sábado, 9 de outubro de 2010

Fernando Savater fala sobre “O valor de educar”na UAlg


foto google

11 de Outubro, 14h30, no Grande Auditório da Universidade do Algarve
O valor de educar é o título da conferência que se realiza no próximo dia 11 de Outubro, pelas 14h30, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro, e conta com a presença de um dos grandes filósofos da actualidade, Fernando Savater. Juntam-se ainda ao painel de especialistas Ricardo Moreno Castillo, da Universidade Complutense de Madrid, e Nuno Crato, do Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Técnica de Lisboa.
Estarão ainda presentes o Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), António Barreto, e o Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro.
Note-se que a Universidade do Algarve foi a instituição escolhida para acolher o primeiro debate do Ciclo de Conferências sobre "Questões - chave da Educação", organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
No debate sobre educação alguns temas reaparecem repetidamente, tais como a crise no ensino, o insucesso escolar, o papel da criança e do professor, a indefinição da função da escola e a participação da família na vida escolar.
Fernando Savater, filósofo, aborda estas questões, começando com algumas perguntas prévias: “Por que educar e para quê educar?” “Por que há-de ser obrigatório educar? Qual o valor da educação?” – a que tentará responder nesta conferência. Na sequência da sua intervenção, será feita uma análise do pensamento educativo actual, em Portugal e em Espanha, discutindo-se o pensamento contemporâneo, os problemas comuns e possíveis soluções.
Dois professores, um espanhol e um português, debatem as escolhas educativas que têm predominado nos dois países e reflectem sobre as consequências dessas opções. Será que as nossas políticas educativas têm sido sempre conscientes?
No final da conferência existirá um espaço para debate, moderado por António Branco, director da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve,
A entrada é livre mediante inscrição prévia em www.ffms.pt
Sobre Fernando Savater
Filósofo e escritor nascido em San Sebastián, País Basco. É professor na Faculdade de Filosofia da Universidade de Madrid e da Universidade do País Basco, tarefa que conjuga com a sua actividade como conferencista, escritor de artigos no diário El País e director da revista Claves, dedicada aos debates intelectuais e filosóficos.
Savater é um autor prolífico e a sua filosofia é ilustrada e vitalista; o seu estilo é polémico e iconoclasta; as suas opiniões são frequentemente à contracorrente.
Na filosofia da educação, destaca-se a obra O Valor de Educar (editado em Portugal em 2006 pela Dom Quixote), a par de muitas outras obras, de que é exemplo o livro Ética para Um Jovem.
Segundo Savater, "não há educação se não há verdade a transmitir, se tudo é mais ou menos verdade, se cada qual tem a sua verdade igualmente respeitável e não se pode decidir racionalmente entre tanta diversidade.”

Luís Gomes vai hoje a votos para a Distrital do PSD Algarve


Sob o lêma “Seguramente Algarve”
O edil de Vila Real de Stº António, Luís Gomes, vai hoje a votos como único candidato à presidência da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.
Recordemos que as listas aos Órgãos do PSD Algarve têm Luís Gomes encabeça a lista à Comissão Política Distrital, tendo como Vice-Presidentes David Jorge Mascarenhas dos Santos (Faro) e José Inácio Marques Eduardo (Lagoa).
A Mesa da Assembleia Distrital é encabeçada por Desidério Silva (Albufeira).
O Conselho de Jurisdição Distrital é liderado por Ofélia Isabel Andrés Conceição Ramos Costa (Faro).
As listas, como anunciado pelo candidato Luís Gomes aquando da sua candidatura, "reflectem uma verdadeira dimensão regional, sendo compostas por militantes de todos os Concelhos algarvios".
As eleições para a Distrital do PSD Algarve realizam-se hoje, Sábado, dia 9 de Outubro.

COMISSÃO POLITICA DISTRITAL

PRESIDENTE – Luís Filipe Soromenho Gomes (V. Real Santo António)
VICE-PRESIDENTE – David Jorge Mascarenhas dos Santos (Faro)
VICE-PRESIDENTE – José Inácio Marques Eduardo (Lagoa)
TESOUREIRO – Mário Baião Botelho da Silva (Loulé)
VOGAL – Daniel Nobre Santana (Olhão)
VOGAL – Nuno Pedro dos Santos Borges Marques (Lagos)
VOGAL – José Pedro da Silva Soares (Silves)
VOGAL – Cristóvão Duarte Nunes Guerreiro Norte (Faro)
VOGAL – Hernâni José Dias de Sousa Correia (Portimão)
VOGAL – Hélder Manuel Rodrigues Sousa (Albufeira)
VOGAL – Gilberto Repolho dos Reis Viegas (Vila do Bispo)
VOGAL – Miguel Angel Lopes Madeira (Loulé)
VOGAL – Maria de Deus Santos Domingos (Loulé)
VOGAL – Paulo Jorge Neves dos Santos (Faro
VOGAL – Vítor Manuel Correia Madeira (Castro Marim)
VOGAL – Gonçalo Alexandre V. Caboz Dá Mesquita (S. Brás Alportel)

MESA DA ASSEMBLEIA DISTRITAL

PRESIDENTE – Desidério Jorge da Silva (Albufeira)
VICE-PRESIDENTE – Rui Miguel da Silva André (Monchique)
SECRETÁRIO – Joaquim José Martins Cabrita (Lagoa)
SECRETÁRIO – Hélder Manuel Gonçalves Apolónia (Loulé)
SUPLENTE – Graça Maria Palma Pereira (Alcoutim)

CONSELHO DE JURISDIÇÃO DISTRITAL

Ofélia Isabel Andrés Conceição Ramos Costa (Faro)
Maria do Carmo Correia Conceição (Olhão)
Tomás Manuel Gomes da Costa Nunes (São Brás Alportel)
Ana Carla Estrela da Silva Abreu (Portimão)
Julieta Maria Costa Rodrigues (Loulé)
Rui Manuel Rocha Horta (Tavira)
Rosa Maria dos Santos Cigarra Rocha (Aljezur)
Luís Filipe Rosado Vicente Beato (Tavira)

Ténis de Mesa: 38º Torneio "Festa de Stª. Iria - Cidade de Faro" está a chegar




A Cidade de Faro prepara-se para receber, nos dias 16 e 17 de Outubro, a 38ª edição do maior torneio anual de Ténis de Mesa algarvio, um dos maiores disputados a sul do país e também um dos maiores eventos desportivos que tem lugar na capital algarvia.

Na realidade, mais de duzentos atletas em representação de vinte e oito colectividades arrastam consigo algumas dezenas de delegados, treinadores e familiares que fornecerão à zona desportiva da nossa cidade o colorido característico das grandes jornadas desportivas.

Apesar de neste ano a prova ser oficialmente disputada pelas classes jovens (Iniciados – Infantis – Cadetes - masculinos e Femininos) isto é, apenas esta com contagem para o Ranking nacional, existirá ainda uma prova extra destinada à classe de Seniores que reunirá contudo aspectos de interesse pois passa pela integração de bons praticantes espanhóis entre outros.

Dignas de referência as boas representações do Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica 19 e 17 respectivamente, e ainda as “presenças” de Mirandela, Chaves, Vila Real, Porto, Açores que integram ainda dezenas de praticantes de Setúbal, Serpa, Sintra, e todos os algarvios já em movimento na presente época.
Saiba mais em http://www.atmalgarve.com

PS protesta contra mudança das sessões da AM em VRSA


O Centro Cultural António Aleixo é o que reúne melhores condições, diz PS.

"O Partido Socialista (PS) está contra a decisão de transferir as sessões da Assembleia Municipal (AM) de Vila Real de Santo António (VRSA) do Centro Cultural António Aleixo para a Biblioteca Municipal, tendo repetidamente proposto que estas voltem a realizar-se no Centro Cultural", afirmam os socialistas vilarealenses, através de nota de imprensa, que transcrevemos.
"O PS considera que as instalações da biblioteca não reúnem as condições necessárias para a realização das sessões da AM, quer pela falta de espaço para o público, quer pela falta de condições técnicas que impedem a transmissão directa das sessões pela Rádio Guadiana, como vinha acontecendo até ao momento da mudança, com elevados níveis de audiência.
Recorde-se que as sessões da AM de VRSA sempre foram muito participadas pelos cidadãos eleitores que assim demonstravam um interesse inequívoco em participar nas decisões do principal órgão autárquico, o que deveria preservar-se e estimular.
Para o PS, o Centro Cultural António Aleixo reúne as melhores condições para a realização das sessões da AM, tendo ainda a enorme vantagem de localizar-se no centro da cidade, facilitando o acesso a todos quantos pretendem participar nas suas reuniões públicas.
O PS não entende que sejam tomadas decisões desta natureza – mudança repentina do local de reuniões – contra os interesses dos cidadãos vilarealenses e contra a vontade das forças políticas representadas na AM e apela ao PSD que aceite a proposta que repetidamente vem fazendo para que as sessões da AM voltem a ter lugar no Centro Cultural António Aleixo", conclui o documento socialista.