quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vela Adaptada: BARCOS PARA DEFICIENTES FURTADOS NA PRAIA DE FARO


A Vela Adaptada (Projecto Sailability) que proporciona a pessoas com deficiência usufruir do prazer de navegar numa embarcação à vela iniciou-se no Algarve há cerca de uma década.
Após longos esforços desenvolvidos por várias pessoas, Patrocinadores, e Entidades Oficiais, vieram para o Algarve três embarcações (Access 2.3) especialmente desenhadas e construídas para o objectivo pretendido.
Estas embarcações são construídas na Australia, pelo que o seu transporte para Portugal envolveu um processo logístico de certo modo moroso e por vezes complicado.
A Associação Regional de Vela do Sul (ARVS) ficou proprietária das referidas embarcações, iniciando-se a actividade da Vela Adaptada em Vilamoura.
Posteriormente, o Ginásio Clube Naval de Faro, através de Protocolo celebrado com a ARVS ficou fiel depositário destas embarcações, garantindo a prática desta actividade desportiva a pessoas deficientes, utentes de várias Instituições do concelho de Faro vocacionadas para o efeito.
Os Access 2.3 ficaram depositados no Centro Náutico da Praia de Faro, onde se desenrolavam as actividades.
Recentemente estas três embarcações foram, ao que tudo indica, furtadas das instalações do Centro Náutico, o que constitui um rude golpe nas aspirações dos utentes, dado que este Projecto, para além da componente de lazer, promove nas pessoas com deficiência a auto-estima, possibilitando-lhes igualmente o desabrochar de qualidades e aptidões que doutro modo ficariam impossibilitados de desenvolver.
Esperemos que as embarcações sejam recuperadas por quem de direito.
Luís Nadkarni

"Vencer o Dakar é um sonho de criança e agora sei que estou cada vez mais perto" - Hélder Rodrigues




O piloto luso, Hélder Rodrigues, em entrevista, depois da consagração no Dakar 2011, com Helder Gonçalves

Rei morto, Rei posto! É desta forma que, terminada a festa em Buenos Aires, onde Hélder Rodrigues subiu ao pódio do Rali Dakar Argentina-Chile 2011, tornando-se no primeiro piloto português a alcançar um terceiro posto no Dakar, o piloto já pensa no próximo.

Agora, é tempo de balanço desta quinta participação na mais dura prova do todo-o-terreno mundial.

Foi emocionante esperar na meta pela confirmação do terceiro lugar?


HR: "Foram momentos de grande ansiedade e talvez os minutos mais longos da minha vida. Quando se tornou oficial não consegui conter as emoções, senti-me o piloto mais feliz do Mundo".

É um resultado de sonho?


HR: "Sem dúvida que sim, mas tenho a clara noção que cheguei onde cheguei por mérito próprio. O Rali Dakar é de longe a mais dura competição de todo-o-terreno do Mundo e o sucesso resulta de inúmeros fatores. No que me diz respeito, sei que fui sempre rápido e competitivo. Não escondo que fiquei algo surpreendido com a subida do quarto para o terceiro lugar, mas o Dakar é mesmo assim. No ano passado fui eu que tive muitos problemas e sofri com isso, pois cheguei a andar em segundo da geral e depois tive que me contentar com o quarto lugar. Desta vez foi o Francisco Lopez Contardo que teve problemas, mas compreendo a frustração que ele sentiu".

Tiveram oportunidade de falar no assunto?

HR: "Falei logo com o Francisco 'Chaleco ' Lopez, de quem sou bastante amigo. Ele felicitou-me pelo meu terceiro lugar e eu também lhe dei os parabéns pelo excelente Dakar que ele fez. Ele foi aliás o primeiro a lembrar que no ano passado tinha sido ele a ganhar com o meu atraso. Desta vez eu fui mais feliz, a competição é mesmo assim. Foi um momento duro para todos, mas a nossa amizade está acima disso".

Queres fazer um resumo do que foi o Dakar 2011?

HR: "Terminei como é sabido com um resultado histórico, o terceiro lugar, mas para lá chegar tive que sofrer muito. Penso que foi o Dakar mais complicado da minha carreira, onde as coisas aconteceram de uma forma muito diferente se compararmos com a prestação que tive noutras edições. Para começar tive uma primeira semana que correu muito mal, desde a primeira etapa. Atrasei-me bastante e não foi fácil encontrar o meu melhor ritmo de corrida. Depois ganhei ânimo e com muita determinação lá fui subindo, chegando ao dia de descanso com uma motivadora vitória na etapa. Estava de novo no rumo certo, quando em dois dias fui traído pela navegação e me atrasei mais de uma hora. Continuei sempre ao ataque, etapa após etapa, sempre convicto de que ainda era possível atingir o meu grande objetivo para este Dakar.

Acreditaste sempre?


HR: "Já tenho alguma experiência do Dakar e por isso nunca baixei os braços, mesmo quando via que estava mais longe do Chaleco. Sabia obviamente que me estava a afastar do objetivo, mas procurei abstrair-me e dar sempre o meu melhor. Por isso cortei a meta com o sentido de missão cumprida.

É o ponto mais alto da tua carreira?


HR: "O pódio do Dakar é sem dúvida uma grande meta que consegui atingir. Fiquei atrás de dois pilotos oficiais e, portanto, fui o melhor piloto semi oficial, o melhor piloto Yamaha e também o melhor português. São muitos motivos de satisfação".

E agora, projetos para o futuro?

HR: "Agora quero um pouco de paz e descanso, pois estes 9.000 quilómetros deixaram-me de rastos. Depois é altura de começar a pensar no próximo Dakar. Sou cinco anos mais novo que o Cyril Despres e três do que o Marc Coma e sei que tenho ainda pela frente muitos anos de Dakar. Vencer o Dakar era um sonho de criança, agora sei que estou cada vez mais próximo de o concretizar.

Fanáticos do Rally - Algarve Press

COMPANHIA OLGA RORIZ NO TEATRO DAS FIGURAS: "NORTADA"


Sábado -22 de Janeiro de 2011 às 21H30
(Dedicado aos meus maravilhosos pais Madalena e José)
Nortada é um espectáculo sobre as memórias de uma terra onde nunca vivi mas que guardo os mais fortes momentos de infância e adolescência.
Tudo nessa terra me é familiar apesar de tanta ser a distância e maior ainda a ausência.
Foi exactamente nesse lugar de confronto entre a incontornável distância e a profunda proximidade afectiva que nasceu, se desenvolveu e construiu esta peça.
Nortada situa-se num lugar invadido de nostalgia, de saudade, de intimidade.
Cada memória feita imagem é carregada de um simbolismo quase inocente como o olhar dessa criança que fui.
Olga Roriz
3 de Junho de 2009

Duração: 110 minutos
Classificação etária: maiores de 6 anos

Fundação do Gil à procura de voluntários para as Pediatrias dos Hospitais de Faro e Portimão


A Fundação do Gil chegou ao Algarve há cerca de um ano e caminha, desde então, semanalmente para as pediatrias dos hospitais de Faro e Portimão, com a Hora do Conto, a Hora da Música e a Hora da Descoberta. O Dia do Gil é o nome deste projecto que abre semanalmente aos meninos internados uma janela para o mundo exterior. Neste momento a Fundação está à procura de voluntários que se disponibilizem para assegurar algumas das sessões. Cada voluntário dará o máximo de uma hora por mês, de dois em dois meses ou até mesmo uma vez por ano, conforme a sua disponibilidade.
A fundação lança o apelo “Se queres contar histórias, se tocas algum instrumento musical, se queres dar um pouco de ti, junta-te a esta onda mágica!”. Todos os interessados em fazer parte deste projecto participarão numa acção de formação agendada para o dia 29 de Janeiro de 2010, das 10h00 às 20h00 em Faro.
A Fundação do Gil é uma instituição de solidariedade social, e tem como fins principais contribuir para o bem-estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que, por razões de natureza diversa, se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras.
Todos os interessados em associar-se a esta causa e contribuir para a felicidade destas crianças, poderão solicitar mais informações através dos contactos 968203814/916907471 ou consultar o website www.fundacaodogil.pt.

Faro: Procissão em Honra de S. Sebastião


O Município e a Paróquia de S. Pedro co-organizam no dia 23 de Janeiro de 2011, pelas 16:00 horas, a Procissão em honra de S. Sebastião, como é tradição no concelho. A Procissão sairá da Igreja Matriz de S. Pedro, prosseguindo pela Rua de S. Pedro, Rua Infante D. Henrique, Rua de Loulé, terminando na Ermida de S. Sebastião.

No dia 22 de Janeiro a imagem de S. Sebastião estará patente na Paróquia de S. Pedro, local em que terá lugar uma celebração solene com Eucaristia, pelas 18:00 horas.

Lembramos que S. Sebastião foi um mártir, e é venerado em todo o mundo católico, encontrando-se associado à protecção contra a peste, a fome e as guerras.

AUTARQUIA REQUALIFICA TÚNEL DE ÁGUAS PLUVIAIS DA RIBEIRA DE ALBUFEIRA




Investimento de € 926.756,22 em empreitada de requalificação
O túnel de águas pluviais da Ribeira de Albufeira está a ser alvo de uma empreitada de requalificação. A sua estrutura degradada, que não era submetida a obras há décadas, está a ser reforçada, numa intervenção de fundo.
Iniciada em Agosto de 2010, a empreitada de reforço estrutural do túnel de águas pluviais da Ribeira de Albufeira, que se desenvolve de forma subterrânea desde a Av. da Liberdade até à Praia dos Pescadores, está a avançar a bom ritmo.

As paredes e tecto do túnel estão a ser reforçados com a colocação de uma nova estrutura metálica, com perfil em “U”. A intervenção contempla ainda a reparação da soleira do túnel e a instalação da rede de iluminação e de equipamento para medição dos caudais de água, numa extensão de um quilómetro.

Orçada em € 926.756,22, esta obra vem dotar o túnel de melhores condições de escoamento das águas e contribuir para a diminuição da ocorrência de cheias na zona baixa da cidade.

“Não sendo uma intervenção à superfície, muitas vezes as pessoas não se apercebem da sua importância. Com a execução desta obra, Albufeira fica com mais uma infra-estrutura primordial para o concelho, que permite fazer um bom escoamento das águas pluviais, provenientes daquela bacia hidrográfica. E isso, enquanto responsável pelo pelouro do Saneamento, deixa-me mais descansado”, refere o vereador do pelouro, Carlos Quintino.

Câmara Municipal de Castro Marim promove acções de lazer com programa de excursões


Tal como acontece desde 1998 e atenta que está ao bem-estar e à necessidade de garantir acções de lazer aos castromarinenses e em especial à população idosa do concelho, a Câmara Municipal de Castro Marim está a promover o novo programa de excursões para 2011.
As excursões prevêem viagens a um conjunto de destinos turísticos dentro e fora do país: Lisboa, Sevilha, Cádiz, Porto, Fátima, Reguengos de Monsaraz, entre outros, possibilitando aos munícipes o contacto com gentes e lugares de outras paragens e a descoberta continuada pelo vício das viagens.
O programa de excursões integra a Agenda Cultural do Município, e é hoje uma das marcas da política social da Autarquia que, todos os dias, procura desenvolver acções que vão ao encontro dos interesses e da qualidade de vida da comunidade castromarinense.

Calendário das Excursões

Fevereiro: “Um Violino no Telhado” – Teatro Politeama – 13 e 27 de Fevereiro
Março: Enoturismo – Reguengos de Monsaraz -13 e 20 de Março
Abril: Cruzeiro no Guadalquivir – Sevilha (Espanha) – 03 e 17 de Abril
Maio: Santuário de Fátima – 14 e 15 de Maio e 21 e 22 de Maio
Junho: Porto – 10, 11 e 12 de Junho
Julho: Slide&Splash (Lagoa) – 10 e 17 de Julho
Setembro: Santuário de Fátima – 10 e 11; 17 e 18 de Setembro
Outubro: Centro Histórico de Cádiz (Espanha) – 02 e 16 de Outubro
Novembro: Rota do Medronho Algarvio – 13 e 20 de Novembro
Dezembro: Circo de Natal no Coliseu de Lisboa – 4 e 11 de Dezembro


Para mais informações contacte o Gabinete de Apoio ao Munícipe, (telefone 281510778), Juntas de Freguesia do Azinhal e Odeleite e Espaço Internet em Altura.

CONCERTO DO XVI ANIVERSÁRIO DO ENSEMBLE DE FLAUTAS


Com o objectivo de assinalar o 16º aniversário do Ensemble de Flautas de Loulé, realiza-se no próximo dia 29 de Janeiro, às 21h30, na Igreja Matriz de Loulé, um concerto com a participação do Ensemble de Flautas de Loulé e do Coral Ideias do Levante de Lagoa.

Neste momento musical, serão interpretadas peças de vários períodos da História da Música de autores diversos, entre os quais Arcangelo Corelli, Georg Philipp Telemann, Benjamin Britten, Keith Hampton, Franz Schubert, Anton Bruckner e também canções tradicionais portuguesas e peças dos Beatles.

O Ensemble de Flautas do Centro de Expressão Artística do Município de Loulé foi constituído em Dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, no intuito de divulgar o repertório histórico deste tipo de formação instrumental. Até ao momento já gravou três CDs com repertório da Idade Média aos nossos dias e tem participado em todas as edições dos Encontros de Música Antiga de Loulé, bem como no Festival MED e noutros eventos culturais.

O Coral Ideias do Levante actuou já em diversos pontos da Península Ibérica e organiza vários eventos ao longo do ano, com destaque a Semana Coral de Lagoa. É dirigido pelo professor Francisco Brazão na interpretação de um repertório bastante ecléctico, visando diversos tipos de público.

“CONVERSAS COM GRÁVIDAS” DE REGRESSO AO GABINETE DA FAMÍLIA


Sessão de formação para futuros pais, dia 24 de Janeiro
No dia 24 de Janeiro, pelas 18h30, o Gabinete da Família acolhe mais uma sessão de esclarecimento dedicada às futuras mães do concelho. A terceira sessão de “Conversas com Grávidas” vai contar com a participação de uma Educadora de Infância e Terapeuta Familiar.
Os futuros pais residentes no concelho têm a oportunidade de ver algumas das suas dúvidas esclarecidas ao participarem na actividade “Conversas com Grávidas”, que tem lugar no dia 24 de Janeiro, no Gabinete da Família, das 18h30 às 20h00.

A iniciativa conta com a colaboração de Maria de Jesus Brito, Educadora de Infância e Terapeuta Familiar. A formadora irá abordar temas relativos à parentalidade, à nova etapa da vida do casal e às preocupações e dificuldades inerentes ao nascimento de um filho.

Com esta acção, o município pretende colocar à disposição dos futuros pais, um espaço de partilha de informação e experiências com outros casais na mesma condição, onde podem esclarecer dúvidas e melhorar competências.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail pedro.viegas@cm-albufeira.pt ou dos contactos 289 599 537 / 927 246 306.

Albufeira: CINEMA E MÚSICA PARA CRIANÇAS E JOVENS



Auditório Municipal vai ser palco de sessão de cinema e concerto pedagógico
A autarquia de Albufeira coloca à disposição dos mais pequenos uma sessão de cinema, dia 23 de Janeiro, e um concerto a levar a cabo pela Orquestra do Algarve, no dia 6 de Fevereiro. Ambas as actividades têm entrada livre e prometem matines divertidas e pedagógicas.
No próximo domingo, 23 de Janeiro, o Auditório Municipal de Albufeira vai ser transformado numa sala de cinema. As crianças e jovens com idade superior a 6 anos podem assistir a uma animada película pensada para as suas idades.

“Cães e Gatos 2: a Vingança de Kitty Galore” é um filme de animação que retrata a relação entre estes dois rivais. Nesta segunda parte da película, cães e gatos são forçados a trabalhar em conjunto, pela primeira vez na história, para combaterem Kitty Galore. As sessões realizam-se às 11h00 e às 15h30.

Já no dia 6 de Fevereiro, pelas 15h30, será a vez da Orquestra do Algarve trazer ao Auditório Municipal um “Concerto Pedagógico” direccionado ao público infanto-juvenil.

Este projecto, apoiado pelo município de Albufeira, tem como objectivo formar e sensibilizar as crianças e jovens para a música erudita, ampliando o seu conhecimento nesta área.

A entrada é livre para ambas as acções.

Albufeira: CANTINA SOCIAL JÁ SERVE REFEIÇÕES




Cerca de 30 famílias de Albufeira recorreram a projecto de solidariedade
Na passada segunda-feira, a Cantina Social de Albufeira abriu as portas para servir as primeiras refeições às famílias mais carenciadas do concelho. Cerca de uma dezena de voluntários acompanharam os 66 utentes que vieram estrear este projecto de solidariedade.
No dia 17 de Janeiro, a Cantina Social de Albufeira serviu os primeiros jantares aos 66 munícipes que se dirigiram a este equipamento para beneficiar de uma refeição gratuita.
Marcus Bailote é um dos utentes que, devido às dificuldades económicas que está a sentir, passou a recorrer a este serviço. “Ouvi o anúncio pela rádio e achei que esta é uma das soluções para contornar a situação precária em que estou a viver”, confessou. Actualmente desempregado, Marcus considera que a Cantina Social é uma grande ajuda para os mais carenciados: “as pessoas que necessitam de recorrer a este serviço não devem ter vergonha de o fazer. É preferível dar a cara do que andar a roubar ou a fazer mal aos outros”, sublinha.
Desidério Silva, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, acredita que o número de utentes irá aumentar com a contínua divulgação do projecto: “a partir do momento que as pessoas compreendam que não são as únicas a recorrer a este serviço, deixarão de ter vergonha e virão até à Cantina Social”. Neste primeiro dia, o autarca fez saber que “95 por cento dos utentes não comeram na cantina, mas vieram buscar a refeição para a partilharem em casa com o agregado familiar”.
A vereadora da Acção Social do município, Marlene Silva, manifestou o seu agrado pela “forte participação de toda a comunidade neste projecto, traduzida no número de voluntários e na doação de géneros alimentares”. A vereadora adiantou que “já recebemos perto de uma tonelada de alimentos, todos dentro do prazo, incluindo produtos frescos como peixe e carne”.
O novo equipamento funciona diariamente nas instalações da Cantina Municipal, junto à Escola Secundária de Albufeira, das 18h00 às 20h00, incluindo sábados, domingos e feriados.
Para fazer parte deste projecto e ajudar quem mais precisa, basta inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe, situado no Edifício dos Paços do Concelho, na sede da Junta de Freguesia de Albufeira, na Divisão de Acção Social, Saúde e Juventude do município, ou através do site www.cm-albufeira.pt