sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Olhão: Auditório encheu para abordar temáticas juvenis





Incluir através da educação para integrar os jovens num ambiente saudável foi o tema de fundo hoje debatido no Auditório Municipal de Olhão, no seminário “Abrir Horizontes, Educar para Incluir”, organizado pela Câmara local, através do serviço de Rede Social.
“Temos dado um grande salto no nosso concelho neste tipo de apoios aos jovens mais desfavorecidos”, referiu o autarca olhanense Francisco Leal, na abertura do encontro, enumerando as várias medidas que a Câmara tem tomado para apoiar quem mais precisa. Na sessão de abertura, onde também participaram a presidente da CPCJ de Olhão Helena Mestre, Laureta Basto da Direcção Regional de Educação do Algarve e Arnaldo de Oliveira, director do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, foi igualmente referida a importância de resolver os problemas sociais existentes e “estes seminários são importantes para ajudar os intervenientes a trocarem ideias e conhecimentos adquiridos na experiência do trabalho diário com os que mais precisam”.
No painel que decorreu na parte da manhã, moderado pelo técnico do programa Rede Social António Baptista, foram referidos temas como “A Inclusão Social em Contextos de Risco” (José Alberto Barros e Lara Barão, do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria e Luís Gonçalves e Marta Oliveira, do Agrupamento de Escolas João da Rosa, ambos de Olhão) e “Medidas de Prevenção e Minimização do Abandono Escolar” (por Rui Jerónimo, coordenador regional do Programa para a Inclusão e Cidadania do Algarve e Isabel Garcias, da Equipa Móvel Multidisciplinar do Programa para a Inclusão e Cidadania do Algarve).
À tarde, a inclusão social e o combate à exclusão continuou em destaque. Num painel moderado por Luís Tavares, presidente da direcção da MOJU, falou-se de “Educação pela Arte” (Leonel Morais, produtor cultural do Espaço T, Porto), “Formas de Intervenção no Combate à Exclusão” (António Guterres, coordenador do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira) e das “Práticas Associativas para a Inclusão” (Ana Leal, coordenadora do projecto Bom Sucesso da MOJU).
A sessão de encerramento contou com a presença de Ana Cristina Linhares, directora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Segurança Social de Faro e do vereador da Câmara de Olhão António Camacho dos Santos. Ambos voltaram a referir a importância do encontro, que registou casa cheia, lançando novas perspectivas de intervenção dos técnicos e instituições que trabalham directamente com a população juvenil.
E porque foi de jovens que se falou, nas pausas desde encontro os intervenientes foram brindados com deliciosos doces e salgados confeccionados pelos alunos do CEF Pastelaria e Panificação da Escola Paula Nogueira, de Olhão.