terça-feira, 3 de maio de 2011

Governador Civil de Faro considera importante garantir continuidade do PRDA

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, considerou ontem que devem ser feitos todos os esforços para dar continuidade ao Programa Regional do Desporto Adaptado (PRDA), através da execução de acções que permitam cumprir os objectivos propostos pelo projecto.

Carlos Silva Gomes falava durante a reunião preparatória do planeamento de actividades do PRDA para 2011, realizada no Governo Civil de Faro com a participação dos parceiros, tendo considerado necessária a realização de iniciativas no âmbito do programa, embora cingidos a critérios rigorosos face à actual conjuntura financeira.
“Estamos numa altura de grande contenção financeira, mas isso não nos impedirá de continuarmo! s a desenvolver o nosso trabalho e tentar congregar as várias instituições e esforços que são feitos diariamente, para calendarizarmos e concretizarmos as acções mais importantes abrangidas pelo projecto”, sublinhou o Governador Civil.
Durante a reunião foi feita a apresentação do projecto da Associação Social, Cultural e Desportiva ‘Os trovões’, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sediada no Barreiro, que tem desenvolvido várias actividades no âmbito de parcerias com diversas entidades.
Criada por iniciativa dos sócios do Clube Desportivo ‘Os Trovões’, que entre outras actividades aposta no basquetebol em cadeira de rodas, a associação desenvolve o seu trabalho no sentido de dar respostas sociais e desportivas às pessoas com deficiência embora a sua interv! enção abranja também crianças, jovens e ci dadãos sénior.
Promover a integração de pessoas com deficiência no meio laboral e incentivá-las para a prática de modalidades desportivas adaptadas, constituem dois dos vários objectivos desta instituição, que concentra um esforço especial na luta contra as barreiras arquitectónicas.

Câmara de Lagos recebe 1º Prémio do Concurso Actividades de Educação Ambiental promovido pela Associação da Bandeira Azul

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Barroso, estará em Lisboa, no próximo dia 05 de Maio, para receber o Prémio de 1º Classificado atribuído ao Município de Lagos, no âmbito do Programa da Bandeira Azul 2010.
Júlio Barroso será um dos convidados da Cerimónia das Comemorações dos 25 Anos do Programa Bandeira Azul, que irá decorrer no Oceanário de Lisboa e que contará com a presença da Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, Dulce Pássaro.
Recorde-se que, no início deste ano, a iniciativa “Apeixonados”, promovida no Verão passado pela Câmara Municipal de Lagos, foi distinguida com o 1.º prémio do Concurso Actividades de Educação Ambiental - Biodiversidade em Sistemas Aquáticos da responsabilidade da Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE).Realizada no âmbito da Campanha da Bandeira Azul, que a autarquia organiza há vários anos consecutivos, a actividade “Apeixonados” foi uma das diversas iniciativas integradas na semana temática sobre a Biodiversidade, que decorreu em Agosto passado.

Através desta actividade, pretendeu-se dar a conhecer a biodiversidade existente nos rios e mares, através da leitura de quadras, adivinhas e poemas do livro “Apeixonados”, ao mesmo tempo que se mostrava as ilustrações existentes neste, para auxiliar na descoberta das respostas.
Trutas, piranhas, carpas, lontras, cavalos-marinhos, golfinhos, foram algumas das espécies marinhas retratadas nas quadras, adivinhas e poemas, escritos por José Pinheiro e ilustrados pela sua filha Catarina Pinheiro (com 14 anos, na altura).
Esta é mais uma distinção que vem reconhecer o trabalho e confirmar o lugar de destaque da Câmara Municipal de Lagos em matéria de educação ambiental, designadamente no âmbito da Bandeira Azul, onde o Município já foi distinguido várias vezes com os 2ºs e 3ºs prémios.

Informação Complementar: APEIXONADOS
Apeixonados é um “livro-jogo” infanto-juvenil, líquido e compósito, a quatro mãos, que resulta do entrelaço entre os jogos de palavras do pai e dos desenhos da filha, com o objectivo de multiplicar a ternura partilhada e a paixão única pela biodiversidade existente nos rios e nos mares. Com apenas 13 anos, Catarina Pinheiro ilustrou de forma criativa e inventiva a obra Apeixonados, “livro–jogo” de adivinha e de descoberta, cuja temática central reside em torno da água e da riqueza da biodiversidade. Nesta viagem, os leitores - pais, filhos, professores, educadores, alunos, animadores, artistas e outros, no mínimo em pares - são convidados a descobrir e a identificar, em “espaços-tempo” de diálogo e de ternura partilhada, os seres viventes nos rios, nos mares e nos oceanos.
O carácter inovador da obra, a temática central do livro em torno da água, da preservação e conservação em equilíbrio da natureza, a importância do desenvolvimento da ligação Escola – Família - Comunidade a que se alia a Celebração de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, foram factores que pesaram para que este livro tivesse sido partilhado na Praia de Porto de Mós, em Lagos. A obra Apeixonados foi apresentada através da leitura partilhada em conjugação com marionetas manipuladas pelas crianças, realizadas pelo Teatro de Marionetas MACAPI, representadas pelo Rei Neptuno, pela Sereiazinha e por outros peixes dos rios e dos mares.

1º. de Maio: MESMO EM DIA DE CHUVA - PARQUE DE LAZER DA CONCEIÇÃO TEVE CENTAS DE VISITANTES

Como já é tradição, a Junta de Freguesia da Conceição de Tavira, organizou no Parque de Lazer, o Dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador. Os visitantes procuraram logo pela manhã passar ali o dia em família. A chuva que caiu fê-los mudar de ideias e no período da tarde, mesmo com o tempo incerto, com chuva à mistura, voltaram para merendar, dançar na eira da Ti Anica, como nos velhos tempos e assistirem ao espectáculo.


José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia da Conceição cumprimentou o público dizendo da sua alegria por ver tanta gente. “Vou aproveitar a presença de Sr. Presidente da Câmara para lhe dizer que nós realizamos aqui dois grandes acontecimentos desportivos: O BTT e o ciclo turismo. Não dá muito jeito as pessoas terem de ir à Conceição ou a Tavira tomar o seu banho. Julgo que temos condições para fazer aqui uma estrutura para evitar isso. Precisamos é de ajuda para ir melhorando o espaço”.


O Presidente do Município de Tavira, Jorge Botelho, recordou que aquele dia também era o Dia da Mãe dando os parabéns a todas elas. “No concelho de Tavira, o Dia primeiro de Maio tem grande tradição. Já estive no Monte da Ribeira, agora estou aqui e a seguir vou para Santa Catarina. Temos de estar junto de todos, para apoiar estas iniciativas e dar-lhes força para continuarem a fazer eventos destes e outros”.
A chuva voltou a cair e a assistência começou a retirar. Mesmo à chuva, mostrando grande profissionalismo as "Bombocas" à chuva completaram a sua actuação.

Geraldo de Jesus

Albufeira: VINHO ESTEVE EM DESTAQUE NO EMA




Terminou ontem a terceira edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal. O evento foi um sucesso, a julgar pelo número de produtores e visitantes.

No passado fim de semana, o vinho foi o produto em destaque no concelho, por via da Grande Mostra de Vinhos de Portugal que regressou a Albufeira. Durante três dias, enófilos, hoteleiros, empresários e público em geral apreciaram alguns dos melhores vinhos produzidos em território nacional.


III Grande Mostra de Vinhos de Portugal

A mostra, que decorreu no EMA- Espaço Multiusos de Albufeira, contou com a presença de cerca de meia centena de produtores de diversas regiões vinícolas (Algarve, Alentejo, Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Terras do Sado, Lisboa e Vinho Verde). Para além da degustação das diferentes marcas nacionais e de provas de queijos, enchidos e doçaria regional, a iniciativa permitiu aos participantes aprofundarem conhecimentos, trocarem experiências e promoverem relações de amizade.
Para o presidente do Município, Desidério Silva, este tipo de iniciativas permitem “ajudar os produtores vinícolas a aumentar o seu grau de reconhecimento, ao mesmo tempo que divulgam alguns dos melhores produtos que a região oferece”. O autarca defende que “os vinhos, juntamente com a gastronomia local, contribuem para elevar a imagem do concelho e da região, surgindo como um fator de complementaridade na escolha do destino turístico”.
O evento foi uma organização da Confraria do Bacchus de Albufeira e contou com o apoio da Câmara Municipal.

João Cunha: Violino só... e bem acompanhado!

'Violino só... e bem acompanhado!' vai estar na Igreja de Alvor, a abrir o mês de Maio do programa Ciclo de Sons, um projecto da iniciativa da Câmara de Portimão que incorpora uma série de concertos de grande qualidade, até Dezembro de 2011.

Liderado pelo violinista João Pedro Cunha, o programa do recital 'Violino só... e bem acompanhado!' será abrilhantado pelos músicos de excelência: Gonçalo Pescada, no acordeão, Sunita Mamtani, no violoncelo e João Miguel Cunha, na viola d'arco.

Neste recital serão abordadas duas vertentes do violino: uma a solo ('Violino só'), e outra em parceria ('...e bem acompanhado!') com os instrumentistas convidados, a confirmar a sua versatilidade.

O recital tem início às 16h00, no domingo, dia 8 de Maio, na Igreja matriz de Alvor.
A entrada é livre.

Portimão: Angariação de medula óssea para duas meninas algarvias precisa de mais dadores

Cerca de 250 pessoas já manifestaram disponibilidade para colaborar na campanha de doação de medula óssea que vai ter lugar a 14 de Maio, entre as 11h00 e as 16h00, no Destacamento Territorial da GNR de Portimão, e que se destina em especial a duas meninas algarvias que padecem de leucemia.

Uma vez que o objectivo proposto de mil doações ainda está longe de ser atingido, os promotores reforçam o apelo a todos os potenciais dadores - entre 18 e 45 anos - para que colaborem, sendo condições essenciais pesarem pelo menos 50 kg e não terem recebido uma transfusão de sangue desde 1980.

Uma equipa de três elementos do CEDACE – Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão promoverá à colheita, com o apoio de três enfermeiros voluntários pertencentes ao Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, num processo simples e indolor em que apenas será retirado um pouco de sangue do braço do dador, como numa análise comum para testes de compatibilidade.

Esta dádiva ficará em banco nacional e internacional, contribuindo também para salvar outros doentes de leucemia, enfermidade grave que em muitos casos poderá determinar um transplante de medula óssea, regenerável no ser humano, o que possibilita mais que uma doação por pessoa.

Os interessados em participar neste gesto solidário, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, podem solicitar informações adicionais pelos seguintes contactos: 969 524 821 (Sónia Costa) ou onitacosta@hotmail.com.

Musical em patins no auditório olhanense

É já no próximo dia 7 de Maio, sábado, que o público infantil pode divertir-se, no Auditório Municipal de Olhão, com o musical em patins «O Feiticeiro das Neves». O espectáculo está marcado para as 16h00 e promete fazer as delícias de miúdos e graúdos!

Era uma vez… numa aldeia muito, mas muito longe daqui, um pai que tinha duas filhas: Rosa, a mais velha, que trabalhava sem descanso para ajudar o seu pai, e Maria, que tinha tanto de sonhadora como de preguiçosa.
Assim começa esta linda história – um musical infantil sobre patins – que retrata a vida de duas irmãs tão diferentes, até ao dia em que algo inesperado acontece. Sem querer, enquanto puxava o cesto de água do poço, Rosa desequilibra-se e cai.
E como por magia, aparece no País da Neve, onde tudo é branquinho e extraordinariamente mágico. Com cinco actores em palco, esta peça oferece várias performances artísticas, misturando o teatro infantil, com o canto e a patinagem artística (todas as personagens que lá vivem deslocam-se em patins).
Esta é uma peça com apenas dois cenários, a aldeia perdida no meio das montanhas onde vivem o pai e as duas filhas e o País da Neve. Os elementos que ilustram as várias cenas são em estrutura rotativa.
Com cinco actores em palco, a peça oferece várias performances artísticas. O Feiticeiro das Neves é uma peça com uma linguagem cuidada e dedicada a crianças, e tem como temas centrais o aquecimento global e as consequências dos nossos actos despreocupados com a mãe natureza; a importância dos valores na formação do carácter e personalidade quando somos crianças; a preguiça e o trabalho, de acordo com o provérbio, «a preguiça tudo dificulta, o trabalho facilita».

UALG recebe I Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento


A Universidade do Algarve acolhe o I Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), de 5 a 7 de Maio, no Campus de Gambelas, em Faro. Esta conferência internacional reunirá importantes professores e investigadores da área dos estudos fílmicos, televisivos e de video-arte, como Malte Hagener, membro da Direcção do European Network for Cinema and Media Studies, Fernão Pessoa Ramos, da Universidade Estadual de Campinas, e os realizadores portugueses Paulo Filipe Monteiro e Edgar Pêra.
O evento, que tem como objectivo promover e discutir a investigação da imagem em movimento, contará com a participação de mais de 80 convidados, divididos em cerca de 20 mesas.
No último dia, de realçar a realização de um workshop sobre Pirataria Legal, abrindo espaço a uma mesa-redonda sobre a investigação de cinema em Portugal, que contará com a presença do vice-presidente da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa. Decorrerá ainda, durante o Encontro, uma feira do livro sobre esta área de estudos, que integrará lançamentos de publicações de autores presentes.
Mais informação em: http://aim.org.pt/encontro/
Sobre a Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
A AIM surge da vontade de reunir em Portugal, numa mesma entidade, um conjunto de investigadores que têm em comum objectos e temas de pesquisa.
À vontade de saberem exactamente quem são e onde trabalham, em que projectos estão envolvidos e a que instituições estão ou poderiam estar ligados, juntou-se a coincidência gradualmente mais frequente de se encontrarem em conferências, colóquios e reuniões sobre o estudo das imagens em movimento.
Entre os objectivos da AIM, encontram-se a promoção da investigação em áreas como o cinema, a televisão, a arqueologia do cinema, o vídeo, a internet, assim como a promoção de encontros científicos regulares e a edição de uma revista.
Através destas actividades, a AIM pretende conseguir ser uma plataforma funcional de conhecimento e de partilha científica, história e pedagógica entre os vários investigadores que, em Portugal e fora do país, trabalham sobre imagens em movimento.

MUNICÍPIO DE TAVIRA BAIXA TAXAS DE APRECIAÇÃO URBANÍSTICA

O Município de Tavira deliberou suspender, pelo período renovável de seis meses, a aplicação da componente variável das taxas de apreciação urbanística.


Esta medida prende-se com a actual conjuntura de profunda crise económica e social que afecta todo o país e a necessidade de estimular o desenvolvimento económico do concelho.

A aplicação da componente variável da taxa de apreciação das pretensões urbanísticas tem motivado um decréscimo significativo do número de pedidos de controlo prévio e constitui um incentivo à prática de operações urbanísticas ilegais.

Deste modo, com o intuito de colmatar a actual situação e fomentar a economia tavirense, a autarquia altera a Tabela de Taxas Municipais, sujeitando a apreciação de operações urbanísticas apenas ao pagamento da taxa fixa regulamentada e suspendendo a aplicação da taxa variável em função da área de construção.