quarta-feira, 31 de março de 2010

II Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel "Sabores do Caldeirão"


Aquilo que comemos também faz parte da nossa história. É que na verdade, os sabores têm uma história…
Desvendar e saborear esta história, feita de tradição, de usos e costumes… é o convite da II edição da Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel “Sabores do Cadeirão” - de 1 a 15 de Abril, que hoje fará a sua apresentação oficial numa casa de história – Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel -, um espaço museológico, onde habitualmente não se fala do que se come, mas que neste dia, abrirá portas à História dos Sabores do Caldeirão.
De 1 a 15 de Abril, está de regresso a Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel. Uma quinzena onde a saúde se senta à mesa e conta uma história de sabores!
A defesa da tradicional alimentação mediterrânica bem guardada no território de São Brás de Alportel, aliada à valorização da gastronomia como um dos eixos da estratégia de desenvolvimento e promoção turísticos de um município que no coração do sotavento luta por defender as suas tradições, como atesta a marca “Slowcities”, são os objectivos desta iniciativa que teve início em 2009 e pretende continuar a tentar os sentidos.
“Não resista à tradição” é o tentador desafio que São Brás de Alportel lança a todos nesta II Quinzena Gastronómica, em tempo de Páscoa, tempo que por tradição está associado ao celebrar, à mesa, do final da Quaresma, do início da Primavera, deste recomeço que se repete ano após ano.
A 2.ª edição desta Quinzena é dedicada à tradição, tendo por madrinha a Professora Doutora Maria Manuel Valagão, que na Sessão de Apresentação oficial, no próximo dia 31, nos presenteará com uma das duas sempre tão vivas e surpreendentes alocuções sobre tradições alimentares.
Doutorada em Ciências do Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Maria Manuel Valagão é investigadora em questões da Sociologia da Alimentação e do Ambiente no Instituto Nacional de Recursos Biológicos (INRB), desde 1976, com um currículo interessantíssimo nesta área.
Por entre saborosos segredos bem guardados, poderemos provar algumas das iguarias serranas… Sabores do Caldeirão, numa tentadora prova serrana.

SELECÇÃO DE ALBUFEIRA PARTICIPA NO GAIA JOVEM


Vila Nova de Gaia, de 01 a 04 de Abril

No domínio do fomento desportivo, a Câmara Municipal de Albufeira apoia a participação da Selecção de Albufeira no XII Torneio Internacional de Futebol Sub 14 “Gaia Jovem 2010”.
O Protocolo de Cooperação entre a Cidade de Albufeira e a Cidade de Vila Nova de Gaia, ratificado em Maio de 2009, continua activo na vertente desportiva. Depois da participação dos atletas de Gaia no Verão Desportivo e no Torneio Internacional de Futebol Adaptado em Albufeira, as três equipas integrantes da nossa Selecção deslocam-se a Vila Nova de Gaia para participarem, de 01 a 04 de Abril, no XII Torneio Internacional de Futebol Sub 14, uma organização da Gaianima – Equipamentos Municipais E.E.M.

Para além da Selecção de Albufeira, composta pelo Imortal Desportivo Clube, pelo Futebol Clube de Ferreiras e pelo Guia Futebol Clube, este evento desportivo conta com a participação da Selecção de Gaia, Selecção de Peso da Régua, PCF Ourense, Selecção da Riveira, Selecção de Matosinhos, Escola Santander e Vilagracia Arousa.

O calendário de jogos prevê os seguintes encontros: no dia 02 de Abril, às 09h30, a Selecção de Albufeira defronta a Escola Santander, no Estádio Quinta da Pena (Perosinho); às 15h30, joga com a Selecção de Matosinhos, no Estádio Municipal Parque da Cidade; e por último, às 17h30, no mesmo local, Albufeira enfrenta Vilagarcia Arousa.

As finais estão agendadas para dia 03 de Abril e decorrerão de acordo com as classificações das equipas participantes.

GNR faz 4 detenções


A Guarda Nacional Republicana, no dia de ontem, desenvolveu várias acções de policiamento e fiscalização em vários pontos do Algarve.
Na zona de Lagos, detido cidadão português, de 20 anos de idade, pela prática do crime de condução de veículo automóvel, sem habilitação legal.
Na zona de Silves, detido cidadão português, de 23 anos de idade, pela prática do crime de condução de veículo automóvel, sem habilitação legal.
Na zona de Albufeira, detido cidadão português, de 28 anos, pela prática do crime de condução de veículo automóvel, sem habilitação legal.
Na zona do Carvoeiro, detido cidadão português de 16 anos, pela prática do crime de condução de ciclomotor, sem habilitação legal.

Albufeira reabre portas na Suécia





Com o objectivo de estabelecer contactos privilegiados com os principais operadores turísticos dos mercados escandinavos, a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, visitou a A TUR 2010 é a principal feira de turismo para os mercados escandinavos, a qual decorreu em Gotemburgo, na Suécia, de 25 a 28 de Março.

Para além das reuniões agendadas com alguns dos principais operadores turísticos, fez parte da estratégia da APAL o posicionamento de Albufeira em produtos específicos, nomeadamente nos estágios desportivos e no golfe.

O objectivo é potenciar todas as facilidades desportivas públicas e privadas para a prática desportiva no âmbito dos estágios desportivos nas diversas modalidades do atletismo, futebol e desportos de indoor. Para isso a APAL criou um dossier informativo que apresenta Albufeira como destino privilegiado para a prática desportiva, dadas as boas condições climatéricas da região e as excelentes infra-estruturas desportivas que o concelho possui.

De lembrar que Albufeira possui um dos melhores parques desportivos do Algarve, rivalizando a nível nacional com a maior parte dos concelhos.

O golfe é também um dos produtos muito procurado nos mercados escandinavos, tendo a APAL estabelecido alguns contactos no sentido de potenciar a vinda de grupos de golfistas para a região.

Segundo Desidério Silva, Presidente da APAL, sendo “a TUR uma das feiras de turismo mais importantes de toda a Escandinávia, é por isso prioritária na acção de promoção turística do Algarve. Existem portas para reabrir, contactos feitos para refazer e gente interessada em deslocar-se ao Algarve. Existem os meios para lá chegar. Existem voos charter e agora voos directos.

Como sabemos, quem não aparece esquece, e para que não se esqueçam de nós, Albufeira em 2011, estará presente nesta feira com um stand de 50 m2, já contratado com a direcção da mesma”.

De referir que nesta visita, estiveram também presentes várias empresas hoteleiras de Albufeira.

Já na sequência do trabalho realizado na Suécia, de 4 a 7 de Abril, a APAL em colaboração com a Ryanair irá já desenvolver uma acção de relações públicas junto de alguns dos meios de comunicação social da Suécia, tendo já programado para as datas acima referidas uma Press Trip a Albufeira, com o objectivo de dar a conhecer o destino a esses jornalistas.
Feira de Turismo da Suécia – TUR 2010, durante dias 25 a 26 de Março.

XIII SEMANA ACADÉMICA DE LOULÉ ESTÁ A CHEGAR


A Associação de Estudantes do Instituto Superior D. Afonso III organiza, de 20 a 24 de Abril, a XIII Semana Académica de Loulé, uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e do INUAF.

Em virtude das obras de reabilitação do Parque Municipal de Loulé, este ano a organização viu-se obrigada a escolher uma outra localização para o evento que irá realizar-se em frente ao Convento de Santo António, no espaço onde tem lugar todos os sábados, o mercado semanal de Loulé.

O espaço reservado à XIII Semana Académica conta com uma área envolvente de 11.600 m2, no qual está inserido um novo conceito que passa pela realização do evento indoor, numa tenda com uma área de 1500 m2, proporcionando desta forma um maior conforto aos espectadores.

No interior da tenda estarão localizadas cerca de 14 barracas de curso, bem como um palco, régie, ecrãs gigantes, decoração e muitas outras surpresas...

Quanto ao cartaz apresentado, de acordo com a organização, foi concebido de forma a proporcionar um estilo de música diferente em cada dia do evento.

No primeiro dia desta festa, a noite é dedicada às tunas e, ao lado da anfitriã, a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, irão actuar a recém-criada Tufelaa - Tuna Feminina do INUAF, Semper Tesus – Tuna Masculina da Escola Superior Agrária de Beja e a Tuna Moça - Tuna Feminina da Escola Superior Agrária de Beja. A noite encerra com um espectáculo do DJ VibeConnection & Drummer V.

Na quarta-feira, 21 Abril, o cartaz destina-se sobretudo aos amantes da música pesada, com os cabeças-de-cartaz, o grupo Devil in Me. Birth Signs, Antxasy, Gravitys Falling e DJ Vatican 666 são os outros artistas que vão subir ao palco.

Quim Barreiros, um ícone das festas estudantis, apresenta-se nesta Semana Académica quinta-feira, 22 de Abril. No mesmo dia vão animar o recinto os Fio Dental e o DJ Fábio Palma.

Os ritmos africanos também marcam presença na festa académica de Loulé, com a actuação do projecto Makongo, sexta-feira, 23 de Abril. Completam o cartaz desta noite os Tribruto, DJ Mike Viera e VJ The Eye.

No encerramento da XIII Semana Académica de Loulé a música de dança é o grande destaque. O DJ Pedro Cazanova ft Andrea, os Olive Tree Dance e o VJ The Eye irão, de certo, “incendiar” a audiência.