quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SÉRGIO MATOS APRESENTOU TERCEIRO LIVRO NA BIBLIOTECA M. FARO


ASSISTÊNCIA ATENTA AO FILME (da autoria de Paulo Matos) DOS LOCAIS DESCRITOS NO LIVRO E ÁS EXPLICAÇÕES DO AUTOR E CONVIDADOS

CAPA E CONTRA-CAPA DO LIVRO
A apresentação pública,ontem ao final da tarde, na Biblioteca Municipal de Faro - António Ramos Rosa - da terceira obra do escritor farense Sérgio Matos - DA MINHA JANELA AFORA PELA JANELA DE MIM ADENTRO - foi elucidativa no que respeita ás dificuldades, cada vez maiores, que os escritores menos conhecidos e, por isso, fora dos grandes centros de interesses das grandes editoras,sentem para publicar e, sobretudo, distribuir e verem a sua obra vendida.
Os apoios institucionais (algumas entidades nem respondem ás solicitações dos autores) são cada vez menores e as editoras, como a Algarve em Foco, fazem o que podem e não podem para publicar os livros, suportando o pagamento das edições a prestações.
Mas, acima de tudo, na cerimónia ficou reconhecido por todos os presentes que Sérgio Matos escreveu e descreveu locais de Faro, como o Largo do Carmo, S. Pedro ou a Ria Formosa, com uma grande perspicácia, sendo aconselhável, a miúdos e graúdos, a leitura deste seu livro, sem esquecer a comunidade escolar, pois é uma obra bastante didática.
Alguém disse com toda a razão que, quem não perserva as memórias e respectivo passado dificilmente terá um bom futuro. Da Minha Janela Afora Pela Janela de Mim Adentro é um excelente livro de memórias de Faro.
Manuel Luís

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

SÉRGIO MATOS

SÉRGIO MATOS E CONVIDADOS RESPONDEM A PERGUNTAS SOBRE A OBRA E DIFICULDADES NA SUA DISTRIBUIÇÃO E APOIOS INSTITUCIONAIS

JÚLIO CARRAPATO, DA EDITORA ALGARVE EM FOCO E AUTOR DO PREFÁCIO, FALA DAS DIFICULDADES NA EDIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DOS AUTORES POPULARES

FAUSTO MENDONÇA, DA CRUZ VERMELHA - ALGARVE, ACONSELHA A LEITURA DO LIVRO "DA MINHA JANELA AFORA PELA JANELA DE MIM ADENTRO

MARIA DE JESUS BISPO, DA FUNDAÇÃO PEDRO RUIVO, FALA DA OBRA

CONVIDADOS DE HONRA, (DA ESQª. P DRTª) MANUEL LUÍS,JULIO CARRAPATO, FAUSTO MENDONÇA, MARIA DE JESUS BISPO, SANDRA MARTINS (BIBLIOTECA) E (EM FRENTE)CRISTÓVÃO NORTE (CMF)

Fotos; Luís Lopes Silva

Em VR Stº. António: Clube Desportivo Faro XXI vence Torneio Triatlo Técnico




O Clube Desportivo Faro XXI venceu o Triatlo Técnico Regional com larga vantagem pontual. Com organização da Associação de Atletismo do Algarve, esta prova composta por uma corrida de barreiras, um lançamento (do peso) e um salto (comprimento ou altura), foi disputada na Nave Coberta de Vila Real de Santo António, na manhã do dia 9 de Janeiro.
No escalão infantil venceram Carolina Glória (CDF XXI) e Pedro Pinheiro (ADCPF). Em Iniciados: Yara Dorsch (CDF XXI) e Adam Ferreira (SLB-F).
Na prova juvenil os primeiros foram Liliane Soares (CRDS) e Ivo Martins (NSF). Colectivamente, o Clube Desportivo Faro XXI mostrou grande equilíbrio nos vários escalões colocando 7 atletas nos pódios. Individualmente, destaque para Yara Dorsch, que em aceso despique com a sua colega de clube, Inês Glória (CDF XXI), alcançou um novo máximo regional nos 60 metros barreiras. Com 10.04 bateu o recorde de Catarina Costa, actualmente atleta internacional do SLB.
Estiveram presentes neste Evento 114 atletas em representação de 12 clubes do Algarve.

Centro Histórico e Frente Ribeirinha de Olhão alvo de melhoramentos



A Câmara Municipal de Olhão tem em curso um programa de acção denominado Valorização do Centro Histórico e Frente Ribeirinha da Cidade de Olhão, que será apresentado numa exposição a inaugurar na próxima quinta-feira, a partir das 14h00, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), altura em que serão dados a conhecer os resultados e o novo instrumento JESSICA de Política de Cidades, no âmbito do PO Algarve 21.
Viver e usufruir os espaços emblemáticos da cidade cubista é o objectivo do trabalho que está a ser desenvolvido pela autarquia olhanense em colaboração com os seus parceiros – a empresa pública de animação de Olhão Fesnima e os Mercados Municipais de Olhão –, no âmbito da candidatura ao Eixo 3 do PO Algarve 21. O investimento total ascende a quase dois milhões de euros, sendo que um milhão é financiado. Este programa de acção é constituído por cinco projectos: Intervenção de Espaço Público Emblemático – Diversos Largos; Intervenção de Arte Urbana em Espaço Público; Elaboração do Plano de Pormenor do Centro Histórico; Programa de Dinamização dos Mercados Municipais e Animação da parceria local, dinamização do programa de acção e sua divulgação.
Revitalizar económica e socialmente os espaços urbanos degradados e/ou fragilizados é um dos intuitos da iniciativa, tal como a qualificação do ambiente urbano e os factores determinantes da qualidade de vida da população e ainda reforçar a atractividade da cidade através da preservação e valorização de espaços de excelência urbana.
São cinco os largos emblemáticos de Olhão que serão alvo de intervenção e beneficiação: Largos João da Carma, do Carolas, do Gaibéu, da Fábrica Velha e Praça Patrão Joaquim Lopes. Pretende-se dotar toda esta área de intervenção com características inovadoras através da diversificação de equipamentos, inovação na gestão urbana e apostando nas acessibilidades e mobilidade.
Este projecto contribuirá, certamente, para aumentar a qualidade e atractividade de uma das zonas mais nobres da cidade. Os cinco largos ficarão ligados entre si e cada um deles fará referência a uma das lendas de Olhão, com a introdução de peças de arte alusivas às mesmas. O percurso ficará conhecido como Caminho das Lendas e é outro importante projecto a implementar na cidade.
Outra das acções a desenvolver será a elaboração do Plano de Pormenor do Centro Histórico de Olhão, numa área de intervenção de 16 hectares e onde residem mais de duas mil pessoas.
Dinamizar os Mercados Municipais, um dos ex-libris da frente ribeirinha e da própria cidade de Olhão, também faz parte do programa: pretende-se qualificar o espaço público envolvente e elaborar um plano de comunicação e divulgação.
A empresa pública de animação de Olhão, Fesnima, dinamizará o programa de acção e a sua divulgação, através da mobilização e envolvimento dos diversos agentes, ajudar a criar as condições necessárias a uma afirmação externa do conjunto de transformações previstas e promover / divulgar junto dos Órgãos de Comunicação Social as acções a desenvolver, execução e resultados.

Reconhecimento: SPORT FARO E BENFICA TEM NOME DE RUA

O Sport Faro e Benfica (SFB), instituição desportiva quase centenária (93 anos), passou a figurar no rol de topónimos de Faro. É uma justa e simbólica homenagem que teve lugar este sábado, num dos arruamentos situados na Horta do Ferragial, nas traseiras do quartel da PSP.
O edil Macário Correia, que presidio à cerimónia, reconheceu: "Esta agremiação, 1.ª filial do Sport Lisboa e Benfica, tem desempenhado uma importante missão de serviço público, formando milhares de jovens e promovendo diversas modalidades ao longo do seu rico e prestigiante historial".
Naturalmente "satisfeito por este reconhecimento por parte da autarquia da importância do trabalho do Spor Faro e Benfica junto das diversas faixas etárias, na pratica desportiva e cultural, junto da comunidade farense ao logo dos 93 anos de existência do nosso clube", Luís Charneca, presidente do SFB garantiu, "apesar das habituais dificuldades, sobretudo financeiras, a continuidade dos esforços por parte dos dirigentes do Faro e Benfica em prol do prestígio do desporto, da capital algarvia e da região".
Manuel Luís


Bandeira de Faro como símbolo do respeito pelo SFB

Macário Correia e Luís Charneca após o descerramento da placa toponómica

O carismático sócio nr.1 do SFB, João Pires (centro), ladeado pelo vereador socialista João Marques e dirigentes do SFB, não escondeu o "orgulho" por estar presente neste reconhecimento

António Teixeira (1º. Esqª), presidente da Assembleia Geral do SFB, sempre presente nos momentos importantes do clube, acompanhado de José Gravata, responsável pela escola náutica do emblema benfiquista farense, João Marques e o vice-presidente da CMF Rogério Bacalhau

Gaspar Rocha (1º. Esqª, mais um histórico do clube da águia de Faro, acompanhado do vereador Paulo Santos, do sócio nr.1 e dirigentes-seccionistas do SFB

João Pires e Gomes Afonso, dois históricos de diversos clubes e associações desportivas e culturais de Faro

António Matos, presidente do Conselho de Arbitragem da AFA, raramente falta nos momentos importantes do SFB

Gomes Afonso, Elias - ex-jogador campeão regional, internacional do clube num jogo em Huelva, e o ex-árbitro Teixeira, tambérm apadrinharam a nova placa toponómica de Faro

António Dias (Licas), um dos históricos do SFB, não faltou ao importante evento de reconhecimento da importância do Faro e Benfica no associativismo farense