sábado, 24 de abril de 2010

36 ANOS DEPOIS: MADRUGADA DE MIL PROMESSAS INCUMPRIDAS



CLIQUE DUAS VEZES EM CIMA DO TEXTO PARA LER MELHOR OU LEIA A PÁGINA 2 DA NOSSA EDIÇÃO SEMANAL

Portimão: Governadora Civil de Faro elogia alunos e professores da EB1 Coca Maravilhas pelo seu contributo contra a discriminação social


“O processo de inclusão social resulta, tanto de um exercício individual, como de um trabalho colectivo que deve abranger todas as classes etárias”, considerou ontem a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante a cerimónia de entrega de prémios do Concurso “Escola Alerta 2009-2010”, realizada na EB1 Coca Maravilhas, em Portimão.
No âmbito da cerimónia, que contou com a presença do Director Regional de Educação, Isilda Gomes realçou o “importante papel” da escola na formação cívica de crianças e jovens, enquanto interventores numa sociedade que se exige cada vez mais atenta aos mais variados fenómenos de exclusão social.
“Por vezes, é na primeira infância que surgem os primeiros sintomas de exclusão, pelo que é aos professores e a todos os profissionais na área da Educação, que cabe a responsabilidade de detectarem situações dessa natureza, de forma a corrigi-las o mais rapidamente possível, contribuindo assim para a erradicação desses fenómenos da nossa sociedade”, frisou a Governadora Civil.
Lamentando a fraca adesão dos estabelecimentos de ensino do Algarve ao Concurso “Escola Alerta”, organizado na região pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e o Governo Civil de Faro, Isilda Gomes salientou a importância deste projecto na sensibilização de crianças e jovens para o problema da exclusão social, tendo observado que “os mais novos podem fazer a grande diferença no futuro”.
“Se despertarem cedo para este tipo de problemas, as crianças e jovens de hoje poderão transformar-se em adultos com maior responsabilidade em matérias essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e tolerante, em que os direitos humanos não continuem a ser postos em causa devido às diferenças culturais ou às condições individuais”, referiu a Governadora Civil.
Elogiando os autores do trabalho premiado pelo interesse dedicado à problemática da deficiência, Isilda Gomes reiterou ainda a sua total confiança no contributo das novas gerações para um futuro melhor para todos.
“Acredito que estamos a formar cidadãos mais sensíveis às causas sociais e humanitárias, pois só assim será possível coabitarmos num Mundo que tende a eliminar todas as fronteiras para se constituir numa verdadeira aldeia global”, considerou a Governadora Civil, realçando que o Algarve é uma região que se distingue pelo grande espírito de solidariedade das suas populações.
“Escola e cidade sem barreiras” é o título do trabalho premiado no âmbito da edição regional do concurso promovido pelo INR e o Governo Civil de Faro. Os 44 alunos do 1º e 2º ciclos e dois professores envolvidos no projecto, identificaram as barreiras arquitectónicas existentes na escola e na cidade de Portimão, tendo apresentado um conjunto de soluções e medidas a implementar com vista à sua erradicação.
No seguimento do trabalho desenvolvido, os seus autores redigiram ainda uma comunicação ao Presidente da Câmara Municipal de Portimão, na qual descrevem o projecto e solicitam a resolução da problemática apresentada.
Durante a cerimónia os professores que orientaram o trabalho premiado sugeriram à Governadora Civil a adaptação de uma bicicleta para cidadãos com deficiência visual, tendo Isilda Gomes assumido de imediato a aquisição do referido veículo, ficando os docentes responsáveis pelo desenvolvimento do projecto.
Para além de um troféu e de cheque de 600 euros atribuídos à escola, os promotores do concurso distinguiram com diplomas os alunos e professores que elaboraram o trabalho premiado.
A EB1 Coca Maravilhas, do Agrupamento Vertical Engenheiro Nuno Mergulhão, integra uma unidade de apoio especial para a educação de alunos com multideficiência, frequentada por várias crianças com variados tipos de deficiência.
O Concurso “Escola Alerta” visa precisamente sensibilizar os alunos para a participação na superação da discriminação, sobretudo no que diz respeito a pessoas com deficiência, através da eliminação de barreiras sociais, de informação e comunicação, urbanísticas e arquitectónicas, que dificultam ou impedem a acessibilidade, o pleno gozo dos direitos humanos e de cidadania e, consequentemente, o exercício efectivo desses direitos.
Sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os das pessoas com deficiência ou incapacidade e promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma sociedade para todos, constituem ainda objectivos do projecto.

Portimão vai ter um novo Coreto


Vai ser inaugurado amanhã, dia 25 de Abril
Um dos momentos altos das comemorações da revolução de Abril em Portimão está marcado para as 17h00 do dia 25 de Abril na Zona Ribeirinha de Portimão – a inauguração do novo Coreto de Portimão, um investimento de 232 mil euros da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia de Portimão, que desta forma respondem ao desejo dos portimonenses de terem de volta um dos marcos simbólicos da cidade.

Tal como aconteceu em 25 de Julho de 1925, a música da Sociedade Filarmónica Portimonense vai voltar-se a ouvir, invocando tempos de outrora, em que o Coreto foi palco para frequentes concertos em festas e cerimónias oficiais, durante cerca de quarenta anos, proporcionando aos portimonenses e aos turistas, momentos de lazer e de cultura.

A degradação do coreto conduziu à sua demolição em 1971, no entanto manteve-se sempre presente na memória dos habitantes mais antigos, que têm vindo a transmitir aos mais jovens esse registo simbólico, pertença da memória colectiva da cidade de Portimão. Por este facto, ao longo dos anos, por várias vezes e em diversos contextos, foi manifestado o desejo de ressuscitar o coreto, sonho que agora vai ser concretizado.

Celebrações do 25 de Abril em Olhão




NO CONCELHO DA RESTAURAÇÃO AS COMEMORAÇÕES DE ABRIL TÊM OUTRO SABOR...

Trinta e seis anos volvidos desde a Revolução dos Cravos, o 25 de Abril comemora-se no concelho de Olhão, celebrando mais uma vez a jovem Democracia que trouxe a liberdade a Portugal. Todas as áreas, sejam políticas, sociais, desportivas ou culturais querem manifestar-se e dar o seu contributo para assinalar esta data tão significativa.
Assim sendo, até domingo, em todo o concelho de Olhão há cerimónias, eventos e espectáculos para homenagear esta data que se tornou num marco histórico para a vida política e social dos portugueses.
Na Biblioteca Municipal de Olhão, o programa comemorativo contempla diversas sessões no âmbito do VII Festival de Narração Oral de Contos da Liberdade e no Jardim Pescador Olhanense, dia 24, às 21h30 terá lugar a emocionante final do encontro de bandas no âmbito do concurso Abril Bandas Mil.
Da cultura para o desporto: nesse mesmo dia, mas logo pela manhã (10h00), alunos do primeiro ciclo disputam entre escolas uma prova de atletismo organizada pela Junta de Freguesia de Quelfes. No dia seguinte, 25 de Abril, em Olhão, das 09h00 às 18h00, haverá também um torneio de futebol com jovens alunos nascidos em 2002/2003. Em Pechão, faz-se a Festa da Liberdade, com jogos tradicionais, animação desportiva, karaté, grafitis e oficinas de expressão plástica para crianças na Fonte Velha. Mais tarde, decorre o torneio de futebol de 5 na Zona Desportiva de Pechão. Na Fuseta, os alunos da escola de música apresentam-se na Associação Cultural Fusetense. No Salão do Sport Lisboa e Fuseta há exibição de documentários, filmes, fotografias, mas também poemas e música. Quelfes acolhe a prova de tiro TRAPP, no campo de tiro de Santa Catarina da Fonte do Bispo.
O hastear das bandeiras é um dos momentos simbólicos do dia 25, junto ao edifício da Câmara Municipal, pelas 09h30, antecedido do desfile da Banda Filarmónica 1º de Dezembro e da Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão. À noite, a apoteose acontece com o espectáculo de Paulo de Carvalho no Auditório Municipal.