segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Município de Tavira atribui sede ao Clube Recreio e Desporto Santaluziense


O Município de Tavira e o Clube Recreio e Desporto Santaluziense celebraram hoje a assinatura do contrato de comodato com vista à cedência de uma sala da Escola EB1 de Santa Luzia n.º 2 para sede social desta associação desportiva.
O presente contrato tem a validade de um ano, podendo ser renovável por iguais períodos, se não for denunciado por qualquer das partes.
Durante a vigência do contrato, o Clube Recreio e Desporto Santaluziense tem a obrigação de guardar e conservar o imóvel, não fazendo dele uso imprudente, nem o utilizando para outros fins que não os estipulados.
Assiste ao Município de Tavira a faculdade de resolver o presente contrato de comodato, caso o clube não manifeste um nível de actividade compatível com os seus estatutos, os seus órgãos sociais não sejam eleitos ou funcionem de modo irregular, por um período superior a um ano, ou se o clube mantiver o espaço encerrado, durante mais de seis meses.
Através desta cedência, colmata-se uma lacuna de dois anos e o Clube Recreio e Desporto Santaluziense passa a dispor de um local que permite o desenvolvimento da sua actividade, quer na promoção das diversas modalidades desportivas, quer na vertente recreativa, e a valorização do contacto e interacção com a população da freguesia.

António Lobo Antunes em Tavira


António Lobo Antunes desloca-se a Tavira, no dia 11 de Dezembro, pelas 17 horas, para promover, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o seu último livro “Sôbolos Rios que Vão”, cuja apresentação será feita pelo professor universitário, João Minhoto Marques.
Entre os últimos dias de Março e os primeiros de Abril de 2007, depois de uma operação grave, o narrador, entre as dores e a confusão provocada pela anestesia e pelos medicamentos, recupera fragmentos da sua vida e das pessoas que a atravessaram: os pais e os avós, a vila da sua infância, a natureza da serra, os amores e desamores. Como um rio que corre, vamos vivendo com ele as humilhações da doença, a proximidade da morte e o chamamento da vida. Esta é a porta de entrada para o romance.
António Lobo Antunes licenciou-se em Medicina, com especialização em Psiquiatria. Exerceu a profissão no Hospital Miguel Bombarda em Lisboa, dedicando-se, desde 1985, exclusivamente à escrita.
A experiência, em Angola, na Guerra Colonial, como tenente e médico do exército português durante vinte e sete meses (de 1971 a 1973) marcou fortemente os seus três primeiros romances.
Lobo Antunes tornou-se um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo.
Pouco a pouco, a sua escrita concentrou-se, adensou-se, ganhou espessura e eficácia narrativa e a sua obra destaca-se por traçar um dos quadros mais exaustivos e sociologicamente pertinentes do Portugal do século XX.
Pode dizer-se que os seus livros prosseguem uma contínua renovação linguística, tendo os seus últimos romances marcado, definitivamente, a ficção portuguesa dos derradeiros anos.

Na Biblioteca Municipal de Silves: OBRAS DE ANDRÉ GAGO E DE ALICE CARDOSO INSPIRAM OFICINAS CRIATIVAS


No âmbito da rubrica “Aqui há Sábado”, a Câmara Municipal de Silves, através da sua Biblioteca Municipal, organiza no mês de Dezembro mais três oficinas criativas para pais e filhos. Oficina de circo, oficina de pais contadores de histórias e oficina inspirada no livro “Os óculos do Pai Natal” são as propostas para as tardes dos dias 4, 11 e 18, respectivamente.
“O Circo da Lua”, livro de André Gago, que foi galardoado com o prémio revelação da Associação Portuguesa de Escritores, na modalidade de ficção e literatura para a infância e juventude, vai dar mote à primeira oficina criativa deste mês.
A segunda sessão do “Aqui há sábado”, agendada para o dia 11 de Dezembro, integra a programação especial de Natal e pretende, através de um workshop de leitura de histórias de Natal intitulado “pais contadores de histórias”, dirigido aos pais, encarregados de educação ou outros familiares, promover o livro e a leitura e valorizar a tradição natalícia. A Biblioteca Municipal disponibiliza, para o efeito, todos os materiais de apoio, cedendo uma listagem de livros com contos de Natal, onde os participantes poderão, antecipadamente, escolher a história que irão contar e prepará-la em casa, caso o desejem.
O conto “Os óculos do Pai Natal” dará o mote à última oficina deste mês, que irá ocorrer no dia 18, em torno desta obra de Alice Cardoso, licenciada em Educação de Infância, e que já conta no seu currículo inúmeras histórias infantis que decorrem da sua vivência e actividade profissional.
Relembre-se que a rubrica “Aqui há sábado” pretende, através da realização de oficinas criativas, dirigidas a pais e filhos, cruzar a literatura e as artes de uma forma construtiva e motivadora. Todas as sessões têm início às 16 horas, estando a participação nas mesmas sujeita a marcação prévia.

Mundial de Patinagem Artistica termina em festa com ouro de Hugo Chapouto


A entrega da medalha de ouro a Hugo Chapouto, com o Portimão Arena repleto de espectadores, marcou o último dia do Campeonato do Mundo de Patinagem Artística. O evento, que decorreu entre 24 Novembro e 4 de Dezembro, reuniu mais de 1.500 patinadores de quatro continentes.
Familiares, amigos, companheiros da Selecção, treinadores, dirigentes, público e até adversários de outros países aplaudiram, confraternizaram e pediram autógrafos ao primeiro bicampeão do mundo de Portugal nesta modalidade que se tornou num autêntico herói do povo, o que está bem patente no seu discurso: «Ainda estou a absorver o alcance do eco das vozes que sussurraram no final do hino. É um momento único e esta reacção é a minha melhor medalha, no final da carreira».
Hugo Chapouto sobressaiu, naturalmente, mas houve mais portugueses com nota elevada. Paulo Santos, também na Solo Dance, ficou na quarta posição, Diana Ribeiro garantiu o quinto lugar no Combinado e as estreantes Sónia Cardoso e Diana Ascensão, em Solo Dance, terminaram nuns honrosos sexto e nono lugares, respectivamente.
Nos juniores, a medalha de bronze e a quarta posição de Carolina Andrade no Combinado e Patinagem Livre, respectivamente, os quartos lugares de Inês Gigante, em Solo Dance, Ana Rita Silva e Ricardo Martins, em Dança, o quinto posto de Ricardo Pinto (Solo Dance) e o sétimo de Bruno Colaço (Patinagem Livre) foram os mais significativos, mas Valter Silva e Diana Ferreira merecem, também, aplausos.

CAVACO SILVA NO DIA DE PORTIMÃO


No dia 11 de Dezembro de 1924, Manuel Teixeira Gomes, ilustre portimonense e Presidente da República, assinava o despacho que elevava Portimão a Cidade.
Passados 86 anos Portimão celebra o Dia da Cidade com um programa de forte cariz social e cultural,com destaque para o encerramento das Comemorações Nacionais dos 150 Anos de Manuel Teixeira Gomes, presidido pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o Lançamento da Primeira Pedra das Futuras Instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Al-Vita.

Biblioteca Munic. Olhão: Pe. José da Cunha Duarte apresenta "Natal no Algarve"


No mês em que se celebra o nascimento de Jesus, a Biblioteca Municipal de Olhão acolhe a apresentação do livro do Pe. José da Cunha Duarte, Natal no Algarve. A obra pode ser conhecida no dia 10 de Dezembro, a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal de Olhão.
Saiba como a Igreja, ao longo da história da Humanidade, celebra aquela que é a mais importante data do calendário católico.
Conheça a origem desta festividade, os vários estilos de presépio, a riqueza da doçaria típica da época e a beleza de uma imensidão de cânticos de Natal.
Esta obra é fruto de um imenso trabalho de recolha do autor, ao longo de 20 anos, que ‘descobriu’ as tradições natalícias na nossa região num estilo informal, visual e muito actual.

Albufeira: c:T:c leva à cena Conto de Natal


“O Velho Scrooge”, dias 13, 14 e 19 no Auditório Municipal. Mais de 30 actores sobem ao palco para interpretar o clássico, de Charles Dickens
Mais de 30 actores dos grupos Primitivos, Renascente e Didji juntam-se no palco do Auditório Municipal para dar vida à peça "O velho Scrooge - Conto de Natal", sob orientação da Companhia de Teatro Contemporâneo.
Clique para visualizar o cartazOs adolescentes, jovens e seniores que estão a frequentar as aulas de teatro da c:T:c (Companhia de Teatro Contemporâneo), com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, têm o seu espectáculo de Natal marcado para os dias 13, 14 e 19 de Dezembro, no Auditório Municipal.
A sessão de dia 13 realiza-se às 21h30 e é dirigida ao público em geral, ao passo na tarde desse dia e na do dia seguinte, pelas 16h00, destina-se à população sénior do concelho. O dia 19, domingo, é dedicado às crianças e familiares, com uma sessão agendada para as 11h00.
Mais de 30 actores sobem ao palco para interpretar o clássico "Conto de Natal", de Charles Dickens. A adaptação e encenação esteve a cargo de Luísa Monteiro que, por vontade unânime do grupo, resolveu inserir na peça uma inversão ao destino fatídico d'"A menina dos fósforos" (de Hans Christian Andersen), um dos contos mais tristes de Natal de todo o sempre.
E quem salva a menina é, calcule-se, o velho Scrooge. Ao que tudo indica, o velho curou-se da sua "sovinice, perfídia e malandragem", pois também aumentou o salário do seu empregado, fez as pazes com a sobrinha e doou donativos aos pobres.
A peça "O velho Scrooge - Conto de Natal" reúne os Grupos de Teatro Os Primitivos, Didgi e Renascente, sob a orientação da Companhia de Teatro Contemporâneo.
Sobre este trabalho, a encenadora refere que “nesta produção tentamos ser leais às fraquezas do ser humano; mas tudo com uma elevada dose de humor. Foram dois meses de duro trabalho sobre o palco, com pessoas de gerações muito distintas, mas que têm entre si uma relação de amizade já muito rara de se ver. Vale mesmo a pena ver esta peça".

Visita do Presidente da Região do Príncipe a Faro




O Presidente da Região do Príncipe, José Cassandra, encontra-se em visita oficial ao concelho de Faro, nos dias 6 e 7 de Dezembro, acompanhado pelo Presidente da Assembleia Regional e pela Secretária de Assuntos Sociais e Institucionais daquela região autónoma de São Tomé e Príncipe.
Esta visita visa reforçar e desenvolver os mecanismos de cooperação nos domínios da educação, cultura e relações económicas que constituem o âmago do projecto de geminação que tem vigorado ao longo dos últimos anos. Recorde-se, a este propósito, que se encontra em fase de concretização o Projecto “ Baú Encantado”, em que crianças de escolas de Faro angariam material escolar para enviar para a Ilha do Príncipe de molde a fazer face a insuficiências detectadas nesta região.
Estão em estudo novas iniciativas de intercâmbio e aprofundamento das relações de cooperação com as cidades/regiões geminadas com Faro, em particular as que pertencem ao mundo lusófono e em que a ligação histórica e cultural favorece parcerias profícuas e reciprocamente úteis.