sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Exército Romano invade São Brás de Alportel


O Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel foi invadido por um implacável exército romano! A invasão aconteceu hoje, dia 24 de Setembro, pelas 17h00… ponto de encontro para a Sessão de Inauguração da interessante exposição “O Exército Romano: organização, armamento e táctica militar”, uma exposição que surge no âmbito das celebrações das Jornadas Europeias do Património 2010 em São Brás de Alportel.
A edição de 2010 das Jornadas Europeias do Património celebram-se em Portugal nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, sob o tema “Património: um Mapa da História”, com o objectivo de apelar para a importância do património, nas suas diferentes manifestações, como documento do percurso espaço-tempo das sociedades, pois viajar pelas cidades, percorrer o território observando os vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de acontecimentos históricos e políticos da humanização das paisagens leva a um fio condutor que liga o passado ao presente num percurso que tem continuidade no futuro.
Esta iniciativa europeia dinamizada em Portugal sob a coordenação do instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR, IP), conta uma vez mais com a adesão do município de São Brás de Alportel, através de um conjunto de actividades, centralizadas no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha.
Neste espaço, estará patente desde dia 24 de Setembro de 2010 e até 24 de Julho do próximo ano esta exposição com milénios de história. “O Exército Romano: organização, armamento e táctica militar” retrata a história das legiões romanas na conquista e conservação do Império Romano, uma história que se prolongou por mais de 12 séculos de evolução de estruturas, armas e tácticas.
Ainda sob a égide destas Jornadas, no próximo domingo, dia 26, um domingo especial em que por toda a rede de cidades e vilas “Slowcities” se vive um “SundaySlow”, um domingo para viver com todos os sentidos, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel vai estar de portas abertas e convida todos a uma viagem ao passado.
A partir das 16h00, miúdos e graúdos são convidados a passar “Um dia com os romanos”, uma tarde diferente com diversas actividades de recriação histórica, para aprender a brincar e a valorizar o legado dos nossos antepassados.
Os visitantes podem ainda visitar o Centro de terça-feira a sábado, entre as 09h30 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h30.

Associação de Basquetebol do Algarve tem novos Corpos Sociais


Humberto Gomes (de azul), presidente da AG, dá posse aos novos corpos sociais
Tomaram ontem posse, pelas 19.00 horas, na sede da Associação de Basquetebol do Algarve, os novos Corpos Sociais, eleitos para o quadriénio 2010/2014.
ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE -HUMBERTO JOSÉ VIEGAS GOMES
VICE-PRESIDENTE -JORGE MANUEL TOLEDO
SECRETÁRIO -MARIA JOSÉ CANTINHO


DIRECÇÃO

PRESIDENTE -ANA MARIA HERCULANO
VICE-PRESIDENTE -EURICO MARTINHO BARBARA
VICE-PRESIDENTE -ANA PAULA PALMA
VICE-PRESIDENTE -SILVINO ROSA SANTOS
VICE-PRESIDENTE -MARIA CONCEIÇÃO MARÇAL
VICE-PRESIDENTE -FERNANDO JOSÉ PROENÇA
VICE-PRESIDENTE -CARLOS ALBERTO GASPAR

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE -CRISTINA MARGARIDA SOARES
VICE-PRESIDENTE -PAULO JORGE GOMES CORREIA
SECRETÁRIO -JÚLIO LEOTE GONÇALVES


CONSELHO JURISDICIONAL

PRESIDENTE -JOSÉ EDUARDO SIMÕES
VICE-PRESIDENTE -DOMINGOS PIRES
SECRETÁRIO -JOÃO SABINO LADEIRA


CONSELHO DISCIPLINA

PRESIDENTE -ANA CRISTINA PATRICIO
VICE-PRESIDENTE -PAULO HENRIQUES MARTINS
SECRETÁRIO -MARIA EDUARDA CRUZ


CONSELHO ARBITRAGEM

PRESIDENTE -EURICO MARTINHO BARBARA
VOGAL -DOLORES MARIA VAZQUEZ
VOGAL -JOÃO ANTÓNIO REIS
VOGAL -MARIA JOÃO ESTEVES
VOGAL -NUNO ANDRÉ COELHO

Olhão: Auditório encheu para abordar temáticas juvenis





Incluir através da educação para integrar os jovens num ambiente saudável foi o tema de fundo hoje debatido no Auditório Municipal de Olhão, no seminário “Abrir Horizontes, Educar para Incluir”, organizado pela Câmara local, através do serviço de Rede Social.
“Temos dado um grande salto no nosso concelho neste tipo de apoios aos jovens mais desfavorecidos”, referiu o autarca olhanense Francisco Leal, na abertura do encontro, enumerando as várias medidas que a Câmara tem tomado para apoiar quem mais precisa. Na sessão de abertura, onde também participaram a presidente da CPCJ de Olhão Helena Mestre, Laureta Basto da Direcção Regional de Educação do Algarve e Arnaldo de Oliveira, director do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, foi igualmente referida a importância de resolver os problemas sociais existentes e “estes seminários são importantes para ajudar os intervenientes a trocarem ideias e conhecimentos adquiridos na experiência do trabalho diário com os que mais precisam”.
No painel que decorreu na parte da manhã, moderado pelo técnico do programa Rede Social António Baptista, foram referidos temas como “A Inclusão Social em Contextos de Risco” (José Alberto Barros e Lara Barão, do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria e Luís Gonçalves e Marta Oliveira, do Agrupamento de Escolas João da Rosa, ambos de Olhão) e “Medidas de Prevenção e Minimização do Abandono Escolar” (por Rui Jerónimo, coordenador regional do Programa para a Inclusão e Cidadania do Algarve e Isabel Garcias, da Equipa Móvel Multidisciplinar do Programa para a Inclusão e Cidadania do Algarve).
À tarde, a inclusão social e o combate à exclusão continuou em destaque. Num painel moderado por Luís Tavares, presidente da direcção da MOJU, falou-se de “Educação pela Arte” (Leonel Morais, produtor cultural do Espaço T, Porto), “Formas de Intervenção no Combate à Exclusão” (António Guterres, coordenador do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira) e das “Práticas Associativas para a Inclusão” (Ana Leal, coordenadora do projecto Bom Sucesso da MOJU).
A sessão de encerramento contou com a presença de Ana Cristina Linhares, directora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Segurança Social de Faro e do vereador da Câmara de Olhão António Camacho dos Santos. Ambos voltaram a referir a importância do encontro, que registou casa cheia, lançando novas perspectivas de intervenção dos técnicos e instituições que trabalham directamente com a população juvenil.
E porque foi de jovens que se falou, nas pausas desde encontro os intervenientes foram brindados com deliciosos doces e salgados confeccionados pelos alunos do CEF Pastelaria e Panificação da Escola Paula Nogueira, de Olhão.

Provas regionais de Basquete iniciam-se a 9 de Outubro


As provas regionais da Associação de Basquetebol do Algarve iniciam-se a 9 de Outubro com os Sub-14 Masculinos e Femininos a marcarem os primeiros cestos da época 2010-11. Na semana seguinte será a vez dos restantes escalões retomarem as actividades competitivas numa época onde estarão em competição um total de 61 equipas.
Destaque para o regresso do C.F. "Os Bonjoanenses" (Faro) e a estreia do Colégio Bernardette Romeira (Olhão) nas competições de formação e para C.B. Quarteira "Tubarões" e Ginásio C. Olhanense que apresentam equipas em todos os escalões (masculinos e femininos).
Existirá ainda um novo formato competitivo no escalão de Sub-12, estando o seu início previsto para 23 de Outubro. A Associação de Basquetebol do Algarve deseja a todos os Clubes, Treinadores, Atletas e respectivos familiares, Juízes e Dirigentes votos de sucesso e de qualidade de trabalho na época que se está a iniciar.

CãoPaper volta ao Jardim Pescador Olhanense


A segunda edição do CãoPaper, dia 3 de Outubro, vai animar os nossos amigos de quatro patas e respectivos donos. A partir das 10h00 no Jardim Pescador Olhanense, haverá jogos, actividades e atribuição de prémios aos cães e donos mais bem preparados.
Depois do sucesso do ano passado, o CãoPaper, uma organização da Adapo que conta com o apoio da Câmara de Olhão, volta com mais jogos, actividades e prémios que donos e cães não podem perder!
O CãoPaper tem como objectivo a interacção entre os donos e os cães ao ar livre. Esta iniciativa pretende estimular o sentido de observação e a curiosidade do animal perante os jogos apresentados e tem como propósito sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais abandonados e incentivar ao não abandono. Serão atribuídos troféus para os três primeiros classificados.
Consulte o regulamento e inscreva-se em http://adapo.blogs.sapo.pt ou nos veterinários de Olhão.
É obrigatório o uso de trela e boletim sanitário do animal com as vacinas em dia.
Para esclarecimentos adicionais contacte voluntarios@adapo.pt.
Treine o seu cão, ponha-o bonito, porque prémios e surpresas não vão faltar!

Workshop de Teatro para Jovens, em Lagoa


A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa, promove nos dias 30 e 31 de Outubro de 2010, um Laboratório de Iniciação ao Teatro, para jovens, dirigido por Rui Mimoso (Encenador e Professor do Ensino Básico, Secundário e Universitário na área das Expressões e Teatro).
Nesta formação, os objectivos pretendidos (além de formar públicos), são os de desenvolver os primeiros contactos com o teatro e a arte de representar, bem como, angariar jovens actores/actrizes (dos 14 aos 20 anos) para a formação de um grupo de teatro jovem na associação, bem como para futuras produções do Teatro Experimental Ideias do Levante. Para o efeito, os participantes serão convidados a participar num Curso de Formação Teatral para Jovens que irá decorrer, na Ideias do Levante, a partir da primeira semana de Novembro de 2010.
Esta formação, destina-se aos que tenham curiosidade e disponibilidade para experimentar Teatro, conforme as suas capacidades (as que conhece e as que desconhece) de cidadão/actor, agindo artísticamente sobre o que o rodeia. Segundo Rui Mimoso, "este é um curso de teatro, no sentido da escolha, da entrega e do desenvolvimento orgânico de cada um no grupo". Segundo o formador, "é aqui que é convocado o teatro a entrar, com a transformação do texto em acção humana sobre a matéria criada".
Roberto Estorninho (presidente da direcção), manifestou o seu agrado pela disponibilidade e motivação demonstrada pelo Professor Rui Mimoso em realizar mais uma formação destinada angariar massa humana para a formação de mais um grupo de teatro na associação. Segundo o presidente, "esta formação é uma oportunidade privilegiada para aqueles (curiosos ou não) que pretendam iniciar-se no Teatro".
Esta formação decorrerá na sede da associação em Lagoa e encontra-se aberta a um mínimo de 10 participantes e a um máximo de 18 participantes. A carga horária prevista totaliza as 10 horas distribuídas, pela manhã (10h-13h) e tarde (15h-19h) de Sábado, e pela manhã (10h-13h) de Domingo. O valor da inscrição é de 40 Euros para não sócios e 30 Euros para sócios. As inscrições poderão ser efectuadas através do site da associação em www.ideiasdolevante.net ou, em alternativa, através do número 282010080, das 18h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira. Após a realização da formação, os formandos receberão um certificado de participação.

Dia Internacional da Pessoa Idosa vai ser comemorado no Portimão Arena por 1500 seniores


Cerca de 1500 seniores do concelho de Portimão participarão no dia 1 de Outubro num almoço-convívio no Portimão Arena, promovido pelo Município para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

As comemorações decorrem num ambiente de festa e convívio e juntam portadores do Passaporte Sénior, que regularmente tomam parte nas diversas iniciativas que a autarquia organiza, em prol da promoção da sua plena integração social.

A partir das 13h00 tem lugar a recepção aos seniores, com muita animação, estando programada a actuação, a partir das 15h00, do conhecido duo musical Broa de Mel, formado por José Carlos e Maria José Gorgal.

A iniciativa insere-se no Programa “Portimão Sénior”, que engloba um vasto leque de propostas, da saúde ao lazer, passando pela cultura e pelo desporto, traduzindo uma política de desenvolvimento do Município de Portimão virada para o bem-estar e qualidade de vida dos seniores.

Riqueza Natural de Sagres em destaque


Especialistas em ornitologia, botânica, geologia e biologia marinha revelam alguns dos segredos naturais de Sagres
A Península de Sagres é um tesouro natural que reúne particularidades ao nível da fauna, flora e geologia. São esses elementos que sustentam os diversos estatutos de protecção, nacionais e internacionais, que classificam este território, nomeadamente como parte da Rede Natura 2000, Parque Natural ou até reserva Biogenética.
Durante o Festival de Birdwatching de Sagres, a decorrer nos dias 1, 2 e 3 de Outubro, organizado pelo Município de Vila do Bispo em parceria com a SPEA, Almargem, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e o Turismo do Algarve, pretende-se dar a conhecer alguns desses valores, na tentativa de sensibilizar a população local e visitante para a importância dos mesmos e a necessidade de os preservar.
Para tal, foram convidados especialistas para apresentarem palestras nas seguintes temáticas: Biologia Marinha, com especial enfoque nos cetáceos de Sagres (golfinhos e baleias), Sara Magalhães (Mar Ilimitado); Geologia, Paulo Fernandes (UAlg); e botânica, Manuel Rosa Pinto (Almargem).
O evento, decorre no dia 2, pelas 14h30, é gratuito e aberto a todos os interessados. Para mais informações consultar o website www.birdwatchingsagres.com

Navio de cruzeiros “Empress” faz nova escala em Portimão


No Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de Setembro, os passageiros que viajam na escala inaugural do navio “Empress” ao Porto de Cruzeiros de Portimão serão alvo de uma recepção especial de boas vindas.

Os turistas também serão convidados para uma visita ao Museu de Portimão, aberto excepcionalmente neste dia, e à Casa Manuel Teixeira Gomes, podendo ainda visitar a zona de comércio tradicional da cidade.

O “Empress”, da companhia espanhola Pullmantur, tem agendadas até final do ano uma série de escalas neste Porto de Cruzeiros, concretamente nos dias 1, 5, 9, 13, 17, 21, 25 e 29 de Outubro, e 2, 6, 10, 14, 18 e 22 de Novembro, transportando - no total de todas as passagens por Portimão - cerca de 27 mil turistas.

Na mesma data, meia centena de finalistas da Licenciatura em Gestão Portuária da Escola Náutica de Oeiras também passarão pelo Porto de Cruzeiros de Portimão em visita de estudo, assistindo posteriormente no Museu de Portimão a uma breve palestra sobre a dinâmica deste segmento turístico.

CORPOS SOCIAIS DA APAL – TURISMO DE ALBUFEIRA TOMARAM POSSE

Associação continua empenhada na promoção turística de Albufeira



Os novos órgãos sociais da APAL - Turismo de Albufeira tomaram posse ontem, dia 22 de Setembro, para o triénio 2011/2013.

Individualidades, empresários, autarcas e membros de associações regionais marcaram ontem presença na tomada de posse dos corpos sociais da APAL – Agência de Promoção de Albufeira – Turismo de Albufeira, realizada na unidade hoteleira Porto Bay Falésia, na freguesia de Olhos de Água.

O Presidente da Assembleia-Geral da APAL – Turismo de Albufeira, José Carlos Leandro, conduziu os trabalhos e salientou a importância em dar continuidade e aprofundar “as parcerias e sinergias entre os vários agentes de desenvolvimento, de forma a ultrapassar as dificuldades existentes”. José Carlos Leandro referiu também que “o Turismo de Albufeira e o Município de Albufeira têm desenvolvido um trabalho meritório, com parcos recursos, promovendo o concelho em várias frentes com uma eficácia digna de realce”.

Desidério Jorge da Silva, reeleito Presidente da Direcção, dirigiu-se a todos os presentes, relembrando que “o Turismo de Albufeira tem de se afirmar por si próprio e, para tal, necessita da participação activa dos empresários. É preciso unir esforços e trabalhar em conjunto para valorizar o nosso produto turístico”.

Desidério Silva destacou também a importância de Albufeira no contexto turístico nacional que, segundo dados estatísticos da AHETA referentes a 2009, foi responsável por 43% das dormidas na região. “Albufeira tem vindo a melhorar substancialmente a qualidade da oferta turística. Nos últimos anos, temos assistido a grandes investimentos públicos e privados no concelho, o que tem cativado mais visitantes e contribuído para o aumento do número de camas”, referiu.

LISTA DOS ÓRGÃOS SOCIAIS

ASSEMBLEIA - GERAL
Presidente – José Carlos Leandro | Alísios II
Secretário –Cristóvão Lopes| Falésia Hotel
Vogal – Florival Sousa Palma | Palma & Palma
1º Suplente – Alberto Saraiva | Arqelite
2º Suplente – Teófilo Neto | Hotel Baltum

DIRECÇÃO
Presidente – Desidério Jorge da Silva | Município de Albufeira
Vice-Presidente –José Procópio Lourenço dos Santos| Lunahotéis
Vice-Presidente –Vítor José Correia Maria Vieira| Vieira e Silva Lda.
VP – Secretário – Rui Manuel de Deus Justo | Balvil
VP – Tesoureiro – Honório Manuel Bernardo Teixeira | Visacar
1º Suplente – António Xavier Braz Vieira Xufre | Fasbar
2º Suplente –Manuel Pereira| Manuel & Amadeu Pereira

CONSELHO FISCAL
Presidente – Arlindo Simões Ferreira | Zoomarine
Vice-Presidente – Ana Cristina Martins da Silva Miguel | Villas d’Água
Vogal –Eduardo Vieira| SITAO
1º Suplente –Fernando Reis Filipe | Porto Bay Algarve
2º Suplente – João Costa | Details Hotels & Resorts