terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tavira: FESTA DE NATAL DA FUNDAÇÃO IRENE ROLO NAS INSTALAÇÕES DO REGIMENTO DE INFANTARIA N.º 1


O Regimento de Infantaria N.º 1 organizou, no dia 20DEC10, a tradicional Festa de Natal, dos seus militares e respectivos familiares, convidando, este ano, a Fundação Irene Rolo a uma visita ao Quartel da Atalaia e à participação na Festa.
A Fundação Irene Rolo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que trabalha no âmbito da Prevenção, Reabilitação/Formação e Integração pessoal, profissional e social de pessoas com deficiência.
A Fundação fez-se representar por 100 elementos e do programa constou:
• 14h30 – Chegada da delegação;
• 14h45 – Visita à Exposição “Tavira Militar”;
• 15h15 – Apresentação dos símbolos Nacionais;
• 15h30 – Visita a uma exposição de armamento e equipamento orgânico do Exército Português;
• 15h45 – Demonstração de uma equipa cinotécnica da GNR;
• 16h00 – Exibição das capacidades da Hipo-terapia na ajuda a pessoas com deficiências;
• 16h30 – Pequeno lanche para encerramento da visita e apresentação de cumprimentos de despedida.

A Chefe da Delegação agradeceu ao Comando da Unidade toda a disponibilidade demonstrada, o convite e enalteceu a importância deste dia na vida dos participantes e o profissionalismo e simpatia dos militares do Regimento.

Karate Clube Capristano de Olhão trás medalha de prata no Nacional para Olhão


Realizou-se no passado dia 18 de Dezembro 2010, na cidade de Loulé, o Campeonato Nacional de Karate de Cadetes e Juniores.
Prova maxima em Portugal deste desporto onde só marcam presença os melhores karatecas do País.
Laeticia Barra jovem promessa Olhanense trouxe para a cidade de Olhão, a medalha de prata em Kumite Femininos nos -54 Kg colocando o nome da Cidade de Olhão num lugar muito ambicionado por outros .

Antonieta Guerreiro questiona ministério sobre os preços de internet praticados no interior algarvio


No último dia de trabalho parlamentar do ano de 2010, a deputada do PSD, Antonieta Guerreiro, enviou ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações um conjunto de perguntas referentes à utilização da internet, nomeadamente, as assimetrias entre os produtos e os preços praticados entre o litoral e o interior algarvio.
Numa altura em que os investimentos nas redes de banda larga constituem um elemento fundamental do Plano de Relançamento da Economia Europeia, tendo a Comissão consagrado 1,02 mil milhões de EUR, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), ao desenvolvimento da Internet de banda larga em zonas rurais. As Orientações ajudarão as autoridades públicas a investir estes e outros fundos de forma equitativa e efectiva, contribuindo assim para a retoma da economia a curto prazo e para a competitividade da Europa a longo prazo.
Quando se discute a importância da manutenção de serviços sociais, também é oportuno discutir a qualidade dos serviços essenciais onde este se insere, combatendo as chocantes assimetrias que se verificam, em prejuízo dos pequenos meios, com especiais responsabilidades da comparticipada PT. Em Aljezur verifica-se um mau serviço dos servidores da Internet. Na nesga que atravessa o Algarve e que corre encostada ao Alentejo - de Aljezur a Alcoutim - as coisas essenciais, em termos de progresso, ficam sempre para o fim: são os últimos na cobertura da TV digital terrestre e são os últimos na velocidade Internet. Ao nível dos preços também esta área do interior algarvio viu os seus preços duplicarem. Por exemplo, em Lisboa TV e Net 100MB mais telefone custam €19.90. Em Aljezur e na quase generalidade do território do município, TV e Net (2MB) - que raramente passa de 300KB - mais telefone adquirem um valor superior a €60.
Para a deputada algarvia é importante que o ministério responda se este «tem ou não conhecimento desta realidade? Quando pretende o ministério fiscalizar as disparidades e as assimetrias existentes no País sobre esta matéria? Vai ou não o ministério ajustar os preços destes produtos contribuindo para a redução de assimetrias entre o litoral e o interior, de forma a não penalizar quem já é penalizado por viver longe dos grandes aglomerados populacionais? E por fim se o ministério vai ou não viabilizar, financeiramente, a existência de uma maior equidade dos preços praticados entre o interior e o litoral?»

Lagos: Município classifica OFICINA DO ESPINGARDEIRO como imóvel de interesse municipal


O Edifício sito no gaveto entre a Rua Dr. Júlio Dantas e a Travessa da Coroa, no Centro Histórico de Lagos, e onde está instalado, desde 2008, o núcleo museológico dedicada à historia da evolução urbana da cidade, foi classificado pela Câmara como “imóvel de interesse municipal”, culminando assim um processo iniciado em 2006, no âmbito do qual se reconhece a importância do imóvel no contexto histórico e cultural da cidade.
A época de construção do imóvel remonta a 1665, sendo um dos poucos edifícios anteriores ao terramoto de 1755 que ainda conserva a sua traça original. Foi primeiramente uma selaria, depois foi utilizado como oficina do Espingardeiro e, até recentemente, como armazém, tendo chegado a um ponto de quase ruína, antes da intervenção da Câmara Municipal que o recuperou para fins culturais. Situa-se no núcleo primitivo da cidade e fazia parte do grupo de edifícios dos antigos quartéis da Coroa. Na sua fachada ostenta a chancela do Conde de Avintes.
Com esta classificação, o Armazém do Espingardeiro passa a beneficiar de uma zona de protecção de 50 m contados a partir dos seus limites externos.

Vila Real de Santo António irá ter a primeira Área de Reabilitação Urbana sistemática do País




Com parecer favorável do Instituto da Habitação e da Reabilitação

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recebeu um parecer favorável do Instituto da Habitação e da Reabilitação (IHRU) relativamente à delimitação de uma Área de Reabilitação Urbana e ao respectivo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.
O núcleo histórico pombalino da cidade de Vila Real de Santo António, é assim a primeira Área de Reabilitação Urbana sistemática (abrange todo o conjunto urbanístico), a merecer o parecer favorável do IHRU.
Sendo uma das primeiras Áreas de Reabilitação Urbana constituídas em Portugal ao abrigo da nova lei da Reabilitação Urbana, a gestão do projecto estará a cargo da empresa municipal SGU – Sociedade de Gestão Urbana.
Constituída por três unidades de intervenção, a operação de intervenção urbana prevista prevê a revitalização e regeneração urbana integral do Núcleo Pombalino, bem como uma melhoria significativa do nível de infra-estruturação e da qualidade urbanística.
De acordo com Luis Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, este projecto “para além das melhorias a nível estético que acarreta, é mais um passo dado na reabilitação urbanística do concelho, que permitirá melhorar significativamente as condições de habitabilidade de muitos munícipes e, consequentemente, a sua qualidade de vida. Gostaria ainda de realçar a importância deste processo do ponto de vista da requalificação do património urbanístico do núcleo pombalino, dando continuidade às acções que, neste domínio, têm vindo a ser levadas a efeito.”

ORÇAMENTO DE 2011 DA CÂMARA DE LOULÉ APOSTA NO APOIO ÁS PESSOAS




Quando faltam poucos dias para a entrada no novo ano, a Assembleia Municipal de Loulé, reunida na passada quarta-feira em sessão ordinária, aprovou por maioria o Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2011. Ao contrário do crescimento que se verificou durante vários anos, no próximo ano, e um pouco à semelhança do que já tinha acontecido em 2010, há uma redução em termos orçamentais. Assim, o Orçamento da Câmara Municipal de Loulé prevê uma receita e uma despesa global no montante de 173.663.217,49 euros.
O Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2011 são caracterizados por um decréscimo significativo dos meios financeiros disponíveis para manter o nível de investimento realizado nos anos subsequentes. Por forma a não comprometer o investimento futuro o executivo estima, pela primeira vez, uma redução das despesas de funcionamento.
No entanto, o Município de Loulé pretende terminar o avultado volume de investimento em curso, em áreas essenciais ao desenvolvimento sustentado, nomeadamente na área da educação, através do alargamento e renovação do parque escolar; na área do saneamento básico e abastecimento de água, através da ampliação e conservação das redes; na área da mobilidade e qualidade de vida, através da renovação da rede viária e urbana; e na área da cultura e desporto, através da melhoria de equipamentos públicos. Referência ainda para a aposta no apoio as pessoas com mais dificuldades sendo a área social uma importante aposta da autarquia para o próximo ano, nomeadamente através de políticas sociais geradoras de integração social.
As principais rubricas de investimento para o ano que se avizinha voltam a ser o saneamento e abastecimento de água (25,6%), os transportes e comunicações (21,9%) e a educação (11,2%). Os maiores montantes inscritos destinam-se às empreitadas em curso para construção de escolas: Escola EB1/JI da Fonte santa (Quarteira), EB1/JI de Almancil e EB1 Nº6 de Loulé (Vale de Rãs).
Já na área do saneamento, a segunda fase da execução da rede de esgotos do Troto, Além e S. Lourenço abarca a maior fatia de investimento correspondente a 2.900.000,00 euros. Segue-se a empreitada nas Benfarras e Vale Judeu – 2.272.000,00 euros. Também o abastecimento de água integra um valor significativo em termos do esforço financeiro da Autarquia como é o caso da criação da conduta de reforço de abastecimento de água ao litoral de Almancil (1.551.000,00 euros), rede de águas de Benfarras e Vale Judeu (1.147.000,00 euros) e abastecimento de água da Mesquita à Ponte da Tôr (1.064.000,00 euros).
A beneficiação da EN 125-4, que liga a sede do Concelho ao Parque das Cidades e Aeroporto, obra que se encontra em curso, é o grande destaque em termos da melhoria das acessibilidades, com um montante previsto de 2.740.000,00 euros. Mas na faixa litoral também é forte a aposta na rede viária, como é o caso da beneficiação da ligação de Almancil à Quinta do Lago, com um investimento de 2.153.000,00 euros, o prolongamento da Avenida Sá Carneiro à Fonte Santa, cujo orçamento é de 2.117.000,00 euros ou a construção da Via Distribuidora Norte de Quarteira, que corresponde a um montante de 1.810.000,00 euros.
Quanto a outras obras, há ainda a referir, na área do meio ambiente e conservação da natureza, a recuperação do Parque Municipal de Loulé (3.173.000,00 euros), na área da protecção civil e luta contra incêndios, a construção do Quartel de Bombeiros em Quarteira (1.666.000,00 euros), e na acção social, a comparticipação para equipamentos sociais de apoio à infância e à terceira idade (1.737.000,00 euros).
Quanto às transferências entre administrações, está cabimentada uma verba de 2.605.000,00 euros para contratos-programa (acordos de colaboração) com Juntas de Freguesia e outras transferências específicas, 650.000,00 euros no âmbito do contrato-programa com a Associação de Municípios Loulé/Faro – Parque das Cidades e 500.000,00 euros com as empresas municipais (capital).

Receitas e despesas correntes reduzidas
Estima-se que a receitas correntes atinjam o montante de 82.965.321,18 euros, representando um decréscimo de 8,5% relativamente ao Orçamento de 2010.
Em termos das receitas de capital, prevê-se um total de 90.647.896,31 euros, representando um decréscimo de 17% face a 2010.
Por outro lado, estima-se que as despesas correntes atinjam o montante de 79.241.717,49 euros, representando um decréscimo de 1,3% relativamente ao Orçamento de 2010.
Já em termos das despesas de capital, prevê-se um total de 94.521.500,00 euros, representando um decréscimo de 21,1% face a 2010.

Portimão: “Sonhos sobre papel” na Casa Manuel Teixeira Gomes



A Casa Manuel Teixeira Gomes apresenta a partir de 7 de Janeiro a exposição “Sonhos sobre Papel”, que reúne trabalhos das artistas Ingrid Solesvik (Noruega), Loes de Haan (Holanda), Eugenia Jiménez (México) e Cláudia Simões (Brasil).

Nesta mostra colectiva de pintura em papel, o público pode espreitar os sentimentos do universo feminino através da produção de quatro mulheres, que representam quatro nacionalidades e outros tantos estilos, com um ponto em comum – a arte sobre papel.

São todas artistas em constante mutação, ampliando as suas obras através do mundo dos sonhos e dos devaneios, Ao transpor a realidade, o imaginário ganha força e revela desejos, frustrações, conflitos, intimidades e ironia, libertando no papel formas e cores que permitem expressar o invisível através do visível.

A exposição, com entrada livre e patente até 5 de Fevereiro, pode ser vista de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h30, e ao sábado das 15h00 às 19h00, numa organização da Câmara Municipal de Portimão e da Colorida – Arte Gallery.

Município de São Brás de Alportel distinguido com Prémio Autarquia


O EDIL AUTÓNIO EUSÉBIO EXIBE, ORGULHOSO, O TROFÉU
No passado dia 12 de Novembro, o município de São Brás de Alportel recebeu o Prémio Autarquia, uma distinção atribuída no âmbito do Programa Nacional de Desporto Escolar.
A Festa do Desporto Escolar 2009/2010, promovida pelo Ministério da Educação, decorreu no Agrupamento de Escolas de Artur Gonçalves, em Torres Novas e contou com a presença da Ministra da Educação Isabel Alçada e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura. Esta cerimónia homenageou os vencedores em 9 categorias distintas: Alunos, Espírito Desportivo, Professor, Escola, Autarquia, Internacional, Comunicação, Desporto Adaptado e Prémio Escolar 2010.
Na edição deste ano, o município de São Brás de Alportel foi galardoado com o Prémio Autarquia, pelo apoio e incentivo ao desenvolvimento do desporto escolar nas escolas do concelho.
O Desporto Escolar integra um conjunto de práticas lúdico-desportivas e de formação que são desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres dos alunos. A este nível, a autarquia são-brasense desenvolve um trabalho profícuo desde há muitos anos, em articulação com o agrupamento de escolas do município. Para além do esforço desenvolvido ao nível da criação e melhoria das infra-estruturas, a Câmara Municipal tem vindo a apostar na ampliação da oferta desportiva. Um trabalho contínuo que distinguiu São Brás de Alportel na Gala do Desporto Escolar 2009/2010.

Município de São Brás de Alportel acolhe projecto “Ambilinha”


A autarquia de São Brás de Alportel associou-se ao projecto “AMBILINHA”, um novo serviço gratuito de recolha de resíduos, porta-a-porta, que está ao dispor de todos os estabelecimentos de comércio, serviços, restauração e similares do município, desde o passado mês de Junho.
Este serviço abrange a recolha de papel/cartão, embalagens de plástico e vidro, resíduos que posteriormente são encaminhados para reciclagem. Trata-se de uma iniciativa lançada pela empresa ALGAR, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., através da HIDURBE, com o objectivo de melhorar o sistema de recolha dos resíduos recicláveis e a imagem e higiene urbana, permitindo a diminuição das quantidades de resíduos sólidos colocados no exterior dos ecopontos.
A integração do município de São Brás de Alportel neste projecto visa a melhoria contínua da recolha e tratamento dos resíduos, dando contunuidade a todo um conjunto de acções que têm vindo a ser desenvolvidas num contínuo investimento na qualidade ambiental.

Portimão: Humor a estrear no Solrir




Herman José, Fernando Mendes, Nilton e Fernando Pereira estreiam os seus mais recentes espectáculos na 5ª edição do Festival de Humor Solrir, a maior montra nacional do humor português, a decorrer entre 1 e 4 de Janeiro, no Portimão Arena, em Portimão.
A primeira noite dedicada ao riso tem como anfitriões Nilton e Martim, com o espectáculo “Maria Amélia”, apresentado pela primeira vez ao vivo no palco do Solrir. A banda que nasceu no programa “5 para a Meia-Noite”, da RTP 2, e que começa todos os temas com a frase “Esta é uma história triste”, promete contar tristes mas bem humoradas histórias e convidar o público a entoar os “clássicos” “Vladimir não vás ao Lidl”, “Porca2” e “Barbie tu és badalhoca”, entre muitas outras músicas.
Também a 1 de Janeiro, os inesquecíveis Vasco Santana, António Silva, Max, Camilo de Oliveira, Ivone Silva, Raul Solnado, Nicolau Breyner e Herman José, sobem ao palco das gargalhadas na voz de Fernando Pereira, com o espectáculo “Os humores da minha vida”.
Nesta divertida produção não faltam, também, os temas que mais popularizaram o humor deste artista como “Ao Domingos os Namorados”, “Por Amar a Manuela”, “Dar ao Stick”, o famosíssimo “Rock da Miquelina” e o hilariante “blues” ecológico do Ti Manel Alentejano, a célebre história de mosquitinhos e borboletinhas às voltas “Nos Afilamentos das Alâmpadas”.
A 2 de Janeiro, Herman José faz o balanço humorístico do ano em “One (Her)man Show”. O criador de “O Tal Canal” regressa ao palco do Portimão Arena, desta vez acompanhado pela viola e pelos muitos e inseparáveis heterónimos.
No dia seguinte, o grupo portimonense de teatro Boa Esperança estreia o sketch da revista “Aqui não há crise”, a anteceder a actuação do “Rouxinol Faduncho”, Marco Horácio.
A encerrar estes dias de humor e boa disposição, Fernando Mendes apresenta o “Especial Ano Gordo”, uma “gorda” surpresa para começar com gargalhadas um ano “magro”.
O Solrir é uma iniciativa do município de Portimão que se realizou, pela primeira vez, em 2007 e, desde então, tem vindo a ser uma forte aposta na programação de Ano Novo da cidade.
Esta edição conta com algumas novidades, incluindo um passe especial para os quatro dias de espectáculo e uma sala destinada a crianças, que são acompanhadas por monitores enquanto os pais assistem aos espectáculos (serviço sem qualquer custo adicional).

CONCERTO DE ANO NOVO DA ORQUESTRA DO ALGARVE NO CASINO DE VILAMOURA




Como já vem sendo hábito e seguindo uma tradição que se iniciou em Viena e que hoje tem lugar nas principais capitais europeias, a Orquestra do Algarve sobe ao palco do Casino de Vilamoura (Sala Miralago), no dia 1 de Janeiro, pelas 17h30, para apresentar um Concerto de Ano Novo que terá como convidada especial a soprano Ana Paula Russo.
A primeira parte do programa celebra sobretudo Mozart, relembrando também árias de Bach e Lehár, ao lado de Ana Paula Russo que interpretará árias de referência destes compositores.
A segunda parte é dedicada a Strauss Jr., Brahms e John Barry. A batuta estará nas mãos, mais uma vez, do maestro titular da Orquestra do Algarve, Osvaldo Ferreira.
O preço das entradas é de 8 euros.

A soprano
Ana Paulo Russo completou o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional, estudou em Salzburg e Luzern com Elisabeth Grümmer e H. Diez e trabalhou com Gino Becchi, C. Thiolass, Regine Resnick e Marimi del Pozo. Licenciou-se em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Como solista tem actuado em inúmeros concertos de “Lied”, ópera e oratória, quer em Portugal, quer no estrangeiro (Espanha, França, Bélgica, País de Gales, Itália, Macau, Canadá, Estados Unidos).
Em 1988 obteve o 1º prémio de Canto no concurso da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso Olga Violante; no mesmo ano, em Barcelona foi finalista no Concurso F. Viñas. Em 1990 foi laureada nos Concursos Internacionais de Oviedo e “Luisa Todi”.
Em 1989 representou Portugal no prestigiado concurso “Cardiff Singer of the World”.
Gravou em CD uma colectânea de canções de Natal para canto e guitarra e um programa de peças musicais relacionadas com o Palácio da Ajuda. Em 1996 foi a soprano-solista das gravações para CD da obra “Matutino dei Morti” de J. D. Bomtempo. Em 1999, integrou o elenco que gravou para CD a ópera de M. Portugal “Le Donne Cambiate”, no papel de “Condessa Ernesta”.
Gravou para a RTP vários programas da série “Tempos de Música”, dedicada à música portuguesa ao longo dos tempos.
A sua carreira tem tido um destaque especial no âmbito da ópera e música cénica podendo ser referidos os papéis de : “Oscar” (“O Baile de Máscaras”), “Marie” (“A Filha do Regimento”), “Ninette” (“O Amor das Três Laranjas”), “Musetta” (“La Bohéme”), “Adele” (“O Morcego”), “Clorinda” (“La Cenerentola”), “Condessa Ernesta” (“As Damas Trocadas”), “Hanna” (“A Viúva Alegre”), “Najade” (“Ariadne auf Naxos”), “Cunegonde“ (“Candide”), “Vespetta” (“Pimpinone”), “Eurydice” (“Orfeu nos Infernos”), “Rouxinol” (na ópera homónima de Stravinsky), “The English Cat” (Henze), “D. Anna” (D. Giovanni), entre muitos outros.
Em Abril de 98 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera “Os Dias Levantados” de A. Pinho Vargas, gravada posteriormente em CD para a EMI.
Foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera “Corvo Branco” de Philip Glass, levada à cena em estreia mundial na Expo ’98 e no Teatro Real de Madrid e, em Julho de 2001, no New York State Theatre (Lincoln Center – Nova Iorque).
Em 2004, no 10º aniversário da morte do compositor, interpretou o soprano solista do Requiem de Fernando Lopes-Graça, versão recentemente editada em CD (2006).
Em conjunto com o guitarrista Carlos Gutkin, lançou o CD “Melodia Sentimental”, um percurso musical ibero-americano, que tem obtido grande exito em concertos em Portugal e Espanha.
Em 2008 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera “Evil Machines” da autoria de Terry Jones (Monthy Python), com música de Luis Tinoco.
Em 2009 gravou um CD de árias de ópera cantadas por Luísa Todi e outro com a “Missa Grande “ de Marcos Portugal.
É Professora de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional.
.

PSD/Algarve vai avançar com agenda de protesto contra portagens na Via do Infante


A Comissão Política Distrital (CPD) do PSD - Partido Social Democrata vai avançar com uma agenda de protesto contra a introdução de portagens na A22. O conjunto de acções a realizar está já a ser preparado no âmbito da CPD e será tornado público em breve, não obstante a posição de princípio da direcção nacional do partido que é a de haver um tratamento de igualdade para todos os utilizadores de auto-estradas “SCUT” conjugado com medidas de discriminação positiva nas regiões mais deprimidas.
A posição dos sociais-democratas algarvios é uma consequência lógica do esgotamento dos canais institucionais de diálogo e recusa por parte do Governo do PS em aceder ao repto que lhe foi lançado pela AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve para que a introdução de portagens na A22 fosse revista e ponderada apenas quando fosse concluída a requalificação da estrada nacional 125 e consumada uma verdadeira alternativa rodoviária à Via do Infante.
Os efeitos negativos que a introdução de portagens na A22 vai provocar no Turismo e nas trocas comerciais entre o Algarve e a vizinha Andaluzia, a trapalhada em que se tornou o processo de pagamento - que tantos espanhóis tem afastado das suas visitas regulares ao norte litoral do país, o mesmo podendo acontecer no Algarve com os visitantes castelhanos - ou o previsível aumento dos níveis de sinistralidade na EN125, consequência do esperado crescimento do tráfego, são outras das preocupações do PSD/Algarve.
Na reunião plenária da Comissão Política Distrital, realizada em Monchique, os sociais democratas decidiram, igualmente, apelar à memória e respeito de alguns autarcas socialistas para com aquilo que apelidam de “unidade e coerência histórica das posições da AMAL em matéria de introdução de portagens na A22” e para com as suas próprias “juras, feitas até há muito pouco tempo atrás, em como a A22 jamais seria portajada.”
Os sociais-democratas mostraram-se profundamente indignados com as infelizes declarações públicas de um responsável do PS na região, igualmente membro da AMAL, que mais parece interessado em proteger cegamente o Governo e os interesses partidários do PS do que em manter a sua própria coerência e a força das posições, contrárias e unânimes, da AMAL, mantidas ao longo dos anos em matéria de introdução de portagens na A22 – as quais sempre foram independentes da cor partidária dos Governos, - prestando com isso um péssimo serviço ao Algarve e aos algarvios, incluindo os do concelho em que é presidente de Câmara.
Outra consequência da reunião da CPD, realizada em Monchique, é a decisão do PSD/Algarve convidar publicamente o presidente dos socialistas algarvios a clarificar a posição do PS regional, a favor ou contra as portagens na via do Infante, bem como, a contrariar vivamente a (nova) política da universalidade do pagamento defendida pelo primeiro-ministro José Sócrates, o mesmo que, até Junho deste ano, sempre prometeu ao país a não introdução de portagens nas SCUT, incluindo na A22.
Para o presidente do PSD/Algarve, Luis Gomes, “era importante que Miguel Freitas esclarecesse, sem recurso a subterfúgios demagógicos, com serenidade e urbanidade, se o PS/Algarve deixou de achar que a luta contra as portagens na Via do Infante é uma causa do Algarve no seu todo e passou a ser uma mera arma de arremesso político que utiliza para combater o PSD quando é este partido que governa, mas que já não serve aos intentos socialistas no Algarve quando as posições se invertem e é o PS a governar.”

Olhão com orçamento de 49 milhões


A Assembleia Municipal de Olhão aprovou na passada quinta-feira, 23 de Dezembro, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2011. O Executivo camarário propôs e viu aprovado um orçamento de 48,7 milhões de euros e volta a apostar na Educação, Acção Social e Regeneração Urbana como os grandes objectivos de 2011.
Apesar da difícil situação que vivemos, a Câmara Municipal vai continuar a apostar fortemente na Educação. Está em curso a ampliação da Escola EB1 de Moncarapacho, que ficará com mais quatro salas de 1º Ciclo e quatro de pré-escolar; estão prontos os projectos para a ampliação da EB1 do Bairro 28 de Setembro, que passará a dispor de mais seis salas do 1º Ciclo e também está concluído o projecto para a construção de um pavilhão polivalente na na EB1 Nº4 (ou do Futebol).
Já entraram em funcionamento as novas escolas EB1 do Bairro dos Pescadores e José Carlos da Maia, que aumentaram significativamente a capacidade de resposta a estes grupos etários. E, embora não seja uma obra da Câmara, há que referir as beneficiações que estão em curso na Escola Secundária de Olhão, da responsabilidade do Ministério da Educação, o que permitirá que o concelho passe a dispor de um dos melhores equipamentos escolares do País.
No Orçamento para 2011 destaca-se igualmente as intervenções de regeneração urbana, principalmente os projectos de requalificação dos principais largos da Zona Histórica de Olhão, que serão valorizados com peças de arte urbana, criando-se simultaneamente um novo percurso histórico-cultural, o “Caminho das Lendas”. Estas obras serão financiadas por fundos comunitários e iniciam-se em 2011, tal como as intervenções no âmbito do projecto Algarve Central. Também já estão em curso o Plano Director Municipal, o Plano de Pormenor da Zona Histórica, o Plano de Pormenor do Parque Urbano da Cidade e o Plano Estratégico.
Os projectos previstos no âmbito do Programa Polis estão quase concluídos, prevendo-se que se iniciem em 2011 a requalificação das zonas Poente e Nascente de Olhão, a requalificação da zona ribeirinha e da praia da Fuseta e a requalificação da praia dos Cavacos. Está igualmente prevista a conclusão das obras na barra da Fuseta e o início dos trabalhos de reforço do cordão dunar e de desobstrução dos canais e das barras da Ria Formosa.
As obras da Variante Norte à cidade devem iniciar-se em breve, assim como se prevê o início da construção do porto de abrigo da Fuseta, prevista no PIDDAC para 2011.
A Área Social é outra das grandes preocupações do Executivo olhanense, que vai manter e até aumentar, nalguns casos, o auxílio aos mais desfavorecidos, com o apoio às rendas, a distribuição de produtos alimentares, a atribuição de bolsas de estudo e ajuda a instituições e colectividades.
Apesar das dificuldades, o Executivo liderado por Francisco Leal acredita que 2011 poderá ser o ano do início da recuperação económica em Olhão, não só devido à atribuição do direito de construção de 1170 novas camas na área turística, concessionadas pelo PROTAL, como devido à entrada em funcionamento de duas novas unidades industriais no porto de pesca de Olhão, prevendo-se ainda que a BelaOlhão venha a reabrir, gerando mais dinâmica económica e empregos. A procura turística deverá crescer, com a existência do novo hotel de cinco estrelas e o sector da construção civil, crê-se, começará a reanimar.
Por tudo isto, o Executivo da Câmara de Olhão acredita que o concelho vai continuar a desenvolver-se e a afirmar-se como uma referência na região e no País.

Campanha de esterilização com resultados positivos


Nos finais de Outubro e em Novembro, a Câmara Municipal de Olhão promoveu a esterilização de 148 felinos, dos quais 106 fêmeas e 42 machos. Tratou-se de uma campanha de combate aos animais errantes existentes no concelho, que contou com o apoio de vários organismos de defesa dos animais e dos veterinários privados da cidade olhanense.
De acordo com o veterinário municipal de Olhão, Pedro Rego, “se tivermos em conta que, em média, cada fêmea poderia ter, pelo menos, uma ninhada de 4 gatos, poderemos deduzir que serão menos 424 novos gatos errantes, com todas as consequências que lhe são inerentes”.

Tendo em conta a actual problemática dos animais errantes, particularmente ao nível das consequências da sua reprodução descontrolada, foi decidido pela Câmara de Olhão promover a campanha de esterilização de felinos errantes. Foi a primeira iniciativa do género realizada no concelho e decorreu nos dias 25 e 28 de Outubro e 2, 4 e 8 de Novembro de 2010.
A campanha contou com o envolvimento da LOOA (Liga Olhanense dos Amigos dos Animais) e, principalmente, da ADAPO (Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão), que foi responsável por identificar e seleccionar as colónias de felinos a intervir e por coordenar as recolhas dos mesmos. Através dos contactos estabelecidos pelo Município, a campanha contou também com a colaboração pro bono de várias estruturas médico-veterinárias privadas que exercem a sua actividade no concelho, através da colaboração dos clínicos e assegurando o material cirúrgico necessário (pinças, tesouras, porta-agulhas, etc.).
Os bons resultados obtidos levam os serviços veterinários da autarquia a pensar já em novas acções deste tipo.

Lagos: Transportes públicos “A ONDA” actualizam tarifários para 2011



A Câmara Municipal de Lagos deliberou, na sua última reunião de Câmara, aprovar a proposta de alteração ao tarifário do serviço de transportes públicos de Lagos “A Onda” para o ano de 2011.

A aprovação representa um aumento de 21% nos bilhetes (mais utilizados pela comunidade turística), 17% nos pré-comprados (utilizadores não regulares) e 16% nos passes (utilizados pela comunidade lacobrigense), sendo previsível que a receita total aumente cerca de 18%.

Esta decisão foi tomada tendo em conta a actual taxa de cobertura do serviço, que, embora tenha subido este ano, se encontra abaixo do 40%, pelo que a Câmara Municipal assume cerca de 2/3 do custo do serviço.

Neste âmbito, a FuturLagos – Entidade Empresarial Municipal elaborou um estudo denominado “Análise de Cenários de Actualização Tarifária para o sistema de Transportes Urbanos de Lagos – Dezembro 2010” onde foram analisadas duas alternativas para o aumento do tarifário praticado neste serviço.

Dos cenários apresentados, e depois dos mesmos terem sido devidamente analisados pelos serviços municipais, a autarquia aprovou a segunda alternativa (acima descrita) uma vez que esta se desenha a mais vantajosa, é aquela que penaliza menos os utilizadores regulares dos transportes (nomeadamente os utilizadores de passes) e a que prevê maior receita.

De salientar que grande parte dos utilizadores dos passes pertencem à categoria com desconto de 50% (estudantes, 3ª idade, deficientes e desempregados de longa duração), pelo que o aumento nesta comunidade será ainda mais reduzido.

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO MERCADO DOS ESCRAVOS com condições de acesso definidas

O Núcleo Museológico do Mercado dos Escravos, inaugurado em Lagos no passado mês de Novembro, no âmbito das actividades do VI Festival dos Descobrimentos e da Celebração dos 550 anos sobre a Morte do Infante D. Henrique, já tem horário de funcionamento e preço de entrada fixados.



A exposição - que proporciona aos visitantes uma viagem no tempo e um maior conhecimento do período de chegada dos primeiros escravos africanos a território europeu e das circunstâncias económicas, sociais e culturais que favoreceram a proliferação deste mercado - passa a funcionar de Terça a Domingo, das 09:30H às 12:30H e das 14:00H às 17:00H, com um valor de entrada em 1,50€ (um euro e cinquenta cêntimos), sujeito aos descontos habitualmente praticados nos restantes espaços museológicos (50% de desconto para reformados, estudantes, grupos turísticos).

Charolas: A "Força da Tradição" continua em São Brás de Alportel



O Programa de valorização “Charolas, a Força da Tradição” regressa a São Brás de Alportel para dar as boas vindas ao Ano Novo, ao som de uma das mais antigas tradições da cultura popular algarvia.
A iniciativa cabe à Câmara Municipal de São Brás de Alportel e conta com a colaboração da Associação Cultural Sambrasense, do Grupo Desportivo e Cultural de Machados e da Charola da Mesquita, com o objectivo de valorizar esta tradição e levar os acordes da tradição um pouco por todo o concelho.
O primeiro dia do ano assinala o início deste programa, com o tradicional encontro de Charolas, na Sede do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, pelas 21h00. Os cantares populares dedicados ao Deus Menino continuam no domingo, dia 2, na Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, onde por mais um ano a actuação de vários grupos de charolas complementa mais uma eucaristia, num espectáculo recheado de memórias musicais que conduzem os seniores são-brasenses a uma viagem ao passado.
No dia de Reis, dia 6 de Janeiro, a partir das 21h00, o Cine-Teatro São Brás abre as portas aquele que é já o 28.º Encontro de Charolas de São Brás de Alportel, promovido pela Associação Cultural Sambrasense, que nesta edição conta com a participação de 6 grupos de charolas e janeiras, provenientes de toda a região algarvia: os grupos da terra - Charola de Machados e Charola da Mesquita, Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes, Charola do Clube Desportivo do Montenegro, Charola da Mocidade União Bordeirense e ainda o Grupo da Tradição de Paderne.
As Charolas de Machados e Mesquita voltam ao palco do Mercado Municipal no sábado, dia 8, pelas 10h30, para mais um animado espectáculo ao som dos instrumentos típicos da região como o acordeão, a pandeireta, os ferrinhos, o tambor e a viola.
Durante a tarde, os grupos charoleiros fazem uma digressão pelo concelho, para encerrar em festa mais uma edição do Programa “Charolas, a Força da Tradição” levando a alegria dos cantares ao Deus Menino aos diversos sítios e locais do município de São Brás de Alportel.

EM OLHÃO: NO INFANTÁRIO “OS SALTITÕES” TIVERAM NATAL!!!

Para as trabalhadoras/estudantes Laura, Lourdes, Márcio, Petra e Sandra tudo começou com um desafio curricular, numa das disciplinas, do curso que frequentam na Universidade do Algarve. Após os primeiros contactos, sentiram que o desafio era mais do que isso e bateram de porta em porta, até conseguirem realizar um sonho que passou a ser seu. Ver as crianças sorrir. E conseguiram-no.





Na tarde do passado dia 22 de Dezembro, foram fazer a entrega dos bens recolhidos, ao Infantário “Os Saltitões”. As crianças, entre três e cinco anos, ao verem tantos e tão bonitos brinquedos riram e os seus olhinhos inocentes, brilharam de alegria.
Ao assistir a tão grande alegria, perguntámos a Petra:
. Valeu a pena o vosso esforço?
- Valeu a pena. Ver as crianças que talvez não tivessem brinquedos quer novos ou usados, ficarem tão contestes, mesmo com uma simples bola. Para quem nada tem…
- Bateram a muitas portas, mas houve algumas que se abriram mais e permitiu a entrega de brinquedos novos.
- Sim. Uma das entidades foi o Pão de Açúcar, em Olhão, o Rotary Clube de Olhão, Metalúrgica Moncarapachense e outras, a quem agradecemos.
- Terminada esta tarefa, O Natal em família e depois os estudos.
- Pois agora é a parte pior. O relatório, mas isso… Foi tão bom ver a alegria das crianças. Ficaram tão contentes. Valeu a pena. O Natal é só uma vez por ano, mas devia ser todos os dias.
Andreia Palma, Directora Pedagógica dos “Saltitões” também estava radiante. A cada embrulho que abria os seus olhos brilhavam tanto como os das crianças.
- Numa IPSS, onde nem tudo serão sorrisos, hoje, foi um dia diferente. Até o repórter teve direito a festinhas das crianças.
- É verdade. São crianças que não estão habituadas a ter, nem a receber ofertas deste tipo. A reacção delas deu para ver, como elas se sentiram felizes e nós também ficamos muito felizes. Agradecemos muito terem-se lembrado de nós, neste projecto. Certamente, fará diferença na vida das crianças que será um dia que elas jamais esquecerão.
- Não são brinquedos individuais, mas para todos; vídeos, bolas, bonecos, jogos. Por isso irão ter alguma dificuldade em os usar em simultâneo?
- Realmente são muitas coisas para eles brincarem. Nós, aqui dentro, temos sessenta e cinco crianças. Vamos fazer uma escala, para dividirmos as coisinhas que nos ofereceram. Já deu para ver que alguns brinquedos farão sucesso. DVDs para eles, seria uma das poucas escolas onde não poderiam ver desenhos animados, porque as coisas com o tempo vão-se degradando e não há possibilidades de comprar, logo novos. Podemos dizer que nos “Saltitões” foi mesmo Natal, com direito a “Mãe Natal” e tudo. Fez mesmo diferença, pois foi a primeira vez, desde que aqui estou que recebemos ajuda da parte de quem quer que seja, directamente. Esta ajuda não deu só alegria às crianças. Fez-nos muito felizes a nós.

Geraldo de Jesus

Município de São Brás de Alportel apoia construção da nova Sede da Junta de Freguesia


A assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, no passado dia 24 de Novembro, formalizou o compromisso entre ambas as entidades, com vista à criação da nova Sede da Junta de Freguesia.
Num novo edifício, construído de raiz, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel pretende modernizar os seus serviços e implementar novas dinâmicas de apoio à comunidade são-brasense.
A construção de uma nova sede é um sonho antigo daquela autarquia, ao qual a Câmara Municipal se associou desde sempre, desde logo com a cedência do terreno para a sua implantação (numa área de 804m2), e posteriormente através de apoio e acompanhamento técnico à realização da obra, bem como mediante a atribuição de uma comparticipação financeira, no valor global de 200.000 euros.
A obra de construção da nova sede, adjudicada pelo valor de 519.638,21 euros, encontra-se numa fase avançada de construção, desenvolvendo-se numa área global de 388m2, que comporta 3 pisos e múltiplas valências: amplos espaços de atendimento, espaços para formação e prestação de serviços e um condigno salão nobre para a autarquia. A acessibilidade a todos e a modernidade, posta ao serviço dos cidadãos constituem os dois princípios base deste projecto.
O protocolo ora assinado estabelece a parceria entre ambas as autarquias, para a conclusão da construção e a dinamização da nova Sede. Estabelece este acordo o apoio financeiro prestado pela Câmara Municipal, no valor global de 200.000 euros e deixa em aberto o desenvolvimento de futuros projectos e iniciativas em conjunto para a melhor dinamização deste novo espaço, ao dispor da comunidade são-brasense.

Dia de Reis celebrado em Olhão


Este ano, o Dia de Reis, em Olhão, começa a ser celebrado logo no dia 5 de Janeiro, com a montagem do acampamento dos Reis Magos e comitiva, junto aos mercados municipais e à Caravela Boa Esperança. No local, haverá animação a partir das 19h30. No dia 6, os Reis Magos chegam trajados a rigor e em camelos, num percurso que percorrerá as principais ruas de Olhão, a partir das 10h00.
Para o dia 6 de Janeiro, a organização conjunta do Secretariado de Olhão da ACRAL e Associação da Baixa de Olhão, fazem uma fortíssima aposta nesta celebração: os Reis Magos vão fazer todo o desfile montados em camelos, acompanhados por um cortejo que sairá da Rotunda do Cubo às 10h00 do dia 6 de Janeiro. O percurso contempla depois a descida da Avenida Bernardino da Silva, Rua Vasco da Gama, Largo do Mercado, Rua do Comércio e chega junto ao Presépio Vivo instalado no Largo da Restauração (em frente à Igreja Matriz), cerca das 19h30. Entretanto, às 13h00, haverá tempo para um almoço tradicional de Reis, no recinto da Feirinha de Natal, junto à Sociedade Recreativa Olhanense.

Ainda neste Dia de Reis, realiza-se o Jantar dos Reis Magos, que terá lugar na Sociedade Recreativa Olhanense e que contará com a presença dos Reis e respectiva comitiva, num ambiente próprio e recriado para o efeito. Este jantar está aberto também à população que nele queira estar presente, devendo os interessados solicitar informações e ou marcações de reservas, na Sociedade Recreativa Olhanense ou através do telefone 919 195 568. durante o jantar haverá vários espectáculos musicais e actuações de bailarinas de danças orientais, para além de muitas mais surpresas.

A Câmara Municipal de Olhão, o Secretariado de Olhão da ACRAL e a Associação da Baixa de Olhão, como entidades organizadoras e promotoras do evento, lançam o convite a toda a população da cidade, do concelho e da região algarvia, a visitar a cidade de Olhão e principalmente a participar activamente nestas actividades.

Caminhada na Cortelha em época de Ano Novo


A Aldeia da Cortelha, situada no coração da Serra do Caldeirão, volta a organizar mais um passeio pedestre, desta vez o Passeio de Ano Novo, que será realizado no dia 9 de Janeiro.

A Associação dos amigos da Cortelha tem como principal objectivo divulgar e dinamizar o interior algarvio, e com mais um passeio pedestre pretende dar a conhecer aos participantes não só as veredas, mas também as belas paisagens da zona da Cortelha. Ao longo do percurso de aproximadamente 9 kms, os participantes podem observar uma panorâmica invejável da Serra do Caldeirão.

No que diz respeito ao programa do Passeio Pedestre, a concentração está marcada para as 8:30h na Cortelha, tendo a partida lugar por volta das 9:30h. De referir ainda que no final todos os participantes poderão degustar as iguarias serranas, onde certamente não irão faltar o chouriço, o queijo, o pão caseiro e a aguardente de medronho.

As inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 8 de Janeiro em passeio@amigosdacortelha.pt ou ainda pelo telemóvel 914036566, para mais informações www.amigosdacortelha.pt

Esta actividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir.

ASSOCIAÇÃO ÂNCORA, em festa Natalícia

Na manhã do dia 24 de Dezembro, a Associação Âncora, dentro do Projecto Âncora Sénior, organizou, na sua sede social, em Santa Luzia, uma Festa Natalícia destinada aos idosos utentes do Centro de Dia da Instituição, que a todos alegrou.






Luísa Gomes, responsável pelo Projecto, disse-nos que para além das prendas materiais “quisemos, dar-lhes um presente diferente. Actividades com amor positivo, o divertimento, a boa disposição, porque Natal para muitos, ao contrário daquilo que pensamos é uma época triste, porque é quando pensamos mais nas pessoas que já não estão entre nós. Da família que não está por perto. Quando nos lembramos mais das pessoas que fizeram parte da nossa vida. O que tentamos foi dar-lhes um pouco mais de alegria, numa altura que para muitos é triste”.
- Os tempos estão difíceis. Fazer um espectáculo onde houve sorrisos, palmas e até algumas lágrimas…
- Foi muito agradável. E o bom disto é que fizemos a festa sem recursos nenhuns. Todas as pessoas que vieram fizeram-no voluntariamente. Tivemos o fado com o Márcio Gonçalves e a Candinha. Tivemos um grupo coral. Nós, colaboradores, envolvemo-nos e criamos também uma série de apresentações para eles. Trabalhamos todos, nesta época de Natal, porque achamos que eles mereciam uma manhã alegre, em convívio e um almoço também caloroso, porque não sabemos se vão ter uma ceia de Natal como todos gostariam.
- Envolveram-se profundamente neste projecto, talvez uma experiência nova.
- Apesar de termos pouco tempo, porque temos muitos afazeres. Quando nós queremos, temos sempre tempo. Vestimos a camisola por um Natal diferente, para eles. Ficamos muito tempo a mais. Andamos a espreitar nos guarda-roupas das nossas avós, das nossas casas, para ver o que encontrávamos e não compramos nada! Foi tudo feito com o que tínhamos.
- Esta experiência dá para continuar a fazer novas iniciativas?
- Nós, na Âncora, costumamos fazer sempre a festa de Natal. Para nós foi muito divertido ensaiar. A recompensa foi hoje ao ver os sorrisos, as gargalhadas, as palmas, mas sobretudo os sorrisos. Isso valeu tudo. Ao longo do ano fazemos muitas festas e cada vez gostamos mais e fazemos cada vez melhor.
- Houve também, outras actividades que envolveram os idosos e os jovens?
- Os jovens vêm até nós para fazer voluntariado, pois quantas mais mãos tivermos para trabalhar, mais actividades podemos fazer. Nós tentamos ter um Centro muito dinâmico. É que mais do que estar aqui a passar o tempo, as pessoas estão aqui para serem estimuladas, quer cognitivamente quer emocionalmente e fisicamente também. Todos os dias têm um bocadinho de actividade.
- E, esse bocadinho vai crescendo, crescendo e o sorriso, da Luísa, na alegria do dever cumprido e elucidativo disso.
- É um orgulho. Hoje o dia começou muito mal. Uma senhora ao pequeno-almoço sentiu-se mal. Tivemos de chamar o INEM para a levar ao Hospital. Ficamos todos tristes. E, foi muito difícil envolvê-los nesta festa, porque estavam muito tristes e nós também não estávamos alegres. E ao terminar a manhã, conseguimos que eles se envolvessem. Apesar de tudo viver este espírito natalício é um orgulho é uma sensação de que fizemos bem e conseguimos dar-lhes alguma alegria.

Geraldo de Jesus