sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ALBUFEIRA ACOLHE II CAMPEONATO DE ARTES MARCIAIS


Cerca de 80 atletas vão competir em diversas áreas das artes marciais. Kungfu Shaolin, Karate e Tai Chi Chuan, são algumas das diversas artes que poderão ser apreciadas a partir das 11h00.
Vai ter lugar, no próximo dia 20 do mês deste mês, o II Campeonato de Artes Marciais em Albufeira.
Este evento desportivo, marcado para o Pavilhão Desportivo de Olhos de Água, a partir das 11h00, é da responsabilidade do Clube de Artes Marciais de Albufeira e vai ser, segundo a Direcção, “espectacular, uma vez que todos os atletas das diversas modalidades irão competir uns com os outros.”
Vão participar cerca de 80 atleta de todos os diversos escalões, revertendo-se numa mais-valia para os jovens atletas, dado que “ainda não têm experiência competitiva”. Deste modo, continua a Direcção do Clube, “irá dar mais confiança para o futuro, a todos os participantes ".
Este campeonato de inter-estilos diferencia-se dos outros campeonatos, uma vez que diversas artes marciais irão competir entre si. É o caso do Kungfu Shaolin, do Karate e do Tai Chi Chuan. Este ano irá haver duas rubricas novas: Formas de Armas e Kumite de Karate
O Clube de Artes Marciais de Albufeira, fundado no ano de 2008, é um clube que conta com diversas modalidades, como: Karate, Kungfu Shaolin, TaiChi, Pilates, Oi Gong, Full-Contacto, Kickboxing, Defesa ¬Pessoal, Sanda, Massagens Shiatsu, PowerPlate e Fitness.

CFC: DESPEDIMENTO DOS 336 TRABALHADORES DA GROUNDFORCE NO AEROPORTO É UM ATO BÁRBARO



A ordem de despedimento coletivo dos 336 trabalhadores da Groundforce no Aeroporto de Faro, é um escândalo que lança no desespero centenas de pessoas e suas famílias, desrespeita os direitos sindicais e gera revolta e solidariedade da parte da população farense.
Para o Movimento Autárquico CFC, despedir 336 trabalhadores através de uma simples comunicação eletrónica, com a agravante de ser uma empresa detida a 100 por cento pela TAP, é um ato “bárbaro”. A “barbaridade” do poder público ainda é maior porque, inacreditavelmente, a empresa que nos aeroportos faz concorrência à Groundforce também é pública! Vive-se num “mundo cão”, sem preocupações sociais e em que a chaga do desemprego é cada vez maior.
Pela extrema gravidade da situação para os envolvidos, sociedade farense e repulsa pelo ato em si mesmo, torna-se público que o Grupo Municipal CFC, requereu hoje a convocação de uma Reunião Extraordinária da Assembleia Municipal para debater o assunto e em que as estruturas sindicais e trabalhadores possam usar da palavra.
Para o GCE-CFC, o órgão máximo da democracia do Concelho de Faro deve deliberar reclamar inequivocamente a anulação da ordem de despedimento dos trabalhadores da Groundforce no Aeroporto de Faro.
Por ultimo, o Grupo CFC manifesta total solidariedade para com os trabalhadores e disponibilidade para participar em todas as formas de luta.

PSD Algarve solicita a deputados eleitos pelo Distrito de Faro para questionarem Governo


Sobre o fecho da operação da Groundforce em Faro
O PSD Algarve instruiu os deputados eleitos pelo Distrito de Faro para requererem ao Presidente da Assembleia da República que remeta ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações um conjunto de questões relacionadas com o encerramento da operação da Groundforce em Faro e o despedimento colectivo de 336 trabalhadores.
O PSD Algarve, através dos deputados eleitos pela Região do Algarve que já submeteram um requerimento ao Presidente da Assembleia da República, quer saber:
- Quais as razões reais alegadas pela administração da Groundforce junto da tutela para o encerramento da base operativa do Aeroporto Internacional de Faro e o despedimento dos seus 336 trabalhadores?
- Que esforços foram feitos pela administração da Groundforce junto dos trabalhadores da base operativa de Faro, no sentido de reajustar o Acordo de Empresa à actual conjuntura de crise económica e financeira?
- As alegadas “regalias” de que beneficiavam os trabalhadores da base operativa de Faro eram um privilégio destes, ou são auferidos também pelos trabalhadores das outras bases operativas da Groundforce?
- O Governo aceita o carácter definitivo desta anunciada decisão de encerramento, ou admite ainda uma possibilidade de negociação laboral que possa conduzir à manutenção destes postos de trabalho?
- Que outras medidas de contenção de custos, para lá dos laborais, poderiam ser tomadas para equilibrar a conta de exploração corrente da base operativa de Faro?
- Quais os resultados de exploração corrente das outras bases operativas da Groundforce?
- Quais as remunerações directas e acessórias actuais, e outras regalias, mordomias e privilégios, de que auferem os membros do Conselho de Administração da Groundforce, discriminadamente, nome a nome?
- Quais os prémios de gestão relativos aos exercício financeiro de 2009, auferidos pelos membros do Conselho de Administração da Groundforce, discriminadamente, nome a nome?
A Comissão Política Distrital do PSD Algarve manifestou ontem a sua total solidariedade aos colaboradores da Groundforce do aeroporto de Faro, bem como a preocupação com as consequências que este encerramento terá na economia da região.
Apesar da direcção do Turismo do Algarve assegurar que «apesar do ocorrido, tem já a garantia de que a decisão da Groundforce não coloca em causa a actividade aeroportuária em Faro, pelo que a operação turística no destino ficará assim igualmente garantida», a confusão noticiada ontem no aeroporto de Faro deixa antever dificuldades na manutenção da qualidade de serviço em períodos de picos de movimentos de passageiros.
Assim, o PSD Algarve pretende saber também que medidas a tutela antevê para manter os serviços de handling com padrões de qualidade no aeroporto de Faro, uma vez que este funciona como primeira imagem de uma região que tem no turismo uma das suas principais fontes de receitas.

No Teatro das Figuras, em Faro: SUITE DAS DESCOBERTAS


SUITE DAS DESCOBERTAS, no Teatro das Figuras, 14 de Novembro de 2010 às 21h30, pela Orquestra do Algarve. Maestro: Osvaldo Ferreira. Solista: Christian Leotta (Piano)

Programa
1ª Parte
Armando Mota
Suite das Descobertas
I. Pensamento do Infante e chegada às Ilhas
II. África
III. Bojador
IV. Índia
V. Brasil
VI. Final

2ª Parte
Beethoven
Concerto para Piano nº5, em Mi bemol Maior, Op.73 ▪ Piano Concerto No. 5, in E-flat Major Op. 73
I. Allegro
II. Adagio un poco moto
III. Rondo. Allegro ma non troppo

NOTA: Por motivos alheios ao Teatro das Figuras, o solista que interpretará o Concerto para Piano N.º 5 de Beethoven será Christian Leotta e não Ching-Yun Hu, como anteriormente anunciado.
“Suite das Descobertas” é uma peça sinfónica com seis andamentos, que resulta da encomenda feita em 2009 pelo Teatro Municipal de Faro e pela Câmara Municipal de Lagos ao maestro e compositor Armando Mota.
O TMF pretendeu desta forma associar-se às comemorações dos 550 anos da morte do Infante D. Henrique, marcando a sua presença no “Festival dos Descobrimentos”, que Lagos irá apresentar para comemorar a efeméride.
“…Depois de passar horas infinitas em Sagres a ouvir o barulho do silêncio e a música do mar, não consigo associar as correntes modernas da música a essa atmosfera única. Quis de alguma forma fazer um “Filme” sonoro em que os ouvintes se pudessem transportar para a epopeia dos portugueses. Tentei fazer uma “sonoplastia” dos sons que os marinheiros poderiam ter ouvido e que se adequasse ao nosso imaginário do século XXI. “
Armando Mota

Produção: TMF, E.M., Município de Lagos e Orquestra do Algarve

INFANTE D. HENRIQUE VAI TER «MICROSITE»



Turismo associa-se às comemorações dos 550 anos da morte do navegador
O Infante D. Henrique é a figura de destaque de um novo «microsite» dedicado aos 550 anos sobre a morte do navegador e que se encontra no domínio visitalgarve.pt. A história que liga o mar, o Algarve e o homem ocupa as páginas deste sítio que já está em linha.
O Turismo do Algarve conduz os cibernautas para este «microsite» contado nas palavras do professor doutor António Borges Coelho, numa altura em que Lagos, Aljezur e Vila do Bispo também assinalam as comemorações do Infante de Sagres através de palestras e da estreia da «Suite das Descobertas», obra da autoria do maestro e compositor Armando Mota.
O pequeno sítio estará operacional até Dezembro e poderá ser acedido a partir da homepage do endereço promocional do Algarve na Internet (www.visitalgarve.pt).
«Reservámos este espaço para nos associarmos simbolicamente às comemorações e para realçarmos a importância histórica do Infante D. Henrique, um homem de grandes feitos intimamente ligado a esta região», justifica o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.

Albufeira: DESIDÉRIO SILVA REUNE COM MINISTRO


Em causa questões relacionadas com a Segurança
O autarca esteve reunido com o Ministro Rui Pereira para tratarem de temas relacionados com a insegurança e o quadro económico-social existente actualmente na cidade e na região.
Na passada 4ª feira, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira Desidério Silva, reuniu com o Ministro da Administração Interna Rui Pereira. Em cima da mesa, as várias questões alusivas à segurança do concelho e da região.
A reunião teve como pano de fundo o actual clima da região que vive um agravamento da situação económico-social com reflexos na população.
Desidério Silva mostrou ao governante um conjunto de dados e sugestões, sublinhando a especificidade do concelho de Albufeira em termos turísticos e residenciais. Falou-se do necessário reforço de efectivos, em várias zonas da cidade – com destaque para o Centro Histórico, Areias de S. João e zona poente – sem esquecer a freguesia de Ferreiras, cujo aumento populacional tem sido uma evidência nos últimos anos.
Outro aspecto manifestado por Desidério Silva teve a ver com a questão da mobilidade dos activos policiais que funcionam em função do calendário e não do número de turistas, o que na prática se traduz no facto de “de um dia para o outro” o concelho em particular e a região em geral se verem privados deste importante reforço. Desidério Silva sugeriu uma gestão de mobilidade mais criteriosa e faseada. A gestão de épocas específicas do ano, com destaque para o fim de ano, Páscoa e Verão, foi também abordada.
No rescaldo desta reunião, o Ministro Rui Pereira mostrou abertura e disponibilidade para proceder às devidas correcções, tendo o autarca manifestado a importância fundamental que o aspecto Segurança tem na vida das populações e na valorização turística do Algarve.

Teatro infantil no Auditório de Olhão


É já nos próximos dias 20 e 21 de Novembro que os mais novos podem assistir, no Auditório Municipal de Olhão, à Aventura no Sótão dos Sonhos, oficina de teatro da Casa da Juventude de Olhão. Às 16h00 de sábado e domingo, começa a diversão numa das melhores salas de espectáculos da região.


A aventura vai começar… Um sótão, uma bruxa, muitos segredos, bonecos, bonecas, meninos, meninas, uma bailarina, um Pinóquio, um papagaio, príncipes e princesas, entremos na história de Maria João, uma menina curiosa, valente e atrevida que decide ir ao sótão da sua avó atrás de uma grande aventura.

O imprevisto acontece quando descobre os segredos da bruxa Malofa: ”Diário da Bruxa – Malvado e horripilante diário. Hoje estou terrivelmente contente… finalmente vou ficar bela e o príncipe encantar…”. Um segredo será revelado e Maria João não poderá voltar atrás.
Esta é a história que a Oficina de Teatro da Casa da Juventude de Olhão propõe a todas as crianças e pais. Juntemo-nos a Maria João e à sua grande aventura cheia de proezas, riscos e magia.

10ª CORRIDA FOTOGRÁFICA DE PORTIMÃO




A entrega dos prémios relativos à 10ª Corrida Fotográfica de Portimão vai ter lugar no Museu de Portimão a 20 de Novembro, numa cerimónia marcada para as 18h00 e que antecederá a inauguração da exposição com os trabalhos premiados na maior maratona fotográfica a sul do Tejo.

Este ano inspirado na obra de Manuel Teixeira Gomes, por ocasião das comemorações do 150º aniversário do nascimento do estadista e escritor portimonense, o certame registou a participação de 231 concorrentes, vindos de várias regiões do país e alguns estrangeiros, representando todas as idades e profissões, com destaque para professores e estudantes.

Na modalidade analógica participaram 33 concorrentes, na digital foram 185 e na subaquática houve 13 fotógrafos, os quais tiveram oportunidade de descobrir um renovado olhar pelos aspectos do património cultural e natural do município, suas gentes, actividades e vivências, através da interpretação e criatividade fotográfica baseada em textos do escritor e antigo Presidente da República.

Nas diversas modalidades, o júri distinguiu os seguintes fotógrafos amadores: Analógica – 1º Vítor Antunes (Oeiras); 2º José Brito (Portimão); 3º José Coelho (Silves); Prémio Jovem Nina Gorskikh (Albufeira); Digital – 1ª Sónia Arrepia (Portimão); 2º Tiago Rosado (Portimão); 3º António Guerreiro (Silves); Prémio Jovem Mara Marreiro (Portimão); Subaquática – 1º Rui Palma (Benavente); 2º Rogério da Silva (Cascais); 3º Marco Balzer (Portimão).

A exposição, com entrada livre, pode ser vista até 2 de Janeiro próximo, no seguinte horário: terça-feira, das 14h30 às 18h00; quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.