segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vila do Bispo reforça Serviços de Saúde: Unidade Móvel de Saúde e Serviço de Fisioterapia

A Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde do Algarve (ACES Barlavento), assinaram, na passada sexta-feira, dia 29 de julho, dois protocolos de colaboração que definem a cooperação entre as duas entidades, de modo a disponibilizar uma Unidade Móvel de Saúde (UMS) aos Vila-bispenses e serviço de fisioterapia no Centro de Saúde de Vila do Bispo.
A UMS é uma viatura adaptada e equipada que possibilita a prestação de cuidados de saúde, utilizada por uma equipa de profissionais disponibilizada pelo Centro de Saúde local e que tem como principais objetivos a prevenção, a vigilância da saúde e a prestação de cuidados de saúde à população, em especial a mais idosa e ou com dificuldade de acesso àquela unidade de saúde.

Nos termos do protocolo, compete ao município de Vila do Bispo disponibilizar a Unidade Móvel de Saúde para a prestação de cuidados de saúde, suportando a sua aquisição. Compete ainda à Câmara Municipal assegurar o motorista, o combustível e a manutenção. Por sua vez, o ACES compromete-se a disponibilizar o pessoal de enfermagem e outros profissionais do Centro de Saúde para o funcionamento da UMS e a fornecer os equipamentos médico-cirúrgicos e os consumíveis necessários à prestação de cuidados. Compete-lhe ainda identificar as populações com necessidades de saúde que possam beneficiar com a utilização da UMS.
Refira-se que a autarquia apresentou recentemente uma candidatura ao PROMAR – Programa Operacional das Pescas – para financiar a aquisição da viatura, cujo valor ronda os 70 mil euros. Se a candidatura merecer a respetiva aprovação, esta será comparticipado em 75% do seu valor.
Ultrapassada esta importante etapa, a autarquia avançará para a aquisição da Unidade Móvel, de modo a cumprir mais uma medida social, que irá melhorar a cobertura da prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Vila do Bispo.
Relativamente ao protocolo de colaboração que visa a criação do Serviço de Fisioterapia no Centro de Saúde de Vila do Bispo, este tem como objetivo uma maior acessibilidade e uma resposta local mais célere e eficaz à população do concelho no sentido da promoção de saúde e consequente melhoria na qualidade de vida dos munícipes.
Segundo o documento, compete à Câmara Municipal adquirir o material necessário ao funcionamento do referido serviço, bem como, acompanhar e promover em colaboração com o ACES, a acessibilidade aos cuidados de fisioterapia no Centro de Saúde da população do município.
O ACES obriga-se a garantir o funcionamento do referido serviço, dotando-o de recursos humanos necessários e qualificados, assim como, definir os critérios de elegibilidade para os tratamentos.
A concretização deste protocolo irá dotar o Centro de Saúde com uma sala devidamente equipada com material de fisioterapia que constituirá uma mais-valia para a população local, uma vez que evita as deslocações morosas e dispendiosas para os concelhos vizinhos.