quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Em Lagos: Ministro Rui Pereira garante continuidade de investimentos prioritários na área da segurança apesar dos constrangimentos orçamentais


O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, realçou hoje, em Lagos, que, apesar dos constrangimentos orçamentais, os investimentos prioritários na segurança têm de prosseguir, porque a “autoridade do Estado não pode ser interrompida.”
“O Ministério da Administração Interna está apostado neste esforço de contenção nacional mas temos presente que as missões de soberania não podem ser interrompidas. Temos que optimizar recursos, estabelecer prioridades e responder aos desafios essenciais e o que temos feito é justamente isso”, sublinhou Rui Pereira, que se deslocou ao Algarve para presidir à inauguração da nova esquadra da PSP de Lagos e do Destacamento Territorial e Posto Territorial da GNR de Silves - investimentos no valor global de cerca de dois milhões de euros.
Respondendo ao repto lançado pelo presidente da Câmara de Lagos, no sentido de ver reforçado o efectivo policial naquela cidade, o Ministro garantiu que os investimentos em segurança através de meios humanos e materiais constituem uma preocupação do Ministério da Administração Interna (MAI), tendo em conta que estes beneficiam sobretudo os cidadãos.
“Ao fazê-lo, não estamos a beneficiar as Forças de Segurança, mas sim os cidadãos, pois o direito à segurança é um direito fundamental de que todos os cidadãos são titulares”, sublinhou o Ministro, dando como exemplo deste esforço a abertura de mais dois concursos para admissão de mil agentes na PSP e mil militares na GNR, bem como a recente incorporação de 40 oficiais na PSP e idêntico número de elementos na GNR, provenientes da Academia Militar.
Em Lagos, onde visitou também o novo Posto de Atendimento da PSP no antigo edifício da Câmara Municipal, Rui Pereira destacou a importância da participação financeira da Câmara Municipal local para a construção da nova esquadra, tendo considerado que as parcerias com as autarquias e o contributo da sociedade civil no seu conjunto, são fundamentais para elevar os níveis de segurança da comunidade.
Rui Pereira salientou a propósito a importância fulcral do Algarve no contexto nacional, sobretudo no que diz respeito à vitalidade económica e à actividade turística, tendo considerado que a garantia de segurança constitui um dos requisitos essenciais para assegurar o desenvolvimento da região.
Durante esta visita oficial ao Distrito de Faro o Ministro considerou ainda que os novos edifícios da PSP e da GNR respondem às novas missões das Forças de Segurança que funcionam actualmente como “policias integrais”, pois para além da sua missão primordial, que é a manutenção da ordem pública, estão vocacionadas para outras acções como as de investigação criminal, protecção civil, policiamento de proximidade, apoio à vítima e segurança rodoviária.
Na sequência da inauguração das novas instalações policiais a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, realçou por sua vez a importância dos investimentos feitos na região em matéria de segurança, tendo considerado que a aposta na construção e remodelação de edifícios constitui uma garantia de maior eficácia operacional.
“Estes investimentos em instalações para as Forças de Segurança têm permitido melhorar consideravelmente as condições de trabalho dos homens e mulheres que se empenham diariamente para assegurar a tranquilidade social na região, representando um aumento muito significativo da eficácia dos meios operacionais”, referiu Isilda Gomes, para manifestar a sua convicção de que, apesar da actual conjuntura financeira, o Algarve continuará a constituir uma preocupação do Governo no que diz respeito às necessidades de intervenção nesta área.
“A segurança dos cidadãos é uma prioridade inabalável e o Algarve vai, sem dúvida, continuar a merecer a mesma atenção especial por parte do Governo, que tem respondido atempadamente a todas as necessidades da região, contribuindo assim para que todas as entidades com responsabilidade nesta área possam desenvolver um trabalho útil e eficaz”, referiu a Governadora Civil.
A nova esquadra da PSP de Lagos, localizada à entrada da cidade, tem capacidade para acolher um efectivo até 120 agentes, enquanto o Destacamento Territorial e Posto Territorial da GNR de Silves conta actualmente com um contingente de cerca de 60 militares.

Faro e Tavira acolhem etapa final da maior acção de voluntariado empresarial em Portugal


O Projecto G.I.R.O – Grace, Intervir, Recuperar e Organizar, a maior acção de voluntariado empresarial em Portugal, reúne sexta-feira, dia 29 de Outubro, em Faro e em Tavira, uma centena de voluntários que, durante um dia, trocam o seu normal local de trabalho por instituições de solidariedade social algarvias, com o grande objectivo de “marcar a diferença” no terreno.
Esta acção constitui o culminar do mês GIRO, que arrancou com um workshop sobre como implementar uma acção de voluntariado empresarial a que aderiram cerca de 40 representantes de empresas, nomeadamente, gestores de recursos humanos, de comunicação e de sustentabilidade. A 5ª edição realizou também intervenções no terreno em Lisboa e no Porto, juntando um total de 500 voluntários.
A iniciativa do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – Associação – vai intervir com 100 voluntários no Instituto D. Francisco Gomes – Casa dos Rapazes, em Faro, e na Associação Uma Porta Amiga, em Tavira, duas instituições que acolhem, educam e integram na sociedade crianças e jovens carenciados.
Durante um dia de trabalho, os voluntários vão realizar acções de reabilitação dos espaços e equipamentos sociais, designadamente, criação de hortas pedagógicas, colocação de vedação, montagem de equipamentos, limpeza de espaços verdes e pintura de paredes e muros, numa iniciativa que, será apoiada por técnicos competentes na matéria, nalguns casos quadros das empresas associadas do GRACE.
O Projecto G.I.R.O. tem como principal objectivo a melhoria da qualidade de vida de grupos em risco de exclusão, enquadrados em zonas socialmente deprimidas ou em instituições de acolhimento, através de acções de requalificação e criação de espaços comunitários.
Segundo Conceição Zagalo, Presidente da Direcção do GRACE e participante em todas as edições anteriores, “o G.I.R.O. 2010 representa um salto qualitativo, já que envolve um número significativamente maior de empresas, de voluntários e de organizações. De facto, não há melhor forma de contribuir para o desenvolvimento da sociedade portuguesa, principalmente em tempo de maior instabilidade, do que juntar esforços, energia e positividade ao serviço dos outros”.
O GRACE conta hoje com 78 associados, de diversos quadrantes da actividade económica e social, tais como empresas, fundações ou associados individuais, alguns deles a título honorário, em resultado de reconhecimento público feito no dia do 10º aniversário do GRACE, comemorado a 25 de Fevereiro de 2010.

“ASSIM NO CÉU COMO NA TERRA”


Isabel Botelho divulga obra na Galeria de Arte Pintor Samora Barros
A Galeria de Arte Pintor Samora Barros vai acolher a exposição de pintura da artista Isabel Botelho, de 4 a 27 de Novembro.
Isabel Botelho vai ter a sua obra em exposição na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, entre os dias 4 e 27 de Novembro.
Com esta mostra, a artista mantém-se na sua abordagem temática, o naturalismo. Começa por mostrar “as coisas tal como elas são na realidade, a grandiosa composição da barra do Tejo, os navios que procuram o porto de Lisboa, a ponte sobre o rio.”
A pintora tenta observar e sobretudo mostrar os objectos do nosso quotidiano através de um novo olhar, de uma perspectiva diferente, por vezes quase insólita.
Isabel Botelho é licenciada em Pintura pela ESBAL e inclui no seu curriculum várias exposições individuais e colectivas.
“Assim no Céu como na Terra” poderá ser contemplada na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, das 10h30 às 16h30, com excepção de Domingos e Feriados.

ALBUFEIRA APRESENTOU PROJECTOS NO SIL



Grande Auditório do Algarve e Futuro Museu do Barrocal
No passado dia 22 de Outubro, Albufeira esteve em destaque no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) com a apresentação de dois equipamentos projectados para o concelho.
O Município esteve representado no SIL 2010 – Salão Imobiliário de Portugal, de 21 a 24 de Outubro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
No segundo dia do evento, o stand de Albufeira foi palco da sessão de apresentação dos projectos “Grande Auditório do Algarve” e “Museu do Barrocal”, que contou com a presença do Presidente da Autarquia albufeirense, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) e da comunicação social.
A obra de Leonel Moura, concebida para o sítio da Quinta da Bolota, junto à sede da Associação de Hotelaria e Turismo do Algarve (AHETA) foi apresentada por Tânia Andrade, uma das arquitectas envolvidas no projecto a par com Luís Santos Carvalho e Jorge Moura. O Grande Auditório do Algarve, com capacidade para acolher mil espectadores, será “um edifício marcante, com várias valências, que dotará a região de uma nova centralidade cultural”, frisou Tânia Andrade. O projecto possuirá um cariz regional, estando vocacionado para acolher todo o género de eventos, desde concertos a peças de teatro, passando por conferências ou desfiles de moda. “O Grande Auditório vem reforçar o posicionamento turístico do concelho, mas também servir as nossas associações e munícipes. A crescente actividade cultural que se tem registado em Albufeira justifica a criação de um espaço de qualidade”, explicou Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal. Para o autarca, é importante criar complementaridade ao sol e à praia, exibindo espectáculos de referência e apostando na vertente cultural.
O Estudo Prévio do Futuro Museu do Barrocal foi, pela primeira vez, apresentado publicamente no SIL. O arquitecto José Luís Carvalho, em representação de Siza Vieira, descreveu as principais intervenções de reabilitação do edifício antigo que dará origem ao Museu. Mesmo no centro de Paderne, o futuro Museu irá dispor de salas de exposições permanentes e temporárias, centro de documentação e biblioteca especializada, auditório com cem lugares, gabinete de investigação, sala de serviço educativo e um espaço destinado à área técnica e administrativa. “Este projecto estruturante para a região algarvia vem combater a desertificação do interior, não só de Paderne, mas de todo o Barrocal”, explicou Desidério Silva, para quem “é de extrema importância valorizar a região e o que de mais genuíno nela existe”.
Na sua intervenção, o Presidente da ERTA destacou a importância destes “projectos -âncora para a região, concebidos por dois grandes nomes da arquitectura nacional”. Para Nuno Aires “a centralidade de Albufeira será uma mais valia para a região, que necessita, cada vez mais, de dinamização na época baixa”.
GRANDE AUDITÓRIO DO ALGARVE
Espectadores: 1000
Palco: 250 m2
Praça exterior: 800m2
Investimento: 7.000,000,00 euros

MUSEU DO BARROCAL
Área de construção nova: 1040 m2
Área de restauro: 730 m2
Investimento: 2.400,000,00 euros

Motos Todo-o-terreno: Queda retira título a piloto do Clube Desportivo de Vaqueiros


A uma prova de se sagrar campeão nacional de todo o terreno em moto, na categoria de promoção, o piloto Óscar Pedro sofreu uma queda, no treino de preparação para a prova em Góis. Com uma perna fracturada, viu o sonho do título afastado.
Óscar Pedro diz sentir-se frustrado por não ter conseguido atingir o objectivo a que se propunha, mas agora tem de se concentrar na recuperação.
O Clube Desportivo de Vaqueiros, que apoiou o jovem piloto durante todo o percurso, já veio manifestar a sua solidariedade e agradecer a Óscar Pedro a entrega, responsabilidade e dedicação demonstradas ao longo da sua participação nas provas.

IV Festival de Órgão Faro 2010 avança em Novembro


O Festival de Órgão (o único do género no Algarve) compreende a realização de 4 concertos por organistas nacionais e/ou estrangeiros, nos órgãos da Sé e da Igreja do Carmo (Faro), nos sábados do mês de Novembro de 2010. Nesta 4a edição do evento, continuará a dar-se relevo a combinações de timbres com os órgãos e privilegiar-se-á a apresentação de repertórios bastante distintos.
O Festival tem como objectivo central a valorização e divulgação do património musical. Em particular, tem como objectivo divulgar este instrumento secular e apoiar os intérpretes na difusão da música original composta para órgão. No sentido de alcançar um público diversificado, os organistas apresentarão programas de concerto com repertório distinto, abrangendo diferentes estilos e épocas históricas. A música de compositores portugueses estará, desejavelmente, presente em todos os repertórios que serão interpretados.

PROGRAMA
06 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
João Segurado

13 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Daniel Oliveira + voz soprano
(Susana Duarte)

20 Nov 2010 - 21h30 - Igreja do Carmo
Edite Rocha

27 Nov 2010 - 21h30 - Igreja da Sé
Luca Antoniotti