segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VR Stº. António: PASSOS CONTADOS EM STº. RITA

Os astros na mitologia e na tradição popular portuguesa.
Continua em Agosto a 5ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso nocturno: Os astros na mitologia e na tradição popular portuguesa.
Com o físico Cândido Marciano e a arqueóloga Catarina Oliveira, DIA 6 Agosto. Ponto de encontro: Santa Rita, pelas 21h00.

Pastores, camponeses e pescadores conheciam o firmamento, as estrelas e constelações, pelo nome que lhes davam os antepassados: setestrelo, estrela da manhã ou estrela do pastor, três marias, cadeira de S. Pedro ou estrela do norte. Da sua observação procuravam elementos para se orientarem no mar e na terra, saberem as horas, preverem o tempo e escolherem a melhor altura para sementeiras, colheitas ou para a pesca, … Na tradição popular, amuletos, rezas e dizeres atestam a antiguidade das crenças ligadas à lua, como as influências malignas nas crianças (mal de lua), que se protegiam com amuletos, ou encomendando-as à nascença à lua como madrinha, bem como do determinismo lunar no crescimento da vegetação, na meteorologia, nas marés ou nos partos. Sabemos também que do firmamento o homem extraiu os ciclos temporais, organizou os calendários, celebrou dias festivos - como o Natal, Páscoa e S. João marcados pelos equinócios e solstícios - e fez nascer deuses e heróis.
Propomos uma viagem pela mitologia e tradições populares portuguesas a partir dos planetas e constelações visíveis nesta altura do ano.
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta quinta edição iremos descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação; desenhar as ruas, casas, pessoas, monumentos e paisagens de Cacela Velha; ouvir contos sobre bichos do nosso imaginário colectivo; saber mais sobre a arte da empreita em palma e experimentar novos teceres com trapos; observar o céu durante a noite e conhecer antigas mitologias e tradições populares ligadas aos astros; entender melhor dois dos elementos mais característicos da arquitectura no Algarve: a chaminé e a platibanda; e terminaremos na ria Formosa observando aves.

Portugueses dão nota negativa à situação actual do país

Numa escala de 0 a 10, 3,30 é a nota média que os portugueses atribuem à situação económica de Portugal, o que revela uma fraca confiança no mercado para resolver a crise actual. A nota é ainda mais baixa em indivíduos entre os 55 e os 65 anos, que atribuem apenas 2,94. Nenhum dos inquiridos atribuiu notas de 9 a 10 e apenas 4% atribuiu notas entre 7 e 8. São dados resultantes de um inquérito realizado pelo Observador Cetelem no final do mês de Junho, após as eleições, com o intuito de perceber quais as tendências e comportamentos de consumo dos portugueses para os próximos meses.

Da população analisada os mais optimistas são os jovens entre os 18 e os 24 anos, cuja nota média ronda os 3,74 e apenas 5% atribuem uma nota entre 0 e 1. Os indivíduos entre os 35 e os 44 também se destacam mas pela negativa, pois cerca de 20% atribui uma nota entre 0 e 1. Os mais “desmotivados” são mesmo os indivíduos entre 55 e os 65 anos, não só pela nota média de 2,94, mas também pelo facto de apenas 1% atribuir uma nota entre 7 e 8.


A análise do Observador Cetelem mostra ainda, como era expectável, que o estado da moral é mais baixo entre as classes C2 e D do que nas classes AB e C1 (nota de 3,24 e 3,31, respectivamente). «2011 está a ser um ano particularmente difícil para Portugal. Os consecutivos Programas de Estabilidade e Crescimento, a queda do Governo, a vinda da Troika, juntamente com o aumento generalizado do desemprego, a crise da dívida do Estado, as tensões sobre o poder de compra, perspectivas económicas incerta, são motivos de inquietação para os consumidores e que justificam esta nota negativa e a desconfiança nos mercados portugueses para superar a crise», afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Concurso de Restaurantes de Cataplana premeia melhores receitas

Os resultados do concurso de restaurantes Cataplana Experience, uma iniciativa do Allgarve’11 com o objectivo de promover a cataplana como utensílio de confecção culinária e de serviço, já foram apurados e à semelhança do ano anterior foram agora divulgados num Guia de Restaurantes de Cataplana, com o roteiro de todos os restaurantes participantes. O Guia saiu domingo (dia 31 de Julho) com o jornal «Diário de Notícias» (edição Lisboa e Algarve).


Este ano, o número de participantes no certame aumentou, tendo estado a concurso 40 restaurantes. O júri da prova foi composto por reputadas personalidades com capacidades técnicas para avaliação dos pratos apresentados: António Nobre, Henrique Leandro, José Júlio Vintém, Nuno Diniz e Orlando Esteves.
Os restaurantes em prova desenvolveram receitas com o objectivo de valorizar os produtos regionais, a cultura e a tradição desta região, bem como a criatividade dos chefs. Os pratos estão disponíveis na carta dos restaurantes até Setembro e alguns restaurantes poderão disponibilizar na carta uma Cataplana durante todo o ano. Para este concurso os restaurantes foram divididos em três categorias: Gastronómico/fine dinning; Informal/casual; e Típico/tradicional.
A cerimónia de entrega de prémios será dia 31 de Agosto, na Marina de Vilamoura, durante o Catapana Experience.
O «Allgarve’11» é um programa de animação turística que tem como objectivo valorizar o Algarve como destino turístico de qualidade, associado ao glamour e sofisticação através da oferta de lazer.

Visitas guiadas para conhecer o Centro Histórico de Olhão

Começou hoje e prolonga-se até 30 de Agosto, uma série de visitas guiadas ao Centro Histórico de Olhão. A iniciativa é do Museu da Cidade que pretende, assim, dar a conhecer características e pormenores da zona mais antiga de Olhão a residentes e visitantes interessados na nossa história.

As visitas guiadas ao Centro Histórico de Olhão realizam-se nos dias 5 (19h00), 9 (22h00), 26 (22h00) e 30 (09h30) de Agosto e terá um limite máximo de 20 participantes em cada dia. Para que os interessados possam assegurar o seu lugar, devem inscrever-se – gratuitamente – no Museu da Cidade (Edifício do Compromisso Marítimo) através do e-mail museu@cm-olhao.pt ou pelo telefone 289 700 103.
A próxima visita guiada, organizada pelo Museu da Cidade de Olhão, é já na próxima sexta-feira, 5 de Agosto, a partir das 19h00, tendo como ponto de encontro o Museu da Cidade de Olhão. Através das visitas guiadas, conduzidas por um técnico do Museu, permitem percorrer ruas, ruelas, travessas, becos e largos com grande valor histórico e social, assim como os monumentos que integram o centro histórico.

LIVROS E ARTESANATO EM QUARTEIRA

De 5 a 14 de Agosto, a Marginal de Quarteira volta a ser palco de mais uma Feira do Livro e do Artesanato de Quarteira.

O certame contará com 30 pavilhões onde estarão representadas as seguintes editoras: Instituto Piaget, Esfera dos Livros, Guerra e Paz, Objectiva, Cavalo de ferro, Esquilo, Planeta Manuscrito, Âmbar, Arte em movimento, Publicações D. Quixote, Caminho, Texto, Teorema, Livros do Brasil, Porto Editora, Gradiva, Dinalivro, Civilização Editora, Clube Autor, Evereste, Impala, Konsoante, Leya, Academia do Livro, Asa, Caderno, Casa das Letras, Estrela Polar, Gailivro, Lua de Papel, Oficina do Livro, Quinta essência, Sebenta e Presença.

A Biblioteca Municipal contará com a presença de dois pavilhões com actividades diárias.
A vertente de artesanato contará com 52 pavilhões em representação de 49 artesãos e 12 produtores agro-alimentares, oriundos do Concelho de Loulé, de outros pontos do Algarve e até mesmo de outras regiões do país.
Mais uma vez o artesanato tradicional está em destaque, com muitos expositores a trabalharem ao vivo. Dos trabalhos em palma, madeira e trapologia, típicos do interior, à cerâmica decorativa, bijutaria e acessórios de moda mais urbanos, a feira oferece ao visitante um leque alargado de produtos genuínos e de qualidade. Para os apreciadores da gastronomia local, podem ainda encontrar os licores e compotas regionais, o mel, os enchidos, a aguardente de medronho e o melhor da doçaria algarvia.
O horário de funcionamento é o seguinte: domingo a quinta-feira, das 19h00 às 00h00, e à sexta-feira e sábado, das 19:00 às 1:00 horas.
No dia de abertura, pelas 19h00 e 21h30 decorrerá no recinto da feira o espectáculo “Os livros na nossa vida” pelo T.A.L. - Teatro Análise de Loulé - Casa da Cultura de Loulé.
Há quem diga que os livros são excelentes amigos... Entendemos que os livros são, acima de tudo, o abrir das portas para a nossa formação como pessoas, como seres solidários, como aprendizes, como educadores e como sonhadores... Desde muito novos começamos a lidar com os livros e aprendemos que são uma verdadeira companhia nos momentos mais felizes ou tristes que passamos.
A entrada é livre.

Libertação de duas cegonhas-brancas na Ria de Alvor

Nesta quinta-feira, 4 de Agosto, o RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa vai libertar duas cegonhas-brancas na Ria de Alvor, numa acção para a qual estão convidados todos os interessados.
A bomba de gasolina da Penina será o ponto de encontro, às 10h30, para quem deseje assistir à libertação das cegonhas-brancas (Ciconia ciconia), deslocando-se posteriormente todas as pessoas para a Ria de Alvor, onde a devolução será precedida de uma breve palestra de campo sobre o trabalho do RIAS e acerca da biologia e ecologia desta espécie.

Aves acidentadas foram recolhidas em Portimão

Ambas as cegonhas foram recolhidas em Portimão e entregues no RIAS pelos particulares que as recuperaram, encontrando-se uma delas bastante conspurcada, o que implicou a lavagem das penas, após o que seu processo de recuperação consistiu em hidratação, alimentação própria e treinos de voo juntamente com outras cegonhas.
O outro exemplar foi recolhido depois de ter colidido com um edifício, encontrando-se bastante desidratado e com extensos hematomas nas asas. Neste caso, o processo de recuperação incluiu fluidoterapia e tratamento dos hematomas.
Mais tarde, a cegonha foi transferida para uma câmara de recuperação exterior, onde exercitou o voo juntamente com outros indivíduos da mesma espécie.
Situado, na Quinta de Marim, o RIAS tem como principal função receber e proceder ao tratamento de animais selvagens autóctones feridos ou debilitados e, sempre que possível, devolvê-los ao seu habitat natural.
Estes momentos de libertação de animais recuperados são o culminar de um processo de recuperação muitas vezes moroso, sendo oportunidades privilegiadas para o contacto com as pessoas, de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna selvagem e também as espécies que ocorrem no nosso país.
A Câmara Municipal de Portimão colabora com a iniciativa, tendo convidado – através do seu Departamento de Ambiente - 15 crianças do ATL Papos d´Aranha a assistirem à libertação das duas cegonhas-brancas.
A acção agendada para 4 de Agosto na Ria de Alvor será desenvolvida em colaboração com A Rocha - Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente, podendo a solicitação de mais informações ser feita através do e-mail rias.aldeia@gmail.com ou do telefone 927 659 313.

Milhares viram insectos gigantes em Olhão

Na noite de sexta-feira, 29 de Julho, a Avenida 5 de Outubro, na baixa olhanense, foi visitada por milhares de pessoas que viram, com entusiasmo, os insectos gigantes que desfilaram naquela artéria olhanense. Durante uma hora, a animação dominou em Olhão.

A iniciativa da Câmara Municipal de Olhão e do programa Allgarve foi um sucesso. A comprová-lo esteve o grande número de olhanenses e visitantes que fizeram da baixa de Olhão o seu ponto de passagem naquela noite que se revelou diferente.

Em cerca de um quilómetro da Avenida 5 de Outubro, junto aos Mercados e ao Jardim Pescador Olhanense, miúdos e graúdos acompanharam o desfile dos insectos gigantes proporcionado pela companhia espanhola Sarruga, que trouxe à cidade cubista um momento único de cultura e diversão.

Música, cor e insectos com muitos metros de altura e comprimento, transformaram a noite de sexta-feira passada num momento irrepetível. O agrado do público era visível perante os insectos, conduzidos por elementos da companhia, que iam interagindo com quem se juntava na via para ver bem de perto tão estranhos e originais bichos.

Suspensos por máquinas que conseguem reproduzir os movimentos dos animais verdadeiros, aranhas, libelinhas ou centopeias desfilaram e mereceram os aplausos do público, entusiasmado com este impressionante e original espectáculo!

Vila do Bispo reforça Serviços de Saúde: Unidade Móvel de Saúde e Serviço de Fisioterapia

A Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde do Algarve (ACES Barlavento), assinaram, na passada sexta-feira, dia 29 de julho, dois protocolos de colaboração que definem a cooperação entre as duas entidades, de modo a disponibilizar uma Unidade Móvel de Saúde (UMS) aos Vila-bispenses e serviço de fisioterapia no Centro de Saúde de Vila do Bispo.
A UMS é uma viatura adaptada e equipada que possibilita a prestação de cuidados de saúde, utilizada por uma equipa de profissionais disponibilizada pelo Centro de Saúde local e que tem como principais objetivos a prevenção, a vigilância da saúde e a prestação de cuidados de saúde à população, em especial a mais idosa e ou com dificuldade de acesso àquela unidade de saúde.

Nos termos do protocolo, compete ao município de Vila do Bispo disponibilizar a Unidade Móvel de Saúde para a prestação de cuidados de saúde, suportando a sua aquisição. Compete ainda à Câmara Municipal assegurar o motorista, o combustível e a manutenção. Por sua vez, o ACES compromete-se a disponibilizar o pessoal de enfermagem e outros profissionais do Centro de Saúde para o funcionamento da UMS e a fornecer os equipamentos médico-cirúrgicos e os consumíveis necessários à prestação de cuidados. Compete-lhe ainda identificar as populações com necessidades de saúde que possam beneficiar com a utilização da UMS.
Refira-se que a autarquia apresentou recentemente uma candidatura ao PROMAR – Programa Operacional das Pescas – para financiar a aquisição da viatura, cujo valor ronda os 70 mil euros. Se a candidatura merecer a respetiva aprovação, esta será comparticipado em 75% do seu valor.
Ultrapassada esta importante etapa, a autarquia avançará para a aquisição da Unidade Móvel, de modo a cumprir mais uma medida social, que irá melhorar a cobertura da prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Vila do Bispo.
Relativamente ao protocolo de colaboração que visa a criação do Serviço de Fisioterapia no Centro de Saúde de Vila do Bispo, este tem como objetivo uma maior acessibilidade e uma resposta local mais célere e eficaz à população do concelho no sentido da promoção de saúde e consequente melhoria na qualidade de vida dos munícipes.
Segundo o documento, compete à Câmara Municipal adquirir o material necessário ao funcionamento do referido serviço, bem como, acompanhar e promover em colaboração com o ACES, a acessibilidade aos cuidados de fisioterapia no Centro de Saúde da população do município.
O ACES obriga-se a garantir o funcionamento do referido serviço, dotando-o de recursos humanos necessários e qualificados, assim como, definir os critérios de elegibilidade para os tratamentos.
A concretização deste protocolo irá dotar o Centro de Saúde com uma sala devidamente equipada com material de fisioterapia que constituirá uma mais-valia para a população local, uma vez que evita as deslocações morosas e dispendiosas para os concelhos vizinhos.

Doenças Oncológicas: Laço Humano Solidário na Praia da Rocha

Pelo segundo ano consecutivo, a AOA - Associação Oncológica do Algarve vai organizar o Laço Humano Solidário na Praia da Rocha, iniciativa marcada para 13 de Agosto, numa parceria com a Câmara Municipal de Portimão.
A acção, que pretende reunir mais de mil participantes para “desenharem” na praia o símbolo mundial da luta contra o cancro, tem como principal objectivo angariar fundos para a construção em Faro da Casa Flor das Dunas, que servirá de lar aos doentes oncológicos durante as sessões de radioterapia a que têm de ser expostos.

Além disso, a AOA pretende alertar a população em geral para a problemática dos cancros da mama e da pele, sendo de referir que no ano passado participaram na iniciativa cerca de 400 pessoas.
O local de encontro, a partir das 10h00, será a Área Desportiva da Praia da Rocha, para onde se deverão dirigir todos quantos desejem abraçar esta causa de interesse social e divertir-se numa manhã repleta de actividade física, animação e surpresas.
As inscrições têm um valor de 2 euros e podem ser feitas até 13 de Agosto na Área Desportiva da Praia da Rocha, enquanto de 5 a 12 de Agosto será possível aos interessados inscrever-se no Mercado Municipal de Portimão, Centro Comercial Continente, Aqua Shopping e Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.
A AOA, que passará recibo a quem contribua com donativos a partir de 5 euros, congrega um grupo de voluntários com experiência pessoal e profissional de problemas ligados à doença e o seu principal objectivo é prestar apoio social e humano ao doente oncológico e promover a sua integração na comunidade.
Entre outras acções, organiza anualmente a Mamamaratona, que visa incentivar o rastreio do cancro da mama, tendo adquirido recentemente uma unidade móvel para realizar as mamografias através de rastreio regional.

“AR.CO NO VERÃO”: WORKSHOPS DE FOTOGRAFIA EM LOULÉ

Em Setembro, de 5 a 16, o departamento de fotografia do Ar.Co – Centro de Artes e Comunicação Visual, deslocará de Lisboa para Loulé alguns dos seus principais professores, no campo da teoria, da técnica e da prática fotográfica, para orientar dois workshops, um de introdução à fotografia e outro avançado.

O convite que a Câmara Municipal de Loulé fez àquela que é a escola de fotografia mais prestigiada do país inscreve-se na aposta feita pela Autarquia na qualificação da formação técnica e artística, tendo como principal objectivo proporcionar uma formação de qualidade numa área central do mundo contemporâneo como é a fotografia, cujo leque de possibilidades e saídas profissionais é muito variado e abrangente.
Obedecendo a uma filosofia que privilegia uma vertente aplicada e autoral, os cursos que serão disponibilizados à comunidade cobrem algumas das valências centrais da fotografia. Dirigem-se, por um lado, a especialistas e profissionais desta área, propondo um aprofundamento da experiência que adquiriram no seu percurso, bem como a uma franja da população ainda não ou recentemente iniciada à fotografia e que pretende familiarizar-se ou melhor conhecer as possibilidades desta disciplina.
Sérgio Mah, Nuno Faria, José Soudo, Luis Ferreira e Pedro Tropa serão os tutores, e Jorge Graça e Vasco Célio os assistentes técnicos.
Os interessados em frequentar este curso deverão enviar portfolio e carta de motivação para dcm@cm-loule.pt

ACTA leva Teatro a Quarteira: "CANTO NONO"

A ACTA apresenta a produção “Canto Nono”, criação colectiva a partir de Luís Vaz de Camões e dirigida por Luís Vicente, no próximo dia 04 de Agosto, às 22h00 na Praça do Mar em Quarteira.

O Canto IX de Os Lusíadas surge na narrativa épica de Camões essencialmente como corolário de festa pagã, prémio que a venerável Vénus entende ser devido aos portugueses pelo reconhecimento da sua bravura e de que por esta têm direito ao merecimento de compensação terrena.

O espectáculo Canto Nono é, pois, não uma elaboração que pretende reproduzir passo a passo os momentos do Canto, mas antes uma elaboração alusiva a esse momento da épica camoniana, onde as personagens se cruzam com um sentido de festa e devir poético que tarda: Ai Portugal, Portugal!/Do que é que estás à espera?!


A digressão da produção “Canto Nono” será realizada nas seguintes datas e locais:

AGOSTO
Dia 15 de Agosto na Zona Ribeirinha de Portimão, às 22h00
Dia 20 de Agosto na Praça Gil Eanes em Lagos, às 22h00

C. Marim: Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires

A Câmara Municipal de Castro Marim, de 12 a 15 de Agosto, celebra as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, uma das cerimónias religiosas mais emblemáticas da terra, com um programa bastante diversificado que inclui tauromaquia, música cubana e um concerto do grupo “Os Anjos”.

O programa das festas tem início, dia 12 de Agosto, com as “Noites do Revelim”, que assinalam o Dia Internacional da Juventude, através de um espectáculo de Pop Rock, pelos Bubblebath, terminando a noite com o DJ Nuno Dourado.

os "Anjos" vão ser uma das estrelas das festas

O segundo dia das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires será dedicado ao Algarve Taurino, com uma monumental Corrida de Toiros à Portuguesa, às 22.00 horas, no Campo de Futebol de Castro Marim, composta pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Fernandes, João Maria Branco e os forcados amadores de Cascais, Arronches e Beja, que vão enfrentar 6 soberbos toiros da Ganadaria de Inácio Ramos.
Domingo, dia 14, e na sequência da música que compõe as festas, haverá uma “Noite Cubana”, com a banda “Baby Lores”, para saborear as cores e os aromas da música latina.
No dia 15 de Agosto, último dia das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, os festejos começam cedo com a Alvorada pela Banda Musical Castromarinense. Às 10.30 horas, terá lugar uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires.
O momento mais solene das cerimónias religiosas acontece às 20.00 horas com a procissão da imagem veneranda de Nossa Senhora dos Mártires que, numa grande manifestação de fé, irá saudar os milhares de fiéis que ao longo das ruas da vila a vão acompanhar.
Para uma noite de grandes emoções e sentimentos do lado da música, o fim da festa, faz-se com um concerto, ás 23.00 horas, do Grupo “Anjos”.
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Paróquia de Santiago, e o apoio das Associações Locais.