domingo, 6 de dezembro de 2009

250 mil crianças podem morrer em 2010


Alterações climáticas

A ONG britânica Save the Children estima que as alterações climáticas poderão causar a morte de 250 mil crianças já em 2010. Dentro de 20 anos este número deverá chegar às 400 mil mortes infantis anuais.

Para a organização humanitária, as alterações climáticas serão a maior ameaça à saúde das crianças do século XXI, prevendo que até 2030 cerca de 175 milhões de crianças possam ser afectadas pelas consequências de desastres naturais como cheias, secas e furacões.

Os dados avançados pela organização humanitária referem ainda que na próxima geração mais de 900 milhões de crianças serão afectadas pela carência de água e 160 milhões correrão o risco de contrair malária.

A Conferência de Copenhaga, que decorre entre 07 e 18 de Dezembro, visa concluir um acordo que deve entrar em vigor antes de expirar o Protocolo de Quioto, em Janeiro de 2013, para travar de forma vinculativa as emissões de dióxido de carbono.

TERRA RUGOSA - ESCULTURAS DE CECÍLIA DE SOUSA” EM LOULÉ


De 5 de Dezembro a 30 de Janeiro, a Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, recebe a Exposição “Terra Rugosa – Esculturas de Cecília de Sousa”. Esta exposição de escultura de Cecília de Sousa é a oportunidade para ver ao vivo uma conjunto de cerâmicas de grande qualidade.

Cecília de Sousa nasceu em 1937, estudou, vive e trabalha em Lisboa. Com diversas formações em cerâmica, a autora já realizou várias exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Destaque para as exposições realizadas no Museu Nacional do Azulejo. A artista tem mais de quatro dezenas de trabalhos incorporados na arquitectura e foi a autora da intervenção estética no átrio e no exterior da Estação dos Olivais do Metropolitano de Lisboa. Premiada com diversos prémios, Cecília de Sousa, ruma a Loulé para uma exposição individual.