segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALBUFEIRA PRESENTE NA GALIZA




Concelho promove-se em Feira de Turismo

O Município continua a sua aposta na promoção, marcando presença nas mais importantes Feiras de Turismo nacionais e internacionais. A vizinha Espanha é um dos mercados em destaque, com a participação de Albufeira em diversos certames e acções. A fechar o ano, o concelho deu-se a conhecer aos galegos, na Feira de Mostras da Corunha.
De 4 a 8 de Dezembro, o Município de Albufeira esteve representado, pelo segundo ano consecutivo, na FEMAGA – Feira de Mostras da Corunha: XVI Feira dos Autónomos da Galiza, com um stand promocional apelativo e inovador.
Durante cinco dias, o concelho deu a conhecer as suas potencialidades aos mais de 65 mil visitantes que passaram pelo recinto. A feira galega multi-sectorial, ponto de encontro entre profissionais de diferentes sectores e aberta ao público em geral, constitui uma oportunidade única de projectar a imagem de Albufeira enquanto destino turístico de referência.
Das acções promocionais realizadas no decurso do evento, destaque para a participação em directo no programa da “Rádio Turismo”, transmitido para toda a Espanha. A oferta do produto Albufeira, a sua rica gastronomia e vinhos foram alguns dos temas abordados, que culminaram com a abertura, em directo, de uma garrafa de Foral de Albufeira Reserva.
A participação do concelho nesta Feira de Turismo revelou-se bastante positiva, quer pelo interesse demonstrado pelos visitantes, quer pelos contactos institucionais com agentes políticos e económicos da região.
Refira-se que a nível nacional, para além de Albufeira, apenas esteve representada no certame a Região do Porto e Norte de Portugal.

Concerto de Natal em Olhão com a Academia de Música de Santa Cecília

O Concerto de Natal deste ano, na Igreja Matriz de Olhão, será protagonizado por elementos da Academia de Música de Santa Cecília, que actuam no dia 20 de Dezembro, domingo, às 21h00.
A Academia de Santa Cecília, fundada em Lisboa em 1964 pela Embaixatriz Vera Franco Nogueira, é Instituição de Utilidade Pública desde 1983. Aqui ministra-se o sistema educativo convencional, desde o pré-escolar ao 12º ano, a par do ensino musical oficial. Para além deste ensino, a Academia oferece várias outras opções complementares, como ballet, judo, desporto escolar, teatro e informática, para além de visitas de estudo e audições públicas musicais no País e no estrangeiro.
Actualmente a Academia tem cerca de 640 alunos entre os 3 e os 17 anos, 90 professores e 40 funcionários não docentes, e mantém-se como a única escola de ensino integrado de música no nosso País, com estas características.
Em Olhão, actuarão quase 100 elementos do Coro de Câmara, Orquestra de Cordas e Ensamble Vocal, que interpretarão temas característicos da época natalícia, como por exemplo «Natal de Elvas», «Boas Festas», «Celebration Gala» ou «As Quatro Estações».
O Coro de Câmara Infantil da Academia é constituído por alunos dos 9 aos 15 anos e é dirigido pelo prof. Artur Carneiro; a Orquestra de Cordas é composta por alunos dos 12 aos 17 anos e é dirigida pelo prof. Vasco Broco e o Ensamble Vocal é o coro dos alunos mais velhos da Academia, com idades a partir dos 16 anos e é dirigido pelo prof. António Gonçalves.
Todos estes grupos têm no seu currículo várias apresentações na escola, no País e no estrangeiro.

GNR COM GRANDE ACTIVIDADE NO ALGARVE




detenções por condução ilegal

Dez condutores, de diversas nacionalidades, foram detidos durante o último fim-de-semana, na sequência de várias acções de fiscalização rodoviária que a Guarda Nacional Republicana desenvolveu em vários pontos do Algarve.
No sábado, 12 de Dezembro, a Guarda Nacional Republicana de Vilamoura deteve, na Av. Tivoli, um cidadão português, de 19 anos de idade, por condução de veículo automóvel sem habilitação legal, enquanto em Lagos, a GNR local interceptou um condutor com uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,00 G/L.
Também o Destacamento de Trânsito da GNR de Faro deteve ao final do dia de sábado, em Albufeira, um cidadão angolano, de 35 anos, por desobediência, uma vez que se recusou a efectuar o teste de álcool.
Já na madrugada de ontem, 13 de Dezembro, a GNR de Quarteira deteve, naquela cidade, três condutores por condução sob influência de álcool, tendo acusado taxas de álcool no sangue entre 1,28 G/L e 1,49 G/L.
Também em Carvoeiro foi detido um cidadão português, de 49 anos, que acusou uma TAS de 2,02 G/L, enquanto em Salir, um português, de 56 anos de idade, foi interceptado ao volante com uma TAS de 2,09 G/L.
Ainda durante a madrugada de ontem, a GNR de Loulé deteve um cidadão português, de 34 anos de idade, por desobediência (recusa a efectuar o teste de álcool), ao passo que ao início da tarde, em Olhos de Água, a GNR local interceptou um cidadão brasileiro, de 21 anos de idade, a conduzir um veículo automóvel sem habilitação legal para tal.


PINHAS APREENDIDAS

Uma acção de fiscalização realizada pelo Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Loulé, durante o último fim-de-semana, levou à apreensão de cerca de quarenta toneladas de pinhas da espécie pinus pinea (pinheiro manso), na zona de Quarteira e de Almancil.
A apanha de pinhas de pinheiro-manso, bem como o transporte e o armazenamento das mesmas, não é permitida no período compreendido entre 01 de Abril e 15 de Dezembro, assim estabelece o Decreto-Lei 528/99 de 10 de Dezembro, que pretende que essa colheita não ocorra antes do pleno amadurecimento das pinhas.
Foram desta forma identificados três homens, com idades compreendidas entre os 45 e os 60 anos, tendo sido elaborados três autos de notícia por contra-ordenação, uma vez que os indivíduos tinham na sua posse pinhas acondicionados em sacas e a granel, que poderiam render cerca de 12 000 € (valor aproximado).
Da acção resultou ainda a apreensão de um veículo ligeiro, utilizado no transporte de pinhas, sendo os autos de notícia remetidos para a Direcção Regional do Núcleo Florestal do Algarve.




PASSAGEM DE ANO NO CONCELHO DE LOULÉ: JOSÉ CID E OQUESTRADA NUMA DAS PRINCIPAIS FESTAS DO ALGARVE


Mais uma vez a cidade de Quarteira volta a ser palco das comemorações do Reveillon no Concelho de Loulé, naquele que é um dos principais cartazes turísticos do Algarve nesta altura do ano. Para a entrada do Ano de 2010, o programa de animação musical é feito em português, com dois nomes: José Cid e os OqueStrada. O fogo-de-artifício que irá iluminar a praia será outro dos atractivos da festa que tem entrada livre.

Assim, pelas 22h00, no palco da Praça do Mar, actuam os OqueStrada, uma das grandes revelações musicais de 2009. Apesar de terem uma carreira já com alguns anos, o grupo lançou este ano “Tasca Beat: O Sonho Português”, o trabalho que é o resultado de uma saga de sete anos bem vividos em palcos variados por entre ruas, festivais de renome, coretos e bailes de Verão. A primeira edição do Festival MED (2004) foi um dos locais por onde este grupo passou.

Formado em Almada em 2002, o quinteto é composto por Miranda na voz, Lima na guitarra portuguesa, Zeto na guitarra e voz, Donatello no acordeão e Pablo na contra-bacia (um contrabaixo feito com uma bacia…). Criam música 100% livre, 200% bem-humorada e 300% genuína. Cantando em português, crioulo, espanhol, francês e inglês, os OqueStrada juntam, por vezes na mesma canção, referências criativas tão diferentes quanto o fado, o funaná, a ska, a pop e a canção francesa. Num palco transformado em tasca imaginária, onde as desgarradas são constantes e o teatro acompanha a música, o público deixa de ser apenas espectador e torna-se cúmplice do espírito.

Logo após o fogo-de-artifício a assinalar as doze badaladas, momento que será um dos pontos altos desta festa, sobe ao palco um dos dinossauros da música portuguesa: José Cid. Com uma carreira longa que começou na década de cinquenta, com bandas como Os Babies e o Quarteto 1111, foi a título individual que José Cid ganhou maior projecção, sobretudo pela participação no EuroFestival da Canção e pela composição e interpretação de temas intemporais da música portuguesa como “Nasci P’rá Música”, “Na Cabana junto à Praia” ou “20 Anos”.

No novo milénio, José Cid volta à ribalta, recuperando temas antigos e promovendo espectáculos em vários pontos do país, com um surpreendente interesse por parte das novas gerações. Em 2009, volta aos discos, com o lançamento do álbum “Coisas do Amor e do Mar”, que irá apresentar também nesta passagem de nano em Quarteira, sem esquecer os seus grandes êxitos.

A par deste programa musical, a festa de Ano Novo em Quarteira far-se-á também da animação na rua e da vasta oferta gastronómica, nomeadamente dos muitos restaurantes que nesta altura são bastante procurados por quem decide dar uma “escapadela” ao Sul nesta altura do ano.

Opera de Gita Nasta em Lagoa


A Escola Internacional do Algarve e a Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa (Algarve) apresentam a Ópera "O Natal é..." da autoria de Gita Nasta, no Auditório Municipal de Lagoa, nos dias 9 e 10 de Janeiro de 2010."Encantador, não há outra forma de descrevê-la!", assim começa a crítica da estreia desta ópera publicada no Brussels Bulletin em 1980.

"Um magnífico sucesso!" termina o Le Soir! Desde a sua criação, "O Natal é..." continua a encantar e entusiasmar audiências na Europa e tem sido representada em inglês, francês e holandês. E agora, esta Ópera chega ao Auditório de Lagoa para ser cantada numa combinação de inglês e português.O elenco, composto por jovens cantores da Escola Internacional do Algarve e adultos do Coro de Câmara Ideias do Levante, promete uma execução exemplar deste popular trabalho. Brilhante e criativamente caracterizado, o elenco contará a história do Natal de uma nova perspectiva: Herodes eleva-se, grande e assustador, enquanto a sua corte bajuladora dá à peça um carácter cómico.

As personagens mais gentis e tradicionais da velha história estão também sempre presentes. A ópera será acompanhada por um ensemble instrumental.Numa altura em que o consumismo do época Natalícia nos afecta a todos, aqui está uma oportunidade para parar por alguns instantes e relembrar o como e o porquê do Natal.

As actuações encontram-se agendadas para os dias 9 de Janeiro (às 20h30) e 10 de Janeiro (às 15h00) de 2010. A entrada é gratuita sendo necessário levantar os bilhetes no Convento de S. José (Lagoa/Algarve) a partir do dia 5 de Janeiro de 2010, ou no Auditório Municipal de Lagoa, nos dias dos espectáculos (duas horas antes do início de cada espectáculo), pois a lotação para cada um dos espectáculos é limitada a 300 lugares sentados. Este espectáculo é recomendado para maiores de 6 anos.

Olhão promove boa forma física com mais uma marcha-passeio




No próximo dia 20 de Dezembro, Olhão volta a apostar na boa forma física, ao acolher mais uma marcha-passeio, com partida às 10h00 do Jardim Pescador Olhanense.

Integrada no Programa de Marcha/Corrida do IDP – Algarve, a organização é da Junta de Freguesia de Olhão em parceria com o Município de Olhão.

A marcha, destinada a todos os interessados que nela queiram participar, terá partida e chegada ao Jardim Pescador Olhanense. Antes da actividade propriamente dita, logo a partir das 09h00 haverá música ambiente, jogos tradicionais e exercícios de aquecimento.

Os participantes podem optar por um de dois percursos: o circuito A de 4,5 Km, e o circuito B de 9 Km (urbano).