segunda-feira, 16 de maio de 2011

DERROCADA DA ESCALADA MY CENTER: "MACÁRIO OBRIGADO A DIZER O QUE ESTAVA LEGAL OU ILEGAL" - CFC


"Ao ser confrontado com a derrocada, do início da semana, numa zona residencial do Montenegro, o Presidente da Câmara, conforme declarações públicas, perante um quadro de situações complexas despoletadas pelo sinistro, ao recusar dizer o que estava legal ou ilegal, levantou suspeitas numas situações e pareceu estar a encobrir outras", critica o movimento Cidadão com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-edil farense, José Vitorino.

Através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, CFC acrescenta: "Num caso grave como o ocorrido, o Engº Macário Correia não foi transparente, o que as leis não consentem a um Presidente de Câmara.
Por isso, o Movimento Autárquico Independente CFC, considera que em nome da transparência, da verdade e do direito à informação dos atos da administração pública, o Presidente da Câmara, através dos orgãos de comunicação social, está obrigado a esclarecer sobre o que ( à data do dia 8 de Maio) estava legal ou ilegal. Tem que se saber para as diferentes obras, quais as que já tinham apresentado projetos na Câmara e as que tendo obtido licenças de construção e estando em funcionamento, tinham ou não as obrigatórias licenças de utilização, tudo com as repetivas datas.

Em primeiro lugar, está em causa a obrigação dos serviços públidos garantirem a segurança e saúde de pessoas e bens. Por outro lado, é preciso assegurar nas relações da Câmara com as empresas e munícipes, os sagrados princípios da isenção e igualdade de tratamento, evitando favorecimentos que façam de "uns filhos e outros enteados".
Com afirmações muito generalistas e dizendo que ia "avaliar e analisar", o Presidente da Câmara procurou confundir a opinião pública, desviando-se do essencial. Sem nada branquear e no caso de eventuais situações ilegais, é preciso saber se são da responsabilidade dos privados ou lhes foi "permitido" avançar.
Pela Análise CFC, os esclarecimentos têm que ser dados pelo Presidente da Câmara em relação a: My Center (ginásio, spa, piscina, etc.); moradia e piscina em frente ao My Center; morro com betão projetado; e parede de escalada instalada pelo My Center sobre o morro", conclui o documento CFC.

Olhão: Zé Eduardo no Cantaloupe


O Cantaloupe Café, nos Mercados de Olhão, organiza, no próximo DOMINGO, dia 22 de Maio, um espectáculo com o:~Zé Eduardo "american songbook" -solo contrabaixo-
"...Concerto intimista de um instrumento que raramente se vê falar mas que quase sempre é cúmplice quando os outros o fazem..."
Uma viagem solitária aos standards do "american songbook" pela mão do veterano contrabaixista Zé Eduardo.
O espectáculo tem inicio ás 18h30

PSOPortugal dinamiza Espaço Saúde em Diálogo

A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase vai dinamizar o Espaço Saúde em Diálogo, entre os dias 16 e 20 de Maio, em Faro, enquanto associada da Plataforma Saúde em Diálogo.

Neste espaço para doentes crónicos, a funcionar junto ao Hospital de Faro (Praceta Azedo Gneco, 17 Bloco E), a PSOPortugal vai distribuir folhetos informativos “com o objectivo de sensibilizar a população para o facto de que a psoríase não é uma doença contagiosa e pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, não prejudicando, no entanto, o desempenho profissional”, explica Vítor Baião, presidente da associação.
Inserida nesta actividade de difusão da doença, a PSOPortugal vai realizar uma palestra com o tema “A Psoríase – Orientações”, no dia 19 de Maio, entre as 17h e as 19h, no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, aberta a estudantes, doentes, seus familiares e público em geral, apresentada pela dermatologista Helena Rijo.
A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase – entidade com cinco anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase.
Para mais informações, contacte a PSOPortugal através do telefone 217978201 ou do e-mail atendimento@psoportugal.com.

PJ: Detenção de suspeito por crime de roubo à mão armada


A Polícia Judiciária (PJ), através da Directoria do Sul, identificou e deteve um homem suspeito da prática, em co-autoria, de um crime de roubo ocorrido na área de Albufeira, no dia 12 de Maio último

O detido, acompanhado de um outro indivíduo, entrou numa residência através de uma janela, tendo ameaçado a proprietária com arma de fogo e roubado, dessa forma, diversos objectos em ouro e uma pistola, tudo no valor superior a 4.300 euros.
O detido, de 26 anos de idade, foi presente às autoridades judiciárias competentes, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.

TAÇA DO MUNDO EM MOSCOVO: VITORINO RIBEIRO, do Clube Karate Tavira conquistou medalha de prata


Uma comitiva de atletas, dirigentes e árbitros deslocaram-se a Moscovo integrando a selecção da União de Karate de Algarve, para disputar a Taça do Mundo de Karate Shito-ryu, organizado pela Federação Internacional de Kartae Shito-ryu kofukan e pela sua congénere Russa.
A prova que contou com mais de 300 competidores em representação de 16 países decorreu na cidade de Moscovo nos dias 15, 16 e 17 de Abril.
Vitorino Ribeiro, atleta do Clube Karate de Tavira, classificou-se em 2º Lugar na prova técnica de Kata, no escalão sénior, numa final lusa em que o vencedor foi o atleta do Karate Clube de Faro, Nuno Mestre. De salientar que este competidor também ganhou a prova de combate (kumite) tendo sido distinguido com o prémio do melhor Karateca do Torneio.
Por selecções, Portugal obteve o 3º Lugar atrás da Rússia (1º classificada) e da Bielorrússia (2º classificada)

Geraldo de Jesus

Sessão na CCDR Algarve sobre incentivos europeus para actividades de I&DT

A Enterprise Europe Network da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e o Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro I&DT, em colaboração com a Universidade do Algarve-CRIA, organizam uma sessão de divulgação das oportunidades de financiamento às PME para a Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, no próximo dia 23 de Maio, nas instalações da CCDR, em Faro.


O 7º Programa-Quadro (ou FP7, sigla em inglês) é o principal instrumento para financiar a investigação na Europa, e encontra-se em vigor até 2013, com um orçamento superior a 50 mil milhões de euros.
O aumento da participação das empresas de menor dimensão neste programa é um objectivo prioritário da CE. Para esse efeito existe um esquema de financiamento específico para as PME que não têm capacidade própria de I&DT, denominado “Investigação em benefício das PME”, que vai ser apresentado em detalhe durante a sessão.

O 7º Programa-Quadro (ou FP7, sigla em inglês) é o principal instrumento para financiar a investigação na Europa, e encontra-se em vigor até 2013, com um orçamento superior a 50 mil milhões de euros.
O aumento da participação das empresas de menor dimensão neste programa é um objectivo prioritário da CE. Para esse efeito existe um esquema de financiamento específico para as PME que não têm capacidade própria de I&DT, denominado “Investigação em benefício das PME”, que vai ser apresentado em detalhe durante a sessão. Esta comunicação será complementada através do testemunho prático de um empresário e de um investigador com experiência em projectos europeus de I&DT.
A agenda da sessão inclui a apresentação do Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cujo período de candidaturas deverá ser aberto durante o mês de Junho.
Refira-se que um total de 31 milhões de euros provenientes de fundos comunitários foram atribuídos para comparticipação de projectos apresentados por micro, pequenas e médias empresas da região, no âmbito do Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21), do QREN. Ao todo, estão aprovados 135 projectos, correspondendo a maior parte das comparticipações atribuídas (80%) aos sectores do turismo, serviços e comércio.
A Sessão está integrada na programação de Maio, mês da Europa. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, até ao próximo dia 19 de Maio, através do telefone 289 895 270 ou no site www.ccdr-alg.pt

Espectáculo “Fado Maior” em homenagem ao fado

Numa organização da Câmara de Lagoa e integrado no programa ALLGARVE 2011, vai a Associação Cultural Bons Ofícios, com sede no Pechão (Olhão), realizar, no próximo dia 20 de Maio, pelas 21:30h, na Quinta dos Vales, às portas da cidade de Lagoa, um grandioso espectáculo denominado “Fado Maior”, que pretende ser de homenagem ao fado enquanto representante maior da cultura urbana portuguesa.

Em boa verdade, trata-se de percorrer a chamada canção popular portuguesa, da saudade e do queixume mas também o fado, na sua génese da alegria e altivez; do amor magoado; do júbilo amoroso; da pouca sorte e da felicidade altiva. O fado é tudo isso.
Seguindo as rotas da tradição - com fados tradicionais e composições de referência que estão na memória de muita gente - o espectáculo “Fado Maior” vai contar com uma mão cheia de letras de alguns dos poetas mais expressivos da cultura portuguesa, nomeadamente Camões, Eugénio de Andrade, O'Neill, Natália Correia, Florbela Espanca, Sebastião da Gama, António Gedeão, David Mourão Ferreira e tantos outros.

Mas este espectáculo não se fica pela visita aos clássicos: aventura-se em orquestrações novas e apresenta músicas e poemas originais.
Saúda a tradição e investe, com respeito, na modernidade
“Fado Maior” é um grande espectáculo de fado e poesia. Duas horas de magia.
Sem lamechices ou fados da “desgraçadinha”. Com dignidade e nobreza.
O colectivo do “Fado Maior” é constituído por Afonso Dias e Ana Marques, nas principais vozes. Os músicos, consagrados, são Vítor do Carmo, na guitarra portuguesa, José Santana, na viola de fado e Tó Correia, no contrabaixo.
A Afonso Dias - que é autor de alguns dos fados apresentados - coube a selecção de temas e poemas, assim como a direcção artística do espectáculo “Fado Maior”, que será seguido de uma degustação de Vinhos.
Os bilhetes de ingresso (8,00€) já estão à venda no Convento de S. José, de Terça a Sexta, das 10:30h/14:00h e das 15:30h/19:00; aos Sábados, no Auditório Municipal, a partir das 15:00h e na Quinta dos Vales, no próprio dia do espectáculo, a partir das 18:00h.
A receita reverterá para uma IPSS sedeada no Município de Lagoa, a sortear durante o espectáculo.

IGREJA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DE ALMANCIL JÁ FOI LANÇADA


Na passada sexta-feira, 13 de Maio, data em que se assinalou mais um aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, a comunidade católica de Almancil celebrou esta efeméride com o lançamento da primeira pedra da obra de um novo local de culto na freguesia – a Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima de Almancil.

Este equipamento religioso ficará implantado no coração da vila, junto à escola primária, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Loulé. Segundo o pároco de Almancil, Cónego Gilberto Santos, esta era “uma obra acalentada por muitas gerações de paroquianos, de filhos de Almancil que sonhavam com a concretização da sua nova igreja paroquial”.
Com a consubstanciação da comunidade católica da freguesia, esta obra tornou-se uma prioridade até porque a Igreja de S. Lourenço, que é desde o século XIX sede da paróquia, tornou-se pequena para acolher os muitos fiéis que acorrem ao culto e às celebrações, para além de estar distante do centro da vila.

Assim, a nova Igreja Paroquial desenvolve-se numa praça, onde a fachada do edifício mantém uma arquitectura tradicional mas as laterais contemplam pormenores arquitectónicos modernos. Esta será uma igreja de uma só nave, tal como a de S. Lourenço, mas em termos de espaço será nove vezes maior, com capacidade para 450 lugares sentados (S. Lourenço está limitada a 150 lugares sentados).
No projecto deste espaço religioso foi previsto também o desenvolvimento de Almancil. “Esta é uma igreja para o presente mas é, também, para o futuro, pois não podemos perder de vista o crescimento da terra, o que será Almancil daqui a 50 ou 100 anos”, explicou o sacerdote.
O líder espiritual da paróquia falou do trabalho que tem sido realizado ao longo dos anos para dar maior vigor à comunidade católica de Almancil. “Começámos a congregar a comunidade numa escola pública, a escola primária. Durante alguns anos, aí foi o ponto de referência para o nosso encontro semanal. Passado algum tempo, a comunidade teve que se transferir para outro local, a Escola EB 2,3, onde ainda hoje se concretizam muitas celebrações e muitos encontros. Mas estamos em casa que não é própria. Há necessidade de construirmos no coração de Almancil uma nova igreja paroquial e essa hora chegou”, disse o pároco.
No entanto, apesar do lançamento da primeira pedra, há ainda pormenores de arquitectura a limar. Só depois disso, a obra avança. O que, de acordo com o Cónego Gilberto, poderá acontecer “a toda a hora”. Seguir-se-á uma campanha “fundamental para concretizar a obra”.
Na qualidade de autarca e de católico, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, manifestou a sua satisfação no lançamento da obra.”Há quase dez anos, que é o tempo que exerço as funções de presidente da Câmara, que tenho lançado as primeiras pedras de muitos edifícios mas nunca tinha lançado a obra de uma igreja. É marcante, era um desejo que tinha, enquanto católico praticante”, frisou o edil.
O responsável municipal enalteceu ainda “a tenacidade, empenho e convicção” do Cónego Gilberto para concretizar este sonho dos católicos almancilenses.
Numa comunidade marcada pela multiculturalidade, que recebe emigrantes de várias partes do mundo gentes, Seruca Emídio falou do “papel fulcral da Igreja na integração e na ajuda às pessoas que vivem em Almancil”.

Quinta Pedagógica de Portimão continua a apoiar instituições de solidariedade com produtos hortícolas

~
Para além das componentes didáctica e lúdica, a Quinta Pedagógica de Portimão também tem uma importante vertente social, levando a cabo diversas acções de índole comunitária, em especial no apoio a instituições particulares de solidariedade, com a entrega de produtos hortícolas.
Nesse sentido, entre Janeiro e Abril últimos foram distribuídos mais de 320 quilos de produtos hortícolas, como limões, couves, rabanetes, nabos, alfaces, favas, morangos, alho francês, ervilhas e outros, que beneficiaram os utentes do Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, Lar do Bom Samaritano, Lar da Nª Sra. da Conceição, Lar de Idosos da Raminha/Catraia - Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco e ainda o Lar de Idosos da Mexilhoeira Grande.

Visitas guiadas, colheita de produtos da horta, cuidados com os animais e workshops são outras das actividades realizadas, incluindo o programa de Maio as seguintes acções: dia 21 - ateliê “Do Trigo ao Pão” (11h00) e passeios de égua, burro ou pónei (14h30); dia 28 - ateliês “O Sr. Espantalho” (11h00) e “O Barro na Quinta” (15h00).
Espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade, a Quinta ocupa uma área de cerca de dois hectares, repartidos por zonas distintas de cultivo, de abrigo de animais, uma área de lago, zonas verdes e de lazer, recriando de forma fiel as estruturas das tradicionais quintas rurais.
Possui uma horta de legumes, uma área com ervas aromáticas, diversas árvores de fruto e muitos animais, como cavalos, vacas, burros, ovelhas, cabras, porcos, patos, gansos, aves, coelhos, galinhas entre outras espécies.
Inaugurada em Abril de 2008, a Quinta Pedagógica de Portimão recebeu até ao momento cerca de 95 mil visitantes, maioritariamente de escolas da região, podendo ser visitada de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 17h30, e aos fins-de-semana das 10h00 às 17h30.
Informações complementares em: www.cm-portimao.pt.

Cantora Yolanda Soares interage com crianças de Portimão


Yolanda Soares apresenta no Auditório Municipal de Portimão, a 21 de Maio, o seu novo álbum de originais, intitulado “Metarmorphosis”, contando com a participação especial do Coro Infantil do Grupo Coral Adágio, de Portimão.

Este espectáculo, marcado para as 21h30, faz parte de uma ‘tournée’ por sete cidades portuguesas e, para além das crianças do Adágio, com quem Yolanda interpretará o tema “Keni Inderó”, iinclui a colaboração de alunos da Escola Secundária Poeta António Aleixo, cujos quadros criados sob o mote da metamorfose poderão ser vistos no átrio do Auditório, como homenagem a uma das mais belas expressões artísticas: a Pintura.
Depois do álbum de estreia, a cantora incorpora no seu novo trabalho diversas influências, prometendo desvendar em Portimão um dos sete “segredos abertos” que está a revelar na tournée nacional de apresentação de “Metarmorphosis”.
Prometendo uma actuação dinâmica, intensa e versátil, Yolanda revisitará alguns temas do seu primeiro trabalho, “Music-Box, Fado em Concerto”, numa verdadeira metamorfose estilística que começa no fado e acaba no rock progressivo e sinfónico, através da sua voz lírica e clássica que conjuga culturas e sonoridades aparentemente muito distintas.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório, aos seguintes preços: 10 euros (normal); 8 euros (sócios da Associação Comercial de Portimão e da ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve); ou 5 euros (portadores do Cartão Jovem Municipal e do Cartão Sénior).

Indústrias Criativas geram 4,5 milhões em novos investimentos inovadores no Algarve


CCDR
O sector das Indústrias Criativas liderou, em número de projectos, a lista de iniciativas empresariais seleccionadas para financiamento pelo Sistema de Incentivos à Inovação do QREN, aprovados no princípio de Maio pela CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

A Comissão de Selecção aprovou um total de 12 projectos, dos quais cinco são no sector das Indústrias Criativas, quatro no Turismo, dois na Indústria e um no sector dos Transportes.
Os projectos aprovados correspondem a investimentos superiores a 4,5 milhões de euros na área da Edição, Publicidade, Comunicação e Audiovisuais, localizadas em Portimão, Loulé e Vila Real de S. António que, no seu conjunto, irão contar com incentivos superiores a 2,8 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa média de apoio de 62%.

Para a Algarve Film Commission, “este dado vem confirmar que existem empresas e empresários motivados para investir nas Indústrias Criativas, sector que poderá contribuir para a mudança do perfil da economia da Região a médio e longo prazo. A criatividade é hoje reconhecida, a nível internacional, como uma força motriz da economia e da sociedade, determinante na geração de riqueza e emprego, incorporando as mudanças tecnológicas e promovendo a inovação e o reforço da competitividade das cidades e regiões”.
A Associação ALGARVE FILM COMMISSION, que tem como visão central “dinamizar a economia do cinema e audiovisual” da Região, foi constituída em Maio de 2006, tendo o lançamento público decorrido em Outubro desse ano, com o “apadrinhamento” do actor português Joaquim de Almeida, residente em Hollywood.
Em menos de 5 anos, a FILM COMMISSION captou e acompanhou localmente a produção de cerca de 60 projectos audiovisuais nacionais e internacionais, essencialmente na área do Cinema, Televisão e Publicidade.
As produções registadas na região têm origem em países tão distintos como a Alemanha, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suécia, entre outros, o que confirma as potencialidades da FILM COMMISSION contribuir para a promoção e internacionalização da Região.
A ALGARVE FILM COMMISSION é a única representante nacional na EUFCN – European Film Commission Network, com base em Bruxelas e na AFCI – Association of Film Commissions International, com sede nos Estados Unidos.

AMIZADE DE FARO COM A UCRÂNIA


Faro recebeu uma Delegação da Região de Ivano-Frankivsk da Ucrânia, encabeçada pelo Sr. Governador Mykháilo Vyshyvanyúk e acompanhada pelo Embaixador da Ucrânia em Portugal, Oleksandr Nykónenko.
Durante os dois dias que permaneceram nesta região visitaram vários pontos do Algarve, com enfoque para o concelho de Faro e reuniram-se com vários empresários e associações com o objectivo de estreitarem laços e de encontrarem pontos a trabalhar em conjunto com vista ao desenvolvimento das duas regiões.

A visita a Faro terminou na Câmara Municipal, no dia 16 de Maio, com a assinatura de uma Carta de Intenções entre o Município e a Província de Ivano-Frankivsk com o objectivo de desenvolver e reforçar a cooperação inter-regional, bem como as relações amistosas entre as comunidades de duas regiões.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia, mostrou-se honrado pela presença destes ilustres representantes desta Província da Ucrânia e enumerou as vantagens que Faro poderá retirar deste estreitamento de laços: Faro cresce na sua multiculturalidade, na sua densidade e na sua dimensão cosmopolita e, nas palavras do Presidente, a Ucrânia vê a sua história e os seus valores aqui difundidos. Classificou a assinatura da Carta como “um prenúncio de boas relações de entendimento, de investimentos entre estas duas regiões”.
Para o representante máximo da província presente nesta Sessão, Vassyl Bruss, Vice-Governador, a assinatura deste acordo é o “primeiro que a região faz em Portugal” apesar de já ter acordos com outros países e daí ser tão importante.
Antes deste momento realizou-se um almoço na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve onde estiveram presentes também empresários e associações que aproveitaram a oportunidade para delinearem estratégias de futuro e de aproximação entre as partes.

Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve - Candidaturas abertas a 1 Junho


O Turismo é um dos sectores mais sólidos da economia Portuguesa e o principal motor da actividade económica do Algarve.

De acordo com o estudo desenvolvido pelo Turismo de Portugal, I.P. no final do ano lectivo transacto, as principais conclusões sobre a taxa de actividade dos alunos das escolas do Algarve são:

• 80% de taxa de actividade (alunos empregados e alunos que prosseguem estudos)
• 87% dos alunos empregados desenvolvem actividade no sector do turismo
• 64% dos alunos encontrou colocação em menos de 1 mês


Este estudo foi realizado 6 meses após a conclusão dos cursos, ou seja, em pleno período de BAIXA SAZONALIDADE!





CURSOS DISPONÍVEIS

Cursos de Dupla Certificação (Para Jovens com o 9º ano de escolaridade)(Certificação Escolar – 12º ano e Certificação profissional de nível IV) – Apenas disponíveis nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Portimão e de VRSA.
Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, Técnicas de Cozinha/Pastelaria

Cursos de Especialização Tecnológica (Para Jovens com o 12º ano de escolaridade, ou frequência de 12º ano, com 10º e 11º completos)(Conferem Certificação Profissional de nível V e Créditos ECTS para progressão de estudos no ensino superior)

Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas - Apenas disponível em Faro e de Portimão

Gestão Hoteleira – Alojamento - Apenas disponível em Faro

Gestão de Turismo - Apenas disponível em Faro

Gestão e Produção de Cozinha - Apenas disponível em Faro e de VRSA

No dia 1 de Junho abrem as candidaturas para os Cursos das Escolas do Turismo de Portugal. Escolha o curso e a escola da sua preferência, através do site http://escolas.turismodeportugal.pt/.

São Brás de Alportel inaugura novo Centro Municipal de Marcha Corrida e Circuito de Manutenção


No próximo dia 19, quinta-feira, o município de São Brás de Alportel dá mais um passo na promoção do desporto e bem-estar da população, ao inaugurar pelas 18h30, o Circuito de Manutenção - Circular Norte, o primeiro circuito de uma rede que a Câmara Municipal pretende criar no município.
Na ocasião, a edilidade apresentará também o novo Centro Municipal de Marcha Corrida, estrutura que passará a acolher este Circuito e que é fruto da adesão do município ao Programa Nacional de Marcha e Corrida, promovido pelo Instituto de Desporto de Portugal, pela Federação Portuguesa de atletismo e pela Faculdade de Desporto, da Universidade do Porto, com o objectivo de proporcionar a toda a população condições de excelência na prática do exercício físico.

7º. RAID DO SOTAVENTO ALGARVIO - Cicloturismo por equipas FOI UM SUCESSO


O União de Ciclismo Tavirense, organizou o 7º. Raid de ciclo turismo que ligou Tavira a Cachopo. Participaram nove equipas, com cerca de cem utilizadores de bicicleta que puderam apreciar as paisagens nesta época floridas.

Fernando Gomes, Presidente da Direcção da colectividade, disse-nos que “tivemos de fazer por equipa pois a estrada, nalguns pontos, não oferece segurança para um pelotão compacto. Talvez, por isso, tivemos menos participantes.


Contámos com os apoios habituais – Câmara Municipal de Tavira, Juntas de Freguesia, Associação de Ciclismo do Algarve, GNR e Cruz Vermelha, a quem agradecemos - e o almoço/convívio decorreu dentro do espírito de quem gosta da natureza. O nosso próximo evento será no dia 6 de Novembro, com a romagem ao cemitério em homenagem aos nossos sócios e o aniversário do clube. Até lá vamos participando, uma forma de retribuir, nos eventos organizados pelas outras colectividades”.

Geraldo de Jesus

Andebol: Vela de Tavira "a um pequeno passo da subida de divisão"


Estamos a um pequeno passo da subida de divisão, foi o realce da conversa que tivemos com o Professor, Hélder Leal, treinador da equipa do Clube de Vela de Tavira que, no passado fim-de-semana, se deslocou ao Pavilhão de Benavente, para ali defrontar, a equipa local, em jogo a contar para a 7ª jornada da fase de subida, do respectivo campeonato.

Sobre o jogo, o Professor, Hélder Leal, referiu que foi um jogo emotivo “que não ficou a dever nada a qualquer jogo da 1ª. Divisão Nacional. Um jogo com um Pavilhão cheio e uma boa arbitragem. Duas equipais a disputarem a vitória, especialmente o Vela de Tavira que esteve sempre a comandar o resultado. A equipa de Benavente, uma boa equipa, foi a primeira classificada na Zona Centro, na 1ª. Fase. Foi um excelente resultado, tal como a imagem que demos do andebol, com um público vibrante, ao contrário daquele que encontramos em Samora Correia”.

3ª. DIVISÃO NACIONAL (FASE DE SUBIDA)- Benavente, 33 – Vela de Tavira, 37
Na questão do resultado o Vela de Tavira está a um pequeno passo da subida de divisão e esperamos que já na próxima jornada, contra o Marienses – falta-nos apenas um ponto – matematicamente, ainda não estamos, porque pode haver uma série de nuances, como seja perdermos todos os jogos até ao final do campeonato, faltam três jogos. Se o Benavente ganhar todos e o Infesta perder alguns, para que nós no final não estejamos na almejada 2ª. Divisão nacional. O que nos vai na alma é que queremos ganhar no próximo sábado (dia 21 às 18H30) porque a um ponto do primeiro classificado, asseguramos a subida e ficamos na luta pelo título que são os dois objectivos que perseguimos esta época. Título que há exactamente dezanove anos, não obtivemos num jogo em Portalegre, contra o Maia. Empatamos e no prolongamento perdemos por uma bola de diferença”.
Falou-nos da equipa que tem vindo a melhorar na avançada “mas na defesa apesar do trabalho diário, ainda não conseguimos solucionar. Se nós o temos conseguido, como queríamos, neste momento, o Vela de Tavira, como está a um ponto da subida, podia estar a um ponto do título”. Quanto à equipa dos Açores “começou mal esta fase, deu a volta e ganhou os últimos três jogos. Tem alguns profissionais com muito valor”.
Ao deixar a mensagem do apelo à indispensável presença do público, recordou que em Benavente estiveram alguns amigos do Vela. “No final do jogo demos o grito com eles e o público de Benavente apoiou-nos e bateu palmas”.

Geraldo de Jesus

MAIO, MêS DA DAÚDE EM PECHÃO


Arrancou no passado dia 6 mais uma edição da iniciativa “Maio, Mês da Saúde em Pechão” promovida pela Junta de Freguesia.
Assim, já na próxima sexta-feira, dia 20, pelas 21h30, no salão nobre da autarquia, decorre uma sessão de esclarecimento sobre a “Prevenção do Cancro do Intestino” com o Dr. André Ramos e a Dr.ª Marta Eusébio do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Faro.

Às sextas, das 15h às 17h, no edifico da Junta, realizam-se rastreios cardiovasculares com a enfermeira Maria João Moniz.
Esta iniciativa encerra a 28 com um Banco de Sangue a favor do Hospital Distrital de Faro, uma parceria com o Grupo Motard de Pechão. A recolha realiza-se no edifício da Junta, das 9h às 14h.
paginacao@algarvepress.net

Abertas candidaturas para projecto-piloto na aldeia de Querença


Até ao dia 9 de Junho, a Fundação Manuel Viegas Guerreiro está a seleccionar licenciados e/ou mestres de cursos ministrados pela Universidade do Algarve, nas áreas de Agronomia, Biotecnologia, Design, Marketing e Comunicação, Turismo (Animação Turística), Economia ou Gestão de Empresas, Ambiente (Engenharia do Ambiente ou Biologia) e Arquitectura Paisagista, para integraram, como participantes, a equipa de projecto-piloto “DA TEORIA À ACÇÃO – Empreender o Mundo Rural” que visa procurar soluções para revitalizar a zona da freguesia de Querença no concelho de Loulé.


Os participantes deverão envolver-se na vida da aldeia e da freguesia, perceber e entender as suas potencialidades, trocar conhecimentos e criar projectos empresariais numa perspectiva sustentável e de longo prazo.
O projecto-piloto terá a duração de nove meses. Durante este período os participantes irão receber uma bolsa, no âmbito do Programa de Estágios do IEFP.

VILA DO BISPO DE MÃOS DADAS COM A CULTURA E O DESPORTO


Fado:Eliminatória de Budens apura mais dois concorrentes para a Final

Luís Moreno e Inês Gonçalves foram os concorrentes apurados na 4ª eliminatória do Concurso de Fado do Concelho de Vila do Bispo, que decorreu no passado sábado, dia 14 de maio, na Sociedade de Instrução e Recreio de Budens.
Os sete participantes desta eliminatória cantaram e encantaram uma plateia com cerca de 100 pessoas, cujos fados “Escada sem Corrimão”, “Roseira Botão de Gente”, “Asas” e “Povo que Lavas no Rio”, foram interpretados pelos vencedores, respetivamente.
De referir que os apurados durante as eliminatórias irão agora disputar a final que se realiza no próximo dia 21 de maio, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, com início marcado para as 21h30. Os cinco melhores concorrentes, apurados pelo júri, disputarão a Finalíssima que se realizará no dia 28 de maio no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel. A noite será abrilhantada com a atuação da grande voz do fado Carlos do Carmo. Para assistir a este espetáculo poderá adquirir os bilhetes, que se encontram à venda, no Centro Cultura de Vila do Bispo e no local no próprio dia.
Trata-se de uma iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, que tem como objetivo divulgar e estimular o gosto pelo fado, bem como dar a conhecer novos talentos musicais.


Marcha Noturna Animou Vila de Sagres

A Vila de Sagres recebeu ontem, dia 15 de maio, inúmeros marchantes que, responderam à chamada para a primeira marcha noturna realizada no concelho.
Organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, a marcha teve início em frente ao Clube Recreativo Infante de Sagres, pelas 21h00, e percorreu vários locais emblemáticos de Sagres ao longo de cerca de 5,5 km.
Sítios como a Praia da Mareta, Pousada do Infante, Rotunda da Baleeira, Igreja e a Avenida Comandante Matoso foram alguns dos locais percorridos pelos marchantes ao longo de 50 minutos.
Sensibilizar as pessoas para a prática do exercício físico, indispensável a uma vida saudável foi um dos objetivos desta iniciativa organizada em conjunto com o Instituto do Desporto de Portugal.