terça-feira, 4 de outubro de 2011

ANPC REFORÇA DISPOSITIVO DE COMBATE A INCÊNDIOS

De acordo com o Instituto de Meteorologia, as condições meteorológicas para os próximos dias, em Portugal Continental, serão caracterizadas por temperaturas acima do normal, associadas a uma corrente constante do quadrante leste, com intensidades por vezes moderadas, levando a um decréscimo bastante significativo da humidade relativa do ar, refletindo-se no incremento do perigo de incêndio florestal. Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) reforçou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais - DECIF através da mobilização de 14 Grupos de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), constituídos por 26 operacionais e 7 veículos cada.
Estes Grupos, dotados de comando próprio e com elevado grau de prontidão, encontram-se preposicionados nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Os 364 bombeiros que integram estes 14 GCIF somam-se aos 5435 operacionais e 1225 veículos já previstos para esta fase do DECIF (Delta), sendo provenientes dos Corpos de Bombeiros, da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana, das Forças Armadas, da Policia de Segurança Pública, da Autoridade Florestal Nacional, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e da AFOCELCA. Esta é uma das medidas operacionais de antecipação preconizadas pela ANPC que visa reforçar no imediato a capacidade já instalada de ataque ampliado aos incêndios florestais, com unidades de Bombeiros estacionadas em locais estratégicos face ao perigo de incêndio e ao número de ignições, cuja missão é o apoio direto ao distrito e o reforço aos distritos adjacentes.
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido realizar queimadas nem fogueiras, utilizar equipamentos de queima ou de combustão, queimar matos cortados e amontoados ou outro tipo de sobrantes, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, assim como fumar ou fazer lume de qualquer tipo junto aos espaços florestais e vias que os circundam. EFEITOS DO CALOR NA SAÚDE As temperaturas elevadas poderão afetar as populações mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e doentes crónicos, que deverão ser objeto de especial atenção, recomendando-se a consulta das medidas recomendadas pelas autoridades de saúde através da Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou do sítio na internet da Direcção Geral de Saúde: www.dgs.pt.

Tavira: DIA MUNDIAL DO ANIMAL - ÁGUIA “RITA” VOLTOU PARA O AMBIENTE

O dia 4 de Outubro, é dedicado a São Francisco de Assis, patrono da ecologia e dos animais. Na cidade do Gilão, o Canil de Tavira, organizou duas acções, dedicadas aos alunos das Escolas do Ensino Básico e Infantários. A primeira acção, no período da manhã, teve lugar no Jardim do Coreto, com demonstração de busca e salvamento pelo Grupo Cinotécnico da Polícia de Segurança Publica do Comando Distrital de Faro.
No período da tarde, a acção decorreu no Parque de Lazer do Perímetro Florestal da Conceição de Tavira. Aí perante a alegria das crianças, a equipa Cinotécnica do Destacamento de Intervenção da Guarda Nacional Republicana, procedeu à demonstração de busca. No rosto dos pequeninos da Conceição de Tavira era visível a alegria.
O Técnico da RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa, Thijs Vialkenburg, andou a mostrar às crianças a Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) que recuperada dos ferimentos, foi lançada para o ambiente. Thijs Vialkenburg, referiu-nos que a águia foi encontrada no dia 11 de Agosto, perto da Sinagoga pela D.. Sílvia que a entregou ao RIAS. “Tratamos da águia que tinha uma ferida na asa e outra na pata e agora, dois meses depois estamos a devolvê-la à natureza, com o nome de Rita.
- É muito vulgar aparecerem aves destas que estão em extinção? - Nós recebemos diariamente aves e outros animais selvagens, uns mais raros que outros. Nós só tratamos de aves. Tratamos e devolvemos à natureza. Esta acção dirigida às crianças tem a finalidade de as sensibilizar para quando encontrarem aves feridas na rua, saberem onde as levar. - Ainda à pouco lançaram uma outra águia num outro ponto do Algarve. - Sim foi em Sagres.
O Presidente do Município, Jorge Botelho, que ajudou a lançar a águia, disse.nos que a melhor sensação foi a de ver a águia voar em direcção à natureza. “Foi uma acção pedagógica. Os miúdos viram a ave voar. Demos a conhecer aos miúdos que é possível tratar os animais, nomeadamente os selvagens e pô-los em liberdade. Nós temos de ver estas boas práticas quando as Forças de Segurança se juntam a nós e aqui estavam os Sapadores Florestais e a GNR, além de outras entidades. A actuação da Equipa da GNR foi para mostrar que devemos ter respeito pelos animais. O Município de Tavira tem respeito pelas pessoas que s Ao zeladoras de animais, protectoras de animais e que têm animais em casa – porque isso faz parte da cultura de cada um – e que os tratam bem”.
Nota: Por se tratar de crianças, pedi aos professores do Ensino Básico para tirar fotografia à sua bancada. Foi negada a autorização e dito que os pais de três ou quatro não autorizavam que os filhos ficassem em fotografias para publicar na C. S.. Mandar retirar as mesmas, podia parecer exclusão e magoar as crianças. Compreendo a posição senhores Professores, mas não entendo: Umas dezenas de crianças ficaram privadas de, eventualmente, amanhã, recordarem onde estiverem neste dia. Não terão ficado chocadas? As crianças estavam devidamente enquadradas, num espaço público. O que pretendia era uma fotografia do grupo não individualizada. Com as crianças do Infantário não houve qualquer problema o que agradeço. Que alegria sinto, quando alguns pais me lembram: Sr. Geraldo, lembra-se quando me tirou a fotografia, com a idade dele (8 – 10 anos) e colocou no jornal. Ainda o tenho guardado… Geraldo de Jesus

Andebol: VITÓRIA SABOROSA

ANDEBOL – Nacional 1ª. Divisão INICIADOS CLUBE DE VELA DE TAVIRA, 27 – QUINTA NOVA, 25
A contar para a segunda jornada do respectivo campeonato, a equipa de Iniciados do Clube de Vela de Tavira, recebeu, no Pavilhão Municipal, a equipa do Quinta Nova. Entrou bem a equipa da casa e ao intervalo vencia por 13 – 6. No inicio da segunda parte a equipa local, ganhou vantagem, mas a maior experiência da equipa do Quinta Nova veio ao de cima e foi recuperando, disputando nos minutos finais a vitória. Perdulária, actuando bem na defesa, mas falhando muito no ataque a equipa tavirense, perdulária, perdendo consecutivas oportunidades de marcar, depois de ter tido seis golos de diferença, acabou ganhando somente pela diferença de dois golos.
No final do encontro, o jovem treinador do Clube de Vela de Tavira, David Pires, disse-nos que a equipa só tem três jogadores do segundo ano e que o resto é do primeiro ano. “Estamos a trabalhar segundo o planeado pela direcção. Jogar com equipas com mais experiência é complicado. Estamos a formar a equipa, a trabalhar bem e de jogo para jogo vamos melhorando”. - Apesar dessas dificuldades, dois jogos duas vitórias. Esta podia ter sido uma goleada. - É como disse. Ainda há muita inexperiência mas vamos melhorar. Boa arbitragem da dupla, João Nunes – Pedro Fernandes. FICHA TÉCNICA Pavilhão Municipal de Tavira Árbitros: João Nunes e Pedro Fernandes C. VELA: Daniel Araújo, Diogo Gonçalves, André Jesus (3), Marcos Araújo (4), João Fonseca (11), Pedro Pires (4), Talip Halachiv (1), Henrique Nunes, Tomás Mendonça, Daniel Gonçalves, Guilherme Francisco, Ruben Viegas (1), Rui Pereira, Marcel Guerreiro (3) Treinador: David Pires QUINTA NOVA: Eurico Chichorro, Gonçalo Sela (4), Pedro Veras, Gonçalo Morais (5), Luís Rodrigues (7), Iuri Rodrigues (3), Ruben Amaral (5), Tiago Fonseca, Duarte Carvalho, Marco Silva (1), Diogo Almeida, David Costa e José Simões Treinador: Vítor Oliveira Geraldo de Jesus

“Cooking Session” na cozinha do Museu do Trajo de SB de Alportel

Amanhã, dia 5 de Outubro, a cozinha antiga do Museu do Trajo de São Brás de Alportel será palco de mais uma “Cooking Session”, promovida pela Associação Livre de Fotógrafos (ALFA), entre as 09h30 e as 14h00. Esta iniciativa concilia aprendizagens de culinária e fotografia no mesmo espaço, apresentando nesta edição um menu “gourmet”, que inclui uma entrada de carapaus alimados, um prato principal de cozido da serra com batata-doce de Aljezur e ainda uma sobremesa de doce de figo e café.
O antigo forno de lenha da cozinha do museu volta a funcionar pela mão dos chefes Milene Nobre, Luís Costa e Vic Az, que conciliam os sabores genuínos do Algarve com os saberes tradicionais de cozinhar em forno de lenha. Ao longo da confecção, os participantes podem degustar vários vinhos da Quinta dos Vales, levando ainda como oferta um saco de flor de sal de Castro Marim e o livro “Sombras e Luz”, sobre a exposição patente no Museu do Trajo de São Brás de Alportel. Segue-se um segundo momento dedicado à arte de fotografar produtos, com recurso à luz natural, acompanhado por indicações técnicas de sócios da ALFA, Eduardo Pinto, da Algarve Film Comission e Mauro Rodrigues. Esta iniciativa da Associação Livre de Fotógrafos (ALFA), conta com o apoio técnico da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e ainda com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, nesta sessão em particular.

PCP rejeita política de ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português "recomenda ao Governo a revisão, com carácter de urgência, do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV)".
O PCP assume uma posição de "rejeição da política de ordenamento do território patente no Plano de Ordenamento do PNSACV, que opõe hábitos, práticas e actividades tradicionais das populações residentes na área do Parque à conservação da natureza e que gera, em última análise, um estímulo ao abandono da região que visa proteger". O PCP entende que "uma abordagem integrada do ordenamento do território não pode excluir da Natureza o próprio homem, principalmente as populações autóctones, e estimular o abandono do território pela sua ocupação tradicional". "A protecção da natureza, a salvaguarda dos valores naturais, será tanto mais eficaz quanto maior for o envolvimento das populações e será tanto mais justificada quanto maior for o benefício dessa protecção para a generalidade dos que dela podem usufruir".
Neste sentido, "o PCP, honrando os seus compromissos eleitorais para com as populações que residem na área abrangida pelo PNSACV, apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao Governo que proceda, com carácter de urgência, à revisão do Plano de Ordenamento do PNSACV, envolvendo neste processo as autarquias, as associações de pescadores lúdicos e profissionais, de mariscadores e de agricultores, as associações ambientais, outras forças vivas da região e as populações". O projecto de resolução "recomenda ainda ao Governo que realize os estudos científicos necessários e que suspenda qualquer tipo de aplicação da Portaria nº 138-A/2010, de 4 de Março, aos residentes da área geográfica do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".

2º Festival de Observação de Aves de Sagres foi um sucesso

Decorreu de 30 de setembro a 2 de outubro, a 2ª edição do maior evento nacional dedicado à observação de aves. Tal como em 2010, os resultados obtidos foram muito positivos, tendo superado as expectativas da organização em diversos aspetos. Os resultados não podiam ter deixado a organização mais otimista, mais de 700 participantes e 116 aves avistadas são mais do que razões para ansiar a 3ª edição.
Em relação a 2010, o número de visitantes estrangeiros aumentou significativamente, tendo sido identificados turistas provenientes de países em que a atividade de birdwatching está bastante desenvolvida, nomeadamente, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, França e Espanha, que chegaram em grupos organizados ou individualmente. Nesta edição conseguiu-se envolver um maior número de agentes empresariais da região, tanto da restauração e alojamento, como da animação turística, tendo todos recebido turistas e, nalguns casos, tendo mesmo esgotado os serviços que disponibilizaram durante o festival. Desde o primeiro dia em que foi anunciado, que o evento foi alvo de atenção por parte dos media nacionais, regionais e mesmo internacionais. Foi o resultado do elevado interesse que a atividade em si desperta junto do público, generalista, dos amantes da natureza e especialistas de aves. A presença de jornalistas estrangeiros durante o festival proporcionou que mesmo após o seu encerramento, este venha a ser divulgado posteriormente, destacando os valores naturais da região e resultando num convite antecipado para a edição de 2012. Este ano o número de visitantes superou a edição do ano passado, tendo participado mais de 700 pessoas dos quais se contam muitos estrangeiros, portugueses de várias partes do país, alunos universitários, escolas da região, um grupo sénior, um grupo de portadores de necessidades educativas especiais e diversos residentes do Município que se mostraram interessados na iniciativa. Ao longo dos 3 dias do evento foram realizadas 83 atividades, quase todas esgotadas.
Superou-se ainda o número de espécies de aves observadas durante o festival do ano passado, tendo este ano sido registadas cerca de 116, enquanto que em 2010 apenas tinham sido observadas 105. Destaque especial para as 16 espécies de aves de rapina e as 14 marinhas registadas e ainda, a observação de uma ave bastante rara no Algarve e em Portugal – o Codornizão – hoje quase extinto do território nacional e em vários países europeus. Por tudo isto, a organização do Festival de Observação de Sagres, promovida pelo Município de Vila do Bispo em parceria com as associações SPEA e Almargem, estão bastante satisfeitas com os resultados, tendo já iniciado os trabalhos de preparação da 3ª edição, que irá decorrer em 2012, pela mesma altura do ano!. O evento contou com a parceria do Turismo do Algarve, Turismo de Portugal, do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Strix – Ambiente e Inovação e da Associação Rias, e teve o apoio de diversas instituições importantes para a sua concretização, em particular da Sagres, Ecoinside e Ubiwhere que patrocinaram várias componentes do festival. Contou ainda com as seguintes empresas locais: Martinhal Resort, Memo Baleeira, Pousadas de Portugal, Navigator ApartHotel, Apartamentos Turísticos 4 Ventos, Apartamentos Sagres Time, Hotel Mira Sagres, Mar Ilimitado, Cape Cruiser, Walk in Sagres e Sagres T-Shirts. O evento foi co-financiado pelo PO Algarve, no âmbito do projecto Via Algarviana 2 que é liderado pela Associação Almargem.

XXIX FESTA SOCIALISTA DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL

No próximo dia 5 de Outubro terá lugar mais uma edição da Festa Socialista de São Brás de Alportel. Um encontro de militantes, simpatizantes e amigos que se repete há já 29 anos, juntando diferentes gerações, na defesa dos interesses de São Brás de Alportel.
Esta tradição antiga é anualmente renovada pela concelhia socialista são-brasense, no dia em que se celebra o Aniversário da implantação da República portuguesa, cuja história em muito cruza a história da fundação do município de São Brás de Alportel, a 1 de Junho de 1914. Por isso, e como é já tradição, o encontro terá início com uma romagem ao Cemitério Municipal, em homenagem ao republicano João Rosa Beatriz, fundador do município de São Brás de Alportel, e bem como a um conjunto de reconhecidos socialistas são-brasenses, grandes obreiros do partido no concelho. Segue-se a habitual festa convívio, no Restaurante Rocha da Gralheira, no bonito local com o mesmo nome, onde se juntam centena e meia de militantes, simpatizantes e amigos. Num ano marcado pelo arranque de um novo ciclo de vida do Partido Socialista, a 29.ª Festa Socialista de São Brás de Alportel contará com a presença do porta-voz nacional do Partido Socialista, João Ribeiro. A Comissão Concelhia do PS São Brás, liderada por José do Carmo Correia Martins, entende ser este “um momento crucial para o PS. É quando se vivem dias difíceis, numa conjuntura totalmente adversa, que é preciso redescobrir a força do Partido Socialista”.