quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CAL distingue André Badalo com dois prémios

Já são conhecidos os vencedores do primeiro Festival de Curtas do Algarve – CAL – uma iniciativa do Município, através da Casa da Juventude e do Auditório Municipal de Olhão. Os galardoados desta primeira edição foram Patrício Faísca, Sonat Duyar, João Raposo e, o mais premiado, André Badalo.
Comando, de Patrício Fonseca e Sonat Duyar, arrecadou o prémio de Melhor Realização, enquanto que Shoot Me, de André Badalo e João Raposo foi considerada como sendo a curta com Melhor Argumento. André Badalo, realizador natural do concelho de Olhão mas já com projeção nacional e internacional, conquistou ainda o prémio de Melhor Filme, tornando-se no grande vencedor da noite. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no último fim de semana no Auditório Municipal de Olhão, ocasião em que o público que encheu a sala de espetáculos teve oportunidade de assistir à projeção das seis curtas-metragens mais votadas (estavam 16 inscritas e 11 foram consideradas concorrentes).
Os espetadores puderam igualmente votar in loco na sua curta preferida, a par do júri, constituído pelo vice-presidente do Município de Olhão António Pina, realizador Miguel Gonçalves Mendes e presidentes dos Cineclubes de Faro, Olhão e Tavira, respetivamente Anabela Moutinho, Vico Ughetto e André Viane. Ao criar a primeira edição do CAL – Festival de Curtas do Algarve, o Município de Olhão teve como principais objetivos estimular a criação cinematográfica e a sua divulgação, no âmbito das curtas-metragens, mormente as curtas feitas por algarvios e/ou sobre o Algarve. A organização congratula-se com a grande adesão do público à iniciativa. Dezasseis curtas inscritas é um número que vem justificar a concretização desta ideia.

BANDEIRA ECOXXI HASTEADA EM LOULÉ

Foi ontem hasteado nos Paços do Concelho de Loulé o galardão que simboliza as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelos municípios – a Bandeira ECOXXI.
Mais uma vez, o Concelho vê reconhecidas as suas ações, já que, em 2011, além de cumprir, superou todos os objetivos definidos, obtendo um índice de 72,1% (o segundo melhor valor de sempre alcançado pelo Município), recebendo todos os prémios possíveis - diploma, medalha e bandeira verde - que era o seu principal intuito como “Município Sustentável” que é. Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, o Projeto ECOXXI procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, o galardão atribuído visou reconhecer diferentes graus de envolvimento e/ou de performance, bem como estimular a existência de melhorias contínuas.
A promoção da Educação Ambiental, a qualidade do ar e da água, a produção e recolha seletiva de resíduos urbanos, a mobilidade sustentável, o turismo sustentável, a conservação da natureza no âmbito das Áreas Classificadas ou a certificação em sistemas de gestão de qualidade foram alguns de entre os 23 indicadores analisados. Criado em 2005, o ECOXXI tem como objetivos sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais; envolver os municípios no apoio a implementação de programas de Educação Ambiental no âmbito da implementação da Agenda 21 Local; motivar os municípios para a importância do seu papel como parceiros e como agentes do processo de educação ambiental; desenvolver ações concertadas com os municípios de (in)formação dirigida a diversos públicos-alvo; reforçar e divulgar as boas práticas; e contribuir para a implementação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

Dia Mundial da Psoríase celebra-se em Outubro

Mais de 250 mil portugueses sofrem com a doença No próximo dia 29 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Psoríase, uma doença crónica da pele que afecta 250 mil portugueses e mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Psoríase é “Vamos falar de psoríase – e tomar medidas.”
Vítor Baião, presidente da direcção da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, explica que “este ano, a comemoração do Dia Mundial da Psoríase tem como principal objectivo desenvolver acções de forma a sensibilizar e alertar as autoridades para a importância de actuar e tomar medidas concretas. Pretendemos colocar a psoríase na agenda política enquanto doença crónica tal como as outras”. Para assinalar o Dia Mundial da Psoríase, a PSOPortugal vai desenvolver várias iniciativas, nomeadamente a realização de sessões de esclarecimento, de modo a “mostrar à população como a doença pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, mas que não é contagiosa, nem prejudica a actividade profissional”, explica Vítor Baião. Sobre o Dia Mundial da Psoríase O Dia Mundial da Psoríase, a 29 de Outubro, foi celebrado mundialmente, pela primeira vez, em 2004, tendo sido instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida. Trata-se de um evento verdadeiramente global que se propõe a dar voz aos 125 milhões de pessoas que sofrem de psoríase/artrite psoriática.

ANPC prolonga alerta amarelo

Considerando as previsões disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM) que apontam para a continuação de tempo quente e seco com permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais;
A ANPC determinou o prolongamento do estado de Alerta especial nível Amarelo para o todos os distritos do Continente, até às 20h00 horas do dia 17 de outubro (segunda-feira), no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais. A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido realizar queimadas, nem fogueiras, utilizar equipamentos de queima ou de combustão, queimar matos cortados e amontoados ou outro tipo de sobrantes, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, assim como fumar ou fazer lume de qualquer tipo junto aos espaços florestais e vias que os circundam.