quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Operação policial em acampamento de Faro só levou à apreensão de uma arma de fogo



A operação da PSP de Faro para detectar armas ilegais no denominado acampamento do depósito da água, na quarta-feira, "não foi muito profícua", reconheceu hoje uma fonte policial, adiantando que só foi apreendida uma arma de fogo.

Um contingente de 80 agentes cercou o bairro degradado às 18:00 de quarta-feira e durante cerca de uma hora revistou barracas, pessoas e veículos que circulavam no local à procura de armas ilegais, depois de na terça-feira a PSP ter recebido queixas da ocorrência de disparos no local.

Durante o incidente houve um projéctil que entrou numa habitação vizinha, mas sem provocar ferimentos nos residentes.

Em declarações à Agência Lusa, o comissário Jorge Carneiro, do comando distrital de Faro da PSP, revelou que na operação "foi apreendida uma pistola 7,65 milímetros, calibre proibido em Portugal, munições, um machado, um sabre e um cartucho de caçadeira".

"Em termos de resultados na apreensão de armas, a operação não foi muito profícua. Mas foi dada uma reposta de força para trazer também alguma acalmia social à zona", afirmou a mesma fonte.

Segundo o comissário, as informações recolhidas durante a intervenção no bairro degradado, habitado por famílias de etnia cigana e situado em plena cidade de Faro, deixou a PSP "em condições de organizar novas operações, com outro planeamento e estratégia".

Participaram na operação 80 agentes da PSP, entre elementos do corpo de intervenção, equipas de intervenção rápida, patrulhas, núcleo de armas e explosivos e departamentos de investigação criminal e trânsito.

Segundo o comissário, “a operação pode ser incluída na tipologia” das mega-operações anunciadas na sexta-feira pelo ministro da Administração Interna Rui Pereira, durante uma visita ao Algarve.
Lusa

CÂMARA DE FARO: DEPOIS DE APOLINÁRIO JOÃO MARQUES SUSPENDE MANDATO



Algarve Press apurou que o vereador do PS, João Marques, pediu ontem a suspensão do mandato após a reunião de Câmara. Depois do ex-presidente José Apolinário ter pedido a suspensão do cargo de vereador (da oposição), no dia sete deste mês, para tomar posse do cargo de director geral de Pescas, agora foi a vez do jovem socialista João Marques seguir o exemplo do seu camarada de partido e, alegando "motivos profissionais e pessoais", suspender o cargo por dois meses.
Assim, perante estas duas saídas socialistas da vereação da Câmara de Faro, assumem os lugares Ana Linhares (ex-deputada municipal) e Fernando Macedo (ex-chefe de gabinete de José Apolinário), com o quarteto socialista na oposição a Macário Correia a ficar completo com as vereadoras, também do PS, Cristina Ferreira e Dulce Diogo.

"UMA CIDADE COMO FARO SÓ PODE SER BEM GERIDA COM AS PESSOAS"
Em declarações ao Algarve Press, embora parco em palavras, João Marques explicou os motivos para a suspensão do mandato: "Um verador na oposição não tem ordenado, por isso, juntando ainda o facto de ter voltado a ser pai recentemente, tive de tomar esta decisão por um prazo (2 meses) que entendo ser suficiente para reestruturar a minha vida profissional (seguros) e dar mais atenção a minha família numa altura tão importante".
Ciente que não perdeu "o bichinho da política", João Marques garante que "a ideia é cumprir estes dois meses de interregno e voltar ao cargo, até para cumprir o compromisso com o eleitorado".
Mas o autarca socialista, além de recordar que, dos seis anos que já tem de vereador em Faro, dois foram na oposição no mandato de José Vitorino, também por isso "uma situação que não mete qualquer medo", aproveita para lançar uma advertência com destinatário certo: "É preciso que o executivo tenha a noção que uma cidade, nomeadamente como Faro, só pode ser bem gerida com as pessoas".
A concluir, porque lhe recordámos que, em Abril, quando regressar à vereação estará em plena campanha eleitoral na Concelhia do PS-Faro e na Distrital, João Marques deixa uma promessa parecida com um conhecido ditado popular - do género - em Abril palavras mil: "Nessa altura estarei mais à vontade para dizer muita coisa".
Manuel Luís

OLHAO TERRA DE EVENTOS



Eventos em Olhão:

Ria Shopping junta cães e gatos na passerelle no I Desfile de Moda Canina, próximo dia 30 de Janeiro, sábado, a partir das 15h00.
Casa do Povo de Moncarapacho faz angariação de fundos para as vitimas do Haiti no domingo dia 31 de Janeiro, às 15h, através da organização de mais uma sessão de Chá Dançante com o artista Bruno Simões Pimenta. Às 17h haverá actuação da charola da Luz de Tavira.
2 de Fevereiro - Terça-feira (21.30h) - Cineclube de Olhão apresenta "Cinco Minutos de Paz de Oliver Hirschbiegel" (M/12), em exibição na SALA 3 no RIA SHOPPING com o elenco: Liam Neeson, James Nesbittm, Anamaria Marinca; 2009 // 90min. // Crime, Drama, Thriller//Reino Unido.
Semana de Voluntariado do RIAS-Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens - Ria Formosa- 13 a 21 de Fevereiro de 2010: o RIAS encontra-se ainda em fase de remodelação e arranjo de estruturas. Para tal, necessita da colaboração de todos os interessados para uma semana de trabalho e convívio onde serão realizadas tarefas variadas:
- Arranjo de redes das jaulas exteriores
- Pintura de instalações
- Construção de uma bancada na área de lavagem
- Construção e colocação de poleiros e caixas abrigo
- Limpeza de vegetação das jaulas
Durante toda a semana haverá ainda algumas actividades lúdicas paralelas, destacando-se a Festa de Carnaval (dia 16 - 2ª feira) com a temática “Fauna Autóctone” onde todos os participantes terão de se fantasiar de acordo com o tema.
Venha colaborar nesta iniciativa!
Condições de Voluntariado: a cada voluntário do RIAS garantimos alimentação e será emitido um certificado de colaboração.
Material Recomendado: roupa confortável e resistente, chapéu, protector solar, luvas de jardinagem, material para acantonamento (caso seja essa a opção): colchão, saco-cama, etc.
Para mais informações e inscrições contacte o RIAS para o e-mail rias.aldeia@gmail.com ou telefone 927659313 (RIAS).
Fonte: APOS

Fevereiro na Biblioteca de Olhão




A Casa dos Livros de Olhão continua a dar bons motivos para uma visita. Este mês, logo no dia 6, a premiada algarvia Teresa Rita Lopes apresenta a sua última obra, “O Sul dos Meus Sonhos” e três dias depois é o psiquiatra e escritor Daniel Sampaio quem visita a Biblioteca olhanense para falar sobre “Pais vs. Filhos”. Continuamos a apresentar o projecto de promoção da leitura promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian nas instituições do concelho e os mais pequenos serão mais uma vez brindados com diversas actividades culturais.
6 de Fevereiro – 17h00 - Apresentação da obra “O Sul dos meus sonhos”, de Teresa Rita Lopes
Nascida em Faro, Teresa Rita Lopes é uma das maiores especialistas contemporâneas de Fernando Pessoa, dedicando-se especialmente à divulgação da parte inédita da sua obra, e escritora. A sua produção literária espraia-se pela poesia, teatro e contos, para além dos inúmeros ensaios sobre literatura, e tem sido várias vezes premiada. Encarado como (re)encontro identitário através da poesia e/ou homenagem/festejo da cor, saber e sabor algarvios, este novo livro abre-nos as portas a um passado presentificado em que terra e mar enformam cumplicidades indizíveis e o Algarve é indiscutível e afectivamente revisitado.
Apresentação: Rogério Silva
Público-alvo: público em geral
9 de Fevereiro - 21h30 - Daniel Sampaio fala sobre “Pais vs filhos: problemas, desafios e seu futuro no campo da saúde mental”
MITOS E REALIDADES – Ciclo de conversas informais
Se o dever de um intelectual for compreender o mundo que o cerca e o dever do revolucionário for o de agir e transformar esse mesmo mundo, então o do cientista é certamente o de descobrir e organizar o saber para prever o que ainda não se conhece.
Helder Coelho
Num ambiente descontraído e leve, de partilha e discussão enriquecedoras falaremos de coisas sérias, provando que a cultura não tem de ser “cinzenta”. A Biblioteca Municipal de Olhão procura, com figuras portuguesas de referência nacional, atravessar o manto da superficialidade e dos lugares-comuns associados a vários temas da actualidade. Tentará também perceber por que se instituíram alguns mitos em certas áreas e qual é a visão actual dos investigadores e estudiosos desse tema no pensamento contemporâneo.
Daniel Sampaio, psiquiatra, ensaísta e escritor, é professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa. Foi um dos introdutores, em Portugal, da Terapia Familiar Sistémica. Tem organizado, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa e criou uma nova Unidade para Jovens em Risco no mesmo hospital.
Habituámo-nos já à sua intervenção persistente na comunicação social nos últimos 15 anos, através de co-autoria de programas de televisão (“Verdes Anos” e “Conversa Privada”), ou pela participação em programas de rádio (na Renascença e Rádio Clube Português) ou, ainda, na imprensa (“Notícias Magazine” e “Pública”). A publicação das suas obras tem suscitado interesse notório na sociedade portuguesa desde a sua estreia, em 1978, com “Droga, Pais e Filhos” e o seu percurso garante-nos que estará atento e participante na evolução das relações familiares no século XXI.
Apresentação pública do projecto de promoção da leitura “Entre a(voz) e as palavras”
No âmbito de uma candidatura ao “Concurso de Apoio a Projectos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas” – 2009, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Municipal de Olhão foi uma das 18 bibliotecas contempladas.
Através deste apoio financeiro, o projecto com duração de 2 anos, destinado sobretudo a adultos com idade superior a 55 anos, abrangerá também as diversas faixas etárias da população e estenderá o seu raio de acção a várias instituições educativas e socioculturais do concelho.
A criação de um clube de leitura em voz alta sénior é o grande objectivo do projecto que contará ainda com encontros com escritores, contadores de histórias e formadores e muitas outras iniciativas.
Os responsáveis da Biblioteca explicam o que se quer construir neste âmbito:
- no dia 9, às 15h00, na sala polivalente do Centro Social da Quinta do Brejo - A.C.A.S.O.;
- no dia 19, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Olhão;
- no dia 20, às 10h30, na Rádio Clube Atlântico no programa “Lado a Lado”;
- no dia 21, às 15h00, na Casa do Povo de Olhão;
- no dia 23, às 21h00, no Cineclube de Olhão;
- no dia 25, às 18h00, na Sociedade Recreativa Olhanense;
- no dia 28, às 14h00, com o Elos Clube de Olhão (no rest. O Franguinho)
Para mais informações: Tel. 289700430 ou spereira@cm-olhao.pt
27 de Fevereiro – “Do outro lado do espelho” - Ateliê de expressão dramática por Nelda Magalhães, das 16h00 às 17h30 para alunos do 1º e 2º ciclos
Olho para ti, espelho. E imagino …
Como será o mundo dentro de ti?
Eu estou aí, vejo-me em ti todos os dias. Copias-me. Mas … será que aí faço outras coisas diferentes das que faço aqui?
Atelier de expressão dramática a partir do livro de imagens “Mirror” (“Espelho”), de Suzy Lee. A reprodução do movimento, do som, de sítios imaginados e de pequenas acções. A relação de pares e de grupo. A descoberta do outro através da criatividade.
8 e 9 de Fevereiro - Diferentes Profissões, a mesma Biblioteca – visita guiada pela Biblioteca Municipal dirigida à Cooperativa Formosa de Olhão, 11h00
Segundo a sua etimologia grega, biblioteca significava a casa dos livros. Mas, ao longo do tempo, os povos foram cuidando e preparando as suas colecções de acordo com as suas necessidades e possibilidades. Com o tempo mudaram os suportes dos documentos (tábuas de argila, papiro, pedra, disco magnético, etc.), descobriram-se e evoluíram as tecnologias e ocorreu uma revolução! As bibliotecas abriram as portas não só a livros, mas também a jornais, revistas, cd’s-áudio, cd’s-rom e filmes, sendo actualmente uma porta local de acesso ao conhecimento mundial. Aqui pode ler, mas também ouvir e assistir a espectáculos com arte!
12 de Fevereiro – “A Biblioteca vai às Freguesias” - Apresentação pública da Biblioteca na Junta de Freguesia de Quelfes, 15h30
Já conhece a sua biblioteca municipal? Sabe onde está situada? Mas ainda não é leitor desta “casa dos livros” (significado da palavra biblioteca em grego), que é sua e de todos? Dirija-se à sua Junta de Freguesia e nós explicamos-lhe como é que se poderá tornar leitor(a) da biblioteca. Informá-lo(a)-emos também do tipo de documentos que temos para lhe emprestar, das actividades para miúdos e graúdos que preparamos todos os meses, do acesso à internet que garantimos, do nosso cafezinho especial com vista para uma exposição e dos segredos que os livros podem ocultar…
Dê a si mesmo(a) a oportunidade de saber mais acerca de um equipamento cultural que reúne saber e lazer num espaço amplo, luminoso e confortável como lhe mostraremos através de um roteiro fotográfico feito a pensar em si.
19 de Fevereiro - Hora do Conto - A Ecoteca vai à Biblioteca - “Era uma vez …verde!”, 10h30
A Ecoteca vai à Biblioteca e propõe contos verdes, amarelos, vermelhos, violetas … e de todos as cores da natureza. Contos com joaninhas, borboletas, ramos, camaleões … que nos falam do seu comportamento ambiental e nos fazem pensar no nosso! Vamos descobrir o movimento dos animais e dançar como eles.
Público-alvo: pré-escolar e/ou 1º. 2º e 3º. Ciclos. Reservas mediante inscrição prévia: 289 700 430
Hora do conto – “Contos enamorados!”
Cartas de amor, corações pendurados nas montras, declarações de amor, flores, chocolatitos e mimos tais… Mas… o que é o amor? Blá, blá, blá … Há meninos a quem sobe a bainha das calças e, de repente, ficam de calções, meninas a quem os caracóis se enrolam ainda mais e, de repente, perdem a fala e mães que desatam a correr para as lojas de vestidos de noiva. O amor é o amor! E depois? Blá, blá, blá … E sabes que mais? Desconfio que até os contos e as suas personagens encontram a sua cara-metade e namorem em segredo nalgumas prateleiras mais escondidas! …
Horário:
2ª feira - 14h30 - 1º, 2º, e 3º ciclos
3ª feira - 10h30 – pré-escolar
4ª feira – 10h30 - pré-escolar / 14h30 - 1º, 2º e 3º ciclos
5ª. Feira – 10h30 - 1º. 2º e 3º. Ciclos. / 14h30 - pré-escolar
Dia 20 (sábado) – 16h00 - pré-escolar
Reservas para os jardins-de-infância e escolas com inscrição prévia: 289700430

«Longe do olhar… o lixo no mar» é o tema do próximo Café Oceano


O primeiro Café Oceano de 2010 é dedicado à poluição dos oceanos por objectos. «Longe do Olhar... O lixo no mar!» é o tema da conversa, que será conduzida por Pedro Neves, investigador do Centro de Mergulho Científico da Universidade do Algarve (UAlg), que lida com esta realidade numa base diária e que estará no Pátio de Letras na próxima quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h00 como convidado principal em mais uma sessão do Café Oceano.



«Por descuido, por imprudência ou "por azar", muito do lixo que produzimos diariamente vai parar ao mar. E o provérbio "longe da vista, longe do coração" parece aplicar-se na perfeição a esta realidade, desconhecida pela grande maioria das pessoas», observa Pedro Neves, lamentando que «à semelhança do que acontece nos nossos passeios por terra, também eu encontro frequentemente bastante lixo nos meus passeios subaquáticos».

Assim, nesta próxima sessão do Café Oceano, Pedro Neves tentará responder a várias questões. De onde vem este lixo, quem o produz e como vai parar ao mar? Há na realidade uma ilha de plástico no fundo do mar? Quais as consequências da presença deste lixo?

Cristina Veiga-Pires sublinha que «costumamos ouvir falar da poluição dos oceanos através dos produtos químicos e tóxicos, muito mais raramente se fala da poluição dos oceanos por objectos». A moderadora do Café Oceano lembra que «já existe actualmente, de facto, uma “corrente de plásticos no Pacifico”» e que dedicar a próxima sessão do Café Oceano a esta temática «será também uma forma de sensibilizar as pessoas para a acção nacional “Limpar Portugal”, prevista para Março, em que estão envolvidos vários docentes e investigadores da Universidade do Algarve».

A iniciativa «Limpar Portugal» partiu de um grupo de amigos que ouviu falar de um projecto semelhante desenvolvido na Estónia em 2008. A proposta de limpar a floresta portuguesa num só dia surgiu neste contexto e em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com mais de 17000 voluntários registados. Segundo João Sendão, investigador na UAlg e um dos dinamizadores do movimento «Limpar Portugal» em Faro, «o objectivo será juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta e pelo futuro dos nossos filhos».



Sobre o Café Oceano

O Café Oceano é um espaço de discussão informal sobre assuntos relacionados com o oceano que nasceu de uma ideia original dos alunos de Oceanografia da antiga Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (FCMA) e da Prof.ª Cristina Veiga Pires, também docente naquela faculdade e actualmente subdirectora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg.

Esta tertúlia decorre normalmente uma vez por mês, ao fim do dia, num café/bar de Faro. Para participar não é preciso ser especialista, só é necessária curiosidade e interesse pelas matérias em debate. O painel de especialistas que faz a apresentação mensal de cada tema, assim como a moderação da discussão (normalmente assegurada por Cristina Veiga Pires), incentiva à participação de toda a população. “Quanto maior a diversidade de perspectivas melhor”, sublinha a mentora do projecto. A primeira edição do Café Oceano teve lugar no dia 19 de Maio de 2005, no Bar do Álvaro, em Gambelas.

Deputado centrista Artur Rego fala sobre criminalidade no Algarve


O deputado eleito nas listas do CDS-PP pelo círculo de Faro, Artur Rêgo, comentou as recentes declarações de Elidérico Viegas, presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), sobre a insegurança no Algarve. Segundo este dirigente da associação de hoteleiros "os responsáveis políticos não souberam lidar com a situação. Não dotaram a região e o país dos meios técnicos e humanos necessários, não souberam responder eficaz e atempadamente à situação, não souberam comunicar adequadamente e para o exterior o que se estava a passar e não tinham legislação nem procederam às alterações legislativas que se impunham face ao acentuar da criminalidade violenta".
O deputado centrista lembra que, logo no início da sua acção enquanto deputado, em princípio de Novembro, foi o primeiro deputado nesta legislatura a questionar o Ministério da Administração Interna, sobre o crescente sentimento de insegurança vivido no Algarve. Recorde-se que, na altura, Artur Rêgo, conjuntamente com Nuno Magalhães, perguntava ao governo sobre as medidas previstas a tomar para combater o aumento da criminalidade.
Defende por isso Artur Rêgo que “o CDS-PP tem vindo a chamar a atenção, desde há muitos meses, para o sentimento de insegurança que se vive no Algarve, não sendo por isso legitimo que se cataloguem todos os políticos da mesma forma”.
Em relação ao recente anúncio do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, da criação de uma equipa mista de prevenção, que já está criada e que integra elementos da GNR, PSP, Polícia Judiciária e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do estudo da criação, a curto prazo, através do Departamento de Investigação e Acção Penal de Évora, de uma equipa mista de investigação criminal, que será dirigida pelo Ministério Público, o deputado centrista congratula-se, esperando que “ainda se vá a tempo para devolver a confiança aos algarvios e àqueles que procuram o Algarve, para viverem períodos de férias ou os últimos dias da vida”.
No entanto, alerta o deputado, lembrando uma “batalha” antiga do CDS-PP, “está longe de estar tudo feito. Continuam por responder questões como a necessidade de aumento de efectivos em todo o Algarve e o reforço do policiamento de proximidade.”

Faro: Projecto da Sé chumbado


A Câmara Municipal de Faro suspendeu, no passado mês de Dezembro, pelo prazo de 30 dias, a obra em curso que visava dotar o Largo da Sé de projectores de iluminação. Foi solicitado um parecer junto de diversas entidades para que a decisão a tomar, findo o período de auscultação, fosse a que interpretasse o sentido das populações e estivesse ancorada em apreciações técnicas avalizadas por instituições prestigiadas e tecnicamente competentes. A origem desta suspensão dos trabalhos resultou do entendimento que estas decisões não deveriam ser tomadas de ânimo leve, de modo arbitrário e sem que se procedesse a a uma ampla discussão, face à importância de zelar pelo espólio patrimonial do Largo da Sé e valorizar as referências históricas que são um marco identitário da cidade.

Nesse sentido, a Câmara agradece os contributos das instituições às quais foi pedido parecer técnico sobre a matéria, dando conta que, na sua esmagadora maioria, exprimiram discordância quanto ao projecto, designadamente no excesso de iluminação e inadequabilidade da altura das colunas. Consideram ainda, por outro lado, que o espírito e equilíbrio do espaço corre sérios riscos com a implementação deste projecto.

Face ao exposto, fica comprovada a pertinência da decisão de suspensão dos trabalhos por parte da autarquia em defesa da preservação dos valores identitários, históricos e patrimoniais do Largo da Sé, que se viam ameaçados por esta intervenção.

A Câmara torna público que decidiu diligenciar no sentido da preparação de um projecto alternativo consentâneo com as preocupações vertidas pelas entidades que emitiram parecer, assinalando o seu compromisso de cuidar da dignidade do local e intervir da forma mais expedita possível.

Greve dos enfermeiros: Hospital de Faro com grande adesão



O turno da tarde do primeiro dia de greve dos enfermeiros teve em 23 hospitais do país uma adesão de 100 por cento, disse à agência Lusa o secretário-geral do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Alguns dos "maiores destaques" a nível de adesão à greve, refere João Carlos Martins, são os hospitais de Faro, Valongo, Anadia, Elvas, Horta, Amadora-Sintra, Júlio de Matos, Montijo ou Setúbal, por entre as mais de vinte unidades registadas pelo sindicato com uma adesão de 100 por cento dos profissionais no turno entre as 16:00 e as 00:00.

Para o segundo dia de greve, quinta-feira, o responsável sindical perspectiva a manutenção do número de enfermeiros em greve, antecipando um aumento para o último dia do protesto.

"A nossa expectativa é de que os números de adesão se mantenham amanhã e possam subir na sexta-feira, decorrente da enorme participação de milhares e milhares de enfermeiros na manifestação de dia 29", frisou José Carlos Martins.

A Lusa tentou obter uma reacção da parte do Ministério da Saúde sobre os números avançados pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, mas até ao momento tal não foi possível.

Os enfermeiros iniciaram quarta-feira uma greve de três dias.

Segundo João Carlos Martins, a greve termina no final do turno da tarde do dia 29 (sexta-feira), o que na maior parte dos casos acontecerá às 24:00.
Lusa