quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Passeio de Atrelagem em Loulé

É já no próximo dia 13 de Dezembro de 2009 que o Clube de Atrelagem do Algarve organiza o Passeio de Atrelagem pelo campo e desfile pela Cidade de Loulé.

Recital de Piano com Júlia Azevedo,no Museu do Oriente, em Lisboa




A Fundação Pedro Ruivo, no âmbito do acordo de cooperação com a Fundação Oriente, apresenta no dia 20 de Dezembro, às 18h00, no Museu Oriente, em Lisboa, um recital de piano com a talentosa pianista, Júlia Azevedo.
Aluna com 14 anos, natural de Tavira, iniciou os seus estudos musicais com a idade de 6 anos sob a orientação da Professora Oxana Anikeeva e terminou o 5º grau de piano, com dezanove (19) valores, no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro.
Participa desde os 8 anos em vários concursos nacionais e internacionais tendo sido galardoada com diversos prémios, dos quais se destacam: em 2009, o 2º. Prémio, no VIII Concurso Internacional de Piano Alexander Scriabine do Conservatório Russo de Paris, na Categoria “Elémentaire”. Em 2008, 1º Prémio por unanimidade do Júri, no VIII Concours International de Piano Son Altesse Royale la Princesse Lalla Meryem, Rabat – Marrocos, na Categoria “Préparatoire”; 2º Prémio da melhor interpretação da peça à escolha, no VIII Concours International de Piano Son Altesse Royale la Princesse Lalla Meryem, Rabat – Marrocos, na Categoria “Préparatoire 2”; 2º Prémio no VIII Concours International de Piano Son Altesse Royale la Princesse Lalla Meryem , Rabat – Marrocos, na Categoria “Elémentaire 1”; 2º. Prémio no IX Concurso Internacional de Piano Nikolaï Rubinstein do Conservatório Eslavo de Bagnolet – França, na Categoria Préparatoire”; 2º. Prémio no VIII Concurso Internacional de Piano Alexander Scriabine do Conservatório Russo de Paris, na Categoria “Elémentaire” e o 3º Prémio no XIV Concurso Internacional de Piano Maria Campina promovido pela Fundação Pedro Ruivo – Faro, na Categoria C.
Ao longo dos anos tem participado em diversos concertos pelo Algarve, em Março de 2008 tocou no programa de Andrea Lupi “ Concerto Aberto” da Antena 2 e em 2005 tocou no Centro Cultural de Belém, Lisboa, no âmbito das celebrações do Dia da Europa.
No recital do Museu do Oriente serão tocadas obras de J. Haydn, W. A. Mozart, J. Berkovitch e A. Khachaturian.

Cinema em Lagos: “Manhã Triste” estreia no Espaço Jovem


Curta-metragem filmada em Lagos


O Espaço Jovem de Lagos vai receber, no próximo dia 19 de Dezembro, pelas 21h30, a estreia da curta-metragem “Manhã Triste”, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lagos e Paradoxon Produções.

Depois da estreia nacional em Lisboa, no passado mês de Outubro, na Livraria Ler Devagar, e em Faro, no mês de Novembro, no Pátio de Letras, chegou o momento da sua estreia em Lagos, local decorreu toda a rodagem do filme.
“Manhã Triste” é uma adaptação de um conto do escritor português Urbano Tavares Rodrigues, conto este, inserido no livro Estação Dourada galardoado com o prémio Camilo Castelo Branco pela Câmara Municipal de Penafiel.

Sublinhe-se que esta curta-metragem foi recentemente seleccionada para o Festival Internacional de Cinema de Arouca 2009.

A Paradoxon Produções é uma pequena produtora independente de cinema e vídeo sedeada em Lagos desde 1997, e constituída por jovens lacobrigenses.
Ao fim de 1 longo ano de produção desde a sua concepção, rodagem, montagem e pós-produção, eis que chegou o momento da estreia em Lagos.

A entrada é livre. A estreia vai decorrer com a presença dos realizadores e actores.

FARO: PISCINAS MUNICIPAIS RECEBEM FESTIVAL DE NATAL




As Piscinas Municipais de Faro vão acolher, no próximo dia 13 de Dezembro, Domingo, o Festival de Natal, evento promovido pela Câmara Municipal de Faro e enquadrado no programa “AquaFaro”, através do Projecto Escolas de Natação.

O Festival terá início pelas 08:30, prolongando-se até às 13:00 e terá como participantes as crianças que frequentam o nível de aprendizagem avançada das escolas de natação das Piscinas Municipais de Faro. O quadro de provas inclui: 25m livres; 50m Mariposa; 100m Livres; 50m Costas; 100m Estilos; 50m Bruços; 50m Livres; 4 x 50m Livres (Estafeta).

A iniciativa tem como principal objectivo a promoção e desenvolvimento do gosto para a prática da natação, permitindo ainda aos professores da modalidade avaliar o desenvolvimento individual dos seus alunos.

Presépio de Natal dos Bombeiros Municipais de Tavira


1700 figuras, distribuídas em 60m2, entre musgo, areia, pedras, e cursos de água, dão vida ao maior presépio do concelho de Tavira, construído pelos Bombeiros Municipais de Tavira, o qual retrata o nascimento do Menino Jesus.

Esta iniciativa, que já vai na 10.ª edição, e tem vindo a crescer de ano para ano, poderá ser visitada até Janeiro de 2010, durante todo o dia, todos os dias da semana.

Durante cerca de um mês, alguns membros da corporação trabalharam para que fosse possível a concretização deste presépio, que este ano contou com a intervenção de crianças de algumas escolas do concelho, que ajudaram a semear as searas.

Desta forma a corporação dos Bombeiros Municipais de Tavira abre as portas do seu quartel e convida todos os munícipes e visitantes a conhecer aquele que já é considerado um presépio de referência no concelho.

Em Olhão: Bolsas de Estágio “Leonardo da Vinci”


Até ao dia 14 de Dezembro estão abertas as inscrições na Casa da Juventude do Município de Olhão, para a atribuição de cinco bolsas de estágio “Leonardo da Vinci”, com duração de 12 semanas.
Os estágios decorrerão em Itália (Florença), Espanha (Sevilha), Grécia (Creta) e Áustria (Viena), e destinam-se a estudantes trabalhadores, recém-licenciados, desempregados ou pessoas em procura activa de emprego, preferencialmente nas áreas da hotelaria, novas tecnologias e ambiente-mar, com idades entre os 18 e os 35 anos.
Esta iniciativa resulta duma parceria entre o Município de Olhão e a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários – Núcleo de Faro), no âmbito do projecto “Rosa dos Ventos: O Algarve na Mira do Futuro”, o qual visa promover o desenvolvimento regional, melhorando as capacidades profissionais dos jovens, contribuindo para a sua inserção no mercado de trabalho.
Os interessados deverão preencher o respectivo formulário (disponível no site CMO) e enviar o curriculum vitae para o e-mail casajuventude@cm-olhao.pt ou dirigir-se à Casa da Juventude do Município de Olhão, na Av. Bernardino da Silva, Edifício da Biblioteca Municipal.

Características da Bolsa:
Duração: 12 semanas
Curso de Língua: 4 semanas
Estágio: 8 semanas
Seguro: Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil
Bolsa de subsistência: € 250 mês (valor total € 750)
Transportes Locais: percursos entre alojamentos/curso língua/local estágio
Alojamento: em quarto duplo e regime de self-catering
Viagem: ida e volta
Preparação Intercultural: sessão a realizar antes da partida
Acompanhamento pela ANJE
Certificação e Avaliação pela entidade de acolhimento (local estágio).

Para mais informações contactar:
Casa da Juventude do Município de Olhão
Telefone: 289 700444
E-mail: casajuventude@cm-olhao.pt

Augusto Cury apresentou projecto “Escola da Inteligência” na Câmara de Portimão


O conceituado médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro Augusto Cury foi recebido hoje pelo executivo camarário de Portimão no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o especialista falou sobre o seu projecto pedagógico “Escola de Inteligência”.
Depois de o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, ter apresentado o convidado como “um ilustre reformador do sistema educativo, com quem temos muito para aprender”, Augusto Cury sintetizou o método de ensino que advoga como “um grande desafio, procurando levar os jovens a cultivarem o prazer de aprender”.
“Perante um sistema educacional doente, estamos gerando receptores de ideias, gente com altruísmo, inteligência e solidariedade, porque a família humana de que todos fazemos parte exige cada vez mais respostas contra o individualismo e egocentrismo que imperam”, realçou.
Cury, com mais de 20 anos de estudo da mente humana, desenvolve o seu trabalho na construção do pensamento e na formação de pensadores, tendo lançado 25 livros, nos quais alerta para a “síndrome do pensamento acelerado, devido ao excesso de informação multiplicada: todos os dias o córtex do cérebro recebe um desfile imenso de experiências, por isso falta-nos um filtro, sob risco de contrairmos uma doença altamente depressiva”.
“A mente humana gasta demasiada energia com esse caudal informativo e cria o chamado stress dramático, o que deteriora a qualidade de vida, daí a nossa irritabilidade e flutuação emocional”, referiu o psiquiatra, que chamou a atenção para o facto de “20 por cento dos adolescentes sofrerem de depressão e de perda do encanto pela existência… Nunca as crianças estiveram tão tristes e angustiadas”, observou, considerando que “urgem medidas públicas para desenvolver a sua saúde emocional”.
Nesse sentido, a Universidade da Criança – estabelecimento particular de ensino sedeado em Portimão - adoptou o projecto-piloto preparado por Cury, o primeiro laboratório pedagógico na Europa das suas metodologias e ensinamentos, que assentam fundamentalmente na teoria da psicologia multifocal, nos códigos da inteligência e na humanização do conhecimento.
A instituição será a partir de 2010 o rosto e a plataforma operativa da “Escola da Inteligência” na Península Ibérica, projecto que passa pela criação de 50 Centros de Estudos Augusto Cury no nosso país, numa primeira fase, e de 100 unidades similares em Espanha, numa segunda fase, todos coordenados a partir de Portimão, de onde o lançamento deste projecto será feito em Março próximo.

Quinta edição da Bolsa Virtual de Emprego Universia encerra animada

De acordo com dados do Google Analytics, a V edição da Bolsa Virtual de Emprego Universia captou num espaço de 14 dias, no período de 23 Novembro a 6 de Dezembro, mais de 100 mil visitantes, 35.000 navegadores únicos, e a inscrição de mais de 5.000 curricula para 750 vagas de emprego disponíveis.
“A aposta continua a ser muito positiva. Com fortes indicadores de sucesso, a Bolsa continua a ser uma medida de estímulo no combate ao desemprego entre os mais jovens”, revela Catarina Botto Pimentel, Directora de Conteúdos e Novos Projectos Web do Universia Portugal.
Ponto único de contacto de oferta e procura de emprego público e privado, a V edição da Bolsa Virtual de Emprego Universia, animada por um novo projecto de restyling de imagem, tornando-se assim mais apelativa e intuitiva, focou-se em sectores como as Telecomunicações, Banca, Consultoria, Formação, Serviços e Distribuição.
Apostando unicamente em trabalho qualificado, o projecto continua a contar com a adesão de multinacionais e empresas portuguesas com forte consolidação no mercado e a reunir uma grande parte das Universidades portuguesas e Institutos do Ensino Superior.
Recorde-se que, em 2010, a bianual Bolsa Virtual de Emprego Universia irá novamente ter lugar nos meses de Maio e Dezembro.