quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ilha de Faro: expulsão dos pescadores é desumana e ilegal - CFC

Através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra,os CFC - Movimento Autárquico Independente, liderado pelo ex-edil José Vitorino, afirmam que "a expulsão dos pescadores é desumana/ilegal e estes recusam sair. Vão esbanjar-se milhões. CFC é contra".

"Na autarquia, a "nova coligação Macário/ PS" de "braço dado", pressiona pescadores. Após a Assembleia Municipal, a Câmara divulgou na semana passada uma notícia largamente difundida pela imprensa, referindo haver "casas novas para os pescadores no Montenegro".
Porque a autarquia escondeu as questões essenciais, os CFC - Movimento Autárquico Independente, por direito e dever, tornam pública a gravidade da situação:
- Está em causa uma pressão desumana da "nova coligação Macário/PS" para expulsar da Ilha a classe piscatória, que aí se fixou há mais de um século(1890);

- Está em causa uma intenção de expulsão que é ilegal face ao POOC, pois este determina o realojamento na própria Ilha e obriga à aprovação prévia de planos, o que não se verifica. Os pescadores seriam expulsos das suas casas e teriam de pagar rendas nas novas.
- Está em causa um esbanjamento superior a 20 milhões € para demolições no Concelho, num país às portas da bancarrota. Só para as casas que a Câmara agora anunciou são 6 milhões e o Município vai pedir 2 milhões, apesar dos pescadores recusarem sair.
Há 24 anos, sendo o Eng. Macário Correia Sec. Estado do Ambiente, foram demolidas 180 casas. Agora, com o voto favorável do PS quer acabar o "trabalho". A "nova coligação" (nesta e noutras matérias) é tão forte, que o Presidente da Câmara e os Vereadores PS têm andado de "braço dado" pressionando os pescadores para sair.
Durante a campanha eleitoral, os CFC já haviam alertado que as posições de ambos eram iguais.
Por outro lado, desde Outubro do ano passado que os CFC têm denunciado que estavam em curso manobras para expulsar os pescadores. O Presidente negou isso, tal como negou a intenção de proibir a entrada de carros na Ilha. Mas os fatos mostram que mentiu. Os CFC falaram verdade.
A expressão da Câmara "pescadores vão ter casa nova", merece dos CFC um forte repúdio. Apresentar as casas como se fosse uma benesse é o cúmulo do cinismo e uma provocação, pois os pescadores nada pediram e têm recusado sair da Ilha. Por outro lado, como nos Acordos assinados pela Câmara com o Governo apenas essas pessoas da Ilha podem utilizar a centena de casas que está previsto construir, perante as recusas muitas delas podem acabar por ficar vazias.
Na Assembleia Municipal, os CFC expressaram-se frontalmente "contra todas as matérias relacionadas com decisões cujo objetivo é renaturalizar as zonas poente e nascente e fazer sair as pessoas da Ilha". Mais afirmámos "não imaginar, quem e como vão forçar as famílias a abandonar as suas casas".
Para os CFC, por direito natural, legitimidade e humanismo, ninguém poderá expulsar os pescadores, "cortando" as ancestrais raízes que os ligam à Ilha", conclui o documento CFC.

Férias em Movimento 2011 desafiam Jovens são-brasenses a viver novas experiências

Para os jovens são-brasenses, as férias grandes trazem Grandes Desafios e um convite para viver novas experiências, com mais uma edição recheada de aventura do programa de actividades “Férias em Movimento”.
Na edição deste ano, as crianças e jovens entre os 5 e os 18 anos de idade têm a oportunidade de participar em vários programas de actividades de tempos livres para umas férias grandes recheadas de actividades desportivas, jogos, visitas e passeios, trabalhos manuais, aventuras no espaço cibernautico, entre muitas outras surpresas, que promovem o convívio e estimulam novas aprendizagens.

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel apresenta um conjunto diversificado de actividades de ocupação de tempos livres que pretendem contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das crianças, mas também ir ao encontro das necessidades sentidas por muitos pais e encarregados de educação que trabalham durante o período de férias escolares.

Neste sentido, a autarquia promove mais uma edição do ateliê de tempos livres Férias Aventura, bem como mais uma edição do programa de actividades “Férias Desportivas”, lança um novo pacote de “Oficinas de Férias”, na Biblioteca Municipal e ainda a 3ª edição do programa de voluntariado jovem “Voluntariado Jovem na Feira da Serra”.
Para além desta oferta diversificada, junta ainda o programa de férias do Projecto @ventura, um projecto dinamizado em parceria pela Câmara Municipal, associação IN LOCO e Agrupamento de Escolas no âmbito do Programa Escolhas IV Geração.
O Ateliê de Tempos Livres “Férias Aventura” decorre entre 18 de Julho a 28 de Agosto, nas instalações da Escola Básica EB1 n.º 2 de São Brás de Alportel, para crianças entre os 5 e os 11 anos de idade e apresenta um programa vasto de actividades composto por ateliês de leitura, expressão plástica e dramática, passeios, idas à Biblioteca Municipal e ao Centro de Acolhimento e Interpretação da Calçadinha, e muitas actividades desportivas.
Para as crianças e jovens entre os 7 e os 14 anos de idade, as “Férias Desportivas”, a decorrer de 27 de Junho a 22 de Julho, no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires, apresentam um conjunto de divertidas actividades, entre as quais jogos de matraquilhos humanos, aulas de surf, jogos e água, sessões de auto salvamento; slide, rappel, jogos de confiança, entre muitos outros desafios.
Para os jovens são-brasenses, entre os 14 e os 25 anos de idade, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel sugere o Programa de Voluntariado Jovem – Feira da Serra 2011, uma iniciativa que visa promover o voluntariado na comunidade, em torno de um dos mais importantes eventos do município. Os jovens participantes devem inscrever-se até ao próximo dia 15 de Julho, junto do Gabinete do Munícipe, na Câmara Municipal, ou solicitar informações através do Tel. 289 840 019 ou e-mail. feiradaserra@cm-sbras.pt
Durante o mês de Julho, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro abre as portas à diversão e apresenta um conjunto de oficinas temáticas para crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos de idade.
Às terças-feiras, dias 5, 12, 19 e 26, a Biblioteca Municipal convida as crianças entre os 7 e os 9 anos de idade a participar na oficina de Decorar a Brincar, dedicada aos trabalhos manuais com diversos materiais decorativos.
As actividades prosseguem às quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27, na “Biblioteca vai ao Jardim”, uma acção de promoção da leitura e empréstimo domiciliário de livros para todas as idades. Entre as 17h30 e as 19h30 a Biblioteca itinerante encontra-se no Jardim Carrera Viegas e entre as 18h30 e as 20h00 no Parque Infantil António Calçada. A Biblioteca no Jardim desafia jovens entre os 16 e os 18 anos de idade a ser voluntários por um dia e ingressar nesta iniciativa de proximidade com os leitores.
Às quintas-feiras, dias 7, 14, 21 e 28, os mais pequenos, entre os 7 e os 9 anos de idade, são desafiados a ingressar no mundo do faz de conta na oficina de Dramatização e Encenação de Contos, que tem por objectivo sensibilizar e explorar a capacidade de interpretação e expressão dos jovens.
Para as crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade, a Biblioteca Municipal sugere, às sextas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29, a Oficina de Jovens Repórteres, uma actividade que visa a elaboração de uma página juvenil, a ser publicada como suplemento no Jornal Noticias de São Brás, na edição de Agosto.
Os mais jovens, com idades entre os 7 e os 9 anos, têm ainda a oportunidade de se divertir nos jogos e actividades físicas “Aos Saltos e Pulinhos”, orientadas por Pedro Gonçalves.
Todos os participantes devem efectuar a respectiva inscrição na Biblioteca Municipal, ou através do Tel. 289 840 360.
O Programa Férias @ventura, desenvolvido pelo Projecto Aventura – Programa Escolhas V Geração, decorre de Julho a Setembro, no Espaço Jovem do Centro de Apoio à Comunidade de São Brás de Alportel e apresenta um conjunto de sugestões para crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos de idade.
Na edição deste ano os jovens podem participar em acampamentos, actividades lúdico-pedagógicas, actividades desportivas, workshop’s de informática e internet, de culinária, acções de sensibilização ambiental, jogos tradicionais, entre muitas outras surpresas.
Os jovens participantes devem inscrever-se junto da organização através do tel. 289 840 860, ou e-mail. aventura.pe@gmail.com

Cruz Vermelha tem postos de socorro nas praias algarvias

No âmbito do acordo celebrado entre a Administração Regional de Saúde e a Cruz Vermelha, as praias do Algarve serão as únicas do país que terão instalados postos de saúde este ano.

A Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, tem a seu cargo 5 Postos de Socorro nas seguintes praias:

Postos de Socorro nas Praias
• Ilha de Tavira
• Praia do Barril
• Praia de Cabanas
• Praia da Retur
• Praia de Altura
Este ponto de atendimento destina-se a todos os utentes que frequentem as praias referidas, e necessitem dos primeiros cuidados. Para tal, encontra-se diariamente 1 enfermeiro, onde cabe à nossa delegação toda a organização, apoio logístico e supervisão.
Horário de funcionamento
Todos os dias das 10:00 às 20:00

VRSA-SGU chegou a acordo com ex-acionistas da Cidademar

A empresa municipal SGU- Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real de Santo António acordou ontem com os ex-acionistas da Cidademar um procedimento que acautela a conclusão do negócio celebrado em 2008, tendo os subscritores, ex-acionistas da Cidademar desistido do processo judicial, com a respectiva anulação dos arrestos decretados.

O processo movido pelos ex-acionistas da Cidademar visava apurar o pagamento da última prestação em atraso por parte da SGU, sem prejudicar o constante diálogo mantido entre as duas entidades. Aliás, cumpre referir que ao longo de todo o processo, a SGU esteve sempre em permanente contacto para que fosse encontrada a melhor solução para o pagamento da referida tranche do acordo.

Assim, acrescenta a nota de imprensa da autarquia, "tanto a SGU, como a Autarquia e os ex-acionistas da Cidademar condenam a tentativa de aproveitamento político por parte do Partido Socialista de Vila Real de Santo António com este caso, como já foi referido em comunicado pelo ex-acionistas da Cidademar".

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, “é lamentável que o PS de Vila Real de Santo António esteja apenas preocupado em fazer chacota política desta situação, que a prosseguir poderia provocar graves danos sociais e patrimoniais para o concelho de Vila Real de Santo António, nomeadamente ao nível do emprego e investimento no concelho, bem como nas instituições democráticas e políticas”.
O presidente da autarquia lamenta também, “que o PS de Vila Real de Santo António se afaste cada vez mais de uma política que permite novos investimentos que possam fixar mais população no concelho, e se aproxime de uma política cada vez mais destrutiva para toda a região. Em boa verdade este problema levou um dia a ser resolvido”.

Escoteiros de Portugal Comemoram Centenário

No centenário da criação do primeiro Grupo de Escoteiros em território português, os Escoteiros de Portugal organizam o Acampamento Nacional do Centenário - AcNac onde vão juntar mais de 1 600 escoteiros de vários países.

De 1 a 7 de Agosto, na localidade de Arca, jovens de Portugal, Espanha, Alemanha, Rússia, Islândia, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, juntam-se no acampamento que será montado no sopé da Serra do Caramulo para viver uma experiência inesquecível e celebrar o Centenário do Escotismo Português.

“Escotismo para todos” é o lema geral que orienta os Escoteiros de Portugal e que será transversal a todo o encontro.

Sendo 2011 o ano em que se celebra também o Ano Europeu do Voluntariado, no Acampamento serão organizadas várias actividades que incluirão, no dia 6 de Agosto, a Actividade Nacional de Voluntariado, onde os 1600 escoteiros, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional, vão realizar uma acção de controlo de vegetação infestante, limpeza de matos e caminhos florestais, mas onde não faltará também muita aventura, animação, jogos, debates, desafios e muita diversão.

Encontro junta escoteiros de todo o mundo na Serra do Caramulo

O programa de seis dias será dividido por quatro subtemas - cidadania, liderança, cultura e aventura – visando desenvolver nos jovens competências fundamentais para a vida, através de actividades e experiências divertidas.

Sobre os Escoteiros de Portugal:

Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, de reconhecida utilidade pública. São os fundadores do Escotismo em Portugal e a mais antiga organização juvenil portuguesa, representando em Portugal o escotismo aberto a todos - independente, interconfessional e multiétnico. Os Escoteiros de Portugal são a segunda maior associação juvenil portuguesa e contam com mais de 13 mil jovens em 145 unidades locais espalhadas por todo o Continente e Regiões Autónomas.

RICARDO MESTRE VENCE E TORNA-SE O PRIMEIRO CAMISOLA AMARELA DO TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO

Ricardo Mestre, da equipa Tavira/Prio, venceu hoje a primeira etapa do Troféu Joaquim Agostinho que teve ponto de partida em Ramalhal e fim em Sobral de Monte Agraço, onde os ciclistas percorreram 161 quilómetros.

As dificuldades da competição começaram logo neste primeiro dia de arranque com o pelotão a encontrar uma meta de montanha de primeira categoria, em Alto de Montejunto, ao quilómetro 41.

Depois de várias escaramuças no seio do pelotão desde o início, e diversas tentativas de fuga ao longo de todo o percurso, seria Ricardo Mestre a vingar, ao chegar isolado à meta.
O quilómetro 152 foi decisivo no rumo da jornada quando depois de ultrapassado pela primeira vez o Sobral de Monte Agraço, Ricardo Mestre alcança um grupo de fugitivos e toma as rédeas da corrida, pedalando rumo à meta, onde chegou isolado 9 quilómetros depois.
Depois de na edição anterior a vitória desta competição ter ficado em Tavira, através de Cândido Barbosa, a equipa algarvia volta agora a provar o seu talento. Mestre é o primeiro camisola amarela do Troféu Joaquim Agostinho e manifesta o agrado: “é para mim um orgulho vestir esta camisola e dar continuidade ao êxito que foi o ano passado, e estamos em vésperas da Volta a Portugal, temos que testar a nossa condição, e a equipa está de parabéns”.
O Troféu prossegue amanhã, com a segunda tirada a partir de Manique do Intendente rumo a Carvoeira, onde pelo meio ficarão 179 quilómetros.