quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Olhão: Inscrições abertas para as Marchas Populares


Estão abertas as inscrições para os Festejos Populares de Olhão 2011. Os elementos dos grupos que quiserem fazer parte das marchas populares, que percorrem as freguesias do concelho na segunda quinzena de Junho, podem inscrever-se na Divisão de Desporto do Município de Olhão ou através do respectivo formulário.
Envergando belos fatos, onde o brilho e a cor predominam, os marchantes vão mais uma vez desfilar pelas principais artérias das localidades olhanenses para celebrar os Santos Populares, interpretando coreografias criadas propositadamente para o efeito e que encantam o público que assiste a uma das mais enraizadas tradições nacionais.
Para que tal aconteça com o indispensável brilhantismo, à semelhança dos últimos anos, é necessário um intenso trabalho de preparação, que começa já no mês de Fevereiro. Os interessados devem inscrever a sua marcha, referindo o respectivo tema, até 18 de Fevereiro, na Divisão de Desporto do Município de Olhão. O grupo proposto deve ter entre 12 e 14 pares e a letra e a música a interpretar devem ser originais. O tempo de actuação de cada marcha não pode ultrapassar os 10 minutos e a gravação da música proposta deve ser entregue à organização em mini-disc ou compact disc (CD).
Para o esclarecimento de qualquer dúvida, os interessados devem contactar o Município de Olhão através do telefone 289 700 100 (Ext.345).

Teatro: CÂMARA DE LOULÉ CONTINUA A APOIAR PROJECTO VATE


Foi aprovada ontem, em reunião da Câmara Municipal de Loulé, a atribuição de um subsídio no valor de 6.109,15 euros à ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, tendo em vista o apoio ao Projecto VATe – “Vamos Apanhar o Teatro”. A Autarquia prossegue, assim, com uma cooperação que teve início em 2005.
Os responsáveis municipais realçam o “carácter inovador deste projecto no domínio das artes do espectáculo, com trabalho reconhecido a nível regional e nacional”. Por outro lado, o executivo louletano justifica este apoio “no âmbito da política cultural que a Câmara prossegue, colaborando sistematicamente nas mais diversas actividades, com especial relevância para o Teatro”.
Recorde-se que este projecto assenta na transformação de um autocarro de dois pisos numa sala de espectáculos, com palco, plateia, bastidores e camarins.
O objectivo é trabalhar com comunidades do interior algarvio, de baixa densidade populacional, geograficamente afastadas dos centros culturais e, consequentemente, das actividades artísticas e culturais. Consiste não só em levar o Teatro a zonas de difícil acesso, mas também mostrar que a arte dramática pode ser uma importante ferramenta no que diz respeito à pedagogia social.
O público-alvo são especialmente as crianças e idosos. As técnicas artísticas privilegiadas neste projecto serão os bonecos e as formas animadas (marionetas, fantoches, sombras, etc.), alguma representação e narração oral.
São, de igual modo, desenvolvidos ateliers com os espectadores, com o objectivo de estimular a apetência e a expressão artísticas, a comunicação, a pesquisa e a busca interior.
Nestes ateliers, que se seguem ao espectáculo, trabalham-se dinâmicas de grupo, expressão dramática e corporal, técnicas de pesquisa e construção de histórias, construção e manipulação de bonecos e formas animadas.

GNR DE FARO DETÉM "LARÁPIOS" EM RESIDÊNCIAS DE FARO, OLHÃO, S.B.ALPORTEL E LOULÉ



O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Faro, deteve ontem cinco indivíduos portugueses, 3 masculinos de 45, 28 e 27 anos de idade e 2 femininos de 45 e 25, por suspeita da prática dos crimes de roubo e furto qualificado, em várias residências nos concelhos de Faro, Olhão, S. Brás de Alportel e Loulé.
Após investigação que decorria à cerca de dois meses, foram cumpridos três mandados de busca em residências no concelho de Faro e Loulé, onde se procedeu à apreensão de vários materiais, referenciados em roubos e furtos praticados pelo grupo agora detido.
No decurso da busca numa das residências foi verificada a total falta de higiene e de cuidado em que se encontravam cinco crianças de 10, 7, 6, 4 e 1,5 anos de idade, expostas às práticas de consumo de estupefacientes dos seus progenitores, tendo-se se procedido à sua retirada e condução para uma casa de acolhimento com o auxílio de três técnicos da CPCJ de Faro.
Foi recuperado diverso material furtado, designadamente: objectos em ouros, bicicletas, LCD’s, DVD’s, Consolas, computadores, Moto cultivadores, Guitarras, armas de fogo e de recreio, munições de vários calibres, berbequins, andaimes, sopradores, roçadoras, geradores, motores de barco, etc., tudo num valor estimado de 25000 mil euros.
Os detidos vão ser presentes, no dia de amanhã, ao Tribunal Judicial de Faro, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.
O Comando de Faro reputa esta acção como de grande relevo considerando que, nos últimos meses foram praticados um elevado número de crimes desta natureza, nesta zona do Algarve, podendo estas detenções ajudar a solucionar outros crimes cujos autores eram até à data desconhecidos.

GNR DE PORTIMÃO DETÉM CASAL DE PORTUGUESES POR FURTO EM RESIDÊNCIA


O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Portimão, deteve ontem em flagrante delito por furto na zona do Rasmalho - Portimão um casal de portugueses, ele de 51 anos e ela de 31, acompanhados de uma filha menor.
O casal, aproveitando a ausência dos proprietários deslocou-se a uma propriedade rural nos arredores de Portimão, da qual furtou diversos artigos em ferro, cobre e alumínio avaliados em cerca da 600 euros provocando igualmente danos no valor de 500 euros.
Valeu a pronta intervenção dos elementos do Núcleo de Investigação Criminal, que, alertados para a existência de ocorrências semelhantes na região, exerciam patrulhamento sobre aquele local.
Os detidos foram hoje presentes ao Tribunal de Portimão, tendo sido julgados em Processo Sumário, contudo, a leitura de sentença ficou marcada para o próximo dia 09/02/2011, altura em que, se conhecerá a pena aplicada aos autores deste crime, tendo os artigos furtados sido entregues ao seu legítimo proprietário.
O Comando de Faro reputa esta acção como de grande relevo considerando que, nos últimos meses foram praticados um elevado número de crimes da mesma natureza, não só no concelho de Portimão, mas também nos de Lagos, Silves e Albufeira, podendo estas detenções ajudar a solucionar outros crimes cujos autores eram até á data desconhecidos.

DESPEDIMENTOS NA GROUNDFORCE EM FARO: MARCHA-ATRÁS PARA CORRIGIR MÁ-FÉ E FALTA DE IMPARCIALIDADE - CFC


"O que tem acontecido confirma que a pressão autárquica era fundamental e que o Presidente, PSD e PS tornaram-se corresponsáveis pela dramática situação, ao boicotarem a luta que CFC propôs", afirma, em nota de imprensa que transcrevemos na íntegra, o movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-presidente da Câmara de Faro, José Vitorino.
"O Movimento Autárquico Independente CFC tem continuado a acompanhar com grande preocupação a situação dos trabalhadores da Groundforce despedidos em Faro, sendo solidário com o seu estado de ansiedade e revolta. Por razões de má-fé e falta de imparcialidade, CFC vem apelar a que o poder público faça marcha-atrás.
Em declarações feitas na Assembleia da República, o Ministro dos Transportes afirmou que não haveria despedimentos coletivos nas empresas públicas dos transportes e que os ajustamentos de pessoal seriam feitos em diálogo com os Sindicatos. Segundo CFC, quando são necessárias reestruturações é assim que se deve fazer sempre.
Porém, a postura correta que o Governo revelou agora vem confirmar o que CFC sempre disse sobre o despedimento coletivo dos 336 trabalhadores da Groundforce em Faro (empresa detida a 100% pela TAP/Estado): foi um ato bárbaro e com atentado à dignidade, num processo viciado, de má-fé, duvidoso na sua legalidade e com desrespeito pelo princípio constitucional da imparcialidade. CFC pergunta: fazem-se reestruturações sem despedimentos coletivos nas outras empresas públicas (bem) e houve despedimento coletivo na Groundforce (mal)?
Não há seriedade nem coerência do Governo, sendo legítimo exigir e apelar à marcha-atrás na Groundforce, com início de negociações no âmbito de uma reestruturação global da empresa.
O que o poder público fez em Faro foi um golpe sujo e desonesto: num conluio entre Groundforce/TAP/Ministérios do Trabalho e dos Transportes, esvaziaram a Groundforce de contratos e fecharam a Escala de Faro, como se o Aeroporto tivesse encerrado. Depois, de forma "sinistra", seguiram uma estratégia de isolamento dos trabalhadores de Faro que fizeram de vítimas, com pressão e medo sobre os restantes da empresa para os desmobilizar de formas de luta mais duras.
Os fatos revelam que a pressão dos partidos na Assembleia da República tem sido quase nula e os candidatos presidenciais, uns nem ligaram e outros esqueceram o assunto no período de campanha eleitoral.
Conforme propostas CFC, isto confirma que pressão a sério apenas os órgãos autárquicos em Faro a poderiam fazer mas, por razões de má politica, o Presidente, PSD e PS boicotaram o processo e tornaram-se corresponsáveis pela dramática situação", conclui o documento CFC.

"Ideias em Caixa" atrai 266 concorrentes


O concurso Ideias em Caixa 2010 promovido pela Universidade do Algarve (UAlg), através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, com o alto patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, superou todas as expectativas ao receber 126 candidaturas, que envolvem 266 concorrentes. De salientar a grande variedade de áreas de negócio propostas: Turismo, Lazer/Desporto, Consultoria, Economia do Mar, Economia Social, Saúde e Indústrias Criativas.
A idade média dos concorrentes situa-se nos 32 anos, sendo que os participantes têm entre 19 e 67 anos. Quanto ao sexo, 65% são homens e 35% são mulheres. Nesta terceira edição os concorrentes distribuem-se da seguinte forma: 38% são estudantes, 58% têm outra actividade (incluindo desempregados) e 4% não disponibilizam essa informação. De registar ainda que 60 % dos participantes têm qualificação de nível superior, 40% são licenciados, 11% são mestres e 9% doutorados. Já os restantes 40% apresentam frequência de licenciatura ou menos.
Após uma análise pormenorizada das candidaturas pode ainda concluir-se que tendencialmente existe um aproveitamento das redes sociais para desenvolver negócios. As ideias apresentadas baseiam-se nos principais recursos algarvios e nos domínios de competência da Universidade do Algarve (Mar, Turismo e Património), sendo que a área de projectos predominante é a dos Serviços.
Segundo o CRIA, “o objectivo principal do CICaixa 2010 é promover o empreendedorismo qualificado e a inovação na região do Algarve, apoiando a criação de empresas, especialmente com base no conhecimento produzido na UAlg por alunos, investigadores e professores.”
“Pretende-se aumentar as exportações, a coesão regional e diversificar a economia do Algarve, fixar mão-de-obra qualificada e contribuir para o desenvolvimento económico e social da região e do país”, salienta a organização do evento.
Esta iniciativa tem apresentado um crescimento sustentado, que se traduz nos seguintes resultados: 39 candidaturas, 24 equipas participantes e 12 ideias vencedoras, em 2004; 70 candidaturas, 40 equipas participantes e 15 ideias vencedoras, em 2007. Já em 2010, o número de candidaturas quase duplicou.
De destacar ainda que, no CICaixa 2010, o júri seleccionou para a 2ª fase 60 candidaturas, ao invés das 30 previstas.

Projecto Valados - JORGE SILVA MELO APRESENTA WORKSHOP “COMO APRESENTAR UMA CRIAÇÃO DE TEATRO”


O Ginásio dos Espanhóis, em Loulé, recebe nos dias 12 e 13 Fevereiro, um workshop com Jorge Silva Melo, sob o tema “Como Pensar uma Criação de Teatro”.
Esta é uma oportunidade muito particular de conhecer o processo de criação de um dos mais destacados encenadores portugueses (director artístico dos Artistas Unidos).
Este workshop integra o Projecto Valados (2010/12), um programa de formação e criação na área das artes do espectáculo, desenvolvido pela DeVIR no âmbito da parceria intermunicipal Algarve Central. Esta iniciativa é co-financiada pelo POAlgarve 21/QREN..
As inscrições são limitadas e têm um custo de 10 euros. Mais informações e inscrições através dos telefones 289 828784 e 91 8703415.

Projecto FORWARD vai promover a certificação do marisco da Ria



As principais variedades de marisco da Ria Formosa vão ser objecto de um procedimento tendo em vista a certificação, no quadro do projecto FORWARD (Framework for Ria Formosa Water Quality, Aquaculture and Resource Development), actualmente em desenvolvimento no âmbito do Programa Polis, o que a conseguir-se permitirá a qualificação diferenciada da produção da Ria, constituindo simultaneamente uma garantia de qualidade e de exclusividade para o consumidor.

Para o presidente da Cooperativa Formosa Mar, Manuel Augusto da Paz, a certificação é “uma valorização do que se produz na Ria”, trazendo “mais proveitos económicos e melhores condições” aos que dela tiram o sustento do dia-a-dia. E adianta que os dois produtos com melhores condições para a certificação são a amêijoa boa e a ostra.

“A amêijoa boa da Ria Formosa é uma das melhores do Mundo e apesar de ser a mesma espécie que é capturada na Foz do Arelho ou na Lagoa de Óbidos, é mais resistente porque aguenta mais tempo fora de água, devido ao tipo de marés da nossa Ria”, explica o presidente da Formosa Mar, sustentado que essa especificidade “tem que ser reconhecida através de um processo de certificação”.

Para o presidente da VIVMAR - Associação de Viveiristas da Ria Formosa, Américo Custódio, a certificação de produtos da Ria Formosa “é um anseio de muitos anos”, que pode trazer benefícios para os proprietários e trabalhadores dos viveiros.

“A certificação deve abranger todos os produtos da Ria, não deve haver descriminações de produtos”, opina o dirigente associativo, que considera “muito positivos” os passos dados pelo projecto FORWARD para permitir a certificação de produtos.

Ambos os dirigentes consideram que os estudos no âmbito do FORWARD, nomeadamente os que conduzirão à definição da capacidade de carga da Ria Formosa, são fundamentais para o aumento da qualidade dos produtos da Ria, tanto os bivalves como a produção de aquicultura, sem a qual não serão possíveis as certificações.

Os dois representantes dos viveiristas da Ria Formosa fazem parte da Comissão de Acompanhamento do projecto FORWARD, cuja primeira reunião teve lugar na passada quinta-feira, 20 de Janeiro, na sede do Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim, Olhão.

Integrado no conjunto de objectivos gerais do Plano de Valorização e Gestão Sustentável das Actividades ligadas aos Recursos da Ria, o FORWARD conjuga estudos de campo, experiências de laboratório e modelos matemáticos.

Tem também como objectivos identificar as potencialidades de reconversão e modernização de algumas actividades económicas da Ria, identificar as necessidades de formação de activos para as boas práticas ambientais e contribuir para o planeamento da pesca e apanha lúdica no espaço lagunar.

Na reunião da Comissão de Acompanhamento, as apresentações estiveram a cargo da FCT/UNL - IMAR, INRB – IPIMAR e Cooperativa Formosa. Teve lugar uma discussão alargada, contando com intervenções de diversas entidades, tais como a ARH-Algarve, ICNB, e DGPA, bem como de associações de produtores, nomeadamente a VIVMAR, Formosa, e Associação Portuguesa de Aquicultura.

Os estudos do FORWARD continuarão até Janeiro de 2012, sendo realizados por uma equipa multidisplinar conjunta do IPIMAR (coordenada pelo Eng. Carlos Vale) e FCT/UNL - IMAR – Instituto do Mar (coordenada pelo Prof. João Gomes Ferreira), sob a égide do Programa Polis Litoral Ria Formosa. O projecto está a ser desenvolvido em estreita colaboração com a ARH-Algarve, ICNB e Direcção Geral da Pescas e Aquacultura-DGPA.

Estes estudos contribuirão para a melhoria das condições de funcionalidade da Ria Formosa, compatibilizando a conservação dos valores naturais e o exercício das actividades económicas, procurando aumentar a sua produtividade.

Neste âmbito, continuarão a ser realizadas sessões regulares com entidades e representantes dos diversos sectores, de forma a assegurar a participação de todos os interessados ao longo de todo o projecto.

AUTARQUIA DE LOULÉ APRESENTA ESTUDO PRÉVIO DA OBRA DE REABILITAÇÃO URBANA DA RUA 25 ABRIL EM QUARTEIRA


No próximo dia 3 de Fevereiro, pelas 15h00, no Centro Autárquico de Quarteira, vai ter lugar a apresentação pública do estudo prévio da empreitada de reabilitação urbana na Rua 25 de Abril, uma das principais entradas desta cidade.

Esta intervenção tem em vista dignificar a imagem desta artéria e melhorar as condições de circulação viária e pedonal.

A área de intervenção corresponde a 37000m2, e integra-se em parte na área delimitada como centro histórico de Quarteira, onde se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (imóvel a classificar como de interesse municipal).

O crescimento dos edifícios e o aparecimento de novos espaços comerciais e habitacionais não foi acompanhado pelo tratamento do espaço público sendo o resultado uma rua desordenada, onde a confusão entre o espaço viário, de estacionamento e pedonal é total. A esta falta de clarificação dos usos do espaço acresce o mau estado das infra-estruturas.

Assim, pretende-se que este projecto crie um percurso que apresente um conjunto de coerências estéticas e morfológicas e, simultaneamente, um conjunto de espaços interligados, com diferentes vocações e destinados a atrair diferentes públicos-alvo, com equipamentos adequados. Como tal, segundo o estudo prévio, devem ser criados novos elementos de diferenciação e facilitadas dinâmicas sociais de apropriação do espaço.
A criação de acessos pedonais aos estabelecimentos comerciais, de infra-estruturas e respectivos equipamentos, mobiliário urbano como elemento distintivo, iluminação que permita boa visibilidade nocturna e a segurança das pessoas são alguns dos pontos previstos nesta intervenção.

50% das escolas do distrito de Faro apresentam níveis de iodo abaixo do recomendado



Últimos dados do "Estudo do Aporte do Iodo em Portugal” divulgados hoje

Os dados revelados, hoje, sobre a avaliação da carência de iodo em crianças em idade escolar, em Portugal, revelaram que as escolas estudadas na região de Faro e Beja apresentam um aporte de iodo insuficiente. Cerca 50% das crianças analisadas em ambas as áreas apresentam níveis de iodo abaixo do recomendado, quando a media do país é de 46,9%. Os resultados revelam ainda uma franca melhoria, quando comparados com os dados dos anos 80. Estas são as principais conclusões do "Estudo do Aporte do Iodo em Portugal” apresentado durante o XII Congresso Português de Endocrinologia e que contou com o apoio da Merck Serono.
O estudo revelou ainda que, em termos geográficos, o sul do país é a zona onde podemos encontrar níveis de iodo na população infantil de acordo com o recomendado (55%). As crianças da zona centro apresentam níveis adequados de 53% e do norte com 50%. Já no que diz respeito à carência moderada, o norte revela o valor mais alto com 14%, o sul chega aos 12% e o centro aos 10%.
A análise comparativa entre as zonas do litoral e do interior revelou valores idênticos, ou seja, 53% da população infantil apresenta valores adequados e 12% apresenta uma carência moderada. Ainda em termos comparativos, de ambientes rurais com ambientes urbanos os valores revelam-se também muito semelhantes. Em meio rural temos 52% de níveis adequados e em urbano 54%. Já a carência moderada chega aos 13% em meios rurais e 11% em ambiente urbano.
Das principais conclusões do estudo, destaca-se ainda o facto da carência verificada na Madeira ser muito superior à do continente: 68% das crianças apresentaram níveis de iodo baixos e no continente 46,9%. Enquanto no continente 53,1% das crianças avaliadas apresentaram níveis de iodo adequados, na Madeira apenas 32% o apresentam. Já em termos de carência grave no continente registaram-se 2% e na Madeira 4%.
A análise por regiões demonstra que da percentagem de escolas estudadas por cada zona do país, as escolas de Aveiro e Coimbra foram as que apresentavam os valores mais baixos. 75% das escolas analisadas nestas duas zonas apresentavam os valores das medianas abaixo do desejado, traduzindo um aporte de iodo insuficiente. Ao observar-se as escolas estudadas noutras zonas, encontramos Bragança com 60% das escolas estudas com valores das medianas menores do que o recomendado, seguido do Porto com 54,5%; Faro e Beja com 50%; Castelo Branco com 40%; Viseu com 33,3%; Lisboa com 26,3%; Portalegre com 25%; e em Leiria e Vila Real nenhuma das escolas analisadas apresentou valores de medianas abaixo do desejado.
«Em Portugal, graças à profilaxia iodada, levada a cabo no distrito de Castelo Branco, nos anos 60 e 70 e também à melhoria progressiva das redes de comunicação e de distribuição de alimentos, o bócio endémico foi praticamente erradicado. No entanto, pensa-se que o aporte iodado em Portugal está, nos últimos anos, longe de ser suficiente. Considerando os efeitos nefastos do baixo aporte iodado no desenvolvimento cognitivo das crianças há que equacionar, para além da suplementação na gravidez, a profilaxia global mediante a iodização do sal.» defende Edward Limbert coordenador do estudo hoje apresentado.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) o deficit de iodo é um dos principais factores de risco para o aparecimento de alterações da função da tiróide.
Trabalhos de investigação desenvolvidos recentemente indicam que deficiências moderadas de iodo podem causar alterações importantes, nomeadamente durante a gravidez e a infância, alturas em que a necessidade de iodo aumenta. Uma deficiência de hormonas tiroideias podem resultar em prejuízos no desenvolvimento físico e mental, cuja seriedade depende do grau de insuficiência. Défices baixos e moderados de hormonas tirodeias podem afectar gravemente o coeficiente de inteligência e o crescimento do feto. Assim, é recomendado que todas as mulheres grávidas ou a amamentar tomem suplementos nutricionais diários que contenham iodo.
«A profilaxia global, recentemente, decretada noutros países europeus, como a Itália e a Dinamarca, permitiria que as mulheres tivessem reservas de iodo suficientes para iniciarem a gravidez em condições que garantissem uma função tiroideia normal e beneficiaria o desenvolvimento das crianças com aporte de iodo inadequado.», acrescenta o coordenador.
O "Estudo do Aporte do Iodo em Portugal” em crianças em idade escolar foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e teve a coordenação do Prof. Edward Limbert. Avaliou uma população de 3.679 crianças, de 78 escolas do continente (norte centro e sul, zonas costeiras e interiores) e 311 crianças de 40 escolas da Madeira. Um total de 3.990 crianças, com idades dos 6 e 12 anos e de ambos os sexos. O estudo contou com o apoio da Merck Serono, tanto no desenvolvimento, como na divulgação.