos 80 sem ter recebido os investimentos necessários à sua conservação e modernização, pelo que a sua reparação já não é assegurado por intervenções ocasionais e avulsas. Nesse sentido, foi lançado há 2 meses um concurso público para resolver definitivamente esta questão, procedimento este que corre os prazos estabelecidos por lei.
Esta situação causa alguns constrangimentos no tráfego pelo que, através de nota de imprensa, a autarquia garante que está "a envidar todos os esforços para que a normalidade seja rapidamente reposta".

30 MIL VISITANTES PASSARAM PELO MUSEU MUNICIPAL DE TAVIRA EM 2010


O Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria atingiu, pela primeira vez, os 30 mil visitantes anuais. O registo foi feito pelo sistema de controlo de entradas e bilheteira.

Este número, se comparado com outras realidades museológicas, foi, especialmente expressivo, no primeiro semestre com 12.494 entradas. Julho foi o mês do ano com maior número de visitantes, superando os 4 mil visitantes.

Em 2010 estiveram patentes, no Palácio da Galeria, exposições de arte contemporânea, obras dos escultores Francis Tondeur (“A aurora da minha humanidade”) e Rui Sanches com (In) Forma, trabalhos de Rico Sequeira inspirados na BD internacional (Oops!), as imagens performativas de Noé Sendas (“Personagens à procura de autor”) e as pinturas de António Alonso em “Viagens e Outras Africas”.

O Museu Municipal de Tavira preparou e apresentou, em 2010, duas exposições de investigação sobre a história de Tavira e o seu património cultural e artístico: “ Cidade e Mundos Rurais -Tavira e as sociedades agrárias” (integrada na exposição “Do Reino à Região da Rede de Museus do Algarve) e a “Primeira República em Tavira - transformações e continuidades” que integrou as Comemorações dos 100 anos da República Portuguesa.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, foi lançado o livro “Tavira – Cidade das Igrejas”.

Durante o ano passado, organizaram-se, ainda, passeios temáticos, visitas guiadas às exposições e acções de formação de natureza educativa.

Ria Formosa: Polis concluiu o processo de Avaliação Ambiental Estratégica


A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa informa que está concluído o processo de Avaliação Ambiental Estratégica do Plano Estratégico da Intervenção de Requalificação e Valorização da Ria Formosa (PEIRVFV), documento que serve de base a toda a intervenção em curso no âmbito do Polis Litoral Ria Formosa.
A conclusão do processo resulta da aprovação daquele documento pela assembleia geral da Sociedade e pelo município de Vila Real de Santo António, de acordo com o estabelecido na legislação aplicável.
O PEIRVRF e o Relatório Ambiental Preliminar foram colocados a consulta pública entre 19 de Outubro a 27 de Novembro de 2009, tendo em vista a recolha de observações e sugestões por parte de associações, organizações ou grupos não governamentais e, em geral, por todos os cidadãos interessados.
Em particular, o Relatório Ambiental Preliminar, bem como o PEIRVRF, foram disponibilizados ao público, quer na página da Internet da Sociedade Polis Litoral – Ria Formosa,(http://www.polislitoralriaformosa.pt/), quer nas instalações dos quatro municípios envolvidos, assim como nas demais entidades públicas directamente envolvidas na gestão do plano, designadamente a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, o Instituto daConservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

TAVIRA: ISABEL BRUMA NO “BAÚ DAS LETRAS ITINERANTE…”



A escritora portuense Isabel Bruma estará presente, no dia 28 de Janeiro, pelas 10h30 e 14h30, em Tavira, para participar no “Baú das Letras Itinerante…”.

Trata-se de um projecto que visa promover o livro, através de contadores de histórias, os quais desempenham junto de crianças e jovens um papel motivador.

A acção da manhã, que decorrerá na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, destina-se a grupos escolares do 1º e 2º ciclos, devendo as inscrições serem feitas através do número 281 320 585. Na parte da tarde, o Baú das Letras circulará, como habitualmente, por diversos espaços educativos do concelho com o objectivo de fomentar o gosto pela leitura.

Acerca da autora:
Isabel Bruma, pseudónimo de Maria Manuela Barreiros Salvador Cunha, é natural do Norte.

Licenciada em Filologia Românica, Isabel Bruma é professora de português do Ensino Secundário.

Autora de livros infanto-juvenis, a escritora com conta já no seu currículo com as seguintes obras editadas:
- “O Contador de Histórias”, 1996
- “Quatro Histórias de Natal”, 1997
- “Montanhas Mágica”, 2000
- “O Outro lado do Mar”, 2005
- “As Histórias do Filipe”, 2007
- “Um Quadro na Parede”, 2009
- “Teresa e Outras Histórias”, 2006
- “Crónicas Quotidianas”, 2007

NO TEATRO LETHES, EM FARO: LUÍS MANHITA APRESENTA CD "PROCURA"

LUÍS MANHITA - Teatro Lethes - 26 de Janeiro de 2011 às 21h30


Sempre acreditei que é na Procura que nos encontramos, que abrimos portas a um mundo novo, que com vontade e perseverança se chega a todo lado.
Neste seu primeiro trabalho, que começa como se estivéssemos numa noite de fado, encontramos um Luís Manhita sem medo de percorrer o Túnel da Saudade. Que nos mostra que Fado mora em Lisboa, mas que também tem casa nestas terras ao Sul. Que para Ser Fadista há que deixar a alma seguir o bater do Perfeito Coração e deixar-se ir no trinar de uma guitarra.
A sua voz nesta Procura leva-nos ao encontro de caminhos da nossa alma (nossa e dele próprio), do nosso sentir.
Ficha artística e técnicaVoz: Luís Manhita
Viola de Fado: Aníbal Vinhas
Guitarra Portuguesa: Ricardo Martins

Elisabete Martins

Tavira: 6ª edição do festival - TEATRO NO INVERNO



TEATRO NO INVERNO 2011 - de 28 Janeiro a 6 Março - Espaço da Corredoura – Tavira
O AL-MaSRAH Teatro organiza, de 28 de Janeiro a 6 de Março de 2011, a 6ª edição do TEATRO NO INVERNO. Devido à grande afluência de público no ano passado, este INVERNO contará com 6 semanas de TEATRO, este ano pela 1ª vez com uma presença internacional. Como habitualmente, este festival inclui na sua programação uma serie de espectáculos para o público em geral e para público infantil, bem como, oficinas de formação, filmes e conversas sobre teatro. Neste intervalo entre a quadra natalícia e o carnaval, abandone o frio invernal e venha receber imenso calor teatral.

Hospital de Faro implementa Modelo de Qualidade EFQM


Decorre no próximo dia 26 de Janeiro um workshop para apresentação de resultados da implementação do Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM) no Hospital de Faro.
A iniciativa, agendada para as 11:00 horas no auditório do Hospital, conta com a presença de peritos internacionais em sistemas de qualidade e tem como objectivos apresentar as principais actividades e os procedimentos implementados neste âmbito, durante o ano 2010, no Hospital de Faro.
A Qualidade é um indicador cada vez mais presente nos processos de gestão das instituições públicas que têm como objectivo primordial a satisfação das necessidades dos utentes. Ciente da importância desta componente e, no âmbito do seu plano estratégico, o Hospital de Faro está actualmente a desenvolver um conjunto de acções que visam garantir uma melhoria bastante significativa nos serviços e na prestação de cuidados de saúde.
Trata-se de um modelo de qualidade integrada que se destina a medir e a promover a excelência nas organizações prestadoras de serviços. Conhecido pela sua capacidade de auto-avaliação, este modelo pretende ser um instrumento regulador de avaliação das actividades e dos resultados desta instituição de saúde.