quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

David Santos é o novo presidente do PSD-Faro


David Santos (centro) com veradores do executivo camarário de Macário Correia na inauguração da água nos Hangares

O até agora vice da Concelhia do PSD-Faro, David Santos, foi eleito esta noite através de uma lista única com 107 dos 112 votantes (40%), recebendo 4 votos brancos e 1 nulo. Quanto a Justino Ramos, que até hoje presidia à Concelhia social-democrata farense , foi eleito para a presidência da Mesa da Assembleia de Secção, com 108 votos dos 112 entrados em urna, 3 brancos e 1 nulo.
Em declarações a Algarve Press no final do acto eleitoral, David Santos desdramatizou a existência de lista única, retorquindo que "só não concorreu quem não quis", e destacou o facto de ter sido "eleito com 40% dos votantes (112)".
"Agora quero abrir ainda mais o partido à sociedade civil, nomeadamente através da realização de colóquios e debates com bastante regularidade", salientou.
Já no que diz respeito à relações com o actual executivo camarário, liderado por Macário Correia, David Santos não deixou margem para dúvidas: "Como principal partido da coligação que elegeu o actual executivo, vamos ser o suporte político-partidário desta Câmara, sempre em estreita ligação com os respectivos órgãos autárquicos, desde a Câmara à Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia", disse.
Antes de concluir a conversa com Algarve Press, David Santos deixou outra novidade para o seu mandato à frente do PSD_Faro: "Vamos criar um gabinete de estudos nas mais diversas áreas, desde as actividades económicas às sociais, coordenado por Carlos Luís, presidente da CEAL, onde desejamos contar com uma participação tão diversificada quanto possível".
Manuel Luís - T
Fotos - Algarve Press

Assembleia Municipal de Faro aprova moção para que Câmara integre trabalhadores com vínculo precário


A Assembleia Municipal (AM) de Faro aprovou segunda feira à noite uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE) para que a autarquia incorpore nos seus quadros os trabalhadores com contrato a termo determinado, informou hoje aquele partido.
"A AM de Faro debateu e aprovou, com os votos favoráveis do BE, CDU e PS, a moção apresentada pelo BE que recomenda ao executivo municipal a integração dos trabalhadores com contrato por tempo determinado, 199 segundo o quadro de pessoal de 2009", anunciou o BE em comunicado.
O BE acrescentou que, "no decorrer do debate, foi informado que apenas foram renovados contratos a sete dos 32 trabalhadores que já atingiram o seu termo", tendo o executivo liderado por Macário Correia apresentado como justificação "que tal não era legalmente possível para 23 dos 25 trabalhadores que ficaram no desemprego".
O Bloco disse ainda que "nada foi informado sobre os motivos da não renovação dos outros dois" e que "ficará atento à aplicação desta recomendação da AM de Faro".
Na proposta que o deputado José Moreira levou à reunião da AM, o Bloco considerava que "Portugal e, em particular, o Algarve, vivem uma grave crise social, com um desemprego crescente que no concelho de Faro atingiu em dezembro passado o valor de 2.878 desempregados", situação que "ameaça a coesão social devido ao aumento da pobreza".
O Bloco defende, por isso, que "à câmara compete não só prestar os serviços aos cidadãos", mas também "velar pela coesão social do concelho", pelo que "se exige ao poder local, neste tempo de crise social, um esforço no combate ao desemprego e à precariedade laboral".
O partido acrescenta que a Câmara Municipal de Faro deve "proporcionar ao seu quadro de pessoal vínculos estáveis e não contribuir para o aumento da taxa de desemprego no concelho".
Lusa

Lagoa: Formação de Professores no Sítio das Fontes





Pelo segundo ano consecutivo, “Os Contos do Mago” - Uma ficção da criação Geológica do Algarve, foram o mote para duas acções de formação em que participaram 28 professores do concelho de Lagoa.
À semelhança do ano anterior, o Parque Municipal do Sítio das Fontes e a Dona Lontra Bernardina, numa acção de formação integrada no PREAA - Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte, promoveram duas acções de formação, realizadas nos dias 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro.
O conto “As Asas da Dona Lontra Bernardina” foi trabalhado pelos formado-res do Sítio das Fontes e pelos partici-pantes nesta jornada de formação.
Estas jornadas formativas tiveram como objectivo primordial a descoberta do mundo natural que nos rodeia, com o qual convivemos quotidianamente e, talvez por isso, nunca procuramos conhecê-lo.
Muitos de nós, apenas conhecemos o nome e o local da nascente no “nosso” rio Arade mas, na realidade existem muitos segredos por conhecer. Tal como nós, a Dona Lontra Bernardina “(…) Pela primeira vez tomara consciência de que não conhecia as plantas que cresciam mesmo ao lado da sua casa. Nem nunca tinha ido ao sapal, nem à duna, nem às águas do estuário (…).”
As acções de formação consistiram então, num percurso pedestre de interpretação e descoberta dos ecossistemas das linhas de água, sapal e matagal mediterrânico, ao longo do qual se identificaram várias espécies vegetais e animais, com caracterização da sua morfologia e aspectos adaptativos.
Estes professores “recém formandos” voltarão em breve ao Parque Municipal do Sítio das Fontes, desta vez para formar e sensibilizar os seus alunos para a necessidade de preservar lugares singulares como o rio Arade e o Sítio das Fontes.

Será o mercado low-cost uma boa oportunidade para Portugal?


Low-cost: uma oportunidade para o sector automóvel?

Segundo um estudo da Cetelem, a maioria dos automobilistas ressente-se com a oscilação do preço de venda dos automóveis, os quais consideram ter aumentado mais rapidamente do que os dos outros bens e serviços. Contudo são os Portugueses (73%) que revelam a maior sensibilidade face ao preço, o que pode criar condições favoráveis ao desenvolvimento do mercado low-cost em Portugal.
Com base nos números avançados pelos institutos nacionais de estatísticas, os quais calculam e fornecem índices de preços que servem de referência aos economistas para uma análise da evolução dos preços de diferentes bens e serviços, poderíamos pensar que o custo dos automóveis cresce a um ritmo mais lento do que o da inflação (entre 1998 e 2008 a inflação foi de 2,7% ao ano, em média e, ao mesmo tempo, o índice dos preços dos automóveis aumentou apenas 0,5%). Contudo o problema reside no facto de o índice dos preços dos automóveis neutralizar, ano após ano, o efeito dos progressos técnicos, da inovação e do equipamento suplementar.
Esta neutralização do efeito da qualidade minimiza, artificialmente, o aumento dos preços pagos pelos consumidores. Para poder analisar correctamente a evolução dos preços, é importante considerar um outro indicador: os preços de catálogo. Nos dez últimos anos, os preços de catálogo aumentaram uma média anual de 3,2%, um nível claramente superior à inflação. Na Alemanha, este aumento anual foi de 3,5% e em Espanha de 3,6%. A este aumento dos preços suportados pelo consumidor, há que adicionar o disparo dos custos de utilização do carro: em média +4,6% ao ano.
Face à subida dos preços os automobilistas acabam por se ressentir. Para 64% dos inquiridos, o preço de venda dos automóveis aumentou mais rapidamente do que os dos outros bens e serviços. É em Portugal que o maior número de inquiridos - 73% - pensa desta forma, seguindo-se a França, onde 68% dos inquiridos também partilha esta opinião. Para beneficiarem de preços mais baixos os automobilistas acabam por optar por uma compra mais ponderada: 56% dos inquiridos estão dispostos a comprar veículos menos equipados, associados a um status social mais baixo. Para diminuir os custos de utilização, 56% pretendem limitar as suas deslocações e 43% declaram-se prontos a adquirir carros eléctricos ou híbridos para diminuir os custos relacionados com os combustíveis.
Mais optimistas estão os britânicos e os espanhóis que revelam ser os que menos sofreram com a evolução dos preços dos automóveis: os primeiros porque, nestes últimos anos, conheceram os aumentos de preços mais baixos da Europa; os segundos, porque é em Espanha que é mais reduzido o desvio entre a variação dos preços dos automóveis e a da totalidade dos bens.
Analisando a sensibilidade dos Europeus neste contexto de carestia automóvel, é muito provável que o low-cost responda às necessidades dos consumidores portugueses neste período conturbado, onde a procura do essencial é acentuada.

Mini-tornado provocou estragos ontem à noite em Portimão


O mau tempo registado de ontem em Portugal continental teve contornos de maior preocupação na região costeira de Portimão onde um mini-tornado provocou alguns estragos.
A região costeira de Portimão foi ontem à noite fustigada por um mini-tornado que provocou estragos em habitações, arrancou árvores e alguns postes de electricidade.
A zona da Praia do Vau foi a mais atingida onde o vento arrancou telhados e esplanadas tendo as montras de quatro restaurantes de praia ficado parcialmente destruídos.
O fenómeno meteorológico que se registou cerca das 22.44 horas foi descrito pelo Comando Distrital de Operacional de Operações de Socorro de Faro como sendo "um mini tornado" que afectou também "um apartamento e derrubou várias árvores e postes de electricidade".
A.P. - fonte RTP