quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PS-Faro critica: "A Capital do Algarve está de costas para as Escolas e para a Educação"


João Marques, Líder do PS-Faro

A Câmara Municipal de Faro é a “única responsável pelo mau início do ano lectivo no Concelho, cuja má preparação está a causar problemas na maioria dos estabelecimentos de ensino” acusa o Partido Socialista (PS) de Faro, após uma primeira abordagem efectuada junto dos agrupamentos escolares de Faro, em função das inúmeras queixas, recebidas nos últimos dias pelos seus vereadores, de pais e professores.
"A redução de cerca de 20 auxiliares nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, comparativamente com o ano lectivo anterior, a falta de colocação de animadoras nos jardins-de-infância (Pré-escolar) e dos professores das disciplinas de enriquecimento curricular, cujas colocações são da responsabilidade do Município, estão na base, do mau inicio do ano lectivo, levando a que existam neste momento escolas em Faro que estão a encerrar às 15 horas e actividades extra-curriculares que não existem", sublinha o PS.
O Partido Socialista de Faro acusa a maioria de direita no Executivo Municipal de “insensibilidade social e de falta de planeamento e vontade política ao relegar para plano secundário o ensino, as escolas e as necessidades educativas das crianças de Faro”.
Apesar das dificuldades e dos problemas estarem a ser sentidos de forma generalizada por todas as escolas do Concelho, o PS Faro "realça o caso do Agrupamento da Sé, onde a Unidade de Surdos do Algarve, a funcionar na EB1 da Penha, está a funcionar de forma insuficiente e por extrema dedicação e empenho da Directora daquele agrupamento, assim como a abertura do ensino nocturno que se encontra suspensa até que a Câmara de Faro contrate assistentes administrativos".
Segundo o levantamento efectuado pelo Partido Socialista junto dos vários Agrupamentos do Concelho "existem escolas que estão a encerrar às 15h00 e jardins-de-infância (Pré-escolar público) onde não existe tão pouco uma única animadora colocada".
A situação das actividades de enriquecimento curricular, "é também preocupante". "O atraso na colocação de professores é gritante em várias escolas, situação que levou mesmo agrupamentos a adiar o seu início, com prejuízo para os alunos e respectivas famílias", continua em tom crítico o PS.
O Partido Socialista de Faro está “solidário com todos os professores e encarregados de educação e lamenta profundamente que a educação tenha deixado de ser uma prioridade para a Câmara Municipal” que, contrariamente ao que fizeram as restantes autarquias do Algarve, "não aproveitou a excepção aprovada em Portaria pelo Ministério da Educação, para, em tempo renovar, o contrato dos auxiliares administrativos colocados o ano passado nas escolas do Concelho".
O PS\Faro recorda que "já tinha alertado para a possibilidade de surgir este problema, e fez um pedido publico no dia 3 de Setembro que era imperioso a “Câmara Municipal agir Já!”"
“A coligação de direita, em particular o seu presidente e o seu responsável pela área da educação, parecem ter passado o Verão de férias, esquecendo as suas responsabilidades para com a comunidade escolar de Faro”, acusa o PS adiantando que “quem não faz o trabalho de casa tem maus resultados” tentando agora justificar os problemas criados pela inacção com argumentos de contabilista, uma vez que, afirmam os socialista, “o problema não está em saber se os rácios oficiais foram ou não cumpridos, mas em antecipadamente reconhecer que em função de todas as actividades que as escolas desenvolvem com os seus alunos não era possível o ano lectivo iniciar-se com menos duas dezenas de auxiliares, sem animadoras e sem os professores das actividades extra-curriculares colocados”.

Música barroca no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel


Concerto de Música Barroca: Teresa Matias - flauta bisel, e Helder de Sousa (cravo).
O concerto de música barroca irá ter lugar no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel no Domingo, dia 27 de Fevereiro às 20:30h.
Este concerto único de música barroca intitulado “Pérola do Atlântico”, propõe uma viagem musical pela Europa ocidental utilizando cópias dos instrumentos originais. Os compositores selecionados para este concerto são Van Eyck e Sweelinck (Holanda), Hoteterre e Rameau (França), Locke (Inglaterra), Ortiz (Espanha) e Araújo (Portugal).
Teresa Matias tem desenvolvido uma intensa atividade musical em colaboração com orquestras, como solista e directora artística.Teresa estuda flauta de bisel no Conservatório Superior de Amesterdão na especialização em música contemporânea, música antiga e interpretação histórica.
Hélder de Sousa integrou vários projetos musicais e orquestras, encontrando-se a frequentar o mestrado em Música, na Escola Superior de Música de Lisboa.
Reservas: 966 329 073 ou admin@amigos-museu-sbras.org

Linha Saúde 24 lança Nova Campanha



“808 24 24 24 o número que o liga à Saúde!”
Desenvolvida com base no conceito “808 24 24 24 o número que o liga à Saúde!”, esta campanha pretende de forma simples potenciar a recordação do número de contacto demonstrando paralelamente a utilidade multifuncional do serviço.
Com esta campanha a Linha pretende posicionar-se enquanto serviço a privilegiar em caso de necessidade de um atendimento imediato e personalizado ou para acesso qualificado ao Sistema Nacional de Saúde (SNS).
No dia-a-dia, a tendência mais comum aos primeiros sinais de doença ou mau estar é ligar para um familiar ou amigo com vista a obter conforto e alguma dose de aconselhamento. Partindo desta ideia a Linha desenvolveu um conceito criativo, com algum humor, em que se apresentam diferentes sintomas e os benefícios imediatos de ligar para o 808 24 24 24.
A presente campanha – que estará no ar até 31 de Março - reproduz situações com as quais os Cidadãos se vão identificar, pelo eventual paralelismo com o seu quotidiano, ao mesmo tempo que reforça a ideia que perante sintomas a opção mais cómoda, rápida e eficaz passa pelo contacto com a Linha Saúde 24.

EM TAVIRA: 6ª EDIÇÃO DE "TEATRO NO INVERNO" CONTINUA A CATIVAR MUITOS ESPECTADORES


EUROPA
O AL-MaSRAH Teatro organiza, de 28 de janeiro a 6 de março de 2011, a 6ª edição do TEATRO NO INVERNO. Devido à grande afluência de público no ano passado, este INVERNO contará com 6 semanas de TEATRO, este ano pela 1ª vez com uma presença internacional. Como habitualmente, este festival inclui na sua programação uma serie de espetáculos para o público em geral e para público infantil, bem como, oficinas de formação, filmes e conversas sobre teatro. Neste intervalo entre a quadra natalícia e o carnaval, abandone o frio invernal e venha receber imenso calor teatral.

TEATRO NO INVERNO 2011
de 28 janeiro a 6 março
Espaço da Corredoura – Tavira
6ª edição


ESPETÁCULOS / Sex e Sáb / 21h30

18, 19 Fev Invasão, EntreTanto Teatro
25, 26 Fev Europa, Teatro da Academia
04, 05 Mar Brilharetes, Coprodução Artistas Unidos / LAMA / Molloy Associação Cultural

ESPETÁCULOS PARA A INFÂNCIA / Dom / 16h e 18h

A LENDA DO MENINO DA GRALHA

20 Fev O Romance da Raposa, Jangada Teatro
27 Fev A Lenda do Menino da Gralha , Teatro do Mar
06 Mar Apresentação da Oficina ”Brincando ao Teatro” (17h)
OFICINAS DE FORMAÇÃO – Sáb e Dom
Clube de Tavira / Cine-Teatro António Pinheiro

Brincando ao Teatro (para Crianças)
12, 13, 19, 20, 26, 27 Fev 5, 6 Mar | das 14h30 às 17h30
*min. 6 participantes / max. 15 participantes

CONVERSAS e FILMES / Sáb / 16h30
Biblioteca Álvaro de Campos

28 Jan, As Duas Viagens de Jaques Lecoq (Documentário)
05 Fev, Fumar de Alain Resnais (Ficção)
12 Fev, Teatro e Comunidade conversa com Luís Varela
19 Fev, Não Fumar de Alains Resnais (Ficção)
26 Fev, Crítica e Dramaturgia Portuguesas Conversa com Jorge Louraço Figueira
05 Mar, Adeus Minha Concubina de Kaige Chen (Ficção)

CONCERTO DE ENCERRAMENTO TEATRO NO INVERNO / Sáb / 23h00
Clube de Tavira

MIGNA MALA

Informações, inscrições e reservas: 96 777 91 22 / alteatro.c@gmail.com / al-masrahteatro.blogspot.com / www.alteatro.org

Ténis de Mesa algarvio: SELECÇÕES REGIONAIS NA TAÇA FUNDAÇÃO


Luís Ventura
Organizado pela Associação de Ténis de Mesa do Porto (ATM Porto) e pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) decorre no próximo fim de semana, na cidade de Vila Nova de Gaia, a “Taça Fundação”, prova disputada a nível de Selecções Regionais e Individualmente, na qual desde há vários anos a Associação de Ténis de Mesa do Algarve (ATM Algarve) pugna pela sua regular participação, até como forma de estímulo aos seus mais qualificados jovens Atletas.
Não obstante a “impressionante” dificuldade em reunir apoios necessários, a ATM Algarve viu-se contudo motivada face ao apreciado espírito solidário, gerado por Atletas, Pais, e Clubes envolvidos, para o Evento, não desistiu, e efectuou mesmo um esforço suplementar no sentido de concretizar a pretensão desejada, sendo de salientar que fatia considerável dos gastos de viagem, em viaturas próprias, é suportada pelos Atletas através de seus pais. A Associação, por seu turno, assume a parte restante, sendo que para o efeito teve o apoio de uma Junta de Freguesia e um restaurante da capital algarvia.
A comitiva da Associação de Ténis de Mesa do Algarve segue para o Porto após o almoço de Sexta-feira, com concentração em Paderne e é constituída pelos seguintes elementos:

JUNIORES MASCULINOS:

Fábio Coelho: Padernense Clube
João Correia: Sport Lagos e Benfica
Dinis Oliveira: CIR Rogilense
Treinador: Rui Nascimento

CADETES MASCULINOS:

Luís Ventura: CIR Rogilense
Diogo Almeida: CIR Rogilense
Gonçalo Viegas: GD Pic Nic
Treinador: Fernando Sousa
Dirigente ATM Algarve: Rui Nascimento

Em Vila do Bispo: Miss Mundo Algarve 2011


Realiza-se, no próximo dia 5 de Março, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, pelas 15h00 o pré-casting para o Concurso Miss Mundo Algarve, destinado às jovens residentes no Município.
Assim todas as jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, interessadas, deverão deslocar-se ao local para formalizar a inscrição, bem como obter informações sobre os requisitos necessários para participarem no casting que decorrerá no dia 14 de Maio, em Portimão.
Esta iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal tem como objectivo assegurar a presença de uma representante do Concelho na Gala Final.
Refira-se que o concurso Miss Mundo Portugal realiza-se em três fases. A primeira inclui os castings, que decorrerão em todos os distritos, três semi-finais e uma final. Segue-se a segunda fase constituída por um estágio de duas semanas e a terceira fase constituída pela gala.
Nos castings as candidatas vão desfilar numa passerelle mostrando as suas capacidades e originalidade, onde a roupa e a maquilhagem é escolhida por elas. Todas as candidatas que tenham perfil para concorrer passarão à etapa da Gala Final Miss Mundo Algarve.
No final de Junho realizar-se-á a grande Gala Final da Região do Algarve, onde, de entre as 16 concorrentes, será eleita a Miss Mundo Algarve. As concorrentes top 3 que passarem à fase final participarão na semi-final e final da Miss Mundo Portugal, em Lisboa.