domingo, 24 de outubro de 2010

Na UALG: Daniel Sampaio fala sobre o "Papel do psicólogo face aos comportamentos de risco dos adolescentes"


26 de Outubro, Grande Auditório da UAlg , Campus de Gambelas, em Faroo
O Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade do Algarve (NEPsi) realiza no próximo dia 26 de Outubro, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, em Faro, o 1º Dia NEPsi, que conta com a presença do psiquiatra e escritor português Daniel Sampaio. A iniciativa pretende celebrar o quinto aniversário deste núcleo e reunir todos os alunos do curso de Psicologia da UAlg.
O "Papel do psicólogo face aos comportamentos de risco dos adolescentes" é o título da comunicação que será apresentada por Daniel Sampaio.
Saul Neves de Jesus, professor catedrático da UAlg, vai falar sobre “A Psicologia da Arte e da Criatividade”. Depois de cada uma das comunicações seguir-se-á um momento de debate.
Segundo Pedro Lobo, presidente da direcção do NEPsi, “o esforço e o mérito devem ser reconhecidos, por isso, o evento servirá para distinguir o melhor aluno de cada ano e ciclo do Departamento de Psicologia”. O NEPsi decidiu criar a “Distinção Saul Neves de Jesus” para homenagear este professor, quer pelo seu percurso como estudante de Psicologia na Universidade de Coimbra (criador do Núcleo de Estudantes de Psicologia, membro de vários órgãos de gestão, membro da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra e membro da primeira Direcção da Associação Nacional de Estudantes de Psicologia), quer pelo seu percurso na UAlg (ver nota biográfica).
A participação é totalmente gratuita e confere certificado de participação.

Algarve discute a competitividade entre Destinos Turísticos



29 Outubro, Auditório da CCDR Algarve, em Faro

No âmbito do COMPETITIVTUR, um projecto de investigação desenvolvido pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve (CIITT/UAlg) para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), realiza-se no próximo dia 29 de Outubro, às 10h00, no Auditório da CCDR Algarve, em Faro, um seminário internacional subordinado ao tema “Tourism Competitiveness on Mature Destinations: An Empirical Approach”, que conta com a presença do Professor Larry Dwyer, especialista de renome mundial nas áreas de Economia do Turismo, Marketing, Gestão e Políticas Públicas.
O seminário procura promover junto dos agentes do sector a reflexão e o debate em torno do tema da competitividade, sobretudo através da demonstração de metodologias, boas práticas e casos de sucesso.
Tendo como motivação a necessidade de gerar conhecimento científico de suporte ao planeamento e decisão das políticas públicas, com influência na competitividade do turismo e das diversas actividades que lhe estão associadas, o COMPETITIVTUR visa formular e aplicar uma metodologia de análise da competitividade regional do sector, numa óptica de desenvolvimento, integração e partilha do conhecimento. Numa primeira fase, e de forma mais alargada na segunda fase, o projecto dará ênfase ao quadro concorrencial da bacia do mediterrâneo, tendo por base as províncias de Espanha.
O estudo conta com a orientação geral do Prof. Fernando Perna, coordenador do CIITT/UAlg, e tem como responsáveis das áreas de Turismo/Mercados e Econometria os investigadores Maria João Custódio e Pedro Gouveia.
Inscrição obrigatória em www.ccdr-alg.pt (eventos)

Associação de Municípios “Terras do Infante” e Município da Batalha celebram 550 Anos sobre a Morte do Infante D. Henrique


Presidente da República estará presente em Lagos


O programa da Celebração dos 550 Anos sobre a Morte do Infante D. Henrique, a ter lugar entre os dias 12 e 14 de Novembro nos Municípios de Lagos, Vila do Bispo, Aljezur e Batalha, foi oficialmente apresentado em Conferência de Imprensa no passado dia 18.
Nesta iniciativa estiveram presentes os três presidentes de Câmara que compõem a “Terras do Infante - Associação de Municípios”: Júlio Barroso (autarca de Lagos e presidente do Conselho Directivo da Associação), Adelino Soares (autarca de Vila do Bispo), José Amarelinho (autarca de Aljezur), Cíntia Silva (vereadora da Cultura da autarquia da Batalha) e Armando Mota, compositor da Suite das Descobertas, peça sinfónica que será estreada por esta ocasião.
“Este é um evento que procura honrar a figura do Infante D. Henrique, a sua história e o que esta figura ímpar representa para Portugal e para o Mundo, e é neste pressuposto que gostaríamos que esta Celebração se realizasse a nível nacional”, começou por afirmar Júlio Barroso, na condição de Presidente do Conselho Directivo da Associação “Terras do Infante”.
O autarca fez uma apresentação geral sobre o programa desta Celebração (ver documento anexo) destacando o facto de que, em cada um dos 4 municípios envolvidos, estão previstas iniciativas evocativas do Infante, nomeadamente as que dizem respeito à estatuária e à realização de palestras diversas sobre esta temática.
Júlio Barroso, a propósito das personalidades que aceitaram fazer parte da Comissão de Honra deste evento (ver documento anexo), anunciou, em primeira mão, a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, no dia 13 de Novembro, em Lagos, onde participará na sessão protocolar e assistirá à ante-estreia da Suite das Descobertas.
No que diz respeito a toda a programação e temáticas abordadas nestes três dias, o presidente ainda informou de que tudo será actualizado, em permanência, no site temporário www.550anos-infantedomhenrique.com.
Cíntia Silva, vereadora do Pelouro da Cultura do Município da Batalha, começou por referir que, desde a altura em que foi lançado o convite para a Batalha se associar a esta Celebração que “a autarquia não teve dúvidas em participar nesta importante iniciativa até porque, como é sabido, é no Mosteiro da Batalha que D. Henrique se encontra sepultado”. Quanto ao programa, no dia 14, na Batalha, além da Missa de Sufrágio em memória do Infante D. Henrique, celebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, também se realizará uma palestra e, no final da manhã será inaugurado o Busto do Infante D. Henrique, localizado no Largo do Infante (Mosteiro da Batalha) que, de acordo com a vereadora, “será brevemente alvo de uma requalificação, o que se poderá entender como mais uma homenagem a esta grande figura da História Portuguesa”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, “o grande mérito desta celebração é o facto de conseguir unir 4 municípios para celebrar em conjunto a figura do Infante”. De acordo com o mesmo, “esta figura ímpar foi, talvez, moderna de mais para a época em que viveu, e por isso devemos saber reconhecer a sua importância na história do nosso país”. “O importante é que se saiba celebrar o Infante” afirmou o autarca a propósito das limitações financeiras dos municípios “que condicionam uma Celebração com mais pompa e circunstância”.
“O espírito inovador de D. Henrique deve acompanhar-nos sempre e é por essa razão que gostaríamos que esta Celebração fosse participada, envolvendo as comunidades neste espírito de reconhecimento pela história desta figura histórica”, apelou o autarca no final da sua intervenção.
Quanto às actividades previstas para o Município de Aljezur, e que marcarão o arranque da Celebração no dia 12, o seu Presidente, José Amarelinho, referiu que serão “mais singelas, mas dignas. Uma vez que Aljezur ainda não contava com nenhuma estatuária referente ao Infante, será por esta ocasião inaugurado, no jardim junto ao Museu Municipal, um conjunto escultórico, da autoria dos escultores Moisés Preto Paulo e Carlos Bajouca”. Reforçando a ideia do seu colega, José Amarelinho reforçou que “esta Celebração será levada a cabo com poucos recursos financeiros, mas de uma forma muito entusiástica e séria, defendendo igualmente a importância de reconhecer os feitos do Infante D. Henrique”.

Habitação, emprego e educação nas prioridades da candidatura “Atitude & Confiança” liderada por Bruno Inácio, à JSD/Algarve


Candidato a Presidente da JSD/Algarve, Bruno Inácio

Da esquerda para a direita: Carlos Gouveia Martins, candidato a vice-presidente, Jorge Vicente, mandatário distrital, Bruno Inácio, candidato a presidente, João Silva, candidato a vice-presidente e Inês Cabrita, candidata a vice-presidente.

Jorge Vicente, Presidente da J.F. Ferreiras (Albufeira) é o Mandatário Distrital
Teve lugar, no dia 21 de Outubro, a apresentação da candidatura “Atitude & Confiança” liderada por Bruno Inácio, à JSD/Algarve.
A estrutura que vai para eleições após a saída de Fábio Bota tem sufrágio marcado para o próximo dia 13 de Novembro e assistiu à apresentação deste candidato e da sua equipa na sede do PSD distrital em Faro, numa sala onde faltaram lugares para as dezenas que quiseram assistir à sessão.
Nesta sessão foram apresentados os candidatos a vice-presidentes da estrutura, João Silva (Albufeira), Inês Cabrita (Silves) e Carlos Gouveia Martins (Portimão). Foi ainda apresentado o mandatário distrital da candidatura, Jorge Vicente, um dos mais jovens Presidentes de Junta de Freguesia do Algarve e exemplo de dedicação pública em prol das populações. Jorge Vicente é aquilo a que Bruno Inácio chamou de “exemplo de um jovem que não sendo partidário faz política na sua forma mais nobre, numa junta de freguesia onde os problemas das populações estão mais próximos”.
Depois da apresentação do mandatário distrital e dos candidatos a vice-presidentes a sessão começou com a intervenção do Presidente demissionário da JSD/Algarve, Fábio Bota, que agradeceu a todos os bons anos de JSD que teve e enalteceu o papel da estrutura na região. Deixou palavras de incentivo para com esta candidatura e elogiou Bruno Inácio que considerou ser “a pessoa certa para liderar um novo projecto para a JSD/Algarve”.
Quem igualmente interveio foi o mandatário distrital da candidatura, Jorge Vicente, que agradeceu o convite que lhe foi dirigido e afirmou que era com muito gosto que aceitou o mesmo por considerar que se tratam de “pessoas válidas, com perfil e com capacidade para levar por diante um projecto credível em prol dos jovens no Algarve”. O mandatário referiu ainda que hoje as pessoas estão fartas de tricas partidárias e que querem que lhes seja dita a verdade. “Hoje vê-se um empurrar de responsabilidades entre os responsáveis políticos e as pessoas querem é que se encontre soluções para os seus problemas”, acrescentando que acreditava que esta “equipa que agora se apresenta tem qualidade para fazer a diferença”.
A intervenção final pertenceu ao candidato a Presidente da JSD/Algarve, Bruno Inácio, que fez uma análise do estado da região no que respeita à juventude e apresentou as razões da sua candidatura. Depois de agradecer a Fábio Bota e a Miguel Guerreiro (Presidente demissionário da Mesa do Plenário da JSD/Algarve) pelos anos que teve a trabalhar com eles, lançou igualmente palavras de agradecimento e elogio a Jorge Vicente, mandatário distrital da candidatura.
Numa alusão seu ao passado recente como dirigente da JSD/Algarve, Bruno Inácio referiu que “não quero me apresentar como melhor, nem como pior do que quem antes de mim esteve. Apenas quero garantir que serei diferente”.
O candidato apresentou as razões da sua candidatura e referiu que para além de ter uma visão muito clara daquilo que pretende para a região e de ter conseguido reunir um grupo de jovens com qualidade de intervenção política, está nesta candidatura porque quer “fazer politica com consequências”. De resto esta foi a tónica do seu discurso onde por várias vezes sublinhou a “necessidade de haver uma consequência das acções políticas das estruturas partidárias”.
Houve ainda a oportunidade para apresentar aquelas que são as prioridades para o seu mandato, caso seja eleito: habitação, emprego e educação. Segundo o candidato, nestas três áreas existem “graves problemas que os jovens algarvios sentem e que a JSD/Algarve têm o dever de colocar em discussão pública”. Na área da habitação falou daquilo que considera ser “o sufoco de uma geração altamente endividada, o que acaba por ser castrador da emancipação dos jovens”. Lançou criticas ao governo pela má gestão do programa Porta 65 (de incentivo ao arrendamento jovem) e criticou a falta de preocupação dos nossos governantes com este problema. Na área do emprego comentou aquele que considera ser “o maior drama dos jovens no Algarve, com a região a passar pela primeira vez na historia desde que existem estatísticas os 30 mil desempregados, com a maior taxa do país, cerca de 22%”. Voltou a criticar o governo por adiar sucessivamente obras públicas essenciais no Algarve que em muito poderiam ajudar a reverter esta situação desesperante. No que respeita a educação deixou vários avisos e chamadas de atenção. Referiu-se à recente nomeação de António Pina para provedor do aluno da Universidade do Algarve que considerou positiva mas alertou que “estaremos atentos à sua acção e esperamos que as pontes que pretendem ser criadas com os alunos sejam sólidas e de interesse comum”. Ainda sobre a universidade deixou palavras de preocupação para com a forma como o governo distribui o dinheiro pelas universidades e mostrou-se apreensivo quanto à situação financeira da Ualg. No que respeita ao ensino secundário, referiu que “o facto da primeira escola pública do Algarve aparecer na posição 69 dos rankings nacionais é a imagem do investimento que o governo faz na educação na região” e sublinhou ainda que “se não fossem as autarquias que têm investido milhões no parque escolar, a nossa melhor posição seria ainda pior”. Ainda sobre o tema mostrou preocupação sobre a forma como têm sido realizadas as transferências de competências nesta área, do Ministério da Educação para as autarquias, naquilo que chamou de “presente envenenado”.
Para finalizar abordou ainda os temas da inexistência de uma rede de transportes públicos na região e da luta de que pretende fazer parte pela regionalização. Finalizou referenciando duas questões muito concretas: a desorçamentação do IPJ no Algarve cuja actividade se encontra extremamente limitada e ainda o mesmo problema no que respeita à Direcção Regional de Cultura.

Município de Tavira celebra Protocolo com Provedoria de Justiça


Com o objectivo de facilitar a apresentação de queixa ao Provedor de Justiça, a Câmara Municipal de Tavira celebrou com a Associação Nacional de Municípios Portugueses um protocolo, através do qual as autarquias aderentes disponibilizam meios informáticos gratuitos para acesso ao formulário de queixa constante em www.provedor-jus.pt.
O Provedor de Justiça é, nos termos da Constituição, um órgão de Estado eleito pela Assembleia da República que tem como função a defesa e promoção dos direitos, liberdades e interesses legítimos dos cidadãos, assegurando, através de meios informais, a justiça e a legalidade do exercício dos poderes públicos.
Os utentes podem apresentar queixas contra serviços da Administração Pública (central, regional e autárquica), das Forças Armadas, das Forças de Segurança, dos Institutos Públicos, das entidades administrativas independentes e, também, contra as empresas públicas ou de capitais maioritariamente públicos, concessionárias de serviços ou de exploração de bens de domínio público.
O Provedor de Justiça aprecia e analisa queixas contra ilegalidades ou injustiças praticadas e interpela as entidades visadas, solicitando informações e realizando inquirições e inspecções. Caso se conclua existir irregularidades, o Provedor pode emitir recomendações aos poderes públicos.
As queixas podem ser apresentadas directamente ao Provedor de Justiça ou a qualquer agente do Ministério Público. Estas podem ser feitas presencialmente nas instalações da Provedoria de Justiça, assim como por carta, fax, telefone, correio electrónico e mediante o preenchimento do formulário disponível no sítio do Provedor http://www.provedor-jus.pt/queixa.htm.
As autarquias devem oferecer assistência no preenchimento do formulário online, sempre que esta seja solicitada pelo cidadão.

ALGAR galardoada com o Prémio de “Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2010”


A ALGAR recebeu o prémio de «Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2010», no âmbito de uma cerimónia pública, presidida por Sua Excelência a Ministra do Ambiente Engª. Dulce Pássaro, que decorreu no Centro Cultural de Belém. O troféu evocativo do prémio, concebido com materiais reciclados pelo Arquitecto Siza Vieira, foi entregue ao Presidente da Empresa Dr. Luís Faísca e ao seu Administrador Dr. Hélio Barros.
A distinção atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pelo Jornal Água e Ambiente, contempla o citado prémio alusivo ao tema «Qualidade de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos Prestados aos Utilizadores».
O Júri para atribuição deste prémio foi constituído pelas seguintes entidades: ERSAR, Jornal Água & Ambiente, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
O prémio atribuído vem reconhecer e galardoar o desempenho global da ALGAR na gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de RSU do Algarve.
Por unanimidade o júri homenageou ainda o empenho da ALGAR no âmbito da valorização orgânica de resíduos verdes, a recuperação do biogás, a caracterização dos resíduos, a qualidade dos lixiviados após tratamento, e também a construção em curso, de uma unidade de valorização orgânica de resíduos urbanos. Foi ainda salientada a Certificação em Qualidade e Ambiente, de que a empresa é detentora.
A atribuição deste prémio, tem como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos, divulgando casos portugueses de excelência, como este da ALGAR.

Lagos comemora Dia do Município



Festas decorrem de 23 a 31 a Outubro

À semelhança de anos anteriores, Lagos vai comemorar, no próximo dia 27 de Outubro, o Dia do Município, Feriado Municipal celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos. Para além das iniciativas de cariz institucional e protocolar, terão lugar diversas actividades recreativas que habitualmente marcam este dia.
Da programação, que se vai desenrolar entre os dias 23 e 31 de Outubro, destaca-se, no dia 27, a Inauguração da Esquadra da PSP, numa cerimónia que será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e onde estarão igualmente presentes entidades de âmbito local, regional e nacional.
Destaque, também, para a Inauguração da Exposição “Retratos do Infante”, no Centro Cultural de Lagos, e o Concerto Comemorativo, este ano a cargo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com o solista Eudoro Grade.
Da programação prevista, destacam-se, ainda, a tradicional Estafeta dos Descobrimentos (nesta edição alargada ao Município de Vila do Bispo), o 4º Passeio em Patins de Lagos, a 1ª Prova de Resistência – Cidade de Lagos em Radiomodelismo, o XXXII Festival de Coros do Algarve e a Regata Infante Dom Henrique (Cruzeiros) – Dia da Cidade, organizada pelo Clube de Vela de Lagos. No dia 30, as Piscinas Municipais de Lagos associam-se às comemorações do Dia do Município, e assinalam o seu 3º aniversário, com a abertura das piscinas a todos os munícipes.

Estamos Orgulhosos - Águas do Algarve




Na 4º edição dos prémios de qualidade, atribuídos pelo jornal Água&Ambiente e pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a Águas do Algarve, SA foi pela 2ª vez galardoada pela sua actividade, desta vez no tema: “Qualidade de serviço de saneamento de águas residuais urbanas prestado aos utilizadores”. Recorde-se que em 2007, a Águas do Algarve SA recebeu o prémio pela “Qualidade da Água para Consumo Humano”, relativo à avaliação efectuada no ano de 2004, 2005 e 2006.
De forma resumida, apresentamos os comentários que foram tecidos à Empresa aquando da atribuição deste galardão:
“ Num sector onde ainda há muito para fazer no País, o prémio atribuído justifica-se pelo papel importante, dinâmico e pró-activo da Empresa Águas do Algarve, SA na gradual melhoria ambiental da região no que diz respeito às águas residuais urbanas, através de um sistema complexo que assegura um serviço em alta de crescente qualidade, cobrindo a quase totalidade do território, com mais de 210.000 alojamentos.
Como aspectos mais positivos realça-se o facto da extensão da certificação em qualidade, ambiente e segurança a mais 16 subsistemas de saneamento no ano de 2009 fazendo um total de 22 subsistemas, o bom desempenho em termos de qualidade das águas residuais recolhidas e de análises de água residuais realizadas a toda a população equivalente, servidas por instalações de tratamento em que se verifica o cumprimento dos parâmetros de descarga e destino adequado de lamas, ressalvando a boa qualidade da informação fornecida no âmbitos das avaliações, realça-se o trabalho técnico que tem sido desenvolvido na procura das melhores soluções que promovam a reutilização da água.”
A Águas do Algarve irá ainda receber um selo de qualidade, criado especificamente para os vencedores destas distinções, de forma a ser enaltecido e reconhecido todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Região.
Referimos que a análise efectuada pelo júri (constituído pela ERSAR, Jornal Água e Ambiente, LNEC,APDA, APRH, APESB), baseia-se numa avaliação qualitativa e quantitativa de toda a informação disponível no RASARP (Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal), tendo o prémio sido atribuído por unanimidade.
A Cerimónia de entrega deste prémio, foi presidida pela Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território e desenvolvimento regional – Eng Dulce Pássaro, decorreu dia 20, pelas 19.00 horas, no CCB em Lisboa, integrada naquela que é uma das Conferências mais importantes do Sector – a 5ª edição da Expo Água, onde anualmente é efectuada a atribuição dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos, às entidades portuguesas que mais se distingam nesta área.
Este ano foram atribuídos de 5 prémios de acordo com as seguintes categorias:
1- Qualidade da água para consumo humano
2- Qualidade de Serviço de Abastecimento Público de Água prestado aos Utilizadores
3- Qualidade de Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas prestado aos utilizadores
4- Qualidade de Serviço de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos prestado aos utilizadores
5- Sustentabilidade Económico financeira das entidades gestoras

A atribuição do Prémio Qualidade da água para consumo humano em 2007, (referente aos anos de 2004, 2005 e 2006), acrescido do agora atribuído, referente à Qualidade de Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas prestado aos utilizadores” ( referente a 2009) são motivos de orgulho e incentivadores para todos quantos trabalham na Águas do Algarve SA em prol da Região do Algarve.

ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES FLORESTAIS DA SERRA DO CALDEIRÃO


A Câmara Municipal de Loulé emitiu um parecer favorável sobre a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, solicitado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, na sequência do pedido de Declaração de Utilidade Pública requerido por aquela Associação.
Este parecer reflecte o modo como a Associação desenvolve as suas actividades e as repercussões na comunidade em geral, nomeadamente em termos da prevenção e combate a incêndios florestais.
Com sede no Barranco do Velho, freguesia de Salir, a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão é uma organização associativa de proprietários e produtores florestais, cujo objecto social inclui a prossecução de actividades directamente relacionadas com a silvicultura, a gestão e a exploração florestais, a actividade agrícola e a prestação de serviços a elas associadas.
Esta entidade tem vindo a desenvolver a sua actividade, nos últimos onze anos, no Concelho de Loulé, em colaboração com a Autarquia, associações de desenvolvimento local, universidades, Direcção Regional das Florestas e Direcção Regional de Agricultura do Algarve, entre outras.
Das actividades desenvolvidas destaca-se a dinamização do processo de constituição de uma ZIF (Zona de Intervenção Florestal) da Serra do Caldeirão/Loulé e elaboração do Plano Específico de Intervenção Florestal, principal documento orientador das acções a implementar no terreno, com vista a uma gestão económica e ambientalmente mais sustentável daquela área. Apresentou também candidaturas a financiamentos comunitários para implementar as acções consagradas no Plano.
Por outro lado, a Associação coordena a actividade de uma equipa de Sapadores Florestais que exerce, entre outras, acções de silvicultura preventiva, primeira intervenção em incêndios florestais, manutenção e beneficiação de infra-estruturas, vigilância e sensibilização do público para a prevenção e limpeza das florestais. A actividade desta equipa é um contributo fundamental na gestão florestal e defesa da floresta contra incêndios do espaço florestal do Concelho, desenvolvendo um serviço comunitário designadamente vigilância das áreas florestais, sensibilização das populações ou remoção de árvores caídas.
A realização e colaboração em actividades de educação ambiental e as candidaturas a projectos de financiamento na área florestal são outras das suas áreas de intervenção.
“Consideramos que o trabalho desenvolvido pela Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão é de extrema importância para o Concelho, desenvolvendo diligentemente e profissionalmente toda a sua actividade de apoio técnico, execução de projectos florestais aos seus associados e comunidade em geral e, deste modo, presta serviços que beneficiam toda a sociedade e o ambiente, além de ser reconhecida na Região pelo seu excelente trabalho”, refere o executivo municipal de Loulé.

Dramaturgo Norberto Ávila apresenta obra em Olhão na Semana da Casa dos Açores


O dramaturgo açoriano Norberto Ávila, talvez o maior dramaturgo português vivo, dá a conhecer ao público algarvio, no próximo dia 4 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Olhão, às 21h00, a sua última obra, Algum Teatro.
Entre 1 e 7 de Novembro decorre a Semana Cultural da Casa dos Açores no Algarve, em Faro e Olhão, na qual esta iniciativa está incluída. Na biblioteca olhanense estará também patente, na primeira semana de Novembro, uma exposição sobre a obra do dramaturgo e coordenada pelo próprio.
Na apresentação da obra de Norberto Ávila, que será proferida por Dália Paulo, na noite de 4 de Novembro, também o autor estará presente, numa iniciativa organizada pela Casa dos Açores no Algarve e Biblioteca Municipal de Olhão.
O percurso literário de Norberto Ávila mereceu palavras elogiosas de Francisco Rebello: “Pela diversidade e riqueza dos temas dramatizados, pela variedade e adequação dos modelos estruturantes, pelo saber oficinal, pela capacidade inventiva do jogo cénico, pela sábia dosagem do real e do fantástico, do humor e da emoção, do erudito e do popular, e pela articulação perfeita de tudo isto, a obra de Norberto Ávila, já internacionalmente consagrada, ocupa um lugar ímpar no quadro da dramaturgia portuguesa contemporânea”. Já Joan Casas (autor catalão, tradutor de As Histórias de Hakim) referiu: “(…) Norberto Ávila, bom conhecedor daquele segredo que faz da fantasia o melhor instrumento para descobrir a realidade”.
Norberto Gregório Ávila, dramaturgo português nasceu a 9 de Setembro de 1936, em Angra do Heroísmo, Açores. Entre 1963 e 1965 frequentou a Universidade do Teatro das Nações, em Paris. Fundou e dirigiu a revista Teatro em Movimento, entre 1973 e 1975; entre 1974 e 1978 chefiou a Divisão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura. Traduziu peças de Jan Kott, Shakespeare, T. Williams, A. Miller, Schiller, Valle-Inclàn, Fassbinder, entre outros.
As suas primeiras peças (A Descida aos Infernos e O Homem que Caminhava sobre as Ondas) revelavam, segundo Luiz Francisco Rebello, "no seu simbolismo expressionista uma decidida vocação de dramaturgo moderno, que as obras posteriores vieram confirmar" (REBELLO, Luiz Francisco - 100 Anos de Teatro Português (1880-1980), Porto, ed. Brasília, 1984, p. 42).
Conjugando um sentido da representação teatral enquanto acto ao mesmo tempo lúdico e interveniente, foi distinguido com o Prémio Comemorativo do Cinquentenário da Sociedade Portuguesa de Autores, atribuído a As Cadeiras Celestes e com o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, em 1987, para a peça Florânia ou A Perfeita Felicidade. Embora muitas das suas peças permaneçam inéditas (O Labirinto, 1962; A Pulga, 1962; Magnífico I, 1965; O Pavilhão dos Sonhos, 1979; Os Deserdados da Pátria, 1982), grande parte da sua obra encontra-se traduzida em alemão, polaco, servo-croata e espanhol, tendo já sido levada à cena por diversas companhias estrangeiras.

Câmara licenciou os 2 primeiros guarda-nocturnos em Faro



A Câmara licenciou os 2 primeiros guarda-nocturnos em Faro, decisão esta que visa reforçar a segurança de pessoas e bens. Desejavelmente esperamos que outros lhes sigam o exemplo.
Estes profissionais efectuam patrulhamento de proximidade e visibilidade, todos os dias do ano, no horário nocturno, garantindo a segurança dos subscritores e dos seus bens, agindo assim por forma a dissuadir os indivíduos, que pela calada da noite, vagueiam pelas ruas, com o intuito de fazerem o reconhecimento, para de seguida tentarem avançar para a prática de actos ilícitos.
Os guardas-nocturnos funcionarão em estreita articulação e colaboração com as forças de segurança da respectiva área e constituirão uma indiscutível mais-valia para promover um clima de segurança essencial para o bem-estar dos cidadãos.

Em Vila do Bispoo: Comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, vai realizar-se, no próximo dia 25 de Outubro, a iniciativa "Vamos conhecer um Escritor!" com a presença da escritora Regina Gouveia e o escritor Fábio Ventura.
Regina Gouveia, autora de livros de literatura infantil irá às Escolas do Município promover a Leitura e o Ambiente, através de várias actividades que envolvem histórias e experiências únicas e apresentar também o seu último livro onde a poesia e a ciência se misturam de um modo novo e divertido e o jovem escritor Fábio Ventura irá apresentar o seu mais recente livro da saga Orbias – O Demónio Branco, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo.
Trata-se de mais uma iniciativa desenvolvida pelos Serviços da Biblioteca Municipal de Vila do Bispo em coordenação com a Biblioteca Escolar da EB 2,3 São Vicente que tem como objectivo promover o livro e o gosto pela leitura junto da comunidade estudantil do concelho.

A propósito do Orçamento para 2011: PSD Algarve reúne-se com Associações Empresariais


Luís Gomes acabou de tomar posse à frente do PSD/Algarve e já trabalha

A Comissão Política Distrital do PSD Algarve está a promover um conjunto de reuniões com Associações Empresariais Algarvias para analisar a proposta de Orçamento de Estado para 2011 no que se refere à Região.
As reuniões têm como objectivo auscultar as reacções dos empresários ao documento proposto pelo Governo para o Algarve, de forma a consolidar a posição pública do PSD Algarve sobre o referido documento.
Assim, a Comissão Política Distrital do PSD Algarve reúne-se com a AHETA - Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a AIHSA - Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, a CEAL - Confederação dos Empresários do Algarve, a NERA - Associação Empresarial Região Algarve, a AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e a ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.
“Esta será a tónica do PSD Algarve: Tomar posições políticas mas baseadas na proximidade à sociedade, de forma a que a sua actuação seja um reflexo daquilo que realmente interessa à nossa região”, refere Luís Gomes, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.
Para além dos investimentos estruturais, o PSD Algarve pretende saber que iniciativas estão a ser tomadas para a promoção do emprego na região, nomeadamente através do incentivo ao empreendedorismo local.
Recorde-se que, segundo os últimos dados disponibilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Algarve tem mais de 21 mil desempregados inscritos, numa taxa superior aos 13%, muito acima da média nacional.

"VALE DO LOBO É OBRIGADA A REINTEGRAR DIRIGENTE SINDICAL!"


Através de um comunicado de imprensa, Sindicato da Hotelaria do Algarve, faz saber que, "no dia 21 de Outubro, o Tribunal de Trabalho de Faro declarou a reintegração do trabalhador Tiago Jacinto no seu posto de trabalho, no Empreendimento Turístico Vale do Lobo – RTL, S.A., em Almancil, concelho de Loulé, depois de este ter sido despedido ilegalmente em Janeiro passado".
"Este trabalhador foi eleito para a direção do Sindicato da Hotelaria do Algarve em Abril de 2009, sendo esta a principal razão do despedimento ilegal. O exercício da defesa dos direitos dos trabalhadores é um direito consagrado na Lei e tem de ser respeitado pelo patronato", salienta o Sindicato.
Assim, acrescenta a nota de imprensa: "o trabalhador irá ser reintegrado no dia 2 de Novembro na secção de Manutenção após a recusa por duas vezes em aceitar as propostas da empresa de € 3.000 e € 5.000 euros, respectivamente para o trabalhador desistir do processo.
"A luta organizada dos trabalhadores nos seus sindicatos de classe é o único caminho para a defesa dos seus direitos e conquista de melhores condições de trabalho e de vida. Este é mais um exemplo de que quem luta pode sempre vencer, mas quem não luta perde sempre", enfatiza o Sindicato da Hotelaria do Algarve.

I V Jornadas APATRIS 21 "Intervir para Incluir"


A APATRIS 21 – Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, vai realizar, no Sábado, dia 6 de Novembro, as suas 4ª Jornadas - “Intervir para Incluir. O Local de realização é no Campus da Penha, no auditório a designar , da Universidade do Algarve, em Faro.

Programa das 4as. Jornadas da APATRIS 21 “Intervir para Incluir “ 6 Novembro


8.30 - 9h30 Abertura do secretariado

9.30 – 10.00 Sessão abertura

10.00 – 10.30 Epilepsia na criança
Dr. Fernando Tapadinhas
Médico, Hospital de Faro

10.30 – 11.00 INTERVALO

11.00 -12.30 Trissomia 21
- Espectro da população pediátrica com Trissomia 21no Algarve
Dr.ª Luísa Gaspar
Médica Hospital de Faro
- Linguagem, articulação e alimentação na Trissomia 21
Dr.ª Susana Mestre
Terapeuta da fala – APAT
- O adulto com Trissomia 21
Dr.ª Eliane Cruz
Médica, Hospital de Faro

12.30-13.00 - Dislexia na criança
Dra Cláudia Calado
Médica, Hospital de Faro

13.00-14.30 ALMOÇO

14.30-15.00 Educação para a saúde e educação sexual na escola
Prof. Dra. Gabriela Silva
Investigadora do CIES, ISCTE

15.00-16.15 -Adolescência no Jovem com deficit cognitivo
Dr.ª Maria do Carmo Marcelino
Médica, Hospital de Faro
Dra. Andreia
Psicóloga, Hospital de Faro
- Alterações posturais na adolescência
Dr. Carlos Machado
Medico, Hospital de Faro

16.15-16.45 Intervalo

16.45- 17.15 - Aspectos jurídicos na deficiência mental
Dr.ª Alexandra Moita
Jurista – APATRIS 21

17.15 – 17.45 A Integração Neuro Sensorial, nas perturbações do desenvolvimento
Dra. Paula Serrano
Terapeuta ocupacional, Escola das Brincadeiras
18.00 - ENCERRAMENTO

Portimão recebe acção de promoção do empreendedorismo jovem


Roadshow “Empreende JA”
Informar sobre programas e iniciativas relacionadas com o tema do emprego e do empreendedorismo e aconselhar e apoiar as melhores iniciativas empresariais são os objectivos do Roadshow “Empreende JÁ”, uma acção nacional que vai estar em Portimão entre 25 e 30 de Outubro.
Para além de uma unidade móvel, localizada na Praça 1º de Maio, onde vão ser realizadas acções de informação e aconselhamento entre as 10h00 e as 19h00, esta iniciativa vai ainda promover acções de formação gratuitas na Loja Ponto JA.
Destinada a jovens entre os 16 e os 34 anos, o curso GET- IT– Formação para Empreendedores, criado pela FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação - e pela HP - Hewlett Packard, tem como objectivo dotar de competências para conseguir um emprego ou para criar o próprio negócio. Os interessados em participar poderão fazer a inscrição na Loja Ponto JA Portimão, Rua Pé da Cruz 12, telefone 282 422 388, e-mail: lojaja.portimao@ipj.pt
Mais informações em http//juventude.gov.pt