quarta-feira, 18 de maio de 2011

Temporal em Faro: INUNDAÇÕES CAUSARAM GRAVES PREJUÍZOS NA RUA DE S. LUÍS

Como se pode ver pela nossa foto-reportagem, a maior parte do comércio e restaurantes daquela rua junto ao Estádio S. Luís, do Sporting Clube Farense, foi uma das mais afectadas pela forte chuva que hoje de manhã se abateu sobre o Algarve, com especial incidência na capital algarvia, que sofreu várias inundações em ruas, comércio local, garagens, habitações e Aeroporto Internacional, dando muito trabalho aos Bombeiros de Faro.

Comércio com muitos prejuízos na Rua de S. Luís

No Restaurante Rainha não houve descanso para limpar tudo

Doze Bombeiros da Força Operacional Conjunta (FOCON) de Faro tentaram, desde as 12h37 (hora que foi dado o alerta) até ás 23h00 de hoje, retirar a água que inundou uma garagem na Rua de São Luís, em Faro, onde desde o início das operações foi aventada a hipótese de estar uma mulher dentro ou entre as 8 viaturas e uma mota que ficaram submersas, situação que acabou por não se confirmar.

Limpa-fossas da FAGAR foi decisivo na bombagem da água da garagem
Depois de várias horas de intenso trabalho, perto das 23h30, Aníbal Silveira, comandante da FOCON, reconheceu a Algarve Press que "não foi encontrada qualquer vítima na garagem".
Já no que à eficácia dos meios pedidos ao CDOS diz respeito (duas auto-bombas de alto débito), o comandante da FOCON, apesar de não esconder o seu incómodo pela situação, não quis fazer comentários sobre o facto de ter feito o pedido cerca das 16h00 e as moto-bombas só terem chegado (1 de Albufeira e outra de S.B. Alportel) cerca de duas horas depois, mesmo assim a de Albufeira teimou em não pegar, apesar dos esforços dos Bombeiros albufeirenses e farenses, até cerca das 19h30, e a de SB Alportel algum tempo depois, situação preocupante quanto à operacionalidade do material.

Apesar da azáfama, Aníbal Silveira, comandante da FOCON - Faro, sempre prestável

AS MOTO-BOMBAS DE ALBUFEIRA E SB ALPORTEL TEIMAVAM EM NÃO TRABALHAR
Mesmo assim, os mergulhadores dos Bombeiros de Faro, enquanto as bombas de alto débito e a viatura limpa-fossa da FAGAR bombeavam água da garagem para os sumidores da rua, mergulharam durante a tarde e já noite, num trabalho difícil e exaustivo, dada a pouca visibilidade nas águas barrentas, para tentarem confirmar a existência de alguma vítima mortal no interior da garagem, o que não se confirmou.
Moradores e comerciantes não escondiam alguma "revolta" por uma "situação que se repete sempre que chove como hoje e acarreta prejuízos enormes, sem resolução por parte de quem de direito", disseram à nossa reportagem os proprietários do Restaurante Rainha, "revoltados pelos avultados prejuízos".

MERGULHADOR E MERGULHADORA PREPARAM-SE PARA MAIS UM DIFÍCIL MERGULHO NAS ÁGUAS ESCURAS DA GARAGEM ABAIXO DO NÍVEL DA ESTRADA

Morador, Francisco Neves, "staisfeito" (claro)por ter escolhido a vida em vez da viatura
Já o antigo dirigente do Sporting Clube Farense, Francisco Neves, morador no prédio a que pertence a garagem na Rua de S. Luís, contou a Algarve Press que, "apesar de ter ficado com a viatura submersa consegui fugir a tempo da enxurrada que, em poucos minutos, encheu a garagem que tem cerca de sete metros de altura e atravessa os prédios de rua a rua (até ao Largo do Mercado)" - "um vizinho meu ainda conseguiu retirar o seu carro, eu tentei mas desisti porque vi que já não tinha tempo", disse-nos Francisco Neves.


Na Rua de S. Luís, em Faro, não se registou qualquer vítima, mas o mesmo não aconteceu com o trabalhador da EDP que ficou ferido com gravidade depois de ter sofrido uma descarga eléctrica, presume-se, provocada por um raio, que provocou queimaduras de primeiro e segundo graus na face e num braço do funcionário daquela empresa, agora internado no Hospital de Faro, onde já foi submetido a uma cirurgia plástica.
De acordo com o CDOS de Faro, não há danos pessoais a registar, tendo sido mobilizados 156 operacionais, entre bombeiros, PSP, GNR e elementos dos serviços municipais de Proteção Civil.
ML

Agrupamento 554 de Olhão organiza o IV Arraial Escutista

Irá realizar-se, no Jardim Pescador Olhanense, em Olhão, nos próximos dias 4 e 5 de Junho, o IV Arraial Escutista do Agrupamento 554 da Cidade da Restauração.
O Arraial é composto por 5 tendas, onde predominarão Comida, Bebidas, Bolos, Bazar e Caipirinhas.

O arraial receberá várias actuações, desde música popular, demonstração de dança brasileira, fado, etc.

O objectivo desta iniciativa prende-se com a angariação de fundos para o Agrupamento, que faz parte de uma instituição de utilidade pública e, como tal, a manutenção do Agrupamento depende essencialmente deste tipo de actividades.


O Arraial é uma actividade que envolve todo o efectivo, 11 Dirigentes e cerca de 60 elementos (crianças e jovens) e os respectivos pais.
O Agrupamento 554 de Olhão pretende proporcionar aos visitantes muita animação, comida e bebida, elaborando alguns pratos que fazem parte da gastronomia tradicional olhanense, como são os casos do Xarém, Berbigões e Ostras abertas na chapa.

Candidatos do PSD em Aljezur e Sagres

Os candidatos do PSD pelo círculo eleitoral de Faro dedicaram o dia de ontem aos concelhos do barlavento, tendo visitado Aljezur e Vila do Bispo. O final do dia foi marcado por uma conferência sobre o emprego na região, com a presença do economista João Duque.
O dia começou com uma visita a Aljezur, para contactos com a população local. Os candidatos do PSD Algarve foram ouvindo as queixas das pessoas, nomeadamente as motivadas pelo Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Mendes Bota, cabeça-de-lista do PSD Algarve, não poupou as críticas a quem aprovou o Plano “nas costas da população e das autarquias envolvidas”. “É inacreditável que o cabeça de lista por Faro do PS, João Soares, tenha vindo a Aljezur há quatro dias prometer desfazer o que o seu próprio partido aprovou há três meses”, afirmou ainda. “É uma falta de consistência política”, concluiu.
Da parte da tarde, os candidatos do PSD Algarve às próximas legislativas deslocaram-se a Sagres onde foram conhecer um dos empreendimentos turísticos mais recentes da região, o Martinhal Beach Resort, que emprega cerca de 250 pessoas na época alta. Para Mendes Bota “este projecto é um farol na actividade turística do Algarve. São projectos projectos de qualidade como este que merecem o privilégio da sua localização”.
No porto de pesca de Sagres, a comitiva do PSD Algarve ouviu as queixas de Jorge Rosado, presidente da Associação de Armadores de Pesca de Sagres, sobre o novo plano de segurança social, implementado pelo Governo do PS, para esta classe profissional. “O chamado Código Contributivo comprometeu a sustentabilidade da pesca artesanal”, afirmou o cabeça-de-lista do PSD pelo círculo eleitoral de Faro.

Este é um assunto caro a Mendes Bota que já por diversas vezes levou à Assembleia da República, e que considera ser uma injustiça. “Não faz sentido que os proprietários das embarcações sejam obrigados a pagar a segurança social independentemente de poderem trabalhar ou não”. Por isso, o PSD defende “uma alteração deste regime, e o apoio à regularização das dívidas à Segurança Social, provocadas por este novo Código, com redução de juros e pagamentos em prestações”.
João Duque acusa governação Socialista de entrave à criação de emprego na região
À noite, e numa sala do Auditório Municipal de Lagoa cheia, os candidatos do PSD Algarve, Mendes Bota e Pedro Roque, participaram no debate “Emprego no Algarve: Que solução?”. O orador convidado foi João Duque, presidente do ISEG, que apontou o investimento estrangeiro e o fim dos entraves ao licenciamento como o caminho a seguir para revitalizar a região.
“O Estado só atrapalha, só desfaz. Mete dó ouvir as pessoas que querem fazer coisas e não conseguem”, afirmou o economista. João Duque, que relembrou que o facto de Portugal ter pedido ajuda externa tardiamente vai custar aos cofres públicos mais 700 milhões de euros por ano, apontou ainda um rumo para o turismo algarvio. “É preciso diferenciar o turismo do Algarve. Mostrar que é diferente, que vale a pena. Senão, as pessoas vão para outro lado”.
Na sua intervenção nesta conferência o cabeça-de-lista do PSD pelo Algarve, Mendes Bota, denunciou os bloqueios que o governo socialista colocou na região. “Todas as potencialidades que o Algarve tem estão totalmente bloqueadas. Não temos agricultura, nem pescas, nem floresta. E temos uma aposta errada no turismo, com a valorização excessiva do mercado low-cost”, referiu Mendes Bota. “O Algarve é um território com muitos planos, mas que está completamente desordenado”, concluiu.

18 de Maio- Dia Internacional dos Museus

Os museus são, sem dúvida, uma das mais importantes fontes de conhecimento da história da humanidade, contribuindo assim, de forma consequente e inestimável, para o enriquecimento e desenvolvimento das nossas sociedades.

Os museus são, sem dúvida, uma das mais importantes fontes de conhecimento da história da humanidade, contribuindo assim, de forma consequente e inestimável, para o enriquecimento e desenvolvimento das nossas sociedades.
MUSEU DE FARO

MUSEU DE PORTIMÃO
Na persecução destes importantes objetivos, cabe por isso aos países e às regiões uma responsabilidade indeclinável na promoção desses espaços de educação.
Ao dispor de uma rede de museus abrangente e acessível em diversos pontos da região, o Algarve tem participado persistentemente no cumprimento dessa missão, permitindo assim preservar a memória coletiva da nossa comunidade.
Neste Dia Internacional dos Museus, dedicado ao tema Museu e Memória, deixo por isso a min! ha homenagem a todos os profissionais que, diariamente, se dedicam à importante tarefa de preservar, investigar e divulgar os testemunhos materiais da evolução do homem ao longo dos tempos na região algarvia, um dos mais gratificantes serviços prestados à sociedade.
Aos cidadãos do Algarve fica a sugestão: visitar hoje um museu será, por ventura, uma excelente oportunidade para conhecer mais da história da nossa região.

Carlos Silva Gomes

Governador Civil de Faro

Quarteira: V EXPO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS FOI UM SUCESSO

Numa organização conjunta da Junta de Freguesia de Quarteira e do site de voluntariado ambiental www.algarverenovavel.com, com o patrocínio e apoio logístico da Câmara Municipal de Loulé, e a colaboração/parceria da Associaçãlo Portuguesa de Engenharia do Ambiente, da Liberty Seguros, Bostik, Algartalhos, e do Jornal O Algarve, realizou-se pelo quinto ano consecutivo na Cidade de Quarteira de 13 a 15 de Maio de 2011, a EXPO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Com a presença dos melhores equipamentos de energias renováveis e inclusivamente algumas apresentações nacionais, de que se destacaram as telhas solares da solesia, representadas pela empresa ENAT, sistemas de produção fotovoltaica de todas as marcas presentes no mercado, painéis para aquecimento solar térmico de nova geração extremamente eficientes, bombas de calor, equipamentos de energia eólica, geotermia, aerotermia, e pisos radiantes, muitos foram os pontos de interesse desta exposição que foi mais uma vez um sucesso.

Os cerca de 5000 particulares e empresários que visitaram esta exposição ao longo dos seus três dias, tiveram oportunidade de recolher informações junto da maior concentração regional de empresas que comercializam equipamentos de energias renováveis, tecnologia ambiental e de protecção da natureza.


No que diz respeito aos veículos amigos do ambiente, muitos foram os veículos presentes, destacando-se as motos eléctricas com baterias de lítio e autonomia até 160 Kms da SW Energy, bem como todos os automóveis eléctricos de concepção portuguesa, o LITTLE com lotação para 4 pessoas e uma autonomia até 100 Kms (pela primeira vez visto no Algarve), e o citadino eléctrico português FUTI, um dois lugares de tracção traseira com autonomia de 90 Kms.
Estiveram também em exposição numerosas scooters eléctricas para todos os gostos e carteiras, bicicletas assistidas electricamente de várias marcas, os Segways X2 e i2 da AlgarvebySegway, os automóveis híbridos Toyota Prius e o recentemente apresentado Auris Híbrido, e ainda um Citroën Saxo Eléctrico, um Hodgep Pinguin Eléctrico-Solar, e um curioso veículo eléctrico Goupil da ALGAR, para transporte ecológico de mercadorias.

SB Alportel:I Quinzena Intercultural revela tradições e saberes do mundo

De 4 a 31 de Maio, as diferentes culturas do Mundo marcam encontro na I Quinzena Intercultural de São Brás de Alportel. Durante 15 dias São Brás de Alportel vai ser palco das mais variadas manifestações culturais, formas de identidade e distinção, mas ao mesmo tempo de proximidade e inclusão.

Esta iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela autarquia são-brasense de inclusão social e integração da comunidade estrangeira em São Brás de Alportel, que representa cerca de 10% da população residente. Promover o respeito pela diferença, a tolerância e a diversidade cultural é o objectivo deste programa multicultural que revela trajes, danças, artes e sabores do mundo, promove o convívio e apela à reflexão sobre temas transversais a todas as culturas, como a violência doméstica.

O programa da I Quinzena Intercultural teve início no sábado, dia 14, pelas 21h00, com a inauguração da Exposição de Trajes do Mundo, patente no hall de entrada do Cine-Teatro São Brás. Esta mostra etnográfica ilustra as vestes típicas da Guiné-bissau, Rússia, Índia, Moldávia, Equador e Uzbequistão.
Pelas 21h30, subiu ao palco do Cine-Teatro São Brás mais de uma dezena de grupos de bailarinas de Dança Oriental, que directa ou indirectamente estão ligadas ao Algarve, bem como percussionistas da música árabe, na I Gala Sorrisos do Oriente.
No próximo dia 18, quarta-feira, o auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas acolhe a Acção de Sensibilização: Direitos da Vítima de Violência Doméstica Imigrante, pelas 20h00. Esta sessão informativa pretende abordar os procedimentos legais disponíveis de apoio às vítimas de violência doméstica, destinando-se a todos os imigrantes, bem como à população em geral.
Na manhã de dia 21, sábado, o Espaço Animação do Mercado Municipal convida à descoberta das artes e sabores do mundo, no Mercadinho Intercultural. Este mercadinho especial conta com uma mostra artística, gastronómica e a actuação de vários grupos musicais.
Os passos da dança regressam ao palco do Cine-Teatro São Brás, pelas 21h30, de sábado, dia 21, no espectáculo de Danças do Mundo “Danç’A Sul – Viagem”. Esta iniciativa tem por objectivo ilustrar diversos estilos de dança, entre os quais a dança contemporânea, as danças de salão, o tango, a salsa, as danças africanas, a dança oriental, entre outras, oriundas de vários pontos do planeta.
No final do mês, dia 29, Domingo, a IV Caminhada CLAII, integrada no Ciclo de Passeios Natureza “Retratos na Paisagem”, promove um passeio pedestre seguido de um piquenique convívio destinado a participantes de todas as nacionalidades. Esta iniciativa “Vamos ao piquenique (na Serra) do Caldeirão” pretende reunir passo a passo tradições portuguesas e estrangeiras, num convívio salpicado por trocas costumes e muita boa disposição que encerra esta I Quinzena Intercultural de São Brás de Alportel.
Esta I Quinzena Intercultural é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, coordenada pelo Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, com a colaboração do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Portimão, Academia Free Dance, Grupo Amador de Dança Oreintal de Fusão – Núcleo do Algarve, do Instituto Paulo Freire, Akhawat Al Raks, Associação de Imigrantes Romenos e Moldávos do Algarve - Doina - e Projecto Sul da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima.