quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Faro: Câmara Municipal vai efectuar uma "actualização nas rendas sociais"

A Câmara Municipal, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, anuncia que "vai efectuar uma actualização nas rendas sociais de forma a tornar mais justa a comparticipação dos beneficiários deste apoio.

Esta actualização está definida no Regulamento de Acesso e Gestão do Parque Habitacional do Município, aprovado em Assembleia Municipal a 22 de Junho de 2010 e resulta da aplicação das regras do Regime da Renda Apoiada aos fogos de habitação social e municipais.

Este processo foi precedido de uma exaustiva interacção entre os serviços de acção social da autarquia e os beneficiários deste apoio a quem foi solicitado a actualização dos seus dados referentes aos rendimentos e composição do agregado familiar.
Este processo tornou-se indispensável face ao panorama que se tem vindo a observar: A Câmara Municipal tem 371 inquilinos sendo que em dois bairros não são cobradas rendas. É ainda de referir que, dos que pagam, 110 têm rendas inferiores a 10 euros e 70 destes pagam menos de 5 euros/mês. A autarquia identificou 21 inquilinos seus que têm património imóvel (7 destes com edifícios em seu nome) e 18 recusam-se a fornecer a informação solicitada para a actualização dos processos. Devemos acrescentar ainda que 39 tem as rendas em atraso., sendo que a média das mesmas ronda os 48 euros.
Ora, face a este cenário e considerando os tempos difíceis em que vivemos, esta actualização é inadiável por uma questão de justiça para com os mais desfavorecidos e para com os restantes munícipes do concelho. Igual atitude tem vindo a ser tomada por inúmeros municípios.
Apoio social mas com justiça e rigor", conclui o documento autárquico.

GNR prende casal - português e brasileira - por furto

Militares do Posto Territorial da GNR de Monchique procederam, na noite de 09 de Agosto, à detenção de um casal, um cidadão português e uma cidadã brasileira, ambos residentes no Concelho de Lisboa, de 41 e 52 anos de idade, indiciados pela prática de furto em residência, na freguesia de Alferce - Monchique.

Os militares, alertados por populares, interceptaram os indivíduos quando os mesmos tentavam a fuga, vindo a ser interceptados, ocultos no mato, a cerca de 50 metros da residência assaltada.
A pronta resposta da GNR permitiu evitar a consumação do furto, tendo sido recuperada a totalidade dos bens que tinham sido removidos da residência, onde se incluíam esquentadores, caldeiras, fogão, aspiradores, maquinaria diversa de marcenaria, entre outro material que se encontrava já acondicionado na viatura utilizada pelos suspeitos.
Das diligências policiais entretanto efectuadas viria ainda ser apreendido, no interior do carro pertencente aos suspeitos, material utilizado na actividade criminosa, nomeadamente lanternas, luvas de látex (que se julga serem destinadas a ocultar as impressões digitais) e cerca de 30 doses individuais de Haxixe;
Os detidos possuem antecedentes criminais por crimes da mesma natureza sendo que a cidadã brasileira, para além de se encontrar irregular em Território Nacional, foi também detida no inicio do ano pelo crime de passagem de moeda falsa.
Presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Monchique, os detidos foram sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Portimão assinala Dia Internacional da Juventude com música, artesanato e acções de sensibilização

Portimão vai assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se comemora a 12 de Agosto, com algumas iniciativas agendadas para a Antiga Lota, localizada na Zona Ribeirinha da cidade.
No programa, a decorrer entre as 18h00 e as 24h00, destaque para o projecto download@LOTA, que irá apresentar a Rua FM Night, com a participação de Irick (reggae), No Way (funk & rare grooves), Projecto Visadron e US VJ’s.

Desta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Portimão e com entrada livre, realce ainda para as Ideias com Cor de Paula Loureiro e para uma feira de artesanato e artigos em segunda mão.
No mesmo espaço, haverá acções de sensibilização a cargo do MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida e do GRATO – Grupo de Apoio a Toxicodependentes.
Também os jovens da Cruz da Parteira vão viver este dia de uma forma especial, participando no Centro Comunitário deste bairro social num desfile de moda, que terá lugar entre as 14h30 e as 17h30 e no qual irão trajar peças que produziram com materiais reciclados.

Abertura do Novo troço viário de Saída do Aeroporto de Faro


No âmbito da 2ª fase da Empreitada Parques, Novos Acessos Viários, Curbsides e Reordenamento Paisagístico, informa-se que a partir das 00h01 de amanhã (Quinta-feira,11 de Agosto) será aberto o novo traçado viário que liga directamente o arruamento D à rotunda do Aeroporto.

Conforme ilustração em mapa, a circulação rodoviária no sentido da saída do Aeroporto e de acesso aos parques 2 e 4 passa a fazer-se em sentido único, ficando interrompida a circulação rodoviária do arruamento interior, situado a norte dos parques 1e 3.

Pavimentação de arruamentos em Alcoutim

A empreitada de pavimentação de arruamentos na vila de Alcoutim (troço da ponte ao cruzamento de acesso à Pousada da Juventude) já foi adjudicada por 31.969,74 euros.

O contrato já foi celebrado e a obra deve iniciar-se durante a próxima semana, devendo ser executada em 30 dias.

O troço referido é um dos principais da vila de Alcoutim, facultando acesso à Pousada da Juventude, ao Lar de Idosos, à Praia Fluvial do Pego Fundo e à Escola Básica e Integrada de Alcoutim.