quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lagoa: Inaugurada a Galeria ARTE ALGARVE


A GALERIA ARTE ALGARVE, a maior galeria de arte privada em Portugal, com 1400m², inaugurou dia 9 de Julho na Única Adega Cooperativa do Algarve em Lagoa.

500 pessoas quiseram ver o que 44 artistas de toda a Europa, incluindo 15 fotógrafos de Praga têm para expor: pinturas, esculturas, fotografias e cerâmica de artistas de renome como Stela Barreto e muitos mais.

A inauguração contou com uma performance do grupo de dança Kapa2 de Lagos e os visitantes tiveram a oportunidade de apreciar uma prova do vinho da adega.
Aberto de Seg.feira a Sab 10h – 18h, com entrada livre.

Entrada exposição special “Naked in Algarve” 2,50 €. A Adega Cooperativa esta no centro de Lagoa com entrada directamente da N125.
--

BIBLIOTECA DE PRAIA EM QUARTEIRA

O projecto Biblioteca de Praia decorrerá pelo oitavo ano consecutivo, em Quarteira, entre 20 de Julho e 31 de Agosto, das 10h45 e as 17h45. A Biblioteca de Praia estará situada na Avenida Infante Sagres, em frente à Praça do Mar, numa organização da Biblioteca Municipal de Loulé.

Nesta viatura estarão à disposição dos leitores cerca de 1400 livros, com especial incidência na literatura, para além de contar com outras temáticas que compõem uma biblioteca, como o acesso a jornais locais, regionais, nacionais e revistas que podem ser consultadas numa esplanada com vista privilegiada para o mar.
Para além da consulta local, os livros estarão disponíveis para empréstimo, dois de cada vez, por um período de cinco dias, mas com hipótese de renovação.
Promover a leitura durante o período de férias e divulgar as actividades da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen junto dos turistas são os principais objectivos desta iniciativa.

Casa do Povo de Messines organiza VERÃO DESPORTIVO 2011

Com o fim das aulas e o início das férias grandes deu-se início ao Campo de Férias da Casa do Povo de Messines – VERÃO DESPORTIVO 2011, que surge, este ano, a proporcionar um programa repleto de actividades e de diversão com actividades de carácter lúdico e também formativo.

A parte lúdica é composta por praia, equitação, surf/ bodyboard, bowling, canoagem, mini-golf e outras actividades desportivas colectivas, ao passo que a vertente pedagógica consiste em acções de sensibilização, especialmente no âmbito da Protecção Civil, e com destaque para a parceria com os Bombeiros Voluntários de S.B. Messines.
Tendo em conta a experiência dos últimos anos, este será mais um ano de sucesso para as crianças e, acima de tudo, de divertimento e alegria.

MÚSICA E CULTURA DE ÁFRICA EM QUARTEIRA

A cidade de Quarteira recebe no dia 23 de Julho, a partir das 22h00, a IX FestÁfrica – Festival de Música e Cultura Africana do Algarve, que decorre na Praça do Mar.
Esta organização da APALGAR – Associação de Amizade dos Palop no Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, é uma proposta dirigida simultaneamente à comunidade africana local, a toda a população da região e ao conjunto de turistas nacionais e estrangeiros que afluem habitualmente ao Algarve.

A música e a dança, vertentes tão importantes para a cultura africana, serão as componentes em destaque neste evento e, pelo palco, irão passar o organista Quim Gonçalves, o Grupo de Capoeira Contemporânea, o Grupo de Dança da APALGAR, o Grupo de Dança “Tropical Girl’s” e o teclista Julião Moçambicano.
A entrada é livre.
Com uma forte integração no Concelho de Loulé, sobretudo na cidade de Quarteira, a comunidade africana tem encontrado na FestÁfrica, ao longo de quase uma década, um palco privilegiado para as suas mais importantes expressões artísticas e culturais.

Lusitanistas debatem o ensino das Humanidades

A décima edição do Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) decorre de 18 a 23 de Julho, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, estando prevista a participação de mais de 350 investigadores, provenientes de cerca de uma centena de Universidades, com um total de 325 comunicações.

Para Petar Petrov, coordenador executivo do congresso, “a importância deste evento tem a ver com internacionalização: num mundo globalizado, como o nosso, as Universidades devem estar abertas para novos desafios e experiências, apostarem numa maior visibilidade do trabalho dos seus docentes e investigadores”.
Questionado sobre o que poderão esperar os participantes, Petar Petrov realça a “oportunidade de conhecer pessoalmente colegas de vários quadrantes geográficos e se inteirarem da produção científica e de metodologias de investigação desenvolvidas em instituições estrangeiras”.

A troca de experiências relativamente ao ensino das Humanidades, também foi realçada pelo coordenador executivo, bem como os problemas associados à mudança de paradigmas nas Universidades na era pós-moderna. “O convívio trará outras vantagens, como estabelecimento de projectos de investigação que envolvam várias instituições; programas comuns a nível de pós-graduações, como 2º e 3º ciclos, tipo Erasmus Mundus e Programas de Doutoramento.
Sobre os pontos altos do Congresso, além da apresentação das comunicações, todas avaliadas previamente, o que garante um elevado nível de cientificidade, Petar Petrov realça ainda as conferências de abertura e de encerramento, a cargo de Reitor da Universidade de Cabo Verde e da Profª. Anna Klobucka, respectivamente; a mesa redonda com os seguintes escritores: Ana Paula Tavares (Angola), Márcio Souza (Brasil), Germano Almeida (Cabo Verde), Lídia Jorge e Nuno Júdice (Portugal) e Carlos Quiroga (Galiza); a mesa redonda sobre as Relações Literárias e Culturais Luso-Afro-Brasileiras, com participação dos professores e investigadores: Gilberto Mendonça Teles e Benjamin Abdala Júnior (Brasil), Francisco Noa (Moçambique), Fernando Cristóvão e Arnaldo Saraiva (Portugal); e a apresentação de livros de poesia, de narrativa e de ensaio, revistas especializadas e projectos de investigação.

Sobre o Congresso:

Este congresso, cuja Comissão de Honra é presidida por Sua Excelência o Presidente da República, chega à Universidade do Algarve depois de já ter passado por universidades tais como, Poitiers, Leeds, Coimbra, Hamburgo, Oxford, Rio de Janeiro, Brown, Santiago de Compostela e Madeira.
Do vasto programa destes cinco dias de congresso, fazem parte comunicações sobre Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Africana de Língua Portuguesa. Quinze comunicações sobre o Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, integram também este encontro.
A Linguística estará igualmente em destaque, assim como sessões dedicadas ao Teatro, ao Cinema, à Música, à Comunicação Social e às relações entre a Arte e a Sociedade.

“ANTRA” é o nome da nova Associação Nacional de Transporte de Doentes

O sector do transporte de doentes configura-se na actualidade como sendo das actividades com maior importância. Esses transportes são assegurados por Bombeiros, Associações Humanitárias e empresas, no entanto existem algumas situações excepcionais que são as empresas ou associações criadas pelas juntas de freguesias.

Representantes das Associações Humanitárias de Transporte de Doentes - ANTRA

Assim e por forma a que as Associações Humanitárias que representam este sector, se vejam mais e melhores representadas e defendidas, contra algumas situações de benefícios concedidos a uns e não a outros, e podendo vir a ser parceiro de negociações com a Secretaria de Estado da Saúde na resolução e melhoramento destes serviços, foi criada com escritura publica num cartório notarial de Torres Vedras, a ANTRA.
Estiveram presentes com adesão de sócios fundadores, as Associações Humanitárias de:
UASO, A-Dos-Cunhados, Alfeizerão, Assenta, Cabeça Gorda, Carvoeira, Dois Portos, Encarnação, Freiria, Maceira, Moita dos Ferreiros, Outeiro da Cabeça, Porto de Mós, Ponte de Sôr, Pontével, Porto, Quarteira, Ramalhal, Reguengo Grande, S. Teotónio, Treifal e Vilar.
Em Setembro próximo a ANTRA, reunirá em Assembleia-geral, para eleger os seus corpos sociais e directivos.

VR Stº. António: Posição do PCP sobre o arresto do património da SGU

A empresa municipal de VRSA, Sociedade de Gestão Urbana (SGU) foi surpreendida com o arresto dos seus imóveis e créditos, decretado pelo Tribunal de Vila Real de Santo António.
Tal foi devido ao não pagamento pela SGU, da última prestação da compra que fez das instalações da antiga fábrica da Cidademar, cujos terrenos se encontram integrados no Plano de Pormenor da Zona do Cemitério. Este plano transformou solos de aptidão industrial em solos urbanos, na frente ribeirinha da cidade.

Através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, a Concelhia do PCP de VRSt. António afirma que "trata-se de uma vergonha a que a gestão do PSD sujeitou o município de Vila Real de Santo António, única na sua história, e que deve ser assinalado como um “ponto negro”, na hora de ser julgado o mandato de Luís Gomes.

Outras empresas e fornecedores a quem a Câmara Municipal, no seu conjunto, deve milhões de euros há já tanto tempo, teriam legitimidade para proceder da mesma forma, levando à paralisia dos serviços municipais no seu conjunto, risco que continua a existir.

Os tempos não estão fáceis para o município que, com os votos da maioria absoluta do PSD, obteve autorização para contrair um empréstimo de cerca de 60 milhões de euros e está em dificuldades para encontrar quem lhe financie a dívida.
A SGU tem uma das maiores dívidas das empresas municipais do país, apesar de Vila Real de Santo António ser um concelho de pequenas dimensões.
O PCP tem alertado sobre a política errada de excesso de competências atribuídas à SGU. Com os poderes que detém, esta empresa subtrai-se ao próprio órgão, constituindo uma câmara não eleita dentro da própria autarquia, onde muitas vezes o poder de decisão reside na SGU e o de servidora administrativa, na própria autarquia.
Este caminho, seguido para contornar os limites legais do endividamento e procedimentos administrativos, através de engenharia financeira, já fez a câmara municipal transferir para a SGU a gestão do Parque de Campismo, do Complexo Desportivo Municipal, das Águas e Saneamento Básico, entre outras competências.
O PCP tem votado contra esta perigosa deriva de direita neoliberal com os seus votos, neste momento insuficientes para impedir a consumação desta política. Denuncia esta gestão, baseada em receitas virtuais, que está a causar, a cada ano, dez milhões de euros de prejuízos e agravamento da dívida, em prejuízo dos trabalhadores da empresa e da população.
Apesar das promessas do PSD, o desenvolvimento do concelho não está a arrancar, antes pelo contrário. Acumulam-se os encerramentos de empresas, os despedimentos, a mudança de sentido do comércio com a expansão de supermercados e lojas chinesas.
O que floresce são as manifestações de interesse dos especuladores imobiliários, o populismo através da propaganda, colmatada com o regresso a manifestações parecidas com a caridadezinha, tão ao gosto da direita, na multiplicação de programas de assistência social.
Por último, lembramos que o PSD dispõe de expressiva maioria absoluta, pelo que só a resistência e o esclarecimento das populações pode alterar esta deriva autárquica e fazer o conselho retomar o rumo do progresso, da produção e do emprego", conclui o documento dos comunistas de VRSt. António.

CONCENTRAÇÃO – ACESSO CONDICIONADO À ILHA DE FARO

No âmbito da XXX Concentração Internacional de Motos, a autarquia farense, em articulação com a GNR e a J.F. Montenegro, estabeleceu que entre os dias 13 e 16 de Julho, entre as 21h00 e as 07h00, a circulação automóvel na ilha de Faro estará condicionada.

Está interdito o trânsito automóvel (excepto a residentes e fornecedores) a partir do Centro Náutico para o lado nascente da ilha.

O comércio e restauração funcionarão em pleno e estão previstos locais de estacionamento reservado só para motos.

A Câmara de Faro apela à utilização de transportes públicos no acesso à ilha de Faro para facilitar a fluência de trânsito automóvel habitual durante este evento.