segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pelo CLube de Ciclismo de Tavira: DAVID BLANCO VENCE VOLTA A PORTUGAL




David Blanco é o grande vencedor da 72ª Volta a Portugal em Bicicleta. O ciclista da Palmeiras Resort/Prio manteve os 37 segundos de vantagem sobre David Bernabéu (Barbot/Siper) na classificação geral, e foi ele quem preencheu o primeiro lugar do topo da tabela. Para fechar esta Volta em grande, Cândido Barbosa venceu a derradeira etapa.
A última jornada teve lugar em Sintra para terminar 154,6 quilómetros depois na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Restava à equipa tavirense controlar a corrida para que não houvesse a mínima alteração na classificação e foi o que aconteceu, com o líder a chegar com o mesmo tempo de Barbosa, numa chegada ao sprint. No domingo, a armada algarvia voltou a ser a melhor em campo e na geral ficou em terceiro lugar.
Blanco conquistou pela quarta vez (terceira vez consecutiva pelo Clube de Ciclismo de Tavira) a cor amarela da Volta a Portugal, a prova rainha do ciclismo nacional. O espanhol, pelo quarto ano a correr com as cores da equipa profissional de Tavira não podia estar mais radiante: "estou extremamente feliz por esta vitória, era esse o objectivo e todos juntos conseguimos concretizá-lo, não foi tarefa fácil, os adversários deram bastante luta, mas os meus companheiros foram imparáveis, por isso dedico-lhes este triunfo, e estamos todos de parabéns".
O corredor, apesar dos seus 35 anos, considera que ainda tem muito para dar ao ciclismo: "acho que ainda posso dar mais de mim, e enquanto me sentir bem e com força quero continuar a correr". Blanco manteve a camisola verde, consagrando-se rei da montanha.
A equipa profissional soma agora três vitórias na Volta a Portugal (2008, 2009, 2010) e foi ser recebida pela população de Tavira em grande festa, como se poderá ver na foto-reportagem de Geraldo de Jesus, na edição do semanário Algarve Press, quarta-feira, dia 18 de Agsoto.