segunda-feira, 12 de julho de 2010

100 dias e sem decisão: Jardins e Praias de Faro



A Câmara Municipal de Faro entende ser seu dever tornar público o seguinte:


1. A Câmara celebrou, em 26.03.2010, dois contratos com a FAGAR, E.M.. O primeiro, denominado “Contrato de Gestão e Manutenção de Espaços Verdes”, teria um período de vigência de 1 ano e a data de entrada em vigor prevista para 01.05.2010. O segundo, denominado “Contrato de Gestão para Serviços de Recolha e Limpeza das Praias e Respectivos Núcleos Habitacionais” deveria vigorar por 3 anos, tendo sido fixada a mesma data para a produção dos efeitos contratuais.

2. Ambos os contratos supramencionados estão sujeitos a visto prévio do Tribunal de Contas (TC), por força dos montantes envolvidos superarem o limiar máximo de dispensa de fiscalização. Nesse sentido, e atenta a importância da entrada em vigor dos contratos, a Câmara prontamente enviou os documentos para o TC, que acusou a sua recepção em 30.03.2010. A legislação estabelece um prazo de 30 dias corridos para que o TC se pronuncie sobre a concessão do visto, sendo que, caso não o faça, é concedido o visto tácito e os contratos poderiam vigorar.

3. Em 14.04.2010, o TC enviou para a Câmara um pedido de esclarecimento que compreendia um vasto conjunto de questões de imbricada complexidade técnica, nos domínios financeiro, económico e jurídico. Os serviços da autarquia, pese embora a desproporção do que lhes foi exigido, responderam cabalmente a todas as questões formuladas e aos documentos requeridos.

4. Em 16.06.2010, último dia para que o TC se pronunciasse, a Câmara acusa a recepção de novo pedido de esclarecimento. Importa salientar que, à luz da legislação em vigor, os pedidos de esclarecimento constituem uma causa de suspensão do prazo de 30 dias a que o TC está sujeito para emissão ou recusa do visto prévio.

5. O TC deve dar o exemplo, não pode, por isso, socorrer-se de expedientes dilatórios que eternizem os prazos de pronúncia com incalculáveis prejuízos, no caso em concreto, para a Câmara, a FAGAR e os munícipes. Assim o impõe a boa-fé e transparência a que todos devem estar vinculados. Se o TC não consegue instruir e decidir os processos em tempo útil deve reconhecê-lo, não contornar engenhosamente a lei.

6. Este pedido motivou novos esclarecimentos que foram prestados em 27.06.2010. O Sr. Presidente da Câmara encetou contactos junto do TC, a exemplo do que fez desde o prólogo do processo, alertando para a gravidade da situação em causa e enfatizando que o objecto dos contratos – manutenção de espaços verdes e limpeza de praias e núcleos habitacionais – não se compadecia com um processo moroso e impunha uma resposta célere por parte do TC.

7. A 08.07.2010, a Câmara foi notificada da concessão do visto tácito prévio aos contratos, por força da não pronúncia do TC. Os contratos vão ser executados, todavia este processo arrastou-se penosamente durante mais de 100 dias. 100 dias em que a autarquia não pôde assegurar aos munícipes os serviços que contratou com a FAGAR. 100 dias em que, em vão, os serviços foram estorvados com pedidos de esclarecimento do TC a que, com zelo, diligência e sentido profissional, tiveram que dar minuciosa réplica. Esforço inglório. Tempo perdido que poderia ser aplicado a muitas coisas importantes que a Câmara tem que fazer.

8. Ninguém questiona a utilidade do TC nem o serviço público emérito que tem prestado ao longo da sua existência. Também para a Câmara o escrúpulo na aplicação de dinheiros públicos é ponto de honra. Mas não pode ser feito a todo o custo. Estamos e estaremos sempre disponíveis para prestar contas. Não obstante, os jardins ficaram desnecessariamente privados de manutenção e as nossas praias e núcleos habitacionais não puderam ter a atenção que mereciam.

9. Embora o processo tenha sido moroso e conturbado, a situação encontra-se resolvida. A partir de agora, a FAGAR dedicará os seus esforços a prestar os serviços que lhe foram contratados. Toda a limpeza e manutenção dos espaços verdes do concelho encontram-se finalmente sobre a sua responsabilidade, como deveria ter sido desde a constituição desta empresa municipal, com menores custos para o erário público e ganhos significativos na qualidade da prestação do serviço.
CMF

Hospital de Faro aposta na implementação do Modelo da EFQM


O Hospital de Faro está actualmente a implementar o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM). Com o objectivo de apresentar o projecto aos profissionais da instituição decorre na próxima sexta-feira, dia 16 de Julho, no auditório do hospital, um workshop sobre o tema "Um caminho para a Qualidade".
A sessão de abertura está agendada para as 9:00 horas e conta com a intervenção de Francisco Serra, vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital de Faro, que fará uma abordagem sobre a importância estratégica da implementação do processo de qualidade no Hospital. A apresentação geral do projecto fica a cargo de Ernest Sarias, representante da Consultora Gesaworld, que vai dar a conhecer as várias fases de implementação do modelo, bem como fazer uma análise da documentação compilada para as várias áreas.
A iniciativa, que pretende simultaneamente dar a conhecer casos de sucesso de implementação do Modelo EFQM em unidades de saúde, conta ainda com as intervenções de vários oradores convidados, entre eles, Francesc Cots, responsável de Qualidade no Hospital do Mar de Barcelona; de Mónica Ballester, responsável de Qualidade do Hospital Universitário Germans Trias y Pujol; e Pilar Fernandez, Directora Médica do Hospital de Viladecans.

EXPOSIÇÃO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES INAUGURADA EM ALBUFEIRA




Durante 2 meses, um dos maiores e mais valiosos espólios da Fundação de Serralves no que concerne à Arte Contemporânea - a Escultura Abstracta produzida por artistas nas Décadas de 1960-1970 - vai estar patente ao público, no Espaço Multiusos de Albufeira. Um dos grandes acontecimentos culturais deste Verão.
A Câmara Municipal de Albufeira, o Turismo do Algarve e a Fundação de Serralves inauguraram, na passada Sexta-feira, a Exposição “Escultura Abstracta nas décadas de 1960 / 1970”, da colecção de Serralves, que integra o Programa ALLgarve’10.
Trata-se de um dos maiores espólios da Fundação de Serralves e reflecte os paradigmáticos anos 60 e 70, no que concerne à afirmação da emancipação estética em Portugal, por parte dos escultores ligados ao contexto artístico portuense.
Assim, quem visitar a Exposição, poderá apreciar obras de Armando Alves, Zulmiro de Carvalho, João Machado, Silvestre Pestana, Alfredo Queiroz Ribeiro, José Rodrigues, Ângelo de Sousa e Joaquim Vieira.
Como explicou Nuno Faria, Programador de Arte Contemporânea do ALLGARVE, e responsável, durante o momento inaugural, pela visita guiada à Exposição, os artistas nela representados contradizem qualquer ideia de seguidismo acrítico ou de atraso em relação às experiências artísticas que se iam fazendo lá fora, mostrando que não só as conheciam como delas souberam retirar o que melhor servia a singularidade das suas respectivas pesquisas.
O Coordenador do Programa ALLGARVE, Augusto Miranda, referiu que “(…) a Exposição não está aqui por caso, surge num contexto de valorização da Região como destino turístico(…)”. Já Luisa Ramos, Assessora do Director do Museu de Serralves, relembrou que esta mostra “(…) reúne artistas que marcaram uma época (…)”.
Fernando Anastácio, em representação do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, relembrou a importância do Município de Albufeira, como principal parceiro do Programa ALLGARVE, reiterou a importância de se criarem novos públicos, no contexto da oferta turística, e terminou dizendo que “(…) a arte tem já uma expressão extremamente significativa no Algarve”.
O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, por sua vez, congratulou-se com a inauguração da Exposição no Concelho, referindo que “(…) Serralves é uma referência nacional (…)” e que, por isso, esta é a melhor forma de marcar a posição de Albufeira face ao mercado cultural, na busca e fidelização de outro público. “É preciso apostar em eventos de qualidade, que complementem a oferta sol, mar e praia”, rematou o Autarca.
Exposição “Escultura Abstracta nas décadas de 1960 / 1970”, da colecção de Serralves, um dos grandes acontecimentos culturais deste Verão. Diariamente, até dia 05 de Setembro, das 17h00 às 23,00, no Espaço Multiusos de Albufeira. Entrada gratuita.

RUBEN AMORIM PROMETE MÁXIMO EMPENHO EM ALBUFEIRA




Apresentação da Albufeira Summer Cup contou com a presença do jogador do Benfica
Ruben Amorim marcou presença no lançamento da Albufeira Summer Cup. A apresentação decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no final da manhã desta 2ª feira. O troféu decorrerá no próximo dia 27 de Julho. São esperadas cerca de 7 mil pessoas, no Estádio Municipal de Albufeira, para assistirem a este jogo de pré época que opõe o campeão nacional Benfica aos ingleses do Sunderland.
O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira deu as boas vindas ao jogador do Sport Lisboa e Benfica, Ruben Amorim, que esteve hoje presente no Salão Nobre dos Paços do Município, para a apresentação do Albufeira Summer Cup.
Desidério Silva lançou o jogo que irá opor o Benfica aos ingleses do Sunderland, referindo que este é um evento que funciona como um importante complemento em termos de oferta e promoção turística. O autarca salientou ainda o carácter solidário deste Troféu dado que, por cada bilhete vendido, 1 Euro reverterá a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.
A apresentação oficial da Albufeira Summer Cup decorreu em clima descontraído, e ficou marcada pela presença do craque do Benfica que confessou passar os seus momentos de lazer em Albufeira.
No lançamento do jogo, Ruben Amorim, disse que este é mais um importante teste de pré-época e que a equipa vai trabalhar para dar uma alegria aos muitos benfiquistas de Albufeira e do Algarve. Quanto à lesão que sofreu no Mundial, Amorim afirma já estar em condições de ajudar a equipa a alcançar vitórias.
O jogador encontra-se actualmente a desfrutar de um período de descanso em Albufeira, mas promete no próximo dia 27 de Julho, pelas 21h15, no Estádio Municipal, dignificar a camisola e proporcionar um bom espectáculo de futebol. A Albufeira Summer Cup será transmitida em directo, pela Sport TV. Os bilhetes estão já à venda na Casa do Benfica de Albufeira e estando, a partir da próxima semana, também disponíveis no Edifício dos Paços do Concelho.

ENFERMEIROS ACAMPAM FRENTE À ARS DO ALGARVE


NO PRÓXIMO dia 15 de julho, às 17 horas.
Em causa estão 30 postos de trabalho, nos vários centros de saúde, na iminência de terminar.
É uma situação que se arrasta há mais de 1 ano e para a qual o Ministério da Saúde não apresenta solução.
Os enfermeiros estarão concentrados a partir das 17,00h para dar uma “ajuda” à ARS Algarve na solicitação junto do Ministério da Saúde do um aumento de vagas na abertura de concurso.
ARSA ainda tem 50 postos de trabalho por preencher no Mapa de Pessoal.
Ministério da Saúde gasta quase Meio Milhão de Euros
Entre Abril e Dezembro
Ministério da Saúde gasta quase Meio Milhão de Euros
Entre Abril e Dezembro

Ao contratar uma empresa de trabalho, em regime de Outsourcing, para subcontratar 30 enfermeiros a ARS gasta 452.294 €. A ilegalidade desta situação levou o tribunal de contas a exigir explicações à ARS.
Se o tribunal de contas chumbar o contrato entre a ARS e a empresa vários centros de saúde podem entrar em ruptura.
Numa altura em que tanto se fala de contenção, o M. Saúde desperdiça mais de 46 mil € que poderia evitar caso contratasse os enfermeiros directamente.
Por outro lado, a empresa de outsourcing arrecada 112.394€, à custa da exploração dos enfermeiros.
Por esta via o Ministério da Saúde desresponsabiliza-se do serviço público que está obrigado a promover, tornando-se uma mera entidade financiadora, que poderá interessar a alguns mas certamente não interessa aos cidadãos e aos profissionais.
O SEP, assim que tomou conhecimento da situação, estabeleceu vários contactos com a ARS no sentido de a reverter. A própria ARS diz não concordar com esta situação ilegal, de dupla precarização, mas incompreensivelmente não solicitou ao ministério da Saúde um aumento das vagas para concurso.

ALBUFEIRA FOI CAPITAL DO KARATÉ





33º Estágio Internacional juntou mais de 150 participantes

A cidade de Albufeira recebeu a 33ª edição do Estágio Internacional de Karate Shito Ryu. O novo Pavilhão Municipal de Albufeira acolheu mais de 150 atletas que utilizaram este espaço para aprofundar os seus conhecimentos da modalidade. A actividade decorreu entre os dias 5 e 10 de Julho.
Albufeira voltou a acolher mais uma edição do Estágio Internacional de Karate, uma organização do Karate Clube de Albufeira. O evento, que decorreu entre os dias 5 e 10 de Julho no novo Pavilhão Desportivo de Albufeira, juntou mais de 150 atletas, tendo contado com a presença de alguns dos mais reputados mestres da modalidade.
A passagem deste evento para o novo Pavilhão Desportivo veio criar novas condições para este encontro que continua a ser um dos pontos altos da modalidade, para os praticantes da região. Incrementar o desenvolvimento desportivo dos praticantes locais, dinamizar a modalidade e aproximá-la do público são objectivos que, ano após ano, perseguem a realização deste encontro.

A autarquia de Albufeira apoiou logística e financeiramente este Estágio.

PJ: Detenção de três suspeitos por crimes de roubo e homicídio


A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, identificou e deteve um homem e duas mulheres, suspeitos da prática de crimes de sequestro e homicídio de um comerciante de 58 anos de idade, ocorrido no dia 29 de Abril último no sítio da Varjota, concelho de Loulé.

O móbil do crime foi o roubo, servindo os autores femininos de isco, para o que se terão deslocado à residência e estabelecimento da vítima com o pretexto de prática de relações sexuais.

Na sequência dos contactos estabelecidos, atacaram a vítima e neutralizaram-na, já com a intervenção do autor masculino, amarrando-lhe os pés e mãos e amordaçando-a com um lenço na boca preso com fita adesiva à volta da cabeça. A vítima não resistiu à violência e à impossibilidade de respirar decorrente da mordaça e veio a falecer asfixiada.

Os detidos roubaram de um cofre cerca de 6 500 euros, um fio em ouro, dois telemóveis e cartões de crédito da vítima. Apoderaram-se também de uma viatura ligeira, com a qual fugiram do local, e vieram mais tarde a abandonar na área da Quarteira.
Os detidos, com as idades de 29, 35 e 40 anos, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicadas medidas de coacção de prisão preventiva, a dois deles e, ao terceiro, a medida de apresentação periódica e proibição de se ausentar do país.

XIX Feira de Artesanato decorre até 18 de Julho




Foi inaugurada na passada sexta-feira a XIX Feira de Artesanato de Loulé, que poderá ser visitada até 18 de Julho, no Largo do Tribunal de Loulé. Mais uma vez, a Câmara Municipal de Loulé, entidade promotora, pretende promover o artesanato local e as mais antigas tradições que, graças ao empenho e vontade dos artesãos, ainda subsistem.

Dos artigos em palma, sisal, aos bonecos de pano e madeira, às rendas e bordados, à cerâmica, olaria, artes decorativas, aos produtos agro-alimentares, são mais de meia centena os expositores que integram este certame. “São pessoas que trabalham com matéria-prima existente na região, muitas delas das freguesias do Concelho. Estamos habituados a coisas mais sofisticadas e aquilo de que se trata é de preservar as tradições, o artesanato, a gastronomia, tudo aquilo que tenha a ver com as nossas raízes”, disse o presidente da Autarquia no acto inaugural do evento.

Mas Seruca Emídio receia o futuro destas tradições aqui presentes dado o pouco interesse que as novas gerações manifestam nestas áreas. Segundo o edil, para incentivar os jovens para estas artes será necessária “alguma flexibilidade e imaginação, dentro daquilo que hoje os miúdos se sentem atraídos com mais facilidade, como é o caso dos computadores”. “Talvez se conseguíssemos enquadrar este tipo de situações com as novas tecnologias eles aderissem com mais facilidade”, salientou, referindo ainda ser necessário o envolvimento das escolas do Concelho e da própria universidade. “Somos os grandes responsáveis por este tipo de iniciativas, talvez possamos sensibilizar alguns responsáveis da parte educativa para que nos acompanhe. Mas esta é uma situação em aberto”, esclareceu.

Quanto ao êxito que a Feira de Artesanato de Loulé tem tido junto do público ao longo de dezanove edições, no âmbito do programa de animação de Verão, o autarca salientou o “reconhecimento por parte da população” mas também “a grande dedicação e empenho por parte dos artesãos presentes”. “Hoje é fácil encontrar produtos iguais em todo o lado. Estes são manufacturados, feitos à mão, acho que é de valorizar este tipo de iniciativas que permitem que estas pessoas continuem a estar motivadas naquilo que fazem”, frisou.

Não obstante o período de crise que se vive, Seruca Emídio garantiu que eventos de cariz popular com uma componente cultural, como é o caso deste certame em que 90% dos expositores são do Concelho “são para continuar”, até porque é uma oportunidade para os expositores darem a conhecer aquilo que mais genuíno há nas freguesias. “Há aqui uma parte cultural que tem que continuar!”, frisou.

Refira-se que, a par dos expositores, a XIX Feira de Artesanato de Loulé conta com uma importante mostra de gastronomia no espaço dedicado às tasquinhas, actividades desportivas tradicionais, espaço de animação infantil e workshops. No programa musical, vão passar pelo palco do certame vários grupos de música tradicional, fado e tunas. E já na próxima quarta-feira, pelas 22h00, são esperadas muitas crianças para o concerto do Avô Cantigas.

ACTA E ORQUESTRA DO ALGARVE APRESENTAM “ENSAIO ABERTO” EM QUERENÇA


A 31 de Julho, sábado, pelas 22h00, o Largo da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, recebe o espectáculo “Ensaio Aberto, Elenco Incerto”, que nasce de uma parceria entre a ACTA e a Orquestra do Algarve.
Trata-se do ensaio de uma Gala de Ópera, para o qual estão convocados três cantores que interpretam excertos de óperas. O elenco é completado por três actores nos papéis de maestro, encenador e director de cena.
Visa-se estimular a imaginação do público perante o processo de preparação de um espectáculo de Ópera. Importa destacar os aspectos positivos e também desmistificar a sua aura: pôr a nu a incessante e, muitas vezes, frustrante busca de perfeição ou o "fogo cruzado" entre encenador e maestro...
Este espectáculo, dirigido por Luís Vicente, tem um elenco composto por Mário Redondo, Luís Vicente, Elisabete Martins, Mário Alves, Rui Baeta e Lara Martins.
A entrada é livre.

Gala de Verão a 1 de Agosto: Michael Bolton anima Pine Cliffs Resort


A 14ª Gala de Verão do Pine Cliffs Resort, no Algarve, traz a Portugal uma das vozes mais sonantes e marcantes dos anos 80 e 90, Michael Bolton. O evento, que se realizará a 1 de Agosto, nos jardins da Casa Pine Cliffs, junto à piscina do Pine Cliffs Residence, é uma oportunidade única para assistir ao espectáculo mais desejado do calendário algarvio e recordar grandes sucessos que continuam a encantar várias gerações como “When a man loves a woman” e “Said I loved you but I lied”.
Realizada pela primeira vez em 1996, a Gala de Verão do Pine Cliffs Resort tem contado, todos os anos, com nomes sonantes da música internacional. Michael Bolton vem, assim, juntar-se a George Benson, Dionne Warwick, Gloria Gaynor, Al Jarreau, Bryan Ferry, Roberta Flack, Lionel Richie e Rick Astley.
Os bilhetes para a Gala de Verão do Pine Cliffs Resort 2010 já estão disponíveis, podendo ser reservados ou adquiridos directamente no Sheraton Algarve Hotel, através do telefone +351 289 500 360 ou no site www.pinecliffs.com/summergala.
Existem três tipos de bilhetes para a Gala de Verão Pine Cliffs Resort 2010:
- PRATA - €250 por pessoa, incluindo um cocktail de boas vindas e um magnífico buffet “al fresco” nos jardins do Pine Cliffs Resort, seguido do concerto de Michael Bolton.
- OURO - €450 por pessoa, incluindo um cocktail de boas vindas, lugares privilegiados, um magnífico buffet “al fresco” nos jardins do Resort, seguido do concerto de Michael Bolton e uma prenda surpresa! Inclui ainda convite para a After Party no Aldar.
- PLATINA - €600 por pessoa, incluindo um cocktail de boas vindas, lugares nas primeiras filas e um requintado jantar de 4 pratos, seguido do concerto de Michael Bolton e uma prenda surpresa! Inclui ainda convite para a After Party no Aldar.
Os valores incluem bebidas durante o jantar e as crianças dos 8 aos 12 anos beneficiam de um desconto de 50%.
Michael Bolton: vencedor de vários prémios Grammy
Nascido a 26 de Fevereiro de 1953, em Connecticut, Michael Bolton começou a sua carreira no mundo da música como vocalista de uma banda rock nos anos 70. Mas desde cedo mostrou ser um artista multi-facetado e, no final dos anos 80, foi considerado como a nova voz da música soul, ao reinterpetar clássicos de lendas da música como Ray Charles, Percy Sledge e Otis Redding.
Conhecido pela sua voz emotiva e pelas baladas românticas de rock ligeiro, Michael Bolton tem 18 álbuns editados e 53 milhões de discos vendidos.
Com uma longa carreira e vencedor de vários prémios Grammy, o cantor e compositor mostrou por diversas vezes a sua versatilidade, desde as performances com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti até às recentes colaborações com Kanye West, Lady Gaga e Ne-Yo, passando pela escrita de canções para “gigantes” da música como Barbara Streisand e KISS. http://www.michaelbolton.com/

Tavira: Festivais de Folclore animam Verão


No âmbito do programa cultural Verão em Tavira estão agendados três festivais de folclore: “Cidade de Tavira” (09 e 10 de Julho), Santo Estêvão (17 de Julho) e Festival Internacional de Folclore da Luz de Tavira (27 e 28 de Agosto).

O XXI Festival de Folclore “Cidade de Tavira” decorre, pelas 21h30, no Polidesportivo da Bela Fria e conta com a participação dos ranchos folclóricos Flor do Sabugueiro (Tarouca), Moleiros da Ribeira (Ourém), Casa de Povo de Alpiarça, Grupo Etnográfico da Região da Lousã e Rancho Folclórico de Tavira.

No dia 17 de Julho, pelas 21h00, realiza-se, no antigo polidesportivo da Freguesia de Santo Estêvão, o XX Festival de Folclore de Santo Estêvão. As actuações do Grupo Etnográfico Danças e Cantares de Alverca do Ribatejo, do Rancho Folclórico de Arcipreste de Alcobaça, do Grupo Folclórico Mártir São Sebastião, Casas Novas de Coimbra, do Grupo Etnográfico Sete Castelos São Domingos de Rana de Cascais, bem como a presença de alguns grupos estrangeiros prometem animar esta iniciativa.

O Festival Internacional de Folclore da Luz de Tavira, já na sua 33ª edição, tem lugar, nos dias 27 e 28 de Agosto, pelas 21h30, no Largo da República, na freguesia da Luz. No primeiro dia actua um grupo oriundo da Coreia do Sul, enquanto que no segundo dia participam agrupamentos do Montijo, da Arcena (Alverca do Ribatejo), das Ilhas Martinica, da Letónia e de Malta.

Arraial do Petisco em Pêra



Chegado o Verão é tempo de festas e Pêra não foge à regra com o seu Arraial do Petisco, uma das festas gastronómico-culturais mais populares da época no Algarve, fazendo parte do roteiro daqueles que visitam a nossa região, tanto portugueses como estrangeiros.
O Arraial do Petisco tem como objectivo desde início a construção do Centro Paroquial de Pêra, através de um edifício polivalente em valências que possam ajudar tanto a população de Pêra como também as populações vizinhas. Neste momento o projecto de arquitectura encontra-se aprovado, assim como os projectos de especialidade, seguindo-se a fase de candidaturas.

1ª Fase: construção de um edifício polivalente com as seguintes valências:
1. Centro de Dia, com capacidade para 30 utentes;
2. Apoio Domiciliário;
3. Serviço de Ambulatório;
4. Serviço de Consulta e Fisioterapia;
5. Jardim de Infância, com capacidade para 75 crianças;
6. Creche, com capacidade para 66 crianças;
7. OTL (Ocupação de Tempos Livres), com capacidade para 30 crianças.

De modo a poder concretizar esta ambição a Comissão de Festas da Paróquia de Pêra, em organização conjunta com o Centro Paroquial de Pêra, irão realizar o XII Arraial do Petisco nos próximos dias 30 e 31 de Julho e dias 1, 6, 7 e 8 de Agosto no Polidesportivo de Pêra, a partir das 20h.
Papas de milho, pipis, caracóis, salada de polvo, milhos com carne, carapaus alimados, o já famoso Petisco da Casa, moreia frita são alguns dos manjares típicos à disposição.
O cartaz deste ano conta com artistas de renome nacional.

16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE LOULÉ


Cartaz com Talking Cows, Bojan Z Tetraband, Géraldine Laurent – Time Out Trio e McCoy Tyner Trio
O Festival Internacional de Jazz de Loulé, evento musical e cultural com o carimbo da Casa Cultural de Loulé e o alto patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, volta a marcar a agenda do Verão com um cartaz repleto de nomes marcantes do Jazz mundial.
A 16ª edição tem início a 17 de Julho com o quarteto holandês Talking Cows a subir ao palco da Cerca, no Convento do Espírito Santo, pelas 22h00. É um conjunto revelação fundado por Robert Jan Vermeulen, pianista reconhecido do Jazz europeu e Frans Vermeerssen, uma referência na improvisação, que se dedica ao Jazz dos anos 50 e 60. O grupo conta ainda com Dion Nijland e Christian Thome, que trazem na bagagem dois álbuns, Bovinity de 2006 e Dairy Tales de 2008, com uma abordagem musical criativa que mistura os anos 50 e o que de melhor se faz no século XXI.
No dia 23 de Julho o festival prossegue, com Bojan Z Tetraband, a partir das 22h00, na Praça Duarte Pacheco em Loulé. O célebre pianista nasceu em Belgrado, tendo uma grande influência pela música balcânica. Bojan tem um vasto currículo de participações com os melhores músicos do género musical. Reconhecido com o galardão de melhor músico de Jazz do ano, em 2005, apresenta uma combinação única de piano acústico com eléctrico que, segundo a publicação Guardian, “é uma demonstração do que pode ser a liberdade de expressão”.
Géraldine Laurent – Time Out Trio dá continuidade às festividades no dia 30 de Julho, sexta-feira, na Praça Duarte Pacheco também pelas 22h00. A JazzWoman é uma das mais recentes propostas do Jazz francês. Mestre em Musicologia, com influências que recuam até Parker, passando por Ornette, Coltrane ou mesmo Paul Desmond, Géraldine traz consigo uma abordagem musical muito particular. Na sua formação não consta um instrumento harmónico, afirmando mesmo que o que lhe “importa é a linha melódica, o ritmo e o estado de espírito – tudo aquilo que provoca esse estado de loucura controlada.”.
A 31 de Julho, termina de forma grandiosa o Festival Internacional de Jazz de Loulé, com McCoy Tyner Trio com Joe Lovano – um concerto do programa ALLGARVE – pelas 22h00, na Praça Duarte Pacheco. Alfred McCoy Tyner é considerado um dos mais influentes pianistas de Jazz do século XX, comparável a Coltrane, com quem tocou e gravou, no saxofone. Nascido em Filadélfia em 1938, dedica-se desde os 13 à música integrando o célebre quarteto de John Coltrane, tendo gravado inúmeros álbuns em nome próprio, nos anos 60, época em que iniciou o seu trio como líder da formação. Joe Lovano, saxofonista post bop jazz, nasceu em Cleveland em 1952 e é dos mestres do Jazz actual. Considerado um dos maiores tenores do saxofone, do mundo, Joe Lovano é reconhecido pela impressão moderna que traz à improvisação. Ao longo da sua carreira tocou com nomes como John Scofield, Bill DeArango e Dave Liebman e Michael Brecker, com quem fundou Saxophone Summit.

Teatro de Revista à Portuguesa “É SÓ RIR!...”



Octávio Matos e Natalina José em Lagos
No próximo dia 17 de Julho, pelas 22h00, vai ter lugar o Teatro de Revista à Portuguesa “É SÓ RIR!...”, no Auditório Municipal de Lagos (Parque Dr. Júdice Cabral).
Este é um espectáculo onde as principais figuras são o popular actor OCTÁVIO MATOS e a actriz convidada NATALINA JOSÉ, secundados pelos actores Isabel Damatta, Paulo Oliveira e Rosete Caixinha.
As variadas rábulas de humor acontecem intercalados com temas musicais, tão característicos da genuína Revista à Portuguesa. Serão apresentadas algumas das melhores rábulas que subiram a palco no Parque Mayer, em Lisboa.
A bonita voz de Liliana Silva é acompanhada por uma formação de bailarinas coreografadas pelo profissional José Taveira. Um quarto tema musical é também interpretado por uma das actrizes, Rosete Caixinha.
A presença em Lagos acontece na sequência de múltiplos sucessos que esta opção artística tem vindo a conquistar em terras algarvias, tendo já esgotado os recintos de Lagoa, Faro, Albufeira e São Brás de Alportel.
Vai já acima de 30, o número de espectáculos que “É SÓ RIR!...” levará, em 2010, a palcos dos mais diversificados locais do País.
O preço dos bilhetes é de 15€, sendo que, com a apresentação de Cartão Jovem ou Cartão de Reformado o valor passa a 10€. É gratuito até aos 8 anos de idade.
Os bilhetes estão à venda no Centro Cultural de Lagos ou no Auditório Municipal (apenas no dia do espectáculo e a partir das 19h00).
Este evento é organizado pela Produtora C2E e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.

Município de Tavira celebra protocolo para abertura de Igrejas no Verão


Numa aposta da autarquia na valorização do património religioso, dez igrejas da cidade de Tavira irão estar abertas ao público de 12 de Julho a 3 de Setembro, ao abrigo de um protocolo, que foi assinado na sexta-feira, dia 9 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O presente protocolo é celebrado entre o Município de Tavira e a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo, Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago e Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Tavira e tem por objecto a dinamização do Programa Municipal “Tavira – Férias Activas”.
Assim, neste Verão, poderão ser visitadas as igrejas de Santa Maria, Santiago, São Francisco, Carmo, São Paulo, Santo António, Misericórdia, Nossa Senhora da Consolação e Ermida de São Sebastião e de Santa Ana, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, uma medida que responde às exigências do turismo nesta época do ano e permite aos tavirenses conhecer e desfrutar do património religioso da sua cidade.

Vila Real de Santo António em 2º Lugar nos Prémios Hospital de Futuro


A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António foi galardoada com o 2º lugar na edição de 2010 dos Prémios Hospital de Futuro, na categoria Autarquias, com o projecto Operácion Milagro.
O projecto Operácion Milagro resulta de um protocolo estabelecido pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António com a cidade de Playa, em Cuba, para tratar gratuitamente munícipes com problemas oftalmológicos. Até à data, foram tratados mais de 246 munícipes ao abrigo deste protocolo.
Os Prémios Hospital do Futuro, uma iniciativa conjunta do Fórum Hospital do Futuro e das organizações apoiantes e patrocinadoras, têm como objectivo destacar e galardoar pessoas e organizações que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações da Saúde em Portugal, nomeadamente na promoção e dinamização de projectos de utilidade pública no âmbito da sua contribuição para o combate à doença e /ou da promoção de saúde e aplicação das novas tecnologias de informação.
Na 6ª edição dos Prémios Hospital do Futuro foram apresentadas 174 candidaturas, que foram analisadas por um júri constituído por personalidades com reconhecidos méritos nos contextos dos diferentes prémios instituídos.

ALGARVE CLASSIC CARS PASSOU POR ALBUFEIRA




Este fim-de-semana, a região acolheu mais uma edição do Algarve Classic Cars. A maior concentração de clássicos da Península Ibérica passou este Sábado por Albufeira, dando a possibilidade aos amantes das 4 rodas de poderem observar verdadeiras relíquias do passado.
Este fim-de-semana, esteve na estrada a 18ª edição do Algarve Classic Cars. O evento junta, todos os anos, várias dezenas de participantes. Ao longo dos últimos dias, muitos amantes desta modalidade não perderam a oportunidade para ver ao vivo algumas das maiores relíquias do mundo automóvel.
A ediução deste ano contou com participações de países como a Bélgica, França, Espanha, Alemanha, Inglaterra e, obviamente, Portugal, num total de mais de 150 inscritos. Estes números fazem desta, a maior concentração anual de automóveis antigos da Península Ibérica.
Albufeira acolheu a final da etapa deste Sábado. As máquinas fizeram um passeio pela cidade e estacionaram na Praça dos Pescadores, junto à Praia com o mesmo nome, ficando em exposição entre as 11h00 e as 12h30.

“PRAIA ACESSÍVEL, PRAIA PARA TODOS”



EM QUATRO PRAIAS DO CONCELHO DE VRSA

Ate ao dia 15 de Setembro, as praias do Concelho de Vila Real de Santo António, galardoadas com a Bandeira Azul, acolhem o projecto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Praia Acessível, Uma Praia para Todos”.
As praias de Santo António (Vila Real de Santo António), Monte Gordo, Lota e Manta Rota, receberam não só a distinção de praia com bandeira azul, assim como de praias acessíveis a todos os cidadãos com mobilidade reduzida.
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continua, assim, a desenvolver o Projecto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Uma Praia para Todos”, visando harmonizar diversas iniciativas locais já empreendidas para tornar acessíveis as praias às pessoas com mobilidade condicionada, criando uma resposta social, de utilização temporária, fornecendo conforto para pessoas com mobilidade reduzida, fomentando o convívio e proporcionalmente a animação cultural e a ocupação do tempo livre.
O projecto tem como principais objectivos permitir uma acessibilidade para todos, e integra por exemplo, equipamentos anfíbios, que possibilitam a inclusão de indivíduos com mobilidade reduzida, permitindo-lhes usufruir de um banho de mar e/ou um passeio à beira mar, em condições de absoluta segurança, envolvendo pessoas com mobilidade condicionada na vida social e facultando-lhes a possibilidade de passar um período de tempo agradável na praia.
Nas quatro praias acessíveis do concelho os utilizadores poderão encontrar Serviços de apoio (toldos, estacionamento ordenado e reservado, rampas de acesso e passadeiras até à zona de toldos); Instalações sanitárias para o cidadão portador de mobilidade condicionada, em adequadas condições de higiene e de funcionalidade; vigilância durante a permanência do utente no projecto (presença de nadadores salvadores com formação específica e existência de postos de primeiros socorros). Nas referidas praias terão ainda à disposição equipamentos para facilitar o acesso aos banhos, os Tiralós (Amphy Buggies), podendo também realizar um pequeno passeio, quando possível, pela baixa-mar. Este equipamento é manuseado por monitores especializados.
O projecto funciona todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 19h00 até ao dia 15 de Setembro.
Os interessados deverão dirigir-se aos monitores que se encontram nas diversas praias e usufruir dos serviços disponibilizados.

QUARTEIRA ROCK FEST 2010



Este ano antecipado para Julho, o Quarteira Rock Fest, organizado pelo Município de Loulé e União Sónica do Algarve, vai animar pelo terceiro ano consecutivo, nos dias 16 e 17 de Julho, o Calçadão da Praia de Quarteira, onde estarão ao vivo quatro bandas representativas do novo Garage Rock europeu.
Com o inicio previsto para as 21h00, no dia 17 de Julho, o evento abre com os portugueses Shake Shake and Show Me Your Pussy, seguindo-se os espanhóis Little Cobras, os dinamarqueses Thee Attacks e a encerrar os concertos no palco do Calçadão, os ingleses The Len Price 3.
A festa continuará pela noite fora com um After Party no Boomerang Café em Vilamoura (Largo do Cinema), com entrada livre.
O evento, que inicia com um warm up na sexta-feira, dia 16 a partir das 22h00, no Boomerang Café em Vilamoura com a apresentação ao vivo de Nick Nicotine & Hys Mystical Orchestra, e um set com alguns dos melhores DJ´s Ibéricos de Rock `n` Roll. A entrada para este espectáculo será gratuita.
Os Bilhetes para sábado estão à venda no Boomerang Café (Vilamoura), Emfocus – Nuno Graça (Quarteira), X-Style e Bafo de Baco (Loulé) com o custo de 7,50 euros para bilhetes individuais e pack especial de 4 bilhetes por 20 euros.

RECEITAS DA HOTELARIA CRESCERAM 11,9% EM MAIO NO ALGARVE



Dados do INE contrariam AHETA
As receitas da hotelaria algarvia aumentaram 11,9 por cento em Maio, uma subida avançada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que atribui à região a melhor performance naquele indicador entre todas as áreas promocionais de Portugal e que contraria o balanço negativo da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
Segundo o INE, em Maio registou-se ainda uma variação anual positiva nos proveitos totais acumulados (+2,4 por cento). E também neste mês, «o tráfego comercial no Aeroporto de Faro retomou o crescimento», revela a ANA, Aeroportos de Portugal.
Apesar das restrições impostas ao espaço aéreo do Norte europeu devido ao vulcão islandês, a ANA fala de aumentos homólogos de 4,1 por cento em movimentos e de 1,6 por cento em passageiros em Maio.
Estes resultados põem em causa as informações da AHETA, que indicavam um decréscimo de 9,5 por cento no volume de negócios da hotelaria algarvia naquele mês.
«Admitimos que o ano tem sido difícil, mas os dados do INE deixam-nos agradados e estamos confiantes na aceleração do crescimento para o Verão. Todo o sector está fortemente empenhado nesse objectivo», afirma o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.

CÂNDIDO BARBOSA VENCE TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO


Cândido Barbosa conquistou ontem o Troféu Joaquim Agostinho após o esforço final em Torres Vedras num exigente circuito de 104 quilómetros, que também venceu.
O atleta vestiu-se de amarelo nos cinco dias de prova e conquistou um dos raros troféus que faltavam à sua carreira.
Ontem, a tarefa foi árdua, já que as tentativas de fuga foram uma constante, o que obrigou a armada comandada por Vidal Fitas a pedalar incessantemente para aniquilar qualquer iniciativa mais audaz que comprometesse o triunfo tavirense.
O esforço colectivo da Palmeiras Resort/Prio vingou, Cândido Barbosa venceu a última tirada, e comprovou o estatuto de favorito ao primeiro lugar do pódio geral: “eu sabia que era possível, sentia-me com forças para manter a liderança, e sabia também que tinha uma equipa fantástica a ajudar-me”.
A Volta a Portugal é a próxima prova em que vai participar:”trabalho para isso o ano inteiro, ainda falta algum tempo, mas é o meu mais importante objectivo, e agora vou dedicar-me apenas a treinar para a Volta”.
O ciclista está ao serviço da equipa profissional do Clube de Ciclismo de Tavira pelo segundo ano consecutivo e este ano já provou o sabor da vitória por dez vezes.

UNIVERSIDADE DE VERÃO EM LOULÉ


No âmbito do Projecto CHARME Loulé, realiza-se de 6 a 17 de Setembro, na Zona Histórica da cidade, a Universidade de Verão dedicada aos Estudos sobre o Mediterrâneo.
Esta iniciativa oferece um conjunto de actividades educativas e complementares, tanto para estudantes universitários como para todos aqueles cidadãos que queiram ampliar, ou actualizar, a sua formação académica e as suas competências socioprofissionais.
Esta primeira edição da Universidade de Verão tem como finalidade dar a conhecer alguns dos saberes que a Universidade do Algarve desenvolve utilizando uma metodologia activa que integra a teoria e a prática, saberes que serão disseminados fora dos muros da Universidade, e convocar o espaço envolvente, a cidade de Loulé, a participar de uma maneira activa na realização dos cursos propostos.
Assim, diariamente, das 18h00 às 20h00, terão lugar palestras interactivas sobre línguas, literaturas e culturas do Mediterrâneo: árabe, italiano, grego, francês, espanhol, português, latim, bem como uma visita de estudo na cidade. Dois dias por semana, das 21h30 às 23h00, os participantes poderão experimentar os Laboratórios de Artes Visuais e de Artes Cénicas. A actividade culminará num convívio de apreciação da culinária mediterrânica.
A participação é gratuita e no fim será entregue um certificado de frequência para o qual é obrigatória a presença em 75% das sessões.
As inscrições poderão ser feitas através da Divisão de Cultura e História Local, e-mail: dcph@cm-loule.pt

Teatro Experimental de Alcoutim estreia com grande sucesso



O Passeio Ribeirinho de Alcoutim encheu-se para assistir à estreia do Teatro Experimental de Alcoutim (TEA), na passada Sexta-Feira, pelas 21.30h.
O grupo de teatro interpretou a comédia “Os Cavaleiros”, de Aristófanes. Duas rivais políticas, a “Salsicheira” e a “Paflagónia”, enfrentam-se, num rol de ofensas e enganos, para conquistarem o povo.
O TEA nasceu em Dezembro do ano passado, depois da abertura de um curso de teatro leccionado pelo professor Paulo Rodrigues. Depois de apresentar algumas rábulas no “Cinema em Movimento”, o grupo lançou esta estreia oficial com uma peça mais alargada. Estão previstas novas actuações em datas ainda a definir.