quinta-feira, 18 de março de 2010

OITO ESTREIAS DE TEATRO EM ALBUFEIRA



III Festival T – Festival Internacional de Teatro de Albufeira
As Comemorações do Dia Mundial de Teatro em Albufeira motivam Festival que contempla 13 espectáculos, 8 dos quais são estreias nacionais.

De 21 a 28 de Março, o Auditório Municipal volta a abrir as portas à Festa do Teatro. Trata-se do III Festival T – Festival Internacional de Teatro de Albufeira, que celebra as Comemorações do Dia Mundial de Teatro com um vasto programa para todas as idades e gostos teatrais, tocando os mais diversos géneros da arte de representação, num total de 13 espectáculos.

Ao longo de 10 dias, o município de Albufeira acolhe 8 estreias nacionais: O Gato das Botas, de Charles Perrault, pela Cia. Teatro Contemporâneo (Domingo, 21, Quinta-feira, 25 e Sexta-feira, 26, sempre às 11h00) Respeitinho, que sou tua mãe, baseado na obra de Hernan Casciari, pelo Grupo de Teatro Renascente (Domingo, 21, 16h00), Attempt!, uma produção independente de Amândio Cardoso, vindo de Budapeste (Terça-feira, 23, 21h30, só para maiores de 18 anos), As Vedetas, de Lucien Lambert, pelo Grupo Teatro XXI (Quarta-feira, 24, 21h30), Óscar e Salomé, Óscar Wilde e Luísa Monteiro, numa co-produção da Cia. Teatro Contemporâneo com Didji – Teatro Laboratório (Quinta-feira, 25, 21h30), O Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, pelo Grupo Guizos (Sexta-feira, 26, 21h30), A casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, pela Cia. Teatro Contemporâneo em co-produção com Didji – Teatro Laboratório (Sábado, 27, Dia Mundial do Teatro), O Patinho Feio, pela Cia. Magia e Fantasia, vai animar as crianças dos jardins-de-infância no Domingo, 28, às 11h00 e Autinho da Barca do Inferno, baseado na obra de Gil Vicente, pelo TALB – Teatro Primitivo (Domingo, 28, 16h00).

Outros espectáculos marcarão presença nesta semana dedicada ao teatro, como é o caso de Frei Luís de Sousa (Almeida Garrett) e Memorial do Convento (José Saramago), ambos pelo Grupo Casa dos Afectos (Terça-feira, 23, às 11h00 e 15h00, respectivamente, para alunos da Escola Secundária de Albufeira).

A par dos espectáculos, haverá também uma oficina de trabalho para actores. É o caso do workshop de Iniciação às Danças Tradicionais japonesas, pela professora Akémi Guerri.

O Festival T é organizado pela Companhia de Teatro Contemporâneo, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. As entradas são gratuitas.

25 Abril: Câmara de Lagoa promove V Maratona Intercultural


Fazendo jus ao marco histórico que foi o dia 25 de Abril, a Câmara Municipal de Lagoa, a exemplo de anos anteriores, comemora o Dia da Liberdade com a V Maratona Intercultural de Futsal, uma competição amadora onde as barreiras culturais e étnicas são diluídas em torno do futsal.
E porque liberdade é o mote de uma convivência multicultural, durante 12 horas no próximo dia 25 de Abril o Polidesportivo de Porches contará com a participação activa das várias equipas provenientes de vários concelhos do Algarve.
Esta iniciativa provém no âmbito de uma política social que a Câmara Municipal de Lagoa já abraçou desde 2006, de forma a continuar a obter uma ligação de factores inclusivos, permitindo assim a aproximação da população fomentando a convivência multicultural, onde não se distinguem cultura, religião, crenças, língua, estrato social ou idade.
Esta iniciativa tem sido um sucesso, reunindo uma conjugação de factores que permite a aproximação de indivíduos com diferentes modus vivendi, bem como a aproximação interconcelhia, esbatendo desta forma fronteiras culturais e ao mesmo tempo geográficas junto da população residente num Bairro Municipal de habitação de cariz social.
No dia 25 de Abril, não fique em casa, reúna a sua equipa e participe!
Construa pontes para melhor compreensão das margens...
Inscrições e Informações: Linha Verde: 800 272 475 ou por correio electrónico: lagoasocial@cm-lagoa.pt

Serviços de Acção Social da Câmara Municipal de Lagoa reforçam atendimento multidisciplinar aos munícipes

De segunda a sexta-feira é possível recorrer ao atendimento técnico nos Serviços de Acção Social, Habitação e Saúde da Câmara de Lagoa e ser acolhido por um técnico capacitado para a elaboração de diagnóstico social e respectiva orientação e encaminhamento para as medidas sociais adequadas.
Com o objectivo de potencializar a intervenção social junto dos cidadãos do concelho de Lagoa, os Serviços de Acção Social, Habitação e Saúde do Município têm vindo a alargar a sua acção a diversas áreas de actuação, actualmente prestam um apoio transversal e multidisciplinar nas áreas da Saúde, Habitação, Acção Social e Inserção Profissional que se distribuem por atendimentos

Câmara Municipal constrói Avenida Poente de Castro Marim


Tendo como objectivo dotar o concelho de mais e melhores infra-estruturas urbanísticas, a Câmara Municipal continua a investir na construção de acessibilidades de qualidade. Depois da conclusão da Avenida Dr. José Afonso Gomes, via de penetração na malha urbana da vila, arranca, dentro de dias, a obra de reperfilamento da E.M. 1256-6 entre a entrada Nascente de Castro Marim e a Espargosa, numa extensão de 650 metros, que inclui a construção de duas rotundas, uma na extremidade nascente e outra na intersecção da Variante Norte.
A nova artéria orçada em 750 mil euros terá duas faixas de rodagem de 7 metros por sentido com separador central, englobando a construção de passeios laterais, uma ciclovia no passeio com 2.5 m de largura, a arborização das rotundas e iluminação em toda a via.
A intervenção contempla, ainda, a implantação de uma rede de rega, a drenagem pluvial e as ligações da rede doméstica de modo a potenciar a expansão urbanística futura do local.
Esta importante infra-estrutura, cujo prazo de execução é de 7 meses, vai permitir alcançar uma melhoria da acessibilidade à vila de Castro Marim, pondo fim a alguns problemas de mobilidade ali registados, os quais constituem importantes restrições ao desenvolvimento económico, ao bem-estar social e à qualidade de vida na sede do concelho.

ZOO DE LAGOS TAMBÉM É ESCOLA



O Departamento de Educação do Zoo de Lagos, Zoosphera, apresenta este ano uma série de actividades lúdicas e pedagógicas, a pensar nas crianças, educadores e escolas.

Com a missão de aumentar o conhecimento e valorização da Natureza, o parque oferece aos professores e educadores programas escolares que incluem visitas guiadas – “Experiências de Descoberta”, ateliers e jogos interactivos direccionados aos diversos grupos etários de alunos.

Às crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico o Zoo de Lagos promete experiências e sensações únicas, através de actividades com ou sem acompanhamento. O mistério do “Caso do Desaparecido” e “Cabeludos, Escamados, Nuinhos” são exemplos de jogos que permitem explorar, em contacto directo, os regimes alimentares e os revestimentos corporais de diferentes animais. Na “Hora da paparoca”, os alunos podem alimentar os animais domésticos da quintinha do Zoo.

Além das actividades acompanhadas, os alunos podem, igualmente, durante a semana desfrutar de momentos livres e de autonomia aquando da visualização de filmes e realização de desenhos e passatempos (na Sala Multiusos do Parque), observação da alimentação dos corvos marinhos e pelicanos às 11h30 e 15h00 e observação da alimentação dos primatas às 15h00.

Para os alunos do 3ºciclo do ensino básico e secundário, as visitas guiadas são acompanhadas de actividades que alertam e educam os jovens para as questões de conservação de espécies ameaçadas. “Um Mundo sem Anfíbios” e “Espécies em Perigo” são alguns dos temas a retratar, durante 60 minutos cada, e que marcam a visita ao zoo.

Também o Zoo vai à Escola(inha), personificado por um técnico especializado da Zoosphera que, adequando os temas aos diferentes grupos etários, interage com os alunos através de actividades práticas.

Os Programas Educativos ocorrem de 2ª a 6ª feira, cada actividade tem a duração de 60 minutos e uma capacidade máxima para 30 alunos. É necessário marcação prévia, efectuada com uma antecedência mínima de 8 dias. Cada actividade com acompanhamento tem um acréscimo monetário ao valor da entrada de cada aluno de €1,00 para a visita guiada e de €2,00 para as restantes actividades com acompanhamento.

Para mais informações contactar o Departamento de Educação do Zoo por telefone – 282680100, fax – 282680109 ou email – geral@zoolagos.com.

http://www.zoolagos.com/entrada.html

Portimão preserva tradição do teatro popular e apresenta três Revistas à Portuguesa


Durante o mês de Março, os apreciadores da Revista à Portuguesa, uma das mais genuínas expressões do teatro popular, podem assistir a três divertidos espectáculos promovidos por colectividades do município, que contam com o apoio da Câmara de Portimão.

Os amadores da Sociedade Recreativa Figueirense estão a apresentar até final deste mês a Revista à Portuguesa “Alto e pára o baile!”, que pode ser vista na sala da colectividade todas as sextas-feiras e sábados, às 21h30.

Este espectáculo popular de entrada livre tem os apoios institucionais da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, podendo as reservas ser feitas para o telefone 282 968 805, a partir das 17h00.

O Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande estreia a 26 de Março a sua nova Revista à Portuguesa, intitulada “Cá vamos indo”, que pode ser vista no Centro de Instrução e Recreio Mexilhoeirense às sextas-feiras e sábados, pelas 21h30, também com entrada livre.

Para reserva de bilhetes, os interessados devem ligar para o número 967 174 468, garantindo assim lugar para assistirem a esta produção apoiada pela Câmara Municipal de Portimão.

Na sede do Boa Esperança, continua em exibição a Revista à Portuguesa “Fujem Moços que vem a Gripe“, que também conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.

As actuações têm lugar às quinta-feiras e às sexta-feiras a partir das 21h00, e aos sábados e domingos às 15h30 e às 21h00, podendo os bilhetes ser reservados através dos telefones 282 422 976 ou 967 188 290.

Centro Cultural de Lagos promove Oficina de Fotografia Pinhole


No âmbito da exposição "Lagos através do buraco da agulha", que inaugura no próximo dia 27 de Março e estará patente ao público até 22 de Maio, no Centro Cultural de Lagos, este equipamento cultural vai promover uma Oficina de Fotografia Pinhole.

Esta Oficina, que se destina à comunidade escolar (alunos com mais de 10 anos de idade), é dedicada à fotografia estenopeica, oferecendo a todos a oportunidade de observar experiências de natureza óptica.

O pinhole caracteriza-se pela realização de imagens fotográficas sem a utilização de lentes. A luz entra numa câmara escura por um pequeno furo (o pinhole) que, por essa razão, tem a faculdade de formar uma imagem no interior da câmara.

A Oficina divide-se em duas sessões (2 dias): a 1ª sessão inicia-se com a construção de uma câmara fotográfica a partir de materiais reciclados, normalmente caixas de cartão e latas estanques à luz. A 2ª sessão é dedicada à execução de fotografias com as câmaras realizadas na sessão interior. Tem início no laboratório fotográfico onde se carrega a câmara com papel fotográfico e se executa o processo de revelação das fotografias tiradas no exterior.

A Oficina é gratuita, mas de inscrição obrigatória (marcar, no mínimo, com dois dias de antecedência). Os materiais necessários para participar são apenas caixas de cartão recicladas (de preferência rectangulares, tamanho máximo - uma caixa de sapatos).

Para mais informações e inscrições os interessados deverão contactar o Centro Cultural de Lagos (Inês Silva), através do e-mail isilva.ccl@gmail.com ou pelo telefone 282 770 450.

Crianças de Portimão plantam Árvore do Centenário


Cerca de 200 crianças de escolas do município de Portimão participam às 10h00 de amanhã, 19 de Março, numa iniciativa simbólica que assinala os cem anos da República Portuguesa, através da plantação da Árvore do Centenário na Quinta Pedagógica, promovida pela Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão e Aspaflobal – Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio.

Os alunos do 4º ano das EB1 do Pontal, Major David Neto, Pedra Mourinha, Chão das Donas, Vendas e Coca Maravilhas vão plantar uma oliveira, símbolo da paz e da prosperidade, participando assim nesta acção proposta pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e que faz parte de uma vasta programação cujo ponto alto terá lugar em Portimão no próximo dia 5 de Outubro, aquando das cerimónias oficiais de evocação da efeméride.

A implantação da República, ocorrida em 5 de Outubro de 1910, representa um dos momentos mais marcantes da História portuguesa, pretendendo o programa das comemorações celebrar o republicanismo e os ideais cívicos que lhe estão subjacentes.

O projecto da Árvore do Centenário tem ainda por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a preservação do património florestal, uma das principais preocupações dos primeiros governantes republicanos.

Europeus apostam num “consumo de qualidade”


O Observador Cetelem analisa este ano o comportamento dos consumidores europeus criando um paralelismo entre antes e pós crise. Este é um estudo que revela que em 2010 a vontade dos europeus não é consumir menos, mas consumir melhor.
Falar de um “antes da crise” e de um “pós-crise” é estabelecer parâmetros mentais que nos permitem avaliar o nosso comportamento. O Observador Cetelem, fiel à sua filosofia, analisa nesta edição do Barómetro Europeu o comportamento dos consumidores europeus através do estado de espírito do consumidor, das suas intenções de consumo e das estratégias para optimizar o seu orçamento, cada vez mais apertado.
Apesar da profunda crise vivida em 2009, o consumo das famílias resistiu melhor do que o previsto e o Observador Cetelem revela que, para 2010, a vontade dos europeus não é consumir menos, mas consumir melhor.
Esta é uma análise que não se resume à recolha de testemunhos dos consumidores Europeus. Existem tendências estruturais, claramente identificadas. As esperadas alterações demográficas, que têm como consequência o aumento da importância da “terceira idade” começam a fazer-se notar. A evolução das despesas, nomeadamente as relacionadas com a saúde, ocuparão um lugar que tende a destacar-se devido ao envelhecimento da população. Sem risco de erro, poderíamos colocar nesta categoria a circulação de consumidores que parecem ter integrado de forma duradoura a necessidade de conjugar aspectos como bem-estar e comportamento cívico, qualidade e ecologia.
Em contrapartida, dever-se-á considerar estrutural o desenvolvimento do comércio justo ou os consumidores europeus continuarão a alimentar um egocentrismo desmedido? O mercado de usados, na compra e, sobretudo na venda, para qualquer tipo de bens e não apenas o automóvel, terá pela frente a sua idade de ouro? A distribuição deverá ter uma atitude reactiva? Como deverá o mercado enfrentar esses novos comportamentos de consumo? São estas algumas das questões que o Observador Cetelem procura analisar nesta edição de 2010, a fim de melhor compreender um domínio económico: o do consumo, principal motor de desenvolvimento das economias europeias.

Estima-se que a morte súbita vitima 27 pessoas por dia - presidente da APAPE


A Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) acabam de lançar, em conjunto, a campanha nacional “Salve o seu Coração” que pretende alertar os portugueses para os perigos das arritmias cardíacas e promover a prevenção da morte súbita.
No âmbito desta campanha está disponível a partir de hoje, em Portugal, um site dedicado exclusivamente à prevenção da morte súbita, formas de diagnóstico e tratamentos possíveis, que pode ser acedido em www.mortesubita.com.pt.
De acordo com o Dr. João Primo, presidente da APAPE, “A morte súbita cardíaca ocorre repentinamente, sem previsão, sem sinais de trauma ou violência, sem escolher local e idades. As vítimas de morte súbita cardíaca sem socorro imediato morrem em 90% a 95% dos casos. Estima-se que a morte súbita vitima 27 pessoas por dia”.
O cardiologista explica ainda que “a morte súbita é um problema subvalorizado, que pode ocorrer em indivíduos aparentemente saudáveis ou atletas e que mata mais do que o cancro, o AVC e o VIH juntos. É por isso necessário que a população e os profissionais de saúde conheçam bem os riscos da morta súbita”.
Segundo o Dr. João Sequeira Carlos, presidente da APMCG “dores no peito, palpitações ou perdas de consciência são possíveis sintomas de uma arritmia cardíaca. Os pacientes que apresentem estes sintomas devem consultar o seu médico de família de modo a detectar e corrigir possíveis factores de ricos de morte súbita cardíaca. Através de uma avaliação clínica e eventuais exames complementares o seu médico de família está numa posição privilegiada para o fazer”, explica o médico de família.
A morte súbita cardíaca é uma perda súbita do pulso e da consciência causada por uma falha inesperada da capacidade do coração bombear eficazmente o sangue para o cérebro e para todo o corpo. Geralmente é causada por arritmias potencialmente fatais e anomalias no sistema eléctrico do coração.

ALBUFEIRA RECEBE III TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ADAPTADO



Estádio Municipal de Albufeira, dia 20 de Março, pelas 09h00
Este campeonato que visa a promoção, divulgação do desporto e intercambio cultural direccionado à pessoa com deficiência, irá contar com a participação de cerca de 300 atletas nacionais e internacionais, nos escalões de juniores e seniores.


O Estádio Municipal de Albufeira vai ser palco, no próximo Sábado 20 de Março, do III Torneio Internacional de Futebol Adaptado de Albufeira. Trata-se de uma iniciativa da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve em colaboração com a Autarquia.

O evento vai reunir atletas dos municípios de Albufeira, Barendrecht, Amersfoort, Nijkerk, Soest e Bunschoten, os quais ao longo dos últimos três anos têm vindo a promover a prática desportiva junto da pessoa com deficiência. Este torneio é um acontecimento de particular relevo para o concelho de Albufeira, na medida em que se insere numa estratégia de valorização do município, numa lógica de desenvolvimento do potencial inerente ao turismo desportivo.

O torneio vai decorrer entre as 09H00 e as 19H00, e irá contar com a participação de cinco equipas portuguesas (APEXA, Selecção de Talentos de Gaia, AAPACDM – Faro, APPACDM – Setúbal, APCL – Lisboa) e seis holandesas (Bvv Barendrecht, CJVV Amersfoort, NSC Nijkerk, SO Soest, Symfora Amersfoort – Linz e vv IJsselmeervogels Bunschoten), tendo como ponto alto o jogo entre os veteranos dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e a equipa holandesa de Amersfoort, pelas 13h00.

Refira-se que a APEXA nasceu em 2003, por um grupo de pais e amigos de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, possuindo actualmente cerca de 300 associados.

TURISMO DO ALGARVE QUER UM DESTINO ACESSÍVEL


Entidade regional apoia Associação Salvador
O Turismo do Algarve quer um turismo acessível a todos e por isso está a desenvolver uma parceria com a Associação Salvador para fazer um levantamento das unidades hoteleiras da região adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, em especial em cadeira de rodas. Os empreendimentos adequados constarão depois no portal Portugal Acessível, da associação.

«Estamos neste momento a delinear a estratégia para abordar o Turismo Acessível, que terá de ser transversal a todos os produtos turísticos. Temos ouvido vários organismos públicos e privados para criar uma marca que distinga o Algarve como um destino ideal também para turistas com necessidades especiais», explica o vice- -presidente do Turismo do Algarve António Almeida Pires.

Para já, o Turismo do Algarve está a ajudar a Associação Salvador a inventariar as unidades hoteleiras e os museus da região que têm capacidade para receber pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência motora. Os espaços serão incluídos em seguida no sítio da Internet www.portugalacessivel.com, o primeiro do país a fornecer informações sobre os melhores restaurantes, museus, monumentos e estabelecimentos hoteleiros para aqueles visitantes.

«O objectivo é promover a consciência social para uma realidade que afecta 37 por cento da população e, ao mesmo tempo, pensar em programas específicos para outros nichos de mercado. Gostaríamos que o Algarve fosse a região do país com mais estabelecimentos turísticos acessíveis inscritos no portal», conclui Almeida Pires.