sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia Mundial do Turismo em São Brás de Alportel

Dia Mundial do Turismo dá mote a reunião de trabalho para estratégia conjunta de promoção turística, em São Brás de Alportel Num contexto particularmente difícil para o sector turístico, o município de São Brás de Alportel assinala o Dia Mundial do Turismo com uma reunião de trabalho, a ter lugar no próximo dia 3 de Outubro, que pretende constituir o ponto de partida na construção conjunta de uma estratégia colectiva de promoção turística do território.
Com início pelas 16h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, esta sessão pretende reunir o maior número possível de intervenientes do sector turístico, a trabalhar no município, para uma reflexão e partilha de dificuldades, e ameaças, mas também de experiências e sobretudo de oportunidades, que possam contribuir para encontrar novas sinergias, novos caminhos e novas estratégias para ultrapassar os desafios da actualidade.

Entre Janeiro e Julho o Algarve ganhou cerca de 700 mil novas dormidas

A análise de conjuntura turísitica de Julho de 2011, no boletim em formato digital «Algarve: conjuntura turística», editado pela Equipa Multidisciplinar de Investimento e Desenvolvimento do Turismo do Algarve e que reúne os principais indicadores de desempenho do sector na região, dá conta que, no mês de Julho, o Aeroporto de Faro movimentou 798.390 passageiros. A variação acumulada desde Janeiro, relativamente a igual período do ano anterior, é de 9,4 por cento;
Entre Janeiro e Julho, o Algarve ganhou cerca de 700 mil novas dormidas; dessas, perto de 650 mil são de turistas estrangeiros (400 mil do Reino Unido); O n.º de hóspedes em Julho aumentou 8,1 por cento em relação ao ano anterior; A estada média nos estabelecimentos hoteleiros foi de 5,2 noites (3,2 a nível nacional); Os estabelecimentos hoteleiros registaram aproximadamente 100,7 milhões de euros de proveitos totais (+11,2 por cento); Os campos de golfe alcançaram 65.644 voltas (+1,2 por cento).

Campanha de sensibilização para a correcta utilização de Antibióticos

Portugal é 9º país da UE com maior consumo de Antibióticos O Grupo de Infecção e Sepsis (GIS) sob a chancela da Direcção Geral da Saúde (DGS) desenvolve Campanha de Sensibilização a nível nacional para a correcta toma de antibióticos, entre Setembro de 2011 e Março de 2012, dirigida a todos os portugueses. A Campanha pretende enfatizar a necessidade de restringir o uso de antibióticos através de duas estratégias fundamentais: a prevenção de infecções e o fim da automedicação. O uso inadequado dos antibióticos é um dos maiores problemas da saúde pública. A sua utilização, sem real necessidade, faz com que o medicamento perca significativamente a sua capacidade curativa. Os dados são preocupantes. A cada ano, 25 mil pessoas morrem na União Europeia, por causa de uma infecção grave resistente aos antibióticos. Em Portugal, os dados mais recentes do Eurobarómetro indicam que 78% dos portugueses acreditam que os antibióticos têm sucesso em infecções causadas por vírus, tais como gripes e constipações, nas quais, de facto, são completamente ineficazes.
O GIS e a DGS pretendem alertar a população para a correcta utilização deste medicamento, a fim de conseguir a diminuição da taxa de bactérias multirresistentes. Actualmente, “mais de 70% das bactérias causadoras de infecção hospitalar são resistentes a pelo menos um dos antibióticos habitualmente usados para as tratar”, refere José Artur Paiva, Coordenador Nacional da DGS para o PNRA (Programa Nacional de Resistência Antimicrobiana). As duas entidades unem-se, assim, no combate a este grave problema de saúde pública, uma vez que o GIS tem como principal objectivo a “promoção e divulgação de investigação na área de Infecção e Sepsis”, apoiando iniciativas individuais e institucionais e promovendo simpósios, e a DGS tem estabelecido como missão ao longo de 111 anos a regulamentação, orientação e coordenação de actividades para a promoção da qualidade no sistema de saúde e a prevenção da doença. A Campanha de Sensibilização do Cidadão terá várias acções para consciencializar os portugueses com o objectivo de alterar atitudes e comportamentos relativamente ao consumo de Antibióticos. Sem Antibióticos eficazes, doenças que hoje têm cura, podem amanhã tornar-se fatais.

HOMENAGEM AO TELMO "MARROQUINO"

Realiza-se no próximo dia 1 de Outubro a partir das 22:00 H na sede da Associação de Músicos em Faro uma homenagem a um dos melhores guitarristas de sempre, Telmo Palma, conhecido como o "Marroquino".
Natural do concelho de Tavira, o Telmo desde cedo tomou a guitarra como instrumento de eleição transmitindo através dela todo o seu virtuosismo. No decorrer da homenagem realizar-se-á uma "Jam Session" onde músicos algarvios irão abrilhantar estes momentos de confraternização e onde a memória do Telmo seguramente estará presente. Luís Nadkarni