sábado, 22 de outubro de 2011

José Eliseu mostra a sua cerâmica escultórica no Auditório de Olhão

O Auditório Municipal de Olhão acolhe, entre 1 de Novembro e 30 de Dezembro mais uma exposição de arte no seu foyer. Desta vez é o artista algarvio José Eliseu que mostra os seus trabalhos em cerâmica.

Com inauguração marcada para o próximo dia 1 de Novembro, às 15h30, na exposição de cerâmica escultórica de José Eliseu será possível perceber que as crianças estão quase sempre em evidência. Como referiu o escritor farense António Ramos Rosa a propósito das suas peças, “o escultor José Eliseu procura combinar a criança com o objecto do seu jogo e identifica-se ou conjuga-se com esse jogo nas suas figuras em que não se pode separar a criança que joga do jogo que ele joga”.

José Eliseu nasceu na Mexilhoeira Grande, Algarve. Estudou no Instituto Superior de Design (IADE), em Lisboa. Vem citado no livro “50 Anos de Pintura em Portugal” (Universitária Editora). Desde 1980 que faz crítica de arte em jornais e revistas.

Tem participado em diversas exposições em Portugal e no estrangeiro, das quais podemos destacar: Centro Cultural de Lagos; Galeria Municipal de Albufeira; Galeria Arc XVI – Faro: Galeria Municipal Artur Bual – Amadora; Galeria de Fitares – Sintra; Sociedade Nacional de Belas Artes – Lisboa; Museu de Electricidade – Lisboa; Centro Cultural de Belém, Galeria 4 – Lisboa; Museu da Marioneta – Lisboa; Bienal Internacional de Artes, Brusque – Brasil; Stedelij Hoger Institut, Genk – Bélgica; Galeria La Viscontea, Rho, Milão – Itália; 100 Anos de Miró, Alcarcon – Madrid.

Loulé e Portimão recebem 2º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água

O 2º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água, previsto para 24 e 25 de Novembro de 2011, teve as suas datas alteradas por motivos associados à Greve Geral anunciada para o dia 24 de Novembro. Assim, esta iniciativa irá decorrer nos dias 25 de Novembro (sexta-feira / Seminário) e 26 de Novembro (sábado / Saída de Campo).

A segunda edição do Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água (ERVAA) é promovido pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve, IP, com o apoio das Universidades do Algarve e de Évora, das Câmaras Municipais de Loulé e de Portimão e da Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão.
A iniciativa tem como principal objectivo a sensibilização para a gestão participada da água, através do voluntariado ambiental, dirigida às escolas do ensino básico e secundário e a todos os interessados na conservação e sustentabilidade de ecossistemas costeiros e de água doce.

O primeiro dia do evento, que decorrerá em Loulé, destina-se à formação teórica necessária ao desenvolvimento das acções de monitorização e à divulgação de trabalhos realizados pelas Escolas do Algarve. As comunicações distribuem-se por dois painéis: “Voluntariado e Bioindicadores de Ecossistemas Costeiros e de Água Doce” e “Voluntários em Acção”, privilegiando-se a formação de cariz científico e a troca de experiências entre voluntários e especialistas na matéria.
No segundo dia, estão previstas quatro saídas de campo para recolha das amostras em três ecossistemas costeiros do Algarve, na praia da Rocha, na ria de Alvor e na ria Formosa, e de um ecossistema de água doce, na ribeira de Boina (Portimão). Posteriormente será desenvolvido trabalho laboratorial para avaliação dos bioindicadores utilizados para a monitorização da qualidade ecológica da água no âmbito do projecto Voluntariado Ambiental para a Água. Pretende-se, neste dia, dar a formação prática que permita a monitorização de macroinvertebrados bentónicos de água doce (larvas de insectos, gastrópodes, etc), de macroinvertebrados bentónicos de água salgada (bivalves, poliquetas, etc), de ervas marinhas e de foraminíferos.
A inscrição no 2º ERVAA pode ser efectuada através do formulário disponível no site do Voluntariado Ambiental para a Água, em: www.voluntariadoambientalagua.com, ou no site da ARH Algarve http://www.arhalgarve.pt. O formulário preenchido deverá ser enviado para o e-mail pvaz@arhalgarve.pt. A inscrição é gratuita mas obrigatória e deve ser formalizada até ao dia 15 de Novembro.
O Encontro Regional está acreditado para Formação de Professores (0,6 créditos).

atleta Jorge Costa homenageado

Tal como vem sendo hábito desde a primeira edição da Légua de Marcha Atlética de Santo António dos Cavaleiros, o Grupo Desportivo de São Domingos homenageou, este sábado, uma destacada individualidade da especialidade.
O homenageado deste ano foi Jorge Costa, atleta internacional do Clube Oriental de Pechão, que colocou ponto final na actividade competitiva este ano, em Olhão, sua terra natal, por ocasião da Taça da Europa de Marcha.

A cerimónia que decorreu durante o beberete servido pela organização aos participantes, constituiu mais uma oportunidade de saudações e confraternização dos amigos e admiradores do campeão algarvio.
Carteiro de profissão, casado, pai da jovem marchadora Carolina Costa, Jorge Costa foi campeão nacional de 50 km marcha por duas vezes, em 2007 e 2011, e participou, nesta distância, em vários eventos internacionais, destacando-se, de todos eles, os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, um importante marco na sua carreira desportiva.


Recordamos os nomes das individualidades já homenageadas:


2004: José Pinto;
2005: Sofia Avoila;
2006: José Urbano;
2007: Luís Dias;
2008: Ana Cabecinha e Vera Santos;
2009: João Vieira;
2010: Susana Feitor.
fonte:blogue O Marchador

Universidade do Algarve reconhecida pelo Governo Espanhol como Campus de Excelência Internacional do Mar

O Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI.MAR), do qual a Universidade do Algarve é parceira, é um dos 6 consórcios que hoje foi reconhecido pelo Ministério da Educação do Governo Espanhol como Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional Europeu (CEIR). A Universidade do Algarve é a única instituição portuguesa selecionada, dos projetos que se candidataram ao CEI 2011 pela primeira vez.

Concorreram inicialmente 32 projetos de consórcio à 3ª edição do Programa CEI, dos quais 13 pela primeira vez. Uma comissão técnica, formada por peritos de reconhecido prestígio internacional, analisou as propostas desde setembro, tendo pré-selecionado oito, que durante o dia de ontem apresentaram os seus projetos. Outros nove consórcios deram conta dos resultados obtidos desde 2009, altura em foram classificados de CEI. Dos projetos que se apresentaram ao concurso CEI 2011 pela primeira vez, a Universidade do Algarve foi a única instituição portuguesa a ser selecionada.
A comissão técnica internacional realçou o conjunto de potencialidades e singularidades do CEI.MAR, referindo que é o único Campus de Excelência marinho que une o Atlântico e o Mediterrâneo, e alia a ciência, a engenharia e as ciências humanas em torno do mar, numa área de grande valor geoestratégico para a vida científica, económica, social e cultural do sul da Europa.

Sobre Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI-MAR)
A Universidade do Algarve integra o Campus de Excelência Internacional do Mar, que pretende criar um espaço comum de conhecimento e inovação do meio marinho, através das suas áreas de especialização. Com a coordenação da Universidade de Cadiz e a participação de universidades da Andaluzia (Almeria, Granada, Málaga e Huelva), o estudo e a gestão do Mar do litoral sul da Península Ibérica não estariam completos se não fossem realizados em consonância com as costas portuguesa e marroquina.

A Universidade do Algarve e a Universidade de Abdelmalek Essaâdi, em Marrocos, acompanham as universidades e instituições espanholas na direção deste projeto, conferindo assim um forte carácter transfronteiriço e internacional ao Campus. Foram definidas cinco áreas de especialização, identificadas em função da força e potencialidade do Campus, sendo elas o Conhecimento do Mar, o Mar como Fonte de Recursos, a Gestão do Mar, as Engenharias e o Mar, e o Valor Cultural do Mar.

Sobre o CEI 2011

O Programa CEI enquadra-se na estratégia do Governo Espanhol - Universidad 2015, que procura a modernização das universidades deste país, promovendo redes estratégicas com outras instituições, com a finalidade de criar “ecossistemas de conhecimento” que favoreçam o emprego, a coesão social e o desenvolvimento económico-territorial.
Este programa conta com uma verba de 111,8 milhões de euros, dos quais 75 estão destinados ao subprograma de excelência. Desde que o Ministério da Educação Espanhol impulsionou este programa, em 2008, já investiu mais de 700 milhões de euros.
A verba disponível para o programa (75 milhões de euros) será distribuída pelos projetos selecionados. Além do Ministério da Educação Espanhol, o financiamento dos mesmos será comparticipado pelas Comunidades Autónomas espanholas.

Com esta edição ficará praticamente completo o mapa espanhol de Campus de Excelência Internacional, que, a partir de agora, fixará a sua prioridade em melhorar a qualidade de cada um dos projetos, com o objetivo de, em 2015, só existirem 10 Campus de Excelência Internacional e 10 Campus de Excelência Internacional de âmbito Regional Europeu, capazes de competir internacionalmente nos respetivos domínios.
A nova “Ley de Economía Sostenible” do Governo Espanhol veio considerar o Programa CEI como um instrumento fundamental para relançar a Economia, promover a competitividade e a internacionalização do sistema universitário, implicando neste processo o triângulo Ciência-Tecnologia-Empresa.

Um pouco da história do automobilismo mundial está no Autódromo do Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve acolhe, este fim-de-semana de 20 a 23 de Outubro, pelo terceiro ano consecutivo o maior e melhor evento de clássicos da Península Ibérica: o Algarve Historic Festival. Desde ontem em acção estão um sem número de carros que fizeram a história do automobilismo mundial e que continuam a entusiasmar todos os apaixonados dos desportos motorizados.

Destaque para o Campeonato do Mundo de F1 Históricos que coloca em pista monolugares construídos entre 1966 e 1985 como o Williams FW08 ou o McLaren MP4/1B. Igual destaque para a categoria F2, F3 e Single Seaters que trazem para a pista os carros que serviram de antecamera da F1 na década de 70/80.

Também muito atractivos são os ´bólides’ da categoria 1000km Pré-72 Protótipos, carros que fizeram história nas corridas de resistência como as 24h de Le Mans. Mas de muitas mais categorias se faz o Algave Historic Festival que conta com 12 categorias num total de 18 corridas. Um fim-de-semana de muita história que ninguém deve perder.

Para além dos carros, o Algarve Historic Festival trás ao Circuito de Portimão algumas das estrelas vivas dessa época, nomeadamente, Maria Teresa de Filippis, Richard Attood, Tony Brooks, Nanni Galli, Tim Parnel, David Piper e ainda os portugueses, Nicha Cabral e Pedro Lamy, que se vão juntar para a reunião anual do Clube Internacional de Pilotos de F1 agendada para amanhã, Sábado, 22 de Outubro pelas 10h.