domingo, 7 de novembro de 2010

ARTISTAS SOLIDÁRIOS”: EXPOSIÇÃO DE SOLIDARIEDADE A FAVOR DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE DOENTES DE PARKINSON E ALZHEIMER


A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé, vai organizar na Galeria de Arte Praça do Mar, em Quarteira, de 4 de Dezembro de 2010 a 9 de Janeiro de 2011, uma exposição intitulada “ARTISTAS SOLIDÁRIOS”, com o objectivo de angariar fundos para o seu centro de dia, onde presta apoio diário a doentes de Parkinson e Alzheimer e seus familiares.
A ideia é que os artistas interessados em participar nesta iniciativa se inscrevam. Posteriormente, será feita uma selecção dos artistas e obras que estarão patentes ao público. As verbas obtidas com as vendas dessas obras irão reverter, em 40%, para a Associação.
“Ajudar quem precisa é uma tarefa da responsabilidade de todos, junte-se a nós. Se é artista seja solidário!”, é o apelo deixado pelos responsáveis da Associação.
As inscrições estão abertas até ao dia 20 de Novembro de 2010, e podem ser feitas através do e-mail alzheimer.parkinson@hotmail.com. É necessário enviar nome, morada e telefone.

Dia Nacional do Mar celebrado em Olhão com exposição alusiva ao tema


O Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de Novembro, será comemorado, em Olhão, com a exposição “Artes de Pesca. As Pescas na Arte”. A mostra é inaugurada nesse dia no Museu da Cidade de Olhão e estará patente até 31 de Dezembro.
A exposição reúne um conjunto de óleos, desenhos e aguarelas de temática marítima pertencentes à colecção de arte do Museu Marítimo de Ílhavo.
A evocação das representações estéticas do mar e a hermenêutica dos diálogos que o mar e a pesca estabeleceram com as artes são exercícios necessários à preservação das memórias marítimas.
Se a principal função social de um “museu marítimo” se exprime na indagação e reconstrução das múltiplas formas de guardar memórias ligadas ao mar, é certo que tais evocações podem habitar em múltiplos lugares e discursos. Nesta perspectiva, a arte pictórica – seja ela mais ou menos figurativa e tenha ela uma relação mais ou menos directa com a vida – fornece fecundas representações dos mundos da pesca. Vertida em visões realistas do mar, cultivando a exactidão da paisagem marítima e dos seus tipos humanos, ou conferindo expressão figurativa aos medos e a toda a sorte de sentimentos dramáticos que o mar infunde, a pintura marinha é um precioso documentário de realidades imaginadas.

Apresentado em Portimão: MOTOR GPL PARA A PESCA



Comparticipação pode atingir 60% - poupança de combustível 50%
O Secretário de Estado das Pescas e Agricultura (SEPA), Luís Medeiros Vieira, apresentou em Portimão um protótipo de motor a GPL, para as pequenas embarcações de pesca. Durante o V Encontro da Mútua dos Pescadores, Luís Vieira afirmou, «este protótipo de motor permite às embarcações de pesca operarem a GPL em vez da gasolina, reduzindo substancialmente os custos com o combustível, cerca de 50 por cento, e o ambiente também fica a ganhar».
Junto ao clube naval encontrava-se uma embarcação adaptada onde os técnicos explicaram o projecto. O motor foi criado pela GALP em parceria com o Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas.
O Secretário de Estado informou ainda que «o novo sistema possa vir a beneficiar cerca de 4000 embarcações da pequena pesca, que actualmente operam a gasolina».
Questionado pela assistência sobre a comercialização do motor e custos associados, esclareceu que o investimento pode custar entre 3500 a 4000 euros, contudo «o programa PROMAR apoia investimentos com um montante máximo de despesa elegível de 25 mil euros, sendo que os apoios a fundo perdido poderão atingir os 60 por cento. Através deste apoio, o Governo promove a simplificação das candidaturas e a respectiva tramitação processual». Quanto à comercialização, Luís Vieira indicou o primeiro trimestre de 2011.
O encontro iniciou-se com um debate sobre as questões ligadas à segurança dos homens do mar, ao financiamento de meios de salvação, bem como outros assuntos ligados à actividade do sector.

ANMP: Conselho Directivo reuniu com Grupos Parlamentares


O Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses reuniu com os Grupos Parlamentares para exigir ao Governo, através da Assembleia da República “a reposição das receitas municipais”. Na sexta-feira vai decidir a convocação de um Congresso Extraordinário.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) vai decidir na próxima sexta feira se avança, ou não, com um congresso extraordinário em contestação à redução das transferências no âmbito do Orçamento de Estado (OE) para 2011. Na quinta feira à tarde reúne-se o Conselho Directivo e na sexta feira de manhã o Conselho Geral da ANMP, que dão sequência a uma deliberação assumida a 20 de Outubro.
Na altura foi decidido estabelecer contactos com os grupos parlamentares para lhes declarar a oposição aos cortes nas transferências, no montante de 227 milhões de euros, quando somados com a redução dos 100 milhões de euros de receitas municipais decididas pelo Governo em Julho, através das Medidas Adicionais ao Programa de Estabilidade e Crescimento.
António Sebastião, edil de Almodôvar, revela que os autarcas “defendem suspensão, em 2011, das diversas normas da Lei de Finanças Locais que tornarão muitos Municípios quase ingovernáveis no próximo ano, face à crise financeira que lhes está a ser criada”.
Amanhã a delegação da ANMP tem uma audição com a Comissão Parlamentar de Economia e Finanças”, considerada como “muito importante”, porque os grupos parlamentares “vão registando, mas não tem poderes de decisão”. A ANMP assumira que “é desastrosa para o poder local e para os municípios a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2011”, decisão contida numa resolução aprovada dia 20 na reunião do Conselho Geral
Na altura exigira aos grupos parlamentares que “assumam as suas responsabilidades, corrigindo a proposta de lei” do OE para 2011, “no sentido de assegurar a reposição das receitas municipais ao nível correspondente ao OE de 2010”. A ANMP rejeita novas reduções no financiamento, por temer que muitas autarquias fiquem “quase ingovernáveis”, pelo facto de para alguns as receitas dependem em 70 por cento das transferências do Orçamento de Estado.

Em Loulé: Teatro Amanhecer na Rotunda

ALBUFEIRA AFIRMA O SEU ESTATUTO TURÍSTICO NA GALIZA

Cerimónia de Oferta ao Apóstolo de Santiago de Compostela e participação na ExpoGalecia elevam Imagem da Cidade
Entre os dias 29 de Outubro a 1 de Novembro, o Município de Albufeira esteve presente no cidade Galega de Vigo através dos seus representantes mais ilustres, num Certame de grande dimensão que serviu principalmente para reforçar os laços entre estas duas regiões, e promover mais uma vez o seu enorme potencial turístico.












Albufeira volta a demonstrar todo o seu potencial turístico em mais uma edição da EXPOGALAECIA – Salón Interncional de Turismo, Gastronomia e Artesania que decorreu na cidade Galega de Vigo, entre os dias 29 de Outubro a 1 de Novembro.
Num certame que acolheu mais de 25 mil visitantes e que contou com a representação de 500 entidades públicas e privadas, Albufeira não se fez rogada e apresentou-se com um stand de 36m², elevando mais uma vez o seu nome nesta região de Espanha.
A comitiva que visitou e representou o Município em Vigo incluiu o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Paderne, Guia e de Ferreiras, Francisco Guerreiro, Joaquim Vieira e Jorge Vicente, respectivamente, e o Vice-Presidente da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, o Eng.º Rui Justo.
Antes da inauguração oficial da Feira, a comitiva esteve, no dia 28 de Outubro, presente numa celebração de grande importância religiosa: a cerimónia de Oferta ao Apóstolo de Santiago de Compostela, onde o Presidente Desidério Silva, aproveitando o momento e em nome de Albufeira, fez uma oferta ao Apóstolo pedindo “ajuda para que as famílias portuguesas possam ultrapassar a actual crise económica, minimizando as desigualdades existentes”. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio, na Catedral desta mesma cidade, onde o Autarca fez antes a sua oferta.
Ainda no dia 28 de Outubro foi feito um reforço no campo dos contactos institucionais com entidades importantes daquela região. Assim, Desidério Silva foi recebido no Ayuntamento de Santiago de Compostela pelo vereador para as Relações Institucionais, Andrés Fariña Cadenas, e reuniu com o conselheiro da economia da Xunta da Galiza, Javier Guerra, perspectivando o desenvolvimento de relações institucionais com Albufeira. Paralelamente, uma comitiva composta pelos presidentes das Juntas de Freguesia e o Chefe de Gabinete da Presidência, Paulo Dias, visitaram as obras da Cidade da Cultura, servindo-se de algumas ideias sobre o funcionamento deste grande Pólo Cultural para que, num contexto adaptado, se possam aplicar algumas concepções na dinamização cultural de Albufeira.
Para conclusão do dia, um Cocktail de promoção no Hotel NH Palácio de Vigo, que serviu duplamente para a promoção do programa da Passagem de Ano a Agências de Viagem e Operadores Turísticos da Galiza, sendo destacado pelo Presidente as potencialidades do fim de ano de Albufeira.
Já no dia 29 de Outubro, Desidério Silva participou num fórum económico sobre o “Papel da Galiza na Europa”, sendo acompanhado pelo Presidente da Diputacion Provincial de Pontevedra, Rafael Abal, que serviu para manter um conjunto de reuniões paralelas com entidades oficiais e empresários locais, destacando-se a reunião de trabalho com o Vice-Presidente do Governo Galego, D. Figueroa. Ainda no mesmo dia foram apresentados cumprimentos à Delegada da Xunta da Galiza, em Vigo, Lúcia Molares, onde foram discutidas novamente formas de potenciar Albufeira em terras de Espanha.
Na parte da tarde voltou-se à EXPOGALAECIA, onde foi feita a sessão solene de abertura que contou com a presença do Teniente Del Alcalde de Vigo Santiago Domínguez, servindo esta para delinear uma agenda com acções concretas de promoção mútua no âmbito do protocolo de cooperação assinado em Novembro de 2007 entre Albufeira e Vigo.
No final, Desidério Silva fez um balanço positivo, destacando “os diversos contactos que abriram diversas portas para se poder levar a efeito acções de promoção que ajudem a tornar a marca Albufeira mais conhecida na Galiza”. O autarca referiu também que “num contexto económico difícil, a autarquia está disponível, para juntamente com os actores económicos, criar formas de valorização do concelho, e irá continuar a desenvolver contactos que permitam aproximar Albufeira de outros destinos”.