quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Caiu parte de um tecto falso em pladour do Fórum Algarve - FOTOS EXCLUSIVAS ALGARVE PRESS DO INTERIOR DO FÓRUM, POUCOS MOMENTOS APÓS O DESABAMENTO







UM FERIDO LIGEIRO DE 25 ANOS E DUAS SENHORAS ASSISTIDAS POR COMOÇÃO

Parte de um tecto falso em pladour do Centro Comercial Fórum Algarve, em Faro, caiu hoje perto das 14h00, frente à loja "box" do Centro Comercial, provocando um ferido ligeiro do sexo masculino e duas senhoras tiveram de receber assistência por comoção.
O acidente ocorreu esta tarde no centro comercial Fórum Algarve, em Faro. A queda da estrutura e de placas de pladour de um tecto falso do Centro Comercial atingiu um rapaz de 25 anos que, depois de assistido no local pelo INEM, foi transferido para o Hospital Central de Faro. Também no local foram assitidas duas senhoras, uma de 30 e outra de 40 anos, por uma psicóloga do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com elevados níveis de ansiedade, devido ao susto provocado pelo aparato da queda do tecto falso.
Para o local, além de uma Viatura de Emergência Médica e Reanimação e ambulâncias do INEM, os Bombeiros de Faro deslocaram várias viaturas com equipas de desencarceramento.
A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, também se deslocou ao local para se inteirar da situação, bem como o edil Macário Correia, que garantiu "não existirem razões para alarmismos". Aliás, Algarve Press apurou que o Centro Comercial reabre ainda esta noite.
Alguns logistas, como a florista localizada à entrada do Centro Comercial, Lídia Gomes, foram unânimes em reconhecer que, apesar do número elevado de clientes na ocasião, até por ser época de compras de Natal, "o facto da queda do tecto falso se ter dado à hora do almoço, terá contribuído para um menor número de vítimas".
A florista não esquece "o barulho que se ouviu antes da queda do tecto falso, seguido de duas quedas consecutivas de bocados de tecto falso e as pessoas a fugirem para a rua".
Peritos da autarquia e protecção civil deslocaram-se ao sinistro para apurar as causas do incidente. Segundo fontes próximas do processo, "o peso (cerca de 30 a 40 kg cada) das decorações de Natal poderá ter estado na origem do desabamento da estrutura e respectivas placas de pladour do tecto falso" naquela zona do Centro Comercial Fórum Algarve.






Loulé: “MÚSICA.COM”: “O VIOLINO ENTRE O BARROCO E O ROMANTISMO”

No próximo dia 26 de Dezembro, pelas 16h30, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé acolhe mais um concerto comentado integrado no segundo ciclo da iniciativa “Música.com”. Desta vez o tema apresentado por António Ferreira será “O Violino entre o Barroco e o Romantismo”.
A proposta para esta tarde cultural é uma viagem pela música para violino e piano de quatro grandes compositores: Jean-Marie Leclair expoente máximo do Barroco francês, considerado o fundador da escola de violino francesa; Fritz Kreisler um dos mais famosos violinistas do seu tempo, que nos deixou belíssimas páginas musicais para este instrumento; Antonín Dvorák compositor nacionalista checo do último período romântico; e Johannes Brahms um dos mais importantes compositores do Romantismo.
António Ferreira, fundador do Novo Círculo de Cultura Musical, uma associação que visa a promoção das artes em Portugal, vai estar ao piano e fará os comentários ao concerto. A acompanhá-lo estará Tiago Neto, no violino.
As obras em destaque nesta “Música.com” são: Sonata em Ré M, Adagio molto maestoso, Allegro, Sarabanda: Largo, Tambourin: Allegro vivace, de Jean-Marie Leclair ; Rondino sobre um tema de Beethoven, de Fritz Kreisler; Sonatina op. 100, Allegro risoluto, Larghetto, Scherzo: Molto vivace e Finale: Allegro, de Antonín Dvorák; e Dança Húngara nº 1, de Johannes Brahms. A entrada é livre.

QUARTEIRA RECEBE CONCERTO DE NATAL PELA ORQUESTRA DO ALGARVE

No âmbito do 8º Ciclo de Cações de Natal, no dia 20 de Dezembro, pelas 16h30, a Igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, recebe o tradicional Concerto de Natal da Orquestra do Algarve.
Neste momento musical vão ser interpretadas duas obras do compositor austríaco Franz Joseph Haydn: Te Deum para a Imperatriz Maria Teresa, Hob: XXIIIC:2 e a Missa Nelson, em Ré Menor, Hob. XXII: 11.
O concerto será conduzido pelo Maestro Osvaldo Ferreira e terá como solistas Sónia Alcobaça (Soprano), João Cipriano (Tenor), Patrícia Quinta (Meio-Soprano) e Diogo Oliveira (Barítono).
A entrada é livre.
Johann Michael Haydn nasceu a 14 de Setembro de 1737, em Rohrau, Baixa Áustria, faleceu a 10 de Agosto de 1809, em Salzburgo, e foi sepultado na Igreja de S. Pedro do Mosteiro dos Beneditinos, desta cidade.
Em 1745 foi juntar-se a seu irmão mais velho Franz Joseph Haydn como membro do Coro dos Pequenos Cantores da Catedral de Santo Estêvão, em Viena. Quando a voz deste começou a mudar, substitui-o como solista. Aqui, recebeu a sua formação em canto, composição e órgão.
Em 1763, Michael Haydn entrou ao serviço do Príncipe-Arcebispo de Salzburgo Sigismund Von Schrattenbach (primeiro patrão e grande amigo de Wolfgang Amadeus Mozart), como músico e compositor da Corte.
Durante os quarenta e três anos ao serviço de dois príncipes-arcebispos (Schrattenbach e Colloredo), distinguiu-se, sobretudo, como compositor de música religiosa.
Haydn foi, de resto, um dos expoentes máximos da Música de Igreja em Salzburgo, Áustria, no Século XVIII.

Novos açudes no concelho de Alcoutim

A Câmara Municipal de Alcoutim vai construir quatro nos açudes no concelho nas localidades de Bentos, Fernandilho, Galaxos e Várzea, da freguesia de Vaqueiros.
As obras dos quatro novos açudes e a de Alcaria Cova (freguesia do Pereiro), já terminada, são financiadas em 50% pelo Programa Operacional Algarve 21, sendo o restante da responsabilidade da Autarquia.
Os açudes estabelecem reservatórios de água que facilitam a rega de pequenas explorações agrícolas existentes nas margens da Ribeira de Odeleite, recarregam os lençóis freáticos e preservam as espécies ribeirinhas durante o período estival, para além de constituírem óptimas zonas de lazer, como parque de merendas e praia fluvial.
Recorde-se que estas ribeiras “morrem” por completo na época estival.

CÁRITAS: “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz 2009”

A Cáritas Portuguesa apresenta, pelo sétimo ano consecutivo, a iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, uma acção que este ano terá o seu enfoque nas vítimas da crise em Portugal. Ao contrário de anos anteriores, e a título excepcional, o projecto deste ano vai reverter exclusivamente para casos nacionais, tendo sido criado para este efeito o Fundo de Apoio aos Novos Desempregados.
O projecto de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” consiste numa iniciativa de angariação de fundos a nível nacional, através da venda de velas pelo preço simbólico de €1, cujo resultado final reverte a favor dos mais necessitados, aqueles que, no decorrer deste ano, ficaram sem meios de subsistência por causa da alarmante vaga de desemprego.

Locais de venda no ALGARVE
· Na Cáritas Diocesana - Telf: 289 829 920
· Tenda no Jardim do Coreto em Tavira
· Livaria Paulinas em Faro
· Várias Paróquias
· Serviços Diocesanos da Pastoral

Portimão Arena: Fernando Mendes estreia espectáculo no Festival de Humor Solrir


O Festival de Humor Solrir abre as portas dia 1 de Janeiro, no Portimão Arena, com a estreia nacional do espectáculo “mendes.come”, que celebra os 30 anos de carreira de Fernando Mendes.
Em “mendes.come”, o actor vai acentuar ainda mais a sua vertente cómica, mas vai também contar histórias, viajar pelas memórias (as suas e as de todos) e cantar músicas de amor e humor, na companhia de Luís Portugal, António Vaz Mendes e Cristina Areia, capa da Playboy de Outubro último.
Natural de Lisboa, Fernando Mendes, filho de Vítor Mendes – um dos maiores actores da revista à portuguesa - vive nos “palcos” desde sempre. Com apenas 17 anos de idade estreou-se como profissional na revista “Reviravolta”, no extinto Teatro ABC, em Lisboa, ao lado de Eugénio Salvador e Florbela Queiroz.
A sua estreia na televisão aconteceu em 1984, na RTP. A estação pública foi a rampa de lançamento para o reconhecimento enquanto actor e humorista a nível nacional. Entre os seus inúmeros êxitos, destacam-se as participações nos programas “Nico d’Obra” e “Nós os Ricos”, com Nicolau Breyner, Carlos Areia (pai de Cristina Areia) e Rosa do Canto, entre outros.
Actualmente é o protagonista de um dos programas de entretenimento de maior audiência da RTP1, o “Preço Certo em Euros”, e um dos artistas mais acarinhados pelo público português.
A primeira noite do Festival Solrir contará ainda com a interpretação de “Somos Funcionários Públicos”, que até à data já conta com 129 mil visualizações no youtube, e a apresentação da peça o “Barão de Paumole” interpretada por Adriano Pereira e pelo grupo “Barraca Armada”.
O Solrir, uma iniciativa do Município de Portimão, através da empresa municipal Portimão Turis, é cada vez mais o espelho do melhor humor da actualidade.

Programa: Festival de Humor Solrir
Dia 1 de Janeiro
Adriano Pereira e o Grupo “Barraca Armada”
· Funcionários Públicos
· Barão de Paumole
Fernando Mendes
“mendes.come”

Dia 2 de Janeiro
João Seabra
Teatro Experimental Mexilhoeira Grande
Quim Roscas e Zeca Estacionâncio

Dia 3 de Janeiro – Comédia em Pé
Nilton
Eduardo Madeira
Aldo Lima
Francisco Menezes

Dia 4 de Janeiro
Herman José
“Adeus, vou ali e já venho”
Carlos Pacheco e o Grupo Boa Esperança
“Chamem o Médico”
“Hollywood do Manel”

Aldeia da Cortelha repleta de animação neste Natal



O Natal está a chegar e a Associação dos Amigos da Cortelha faz questão de não esquecer a data. Do vasto programa de comemorações, destaque para a realização de um Passeio Pedestre de Natal, sem esquecer a habitual Festa de Natal, a Inauguração do Presépio e o tradicional Cantar das Janeiras. O espírito natalício veio para ficar e este conjunto de iniciativas promete “aquecer” o dia-a-dia das populações do interior.

Passeio Pedestre como prenda de Natal

Para assinalar a quadra natalícia, os Amigos da Cortelha decidiram oferecer uma prenda em forma de Passeio Pedestre. Usufruindo do encanto natural da Serra do Caldeirão, a entidade serrana decidiu organizar um passeio natalício, que teve lugar no dia 13 de Dezembro.
Dar a conhecer a região e proporcionar o salutar convívio entre participantes, especialmente nesta época tão solidária, é o objectivo da iniciativa. O percurso de nível médio teve cerca de 8 Kms e ofereceu aos participantes paisagens deslumbrantes do interior do concelho de Loulé, num ambiente a todos os níveis único.

Festa de Natal dedicada às crianças

Durante a tarde do mesmo dia, 13 de Dezembro, teve lugar no Salão de Festas da aldeia da Cortelha a habitual Festa de Natal. Como não poderia deixar de ser a iniciativa é dedicada às crianças e aos idosos, num evento onde houve espaço para a proclamação de poemas e canções de Natal, sempre com a preciosa colaboração dos alunos da Escola Primária da Cortelha e do Grupo de Catequese da Aldeia. Não faltaram muitas surpresas e acima de tudo muitos sorrisos, num dia concebido para alegrar a miúdos e graúdos.

Presépio em Cortiça para ver até dia 6 de Janeiro

No final da iniciativa infantil será inaugurado o Presépio da Cortelha, que vai estar patente no centro da aldeia até ao dia 6 de Janeiro de 2010. Mais uma vez a população uniu-se para preparar um Presépio especial, baseado em materiais tradicionais da Serra do Caldeirão, com especial destaque para a cortiça. É habitualmente um dos mais bonitos e dos mais visitados da região.

Tradição das Janeiras de volta em plena Serra do Caldeirão

Também o Cantar das Janeiras estará bem presente na aldeia da Cortelha. As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação, à porta das habitações, de cantares ao menino e dos reis por parte de um grupo de pessoas acompanhadas por instrumentos tradicionais. Este “tesouro” de tradições traz à memória velhos tempos, que esta colectividade pretende manter e preservar. Os Cantares começarão no dia 1 de Janeiro de 2010 e terminam no dia 5, percorrendo diversos montes e lugares da Serra do Caldeirão.
A programação de Natal na aldeia da Cortelha, conta mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

Festa da Natal da Escola de Música da Associação Filarmónica de Faro no IPJ

A Associação Filarmónica de Faro e a Direcção Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude apresentam, no próximo dia 18 de Dezembro, a Festa de Natal da Escola de Música da Associação Filarmónica de Faro (AFF).
Estas apresentações que a Escola de Música da AFF realiza ao longo do ano são essenciais para os alunos terem o contacto com público e dar-lhes possibilidade de mostrar aquilo que têm vindo a trabalhar ao longo do ano lectivo.
Este concerto conta também com actuação da Banda Filarmónica, na primeira parte.
A Escola de Música da AFF tem aulas para aprendizagem de vários instrumentos tais como: Clarinete, Saxofone, Piano, Baixo, Guitarra, Bateria e ainda Educação Musical.
Os interessados em participar nas aulas deverão contactar a Associação Filarmónica de Faro na Rua Teófilo Braga, nº 30, Apt. 453 -8000 Faro, através do telefone 289807050/918794545, ou através do endereço electrónico affaro@sapo.pt.
Fica o convite a todos que queiram conhecer o trabalho da Associação Filarmónica de Faro a comparecerem no próximo dia 18 de Dezembro, pelas 21h30, no IPJ.

VITOR SILVA CONTINUA A CANTAR PARA AS COMUNIDADES PORTUGUESAS

A VOZ ALGARVIA, 'EMBAIXADOR' DO ALGARVE NO MUNDO, ENVIOU MAIS UMA CRÓNICA A ALGARVE PRESS, DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO
Oi, tudo jóia? ou....como se diz aí: tudo bem? Um abraço e dejo que sim. Cá continuo no Brasil, embora já falte pouco para regressar a o nosso Algarve. Estive a semana passada em Buenos Aires e depopis, fui até Comodoro Rivadavia (é melhor ver no mapa....), para actuar paras as Comunidades Portuguesas (podia dizer Algarvia porque são quase todos) no fim da Patagónia.
Uma gente formidável e que sempre me tem recebido excepcionalemnet bem.
Matei muitas saudades com todos eles. Mais uma vez valeu a pena pela amizade que se contiua a fazer, independentemente da musica e dos cachets, que não são nada por aí álem, pois a crise toca a a todos.
Em Comodoro ainda tive a oportunidade de estar com o Governador da Provincia, que esteve há dois anos em Faro, filho de naturais da capital algarvia (Patacão) e neste momento tambem é....candidato a presidente da Argentina.
Já estive em Santos, na festa de natal dos empresários da panificação, um espectáculo com mais de mil pessoas. Aqui tudo é grande.
Igualmente por convite especial, estive ainda no espectáculo (e com eles inclusivé) dos meus
amigos Chitãozinho & Xororó, a dupla de maior sucesso aqui no Brasil, onde actuaram para 2.000 pessoas num dia de....semana.
Bom. Em breve já estarei por aí.

Um abraço do Vitor Silva