sexta-feira, 27 de maio de 2011

Teatro das Figuras: ESPAÇO C inaugura com novo conceito


A inauguração oficial do ESPAÇO C acontece no Sábado, dia 4 de Junho, no Teatro das Figuras em Faro, pelas 22h00, numa festa animada pelo DJ Simon Bensoussan com uma selecção de temas que permite uma viagem pelos sons e sonoridades com muito groove, abrangendo uma panóplia de estilos que remetem para o electro funk e Big beat.
A actuação de Simon Bensoussan vai ser acompanhada por um Live Act com Yanina Mantuano no Sax e Moi nos teclados, dois músicos do famoso grupo sevilhano “La Selva Sur”.

Faro na COMEMORAÇÃO DO “DIA MUNDIAL DOS VIZINHOS”

O Município de Faro através da Divisão de Acção Social vai comemorar no dia 28 de Maio de 2011 o Dia Mundial dos Vizinhos, no Bairro de Stº António do Alto – Urbanização Municipal. Este ano o Município aderiu à iniciativa promovida pelo CECODHAS. P – Comité Português de Coordenação da Habitação Social.

A “Festa dos Vizinhos” tem como objectivo juntar as pessoas do mesmo bairro para uma confraternização entre vizinhos celebrando os valores de proximidade, solidariedade, fraternidade e tolerância entre todos.

Será um dia intenso iniciando-se com actividades desportivas, animação infantil, almoço de confraternização e animação até ao fim do dia, com o seguinte programa:

10:45: Encontro das equipas no campo de futebol da Atalaia

11:00/12:00: Jogo de Futebol entre Solteiros e Casados

11:00/12:00: Jogos Tradicionais Infantis (frente ao Grupo Desportivo da Atalaia)

13:00: Almoço convívio com DELICIOSO CHURRASCO (frente ao Grupo Desportivo da Atalaia)

15:30: Música e Baile

18:00: Encerramento

O Município conta com a participação de alguns parceiros sociais sem os quais não seria possível esta iniciativa, a saber: o projecto + Próximo – Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Faro); o GATO – Grupo de Ajuda aos Toxicodependentes; a FASL – Fundação António Silva Leal e Grupo Desportivo da Atalaia.

27 de Maio- Dia Mundial dos Vizinhos

Reforçar os laços de amizade entre os cidadãos que residem próximo, promovendo assim a inclusão social e o combate à solidão, é objetivo preconizado pelas muitas iniciativas organizadas no âmbito do Dia Mundial dos Vizinhos, efeméride a que nos associamos com plena consciência da sua necessidade e utilidade para as sociedades modernas.

Recuperar para o presente valores insubstituíveis como os de solidariedade e fraternidade é, e continuará a ser, um propósito meritório, independentemente da natureza e cariz das ações ou projetos que estimulem o seu fortalecimento.
A Festa dos Vizinhos, uma das iniciativas integradas nas comemorações deste dia mundial a que Portugal se associou em 2005, const! itui um feliz pretexto para promover essa interação entre cidadãos.

Na verdade, ao participarmos num momento de partilha e convívio com quem se cruza regularmente nos nossos dias, estamos a colaborar de forma ativa no combate aos mais preocupantes flagelos que atingem as nossas sociedades: a intolerância, a indiferença e o individualismo.
Hoje, junte-se aos mais de nove milhões de pessoas que celebram o Dia Mundial dos Vizinhos. Os sorrisos não custam nada e ajudam a fomentar laços de união.
-Bom dia vizinho.

Carlos Silva Gomes

Governador Civil de Faro

No Museu de Portimão o “Mundo do trabalho no sul de Portugal”

O Museu de Portimão recebe a 3 e 4 de Junho o Encontro “O Mundo do Trabalho no Sul de Portugal – Bolsas Industriais e Comunidades Rurais”, numa organização conjunta entre o Instituto de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Portimão.

A iniciativa insere-se nos Encontros Áreas Industriais e Comunidades Operárias, que também se realizam em Lisboa, Porto e Ponta Delgada, que têm como motivação a necessidade sentida de partilhar a investigação, a análise e reflexão sobre os vários autores que se têm dedicado ao estudo do universo laboral português.

Os painéis que constituem o programa reúnem abordagens essenciais à compreensão dos processos históricos e sociais que estão na base da consolidação de diversificadas comunidades trabalhadoras no sul do país, que originaram fenómenos socioculturais específicos, indissociáveis do património (material e imaterial) legado pelas mesmas.

Os participantes pretendem, desta forma, confrontar e discutir a diversidade de estudos existentes sobre temas como as áreas industriais e o meio rural, as comunidades operárias no Algarve, o património industrial ou as comunidades mineiras no Alentejo, entre outros.
A inscrição é gratuita, podendo ser feita até 1 de Junho por telefone e correio electrónico, ou pelo envio da respectiva ficha (disponível em www.cm-portimao.pt)

Canil Municipal de Portimão oferece cães para adopção

O Canil Municipal de Portimão vai estar representado com oito animais na International Algarve Fair, que decorrerá na Fatacil, em Lagoa, durante o fim-de-semana de 4 e 5 de Junho.
Os cães disponíveis para adopção, devidamente desparasitados e vacinados, serão um puro Caniche e cruzados de Husky, Perdigueiro, Golden Retreiver e Border Collie, podendo ser vistos no horário do certame, organizado pelo semanário “The Portugal News”, das 10h00 às 19h00.

Nesse sentido, o Canil de Portimão está a apelar à boa vontade de voluntários, não só para disponibilizarem o seu tempo ao longo da participação na International Algarve Fair, como também para passearem sempre que possam os 35 cães que actualmente aquele equipamento municipal acolhe, permitindo assim aos animais exercitarem-se, ao mesmo tempo que se acostumam à trela e sociabilizam.
As pessoas que desejam voluntariar-se podem contactar Isabel Serrano, através do telemóvel 967 010 341.