sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Olhão: Muita animação na entrada do Ano Novo

O Natal já lá vai e agora as prendas dão lugar ao champanhe e aos festejos de entrada no novo ano. Em Olhão, vamos entrar em 2010, com muta festa, no Jardim Pescador Olhanense. No dia 2 realiza-se o tradicional concerto de Ano Novo e de Reis.
Se o espectáculo piro-musical que se realizará na Ria Formosa, junto ao Jardim Pescador Olhanense e à zona adjacente ao Porto de Recreio de Olhão, a partir das 00h00 do dia 1 de Janeiro de 2010, é um dos pontos altos da festa de passagem-de-ano, a animação começa muito antes com a ‘prata da casa’: às 23h00 actua a banda ‘Zeus’ e cerca das 00h15 os ‘Iris’. Entretanto, a festa é feita com o fogo de artifício. Haverá 10 pontos de lançamento na Ria Formosa com uma frente de fogo de 800 metros e 6 pontos de equipamentos de som. Uma festa imperdível que promete durar até de manhã!
No dia 2 de Janeiro de 2010, às 21h30, o Auditório Municipal de Olhão recebe o Concerto de Ano Novo e Reis, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com um vasto programa de que se destacam, por exemplo, interpretações de Luís de Freitas Branco ou Johann Strauss.
A Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) existe desde 1997, tendo já realizado mais de 500 concertos. Participa nos principais festivais de música do País e no estrangeiro, sendo regularmente dirigida por alguns maestros estrangeiros e pelos mais conceituados maestros em actividade em Portugal.
Ao mesmo tempo que vem colaborando com músicos de grande prestígio nacional e internacional, a OFB procura dar oportunidade à nova geração de músicos portugueses, sejam eles maestros, instrumentistas ou cantores.
A vontade de proporcionar novas experiências artísticas ao público tem levado à abordagem de outras áreas musicais como a música para filmes ou teatro musical, ou a colaboração com diversos artistas de diferentes áreas musicais.
A Filarmonia das Beiras conta com a direcção musical do maestro António Vassalo Lourenço que promete, com a mestria dos músicos, encantar o público.

Faro: CÂMARA ABRE AS PORTAS A CASAMENTOS

A Câmara Municipal de Faro decidiu disponibilizar o salão nobre dos Paços do Concelho para realização de celebrações de casamentos civis. Tal medida resulta, em primeira instância, de um protocolo celebrado, em 2003, entre a Associação Nacional de Municípios e o Instituto de Registos e Notariado, que contempla a cedência de instalações das autarquias para o efeito.

Atendendo a que, no concelho de Faro, os casamentos civis decorrem na Loja do Cidadão – lugar sem a dignidade e nobreza prescrita para um acontecimento desta natureza – a Câmara oferece o salão nobre dos Paços do Concelho, sem custos, apenas sendo necessária a realização de um pedido atempado para averiguar da disponibilidade do espaço.

Albufeira: MUNICÍPIO E CONSERVATÓRIO ESTABELECEM PROTOCOLO

Autarquia assegura ensino e divulgação da música e dança no concelho
A formação dos jovens do concelho e a ocupação dos seus tempos livres tem sido uma das prioridades da autarquia, conseguida através de parcerias com as Associações locais.
A Câmara Municipal e a Associação do Conservatório de Albufeira celebraram um Protocolo de Colaboração, que visa o desenvolvimento de projectos e iniciativas de carácter cultural no concelho.

O Conservatório de Albufeira é responsável pelo ensino e divulgação da música e dança junto da comunidade em geral e do público escolar. Através de cursos, eventos e acções educativas, a Associação apoia os alunos que frequentam as escolas de música e dança e difunde estas modalidades junto dos estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo.

Para dar continuidade ao Plano de Actividades do Conservatório e despertar a sensibilidade musical dos mais jovens, a autarquia à Associação atribuiu uma comparticipação financeira no valor de 30 mil euros.

Refira-se que o Conservatório iniciou a sua actividade pedagógica em 1996 com a abertura das Escolas de Música e Dança de Albufeira. Desde 2001, a Escola de Música lecciona vários cursos nesta área: Cursos Básicos de Acordeão, Guitarra Clássica, Piano e Violino; e Cursos de Iniciação Infantil, Preparatório ou de Adultos. O universo de alunos deste Conservatório abrange algumas creches e escolas do Ensino Básico do 1.º Ciclo nas actividades extracurriculares, totalizando cerca de 150 alunos.

NESTA PASSAGEM DE ANO VAMOS DAR UMA NOVA VIDA ÀS ROLHAS DE CORTIÇA


Quando soarem as 12 badaladas, vão saltar milhões de rolhas de cortiça portuguesa das garrafas de champanhe. Não hesite em recuperar todas as rolhas ao seu alcance e mais tarde faze-las chegar a um Rolhão perto de si. Vamos agarrar esta ideia e divulgar ao máximo.. por todos os contactos. Os Sobreiros e a Cortiça Agradecem.

“Campanha de reciclagem de Rolhas de Cortiça”
Colocar a rolha de cortiça num rolhão é o desafio que a Câmara de São Brás de Alportel, no Algarve, lançou aos seus munícipes. O recipiente está espalhado por todo o concelho, desde o final de Fevereiro, nos chamados ecopontos, junto do papelão, vidrão, embalão e pilhão, e é a nova aposta da autarquia em matéria de separação e reciclagem de resíduos. Mas antes dos rolhões, a autarquia já tinha deitado mãos à obra na recolha de rolhas de cortiça, desta feita nos cerca de 15 restaurantes da região e de 15 em 15 dias.
Cork Recycle Bin – São Brás de Alportel © by APCOR
Para Marlene Guerreiro, do Gabinete de Imagem, Documentação e Informação, da câmara, “a iniciativa teve bastante aceitação junto da restauração e já tivemos inclusive restaurantes de Loulé e Albufeira (outras cidades algarvias) que nos ligaram a pedir para ir lá buscar as rolhas”.A mesma opinião é transmitida pelo vereador do Ambiente, Vítor Guerreiro, que está confiante nesta aposta, até porque “em São Brás de Alportel, verifica-se uma utilização cada vez maior dos ecopontos, o que é reflexo de uma maior consciência ambiental, para a importância da reciclagem e da reutilização dos materiais. Estou certo que a cortiça, como a matéria-prima mais representativa da indústria do concelho deverá receber uma resposta muito positiva da parte das pessoas.”
Após os incêndios que afectaram uma extensão considerável de sobreiros nesta região, a câmara municipal pensou em “Dar uma nova vida às rolhas de cortiça”. Deste modo associou-se em Outubro de 2004 ao projecto de reciclagem de rolhas de cortiça apresentado na Feira da Serra de 2004, e que está a cargo da Associação Rota da Cortiça e da Delegação do Algarve e Baixo Alentejo da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça (AIEC). O objectivo da iniciativa visa o desenvolvimento de um processo para o aproveitamento e reciclagem das rolhas, depois de extraídas das garrafas ou garrafões, e a obtenção de produtos com fins diversos. Os objectos podem ser comercializados, permitindo, assim, a sensibilização para a questão ecológica como forma de protecção do meio ambiente.
Cork Recycle Bin – São Brás de Alportel © by APCOR
Depois de recolhidas pelos serviços da autarquia, as rolhas são levadas para o ecoponto municipal onde serão objecto de uma triagem. Posteriormente, serão submetidas a um processo de trituração e de transformação em produtos diversos. Actualmente a câmara municipal lançou um concurso para identificar a empresa que procederá à trituração das rolhas. O produto será vendido pela autarquia à empresa por um valor simbólico que será oferecido pela câmara à AIEC para a promoção da iniciativa.Através do processo de reciclagem, as rolhas usadas são transformadas num conjunto de outros produtos: quadros de afixação, marcadores, bases para copos, pavimentos, juntam de culatra, material de isolamento, entre outros produtos.A par de um investimento volumoso na recolha de resíduos e no seu tratamento, a Câmara Municipal desenvolve projectos de educação e sensibilização ambiental, para incutir na população, com especial incidência nos mais novos, os princípios fundamentais do respeito pelo ambiente. No caso da cortiça foi elaborada uma brochura que foi distribuída por toda a população.
( http://www.realcork.org/artigo.php?art=279)

ALBUFEIRA PROMOVE FIM DE ANO


O programa de animação que promete agitar o fim de ano em Albufeira irá chegar a casa de todos os portugueses. O Município está empenhado numa forte campanha promocional que passa pela televisão, jornais, outdoors, mupis e outros suportes que abrangem todo o país.

Com um habitual cartaz de luxo que ao longo dos anos a tem distinguido das demais, a passagem de ano em Albufeira é já uma referência a nível nacional e internacional.

A promoção é um dos factores chave para o sucesso deste mega evento que atrai milhares de pessoas ao concelho. De norte a sul do país, o programa de fim de ano de Albufeira está a ser divulgado nos mais variados meios e suportes de comunicação.

A TVI, estação de televisão líder de audiências, exibe diariamente em Prime-Time uma campanha publicitária em vigor desde o dia 17 de Dezembro e que se estenderá até ao próximo dia 30. Ainda a nível nacional, a Rádio Comercial foi a escolhida para protagonizar mais um dos momentos de grande impacto desta acção promocional, com o arranque de uma ampla divulgação já a partir de dia 21 de Dezembro.

A campanha estende-se à imprensa escrita, com inserções publicitárias nos jornais nacional “24 horas” e “Sol” e nas publicações regionais “A Avezinha”, “Notícias de Albufeira”, “Região Sul”, “O Algarve” Jornal do Algarve”, “O Correio Meridional” e “A Voz de Quarteira”.

As salas de cinema do “Algarve Shopping”, em Albufeira, do Colombo, em Lisboa, e do “Dolce Vita”, no Porto, também dão a conhecer o cartaz que animará o concelho neste Réveillon.

Lisboa, Porto e Algarve exibem outdoors em pontos estratégicos, enquanto a nível regional a aposta recaiu na colocação de anúncios na rede de multibanco, nos autocarros locais (“Giro”), e em mupis e faixas um pouco por todo o concelho.

Cartazes, programas de bolso e brochuras encontram-se a ser distribuídos por toda a região, com especial incidência nas unidades hoteleiras, comércio e postos de turismo.

Esta extensa campanha de divulgação não deixou de contemplar os suportes internos de comunicação – site da Autarquia (http://www.cm-albufeira.pt/); página exclusiva de fim de ano (http://www.albufeira.pt/), Agenda e Revista Municipais.

Câmara Municipal de Tavira ajuda a construir a casa Ser Criança


A Câmara Municipal de Tavira associa-se à Associação Abraço na Campanha de Recolha de Cabos Eléctricos, uma iniciativa que reverte a favor da reconstrução da Casa Ser Criança, que se destina a acolher crianças afectadas pelo VIH/SIDA na Madeira, no âmbito do Programa ABC – SER CRIANÇA.

Neste sentido, a autarquia disponibiliza um Ponto de Recolha dos Cabos nos Armazéns Municipais, no Vale Caranguejo, no qual poderão ser depositados todo o tipo de cabos eléctricos que já não são utilizados e que podem ser reciclados, por exemplo de telefone, computador, som ou TV.

Também pode contribuir para esta campanha entregando os seus cabos no ponto de recolha da autarquia, nos Correios de Portugal ou por entrega directa nas instalações da Abraço.

A Abraço agradece e … as crianças do Programa ABC também.

Mais informações em http://www.abraco.pt/casasercrianca/

Detenção de suspeitos por crimes de roubo, tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida


A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, identificou e deteve três homens pela presumível prática de um crime de roubo com arma de fogo ocorrido no passado dia 24 de Novembro, numa residência na localidade de Olhão, tendo sido levados valores em montante superior a 2000 euros.

Das diligências efectuadas, apurou-se ainda que um dos indivíduos praticou o mesmo tipo de crime com recurso a arma de fogo, no passado dia 13 de Setembro, na mesma residência, tendo furtado nessa ocasião artigos avaliados em cerca de 1300 euros.

Na altura das detenções dos suspeitos, foi apreendida uma arma de calibre 6,35 mm devidamente municiada e haxixe equivalente a cerca de 500 doses individuais.
Os arguidos, respectivamente, de 19, 21 e 33 anos de idade, vão ser presente

GNR APANHA LARÁPIOS DO COBRE E TRFICANTE DE ESTUPEFACIENTES


A Guarda Nacional Republicana de Salir deteve ao final da tarde de quarta-feira, 16 de Dezembro, três cidadãos portugueses pelo crime de furto de cobre. Por seu turno, militares do Destacamento de Trânsito de Faro, em patrulhamento à Via do Infante (A22), detiveram ao início da tarde de ontem, 17 de Dezembro, um cidadão português pelo crime de posse/tráfico de estupefacientes.

furto de cobre
A Guarda Nacional Republicana de Salir deteve ao final da tarde de quarta-feira, 16 de Dezembro, três cidadãos portugueses pelo crime de furto de cobre.
Os indivíduos, de 33, 41 e 54 anos de idade, introduziram-se no interior de uma unidade fabril desactivada (fábrica de enchidos), situada no sítio da Taipa - Salir, de onde já haviam recolhido diverso material em cobre, que se preparavam para carregar para a viatura em que se faziam transportar, que se constatou estar apreendida por falta de seguro.
A pronta intervenção da patrulha da GNR, alertada por movimentações no local, permitiu capturar os indivíduos em flagrante delito, num local onde existe cobre avaliado em vários milhares de euros.
Os detidos, residentes na área de Loulé e Almancil, serão presentes hoje ao Tribunal Judicial da Comarca de Loulé, sendo que um dos detidos já possui antecedentes criminais pela prática do crime de furto.

Posse/(tráfico de estupefacientes e condução sem "carta"

Militares do Destacamento de Trânsito de Faro, em patrulhamento à Via do Infante (A22), detiveram ao início da tarde de ontem, 17 de Dezembro, um cidadão português pelo crime de posse/tráfico de estupefacientes.
No seguimento de uma acção de fiscalização, realizada na zona de Portimão, e após efectuar a revista pessoal a um condutor, constatou-se que o mesmo tinha em sua posse produto estupefaciente suficiente para 130 doses individuais de heroína e para 5 de cocaína, sendo presente durante o dia de hoje ao Tribunal Judicial da Comarca de Silves.
Ainda durante o dia de ontem, o Destacamento de Trânsito de faro deteve outros dois condutores, um cidadão português de 31 anos e um cidadão brasileiro de 25 anos, por terem sido detectados ao volante de veículo automóvel sem possuírem habilitação legal para tal, enquanto em Olhos de Água a GNR local deteve uma cidadã inglesa, de 60 anos de idade, por condução sob influência do álcool, acusando uma taxa de álcool no sangue de 2,00 G/L.










Passagem de Ano na Praça da República em Tavira


Tavira despede-se de 2009 com uma grande noite na Praça da República. No dia 31, pelas 21h30, a festa começa com DJ Fábio Palma e as dançarinas Sensi Dancers, a partir das 23h00, a animação está a cargo da banda “La Plante Mutante”.

À meia-noite Tavira dá as boas vindas a 2010 com magnífico espectáculo de fogo de artifício com música, e a festa continua pela noite dentro.

No primeiro dia do ano, terá lugar o concerto da banda 4L, às 22h00, também na Praça da República.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Tavira, e tem o apoio da Super Bock, Vitalis, Gilão FM, Jornal do Algarve e do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Tavira.

O Município de Tavira deseja a todos um Feliz Ano 2010.

CÂMARA RESOLVE PARQUE DE CAMPISMO DA PRAIA DE FARO

A Câmara Municipal de Faro decidiu dar instruções aos serviços para procederem ao encerramento progressivo da portaria do Parque de Campismo da praia de Faro. Deste modo, os 10 funcionários que estavam exclusivamente adstritos a essa tarefa serão redistribuídos por serviços em que a sua colaboração seja mais útil e profícua. Não faz sentido persistir em manter 10 colaboradores – cujos encargos remuneratórios ascendem a 150.000 €/ano – para assegurar a portaria 24/24 de um serviço que se encontra encerrado ao turismo desde 2002.

Neste sentido, a Câmara promoveu uma reunião com a Associação de Utentes e Amigos do Parque de Campismo da Praia de Faro, em que foram traçadas as linhas mestras de gestão do espaço do Parque de Campismo e que se sintetizam na deslocação da gestão da Câmara para a Associação, por um período transitório, sem encargos de qualquer natureza para a autarquia.

Trata-se, em suma, de uma solução justa, inevitável e ponderada. A Câmara liberta funcionários para outras missões e tarefas, desembaraça-se de custos operacionais improdutivos e a Associação assume a gestão do espaço e todos os encargos daí resultantes.

SJ rejeita regimes de excepção para jornalistas




O Sindicato dos Jornalistas (SJ), em comunicado divulgado hoje, 18 de Dezembro, comenta as declarações Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento, sobre a forma como os jornalistas acompanham os temas de Justiça, e rejeita a criação de quaisquer órgãos sancionatórios especiais ou de regimes de excepção para os jornalistas.
No comunicado, o SJ considera que, apesar de subsistirem "problemas como a violação do segredo de justiça", já há "leis suficientes" e "órgãos bastantes para escrutinar e eventualmente sancionar os jornalistas". Assim, advoga a conjugação de esforços para "garantir a sua eficácia", ao invés de se promover a "multiplicação de normas e estruturas, que mais parecem ter um fito político conjuntural do que um real propósito de contribuir para que os cidadãos confiem no funcionamento do Estado de Direito Democrático." É o seguinte o texto, na íntegra, do Comunicado do SJ: Nota da Direcção do SJ sobre o discurso de tomada de posse do Presidente do STJ No discurso proferido, ontem, durante o acto da sua tomada da posse do cargo de Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o Senhor Juiz Conselheiro Noronha Nascimento pronunciou-se sobre a forma como os jornalistas acompanham os temas de Justiça, aludindo designadamente a violações de normas éticas e deontológicas e de deveres estabelecidos no seu Estatuto profissional. Como corolário dessa reflexão, afirmou: “Para as violações estatutárias só conheço um antídoto eficaz: um órgão com poderes disciplinares efectivos, composto paritariamente por representantes das próprias classes profissionais e da estrutura política do estado de modo a obviar à sua partidarização ou ao seu corporativismo; para as violações de cidadania, a indemnização sancionatória que os saxónicos de há muito implementaram e onde a advocacia desempenha um papel importante de detecção e controlo”. A este propósito, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ), entende fazer, na sequência das declarações ontem feitas pelo seu presidente a vários órgãos de informação, os seguintes comentários: 1.O SJ reconhece ao Senhor Presidente do STJ, como a qualquer cidadão, o direito de comentar o funcionamento dos Média e o trabalho dos jornalistas. A expressão pública de opiniões e de críticas aos jornalistas constitui, aliás, um dos exercícios mais importantes – e mais severos – de escrutinar a sua missão e o seu desempenho. 2.O SJ reconhece que o modo como a Justiça é percepcionada pelos cidadãos suscita algumas preocupações e que a forma como, por vezes, ela é acompanhada pelos Média poderá ter alguma quota de responsabilidade na construção de uma visão menos positiva. Assim como reconhece que problemas como a violação do segredo de justiça, por exemplo, merecem uma redobrada atenção de toda a sociedade, incluindo os jornalistas, sendo certo que não se deve afastar a responsabilidade do próprio sistema judiciário quanto a esta matéria. 3.Os jornalistas não estão acima da Lei e o ordenamento jurídico da República contem normas mais do que suficientes e, nalguns casos, mais severas, para sancionar eventuais práticas ilícitas, assim como já consagra dispositivos próprios para julgar e punir a violação dos deveres profissionais estabelecidos no seu Estatuto. 4.O SJ está disponível para reflectir sobre o funcionamento desses dispositivos, mormente a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, cujas virtualidades e eficácia estão, de resto, muito longe de estarem esgotadas, tão recentes são as suas competências em matéria disciplinar e tão escassas são as queixas contra jornalistas até agora apresentadas. Aliás, esta circunstância só vem confirmar que, afinal, os jornalistas não são tão prevaricadores como se pretende em certos corredores e meios do poder. 5.Mas o SJ não aceita que, a pretexto de corrigir problemas na administração da Justiça e na percepção do seu funcionamento pelos cidadãos, se encete uma verdadeira caça aos mensageiros da desgraça, assim como rejeita a criação de quaisquer órgãos sancionatórios especiais ou de regimes de excepção para os jornalistas. 6.Em Portugal, há leis suficientes e há órgãos bastantes para escrutinar e eventualmente sancionar os jornalistas. Saibamos garantir a sua eficácia e não se procure a multiplicação de normas e estruturas, que mais parecem ter um fito político conjuntural do que um real propósito de contribuir para que os cidadãos confiem no funcionamento do Estado de Direito Democrático.

Lisboa, 18 de Dezembro de 2009

A Direcção

Diocese do Algarve apresentou serviço de informação complementar


O GIDAlg – Gabinete de Informação da Diocese do Algarve divulgou na passada quarta-feira, dia 16de Dezembro, numa conferência de imprensa realizada no Hotel Faro da capital algarvia, um novoserviço de informação que passa a estar associado ao Portal institucional da Diocese do Algarve emhttp://www.diocese-algarve.pt/. Trata-se de uma plataforma assegurada pelo jornal oficial da Igreja algarvia,Folha do Domingo, que passa a disponibilizar informação de carácter generalista sobre o Algarve,embora continuando a dar destaque e prioridade aos conteúdos informativos da Diocese do Algarve.Este serviço, que começa a funcionar em inter-relação e complementaridade com o Portal da Igrejaalgarvia, constitui simultaneamente a edição electrónica do periódico da diocese que passa agora adisponibilizar conteúdos diários no seu próprio sítio da Internet em folhadodomingo.diocesealgarve.pt.No encontro com os jornalistas, o GIDAlg sublinhou que o novo projecto destina-se também a nãocrentes e pretende cativar, com particular incidência no jornal Folha do Domingo, um público leitor defaixas etárias mais baixas - jovens e adultos –, uma vez que a média etária dos leitores do periódicoda Igreja algarvia era, até agora, mais elevada.Os conteúdos de disponibilização gratuita são organizados segundo várias secções, desde Política àIgreja, passando por Sociedade, Educação, Economia, Desporto, Cultura ou Ambiente. No caso daIgreja, a secção engloba as subsecções Diocese do Algarve, com publicação da actualidade sobre aIgreja católica algarvia, Igreja Nacional e Igreja Internacional. Relativamente a estas duas últimas,será apenas publicado o que de principal vai ocorrendo durante cada semana.Existe ainda a secção de Opinião, onde será dado destaque ao pensamento do leque decolaboradores da Folha do Domingo que deverá ser ainda acrescentado. Estes colaboradoresparticiparão também na ‘BLOGosfera’, onde serão criados brevemente dois blogues da Folha doDomingo, um de participação limitada a convidados que reflectirão periodicamente sobre um temaproposto e outro de participação livre que proporá também temas de discussão.A preocupação com a formação estende-se também à liturgia, uma vez que será ainda criada umazona com sugestões para ajuda na preparação litúrgica paroquial semanal.A plataforma terá também associada a presença nas redes sociais Twitter e Facebook e inclui aindauma área designada por ‘Montra’, onde serão colocadas algumas sugestões de leitura, bem comoDVD’s e CD’s de interesse.O projecto que é aberto, podendo ser acrescentado futuramente com novas funcionalidades ouserviços, traz alguns desafios. O primeiro será o de continuar a investir nesta área da pastoral que étão importante como qualquer outra do trabalho da Igreja, procurando conseguir cativar mais recursospara a continuidade do projecto.O GIDAlg informou ainda que, relativamente à TDA – Televisão da Diocese do Algarve, a apostapassará em começar a produzir brevemente vídeos em alta definição.

Bairros sociais de Portimão festejam o Natal


Os moradores dos bairros sociais da Coca Maravilhas, do Pontal e da Cruz da Parteira prepararam para a quadra natalícia algumas iniciativas, que se vêm desenrolando ao longo do mês de Dezembro e que contam com o apoio da Câmara de Portimão, no seguimento da dinamização que a autarquia está a promover junto daquelas comunidades.

As festas de Natal estão marcadas para o dia 19, às 15h00, nas instalações da Associação de Reformados do Bairro Pontal e Não só, e a 22 de Dezembro no Centro Comunitário da Cruz da Parteira (14h30) e na Sociedade Columbófila Portimonense (15h00), cuja sede se localiza na Coca Maravilhas. Em ambos os casos, o convívio inclui um programa de animação, com entrega de prendas e actividades artísticas a cargo das crianças.

No total estarão envolvidas, entre crianças e adultos, cerca de 300 pessoas, que passarão uma tarde de convívio e partilha, culminando a agenda natalícia com uma ida ao cinema na tarde de 29 de Dezembro, na qual os moradores interessados terão entrada livre.

Este conjunto de acções faz parte de um programa planificado anualmente, com grande receptividade e crescente adesão por parte dos destinatários, que são convidados a avançar com sugestões e projectos, numa aposta camarária visando desenvolver um trabalho comunitário de forma integrada, participada e articulada, através do estímulo do sentido de união entre os moradores dos bairros abrangidos e envolvendo-os na resolução dos seus problemas e na satisfação das suas necessidades e anseios.

Vereadores do PS propõem Dia de Portugal em Faro


As Comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades são a celebração máxima do espírito nacional e representam um dia em que Portugal inteiro se concentra numa Cerimonia que tem levado esse espírito a diversas partes do País, tendo nos últimos anos tido lugar em várias cidades, capitais de Distrito como Setúbal em 2007, Viana do Castelo em 2008 e Santarém em 2009.
Faro, como Capital do Algarve, recebeu em 2008 as Comemorações do Dia do Exército, tendo demonstrado saber organizar e receber eventos nacionais, verificando-se em simultâneo a adesão da população à iniciativa e o entusiasmo com que participou em todo o programa da Cerimónia.
Considerando que a Região do Algarve tem um peso substancial numa parcela da actividade económica do País por via da actividade turística e é uma das principais imagens de Portugal no Exterior;
Considerando que Faro é actualmente uma Cidade de referência nas Políticas Sociais, na actividade cultural no sul do País e que representa um centro de conhecimento e de saber;
Tendo também em conta que Faro, capital de Distrito, pretende ser Capital de uma Região que olhe para o futuro com confiança e dentro de um quadro de desenvolvimento que preconize um sistema de organização administrativa mais próxima, equilibrado socialmente e ambientalmente sustentável ;

Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista para a Câmara de Faro propõem que seja apresentado à Presidência da República o interesse do Município em acolher as Comemorações do dia 10 de Junho de 2010.