domingo, 12 de junho de 2011

em Faro: AMAR apresenta Férias de Verão

Aproveitar o Verão de forma divertida e pedagógica é a proposta da Adversários do Mar (AMAR) que apresenta as Férias Desportivas Verão 2011, um programa de actividades regulares e pontuais, a decorrer entre 27 de Junho e 2 de Setembro, das 9h00 e as 17h00, que inclui aulas de bodyboard, canoagem, ténis, natação, streetsurf, entre outras actividades.
Dirigido a crianças e jovens a partir dos seis anos, o projecto Férias Desportivas Verão 2011 da AMAR inclui, também, visitas culturais a destinos como Sagres, ilha de Tavira, Zoomarine, Krazyworld e várias sessões de sensibilização para temas tão diversos como a Natureza, a Segurança e os Primeiros Socorros.

Este programa de ocupação dos tempos livres tem por objectivos promover o exercício físico, incentivar a adopção de estilos de vida saudáveis e fomentar o contacto com a natureza.
Os participantes podem optar entre vários pacotes de inscrição. Todas as actividades requerem marcação prévia. Para mais informações, consulte http://adversariosdomar.blogspot.com ou www.abbfaro.com
As Férias Desportivas Verão 2011 da AMAR contam com o apoio da Câmara Municipal de Faro.

Vila do Bispo: “Verão Desportivo, Férias no Verão 2011”

No âmbito do projeto “Verão Desportivo, Férias no Verão”, a Câmara Municipal de Vila do Bispo organiza, de 27 de junho a 31 de agosto, uma série de atividades que incluem muito desporto e muita praia para os mais jovens.
O programa, destinado a crianças dos 6 aos 16 anos, vai decorrer de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h00, e a Câmara Municipal garante o transporte, seguro, almoço e o acompanhamento das crianças por técnicos da Autarquia.


As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 13 de junho e são limitadas a 49 participantes. Estas só são validas depois de efetuado o respetivo pagamento e a ficha de inscrição devidamente assinada pelo encarregado de educação e entregue no Centro Cultural de Vila do Bispo.

Programa de atividades previsto:
Manhas Desportivas: 2.ª a 5.ª – Praia da Salema
Futebol, voleibol, percursos de obstáculos, jogos coletivos, construções na areia, raquetes, estafetas na água, pétanca, malha, jogos com água, corridas na areia e jogos tradicionais

Tardes Desportivas: 2. as e 4.as feiras - Pavilhão da escola E.B. 2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo
Voleibol, futebol, basquetebol e andebol
Tardes Criativas: 3.as e 5.as feiras - Escola Básica de Vila do Bispo
Teatro, origami, reciclagem, culinária, debates, passagem de modelos, hino e bandeira

Passeios no exterior: 6.as feiras
Piquenique, passeio pedestre, cinema, passeio à Marina de Lagos, praia da mareta e do Martinhal.
Para mais informações, os interessados deverão contactar o Centro Cultural Vila do Bispo (Setor do Desporto) através do telefone: 282 630300.

FIM DA VOLTA AO ALENTEJO COM CALDEIRA EM QUARTO

Terminou hoje a Volta ao Alentejo, com Samuel Caldeira a fechar a prova em quarto posto na classificação geral, a 22 segundos do vencedor, o lituano Evaldas Siskevicius (La Pomme).
A animar a última etapa de 169.7 quilómetros, que ligou Montemor-o-Novo a Redondo, esteve um fuga de 16 corredores, onde se incluíram Tomas Metcalfe e Diogo Nunes, da Tavira/Prio. Os fugitivos conseguiram isolar-se do pelotão durante 75 quilómetros, altura em que foram alcançados.

Com um trajecto que contou com pontuais dificuldades, entre as quais um prémio de montanha de terceira categoria, a 12 quilómetros da recta final, apenas um grupo de quatro corredores chegou em conjunto à meta, e onde o pelotão chegaria depois de 18 segundos.
Nas somas finais, para além de Caldeira, que se estabeleceu em quarto lugar, Daniel Mestre também fez parte do top 10 da “alentejana”, com 33 segundos de diferença para o vencedor, ao defender a 10ª posição.
A próxima competição da Tavira/Prio é a Volta ao Minho, entre os dias 17 e 19 deste mês.

10 anos a cuidar do coração dos Algarvios

A Unidade de Intervenção Cardiovascular (UIC) do Hospital Particular do Algarve acaba de celebrar 10 anos desde a sua criação, em Maio de 2001.

Com o objectivo de responder a uma lacuna de saúde na região do Algarve e dar rápida resposta a situações de perigo de vida, como é o caso do enfarte agudo do miocárdio, que necessita de tratamento em menos de três horas através de angioplastia (desobstrução da artéria do coração por cateterismo), a UIC trata actualmente cerca 200 doentes da região Sul por ano e realiza mais de 600 exames diagnósticos.
Segundo o Professor José Baptista, cardiologista de Intervenção do Hospital Particular do Algarve, “o aparecimento da UIC veio modificar a esperança de vida de muitos doentes que de outra forma poderiam não ter tido acesso a estas técnicas de angioplastia”.

E acrescenta: “até 2001 não existia nenhuma sala de hemodinâmica a sul de Setúbal pelo que todos os doentes com enfarte do miocárdio ocorridos no Algarve tinham de ser transportados por ambulâncias ou por helicóptero para um Hospital em Lisboa, facto que, para além dos elevados custos, impedia que doentes fossem tratados na janela de tempo mais eficaz para o seu tratamento.
Ao longo dos últimos anos, a unidade tem sido pioneira na utilização de inúmeras técnicas inovadoras na área da cardiologia, como as angioplastias carotídeas, tendo sido inclusivamente um dos primeiros centros nacionais a realizar este procedimento.
“Acreditamos que a utilização destas tecnologias de ponta permitem uma real descentralização médica, dado que este tipo de procedimentos, fundamentais numa cardiologia moderna, não estavam disponíveis à população do Algarve”, conclui o especialista.
Num futuro próximo e continuando esta aposta na inovação, a UIC vai introduzir no seu portefólio clínico a utilização da técnica de ablação da enervação das artérias renais para o tratamento da hipertensão arterial grave e/ou resistente, que permitirá o tratamento de ainda mais doentes da região.
A Unidade de Intervenção Cardiovascular do Hospital Particular do Algarve foi criada em 2001, a partir de uma parceria entre um grupo de médicos e o Hospital Particular do Algarve, com um investimento global aproximadamente 2,5 milhões de euros. Actualmente conta com mais de 20 elementos na sua equipa, entre médicos, enfermeiros e técnicos especializados.

Atletismo: Programa Nacional de Formação de Treinadores

A implementação do Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT) vai ter o seu início no dia 01 de Junho, com a abertura do Regime Transitório.

Trata-se do primeiro passo na implementação do PNFT, que irá permitir aos treinadores que, no passado, obtiveram as suas qualificações nos cursos efectuados sob égide das Federações Desportivas, converter aqueles títulos na Cédula de Treinador de Desporto (CTD).

Este regime transitório terá a duração de um ano, findo o qual não será possível converter os actuais títulos em CTD.

Com o objectivo de responder às expectativas de eficiência e de qualidade dos serviços do IDP, IP, foi criada uma ferramenta tecnológica - PRODesporto, cuja finalidade é tornar mais fácil, expedito e sustentável o sistema de gestão de processos de emissões e renovações de Certificações dos Recursos Humanos do Desporto.
Durante este período transitório estima-se que, mais de 30.000 treinadores, irão aceder à PRODesporto, a fim de solicitarem a sua Cédula.
O acesso à PRODesporto deverá ser feito através do sítio internet do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., em: http:// prodesporto.idesporto.pt

Organização Mundial de Turismo aponta Portugal como exemplo a seguir

Cerca de duas centenas de especialistas de universidades, instituições e entidades de todo o mundo ligadas ao turismo debateram em Vilamoura, durante três dias, os grandes desafios que se colocam ao Turismo actual: as alterações climáticas, os problemas do desenvolvimento e combate à pobreza e as novas formas de governação e boas políticas públicas.

Organizada pela Universidade do Algarve e pela Organização Mundial de Turismo, a conferência «Tourism and Science: Bridging Theory and Practice» contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio do Turismo de Portugal.
Para os maiores especialistas mundiais na área do turismo, não basta construir pontes entre o meio académico e a actividade turística. «É preciso que haja tráfego nessas pontes, temos que tornar útil esse conhecimento produzido no meio académico», referiu Eduardo Fayos-Solà, Secretário Executivo da Rede de Conhecimento da OMT.

O Turismo foi considerado «um valor seguro» para o desenvolvimento dos países, mas os especialistas alertaram para o facto de este desenvolvimento exigir modelos de governança forte e boas políticas públicas.
Segundo estes especialistas, Portugal é um exemplo de como o Turismo pode contribuir para a recuperação económica. «Apesar das dificuldades que o país atravessa, é evidente que a recuperação está em curso», afirmou o Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Taleb Rifai, que lembrou os números relativos a 2010: «O turismo em Portugal tem vindo a crescer de forma constante nos últimos anos, encontrando-se acima da média do Sul do Mediterrâneo. Em 2010, por exemplo, Portugal cresceu 6% em relação à região do Mediterrâneo, que em termos globais cresceu 2%.”

Na opinião de um dos mais prestigiados investigadores a nível mundial, professor catedrático da Universidade do Algarve, “Portugal enfrenta os mesmos desafios que os outros países e por isso tem de se concentrar sobre aquilo que torna o país verdadeiramente distinto e original em relação aos destinos concorrentes, quer em termos sociais, culturais ou geográficos”, reconheceu Jafar Jafari.
Para o Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, “esta instituição entendeu que a realização deste Fórum contribui para um melhor entendimento do papel conjunto do conhecimento e da experiência prática, assegurando níveis intensos de permeabilidade e de enriquecimento mútuo”.
Em termos de balanço final, Adão Flores, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve considerou que a organização deste Fórum teve um forte impacto na projecção da imagem da Universidade, nos meios académicos internacionais. «A imagem da Universidade do Algarve saiu muito valorizada e isso traduziu-se imediatamente na abertura de protocolos com diversas universidades e instituições académicas ligadas ao turismo, tendo em vista o intercâmbio de alunos, parcerias e participação em projectos comuns», referiu.
Numa cerimónia bastante emotiva, decorreu ainda a entrega dos Prémios Ulysses 2011, integrada no programa do Fórum Internacional.
Considerados os «Prémios Nobel» do Turismo, estes galardões pretendem reconhecer e estimular projectos turísticos inovadores, que contribuam de forma decisiva para o desenvolvimento do sector.
Portugal voltou a ser premiado pelo segundo ano consecutivo, desta vez através da Secretaria Regional do Turismo e Transportes da Madeira e do seu projecto «Estabelecimento Amigo do Ambiente».
O Prémio Ulysses destinado a premiar uma personalidade cuja carreira tenha contribuído de forma excepcional para o conhecimento do turismo foi este ano atribuído ao Professor Kaye Chon, decano e professor catedrático da Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Politécnica de Hong Kong.

HOMEM BARRICADO EM QUARTEIRA


Um homem armado barricou-se num prédio em Quarteira, após alegadamente ter sido o autor dos disparos que feriram esta manhã um militar da GNR, durante um tiroteio à porta de um bar.
A GNR tinha sido chamada ao local por causa de desacatos, mas foi recebida a tiro.
O homem encontra-se barricado num prédio na Avenida Sá Carneiro, em Quarteira, local onde se encontra um forte dispositivo policial.
SIC