terça-feira, 13 de julho de 2010

IURD EM FARO INVADIDA POR MONTA CARGAS

Questões financeiras poderão estar ligadas a um acto fora do comum, executado esta tarde por um indíviduo que, conduzindo um montacargas, entrou pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), perto do quartel da GNR, em Faro, provocando vários prejuízos materiais, mas sem vítimas pessoais a lamentar, apesar de na ocasião se encontrarem no interior daquele local de culto alguns membros da IURD, que, segundo testemunhas oculares, conseguiram fugir atenpadamente e pedir auxílio à GNR, tendo sido pedida a intervenção da PSP, que chegou ao local e deteve o indivíduo, pois é a força policial com jurisdição em Faro para ocorrências deste género.


Um alegado funcionário da empresa proprietária da máquina, que não quis ser identifdicado, chamado ao local para retirar o monta cargas do interior do edifício, afirmou aos jornalistas que "o indíviduo retirou a máquina do local onde se encontrava - uma obra nos arredores de Faro - utilizando uma chave que não pertence á viatura e sem o conhecimento dos responsáveis da empresa".


Joana Rilhó, uma testemunha ocular da situação, afirma ter visto "a máquina vir do lado de cima, dar a volta e entrar dentro do edifício partindo as portas de entrada e o resto que estava no caminho, tudo com um enorme barulho". Acto contínuo, recorda a testemunha, "vi várias pessoas a fugir direito à GNR para pedir ajuda".
Outras testemunhas garantiram que, depois do estranho acto, o condutor, que aparentava ter cerca de 40 anos de idade, esperou pela chegada dos agentes da PSP, que o transportaram para o quartel, em Faro.

Além de vários agentes, a PSP deslocou para o local dois elementos da brigada de investigação criminal.


Quem não escondia a "revolta por este crime" era António Mateus, um assumido membro da IURD: "Esta igreja tem centenas de fiéis a quem muito ajuda e não tenho conhecimento se há dívidas ou não, nem alguma vez ouvi falar em ameaças que levassem a isto, mas os tribunais servem para resolver essas situações, nunca desta forma criminosa, que até põe em perigo a integridade física das pessoas, além dos imensos prejuízos materiais provocados", disse.

Ainda no local, Algarve Press tentou obter uma reacção de membros da IURD que arrumavam as portas do edifício danificas. Em vão, já que a resposta do elemento de azul na foto, com o nome Brazil nas costas, foi sómente: "Não temos declarações a fazer".

CCMAR promove estágios científicos para jovens do ensino secundário


O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) abre as portas dos seus laboratórios a mais uma edição da Ocupação Científica de Jovens (OCJ). Cerca de 12 alunos do ensino secundário, vindos de todo o país, participam na edição deste ano da OCJ, uma iniciativa promovida pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica.
O CCMAR recebe nesta edição do programa de Ocupação Científica de Jovens 2010, 12 jovens do ensino secundário, que no decorrer dos meses de Verão vão ser integrados em setes programas de estágio diferentes.
Os estágios têm a duração média de 10 dias, e durante este período, os participantes têm oportunidade de colaborar com as equipas científicas, trabalhando em laboratórios e contactando com novas técnicas de investigação existentes no CCMAR.
Os alunos têm oportunidade de contactar de perto com vários domínios científicos relacionados com as Ciências do Mar. Na edição deste ano, os estágios disponibilizados pelo Centro relacionam-se com áreas como a Aquacultura (cultivo de peixes e também do choco), a Genética e o ADN, o estudo dos ecossistemas mais próximos, como é o caso da Ria Formosa (Metabolismo de uma lagoa costeira; Monitorização das pradarias de ervas marinhas da Ria Formosa), descoberta de pequenos organismos (Em busca dos ovos microscópicos de animais marinhos?) e a genética associada às algas (Análise de paternidade na alga Fucus vesiculosus).