quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ciclismo: Tavira na VOLTA à BULGÁRIA


É já este sábado, dia 11, que arranca mais uma Volta a Bulgária, e que durará até ao dia 19.
São 1500 quilómetros para percorrer em 10 etapas, sendo que o dia 17 será preenchido por duas. A prova arranca na capital, Sofia, com a mais comprida tirada de 190 quilómetros a terminar em G. Delchev. Ao longo dos dias seguintes, a caravana passará por várias cidades, tais como Plovdiv, Kazanlak, Burgas, Dobrich, Razgrad, V. Tarnovo, Gabrovo, Troyan, e Teteven, esta última dita o fecho da competição búlgara. Nelson Vitorino, Ricardo Mestre, André Cardoso, Tomas Metcalfe, Henrique Casimiro, e Daniel Mestre são os escolhidos de Vidal Fitas para representar a Palmeiras Resort/Prio na Bulgária.
 

1º Festival de Birdwatching de Sagres


Durante os dias 1 a 3 de Outubro, a vila de Sagres vai ser o palco de inúmeras actividades de observação de aves, num evento único que pretende envolver a comunidade local e atrair turistas nacionais e estrangeiros.
O Município de Vila do Bispo promove o 1º Festival Internacional de Birdwatching de Sagres reunindo como parceiros as associações SPEA e Almargem, o Turismo do Algarve e o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Durante três dias, numerosas iniciativas estarão à espera de entusiastas pela observação de aves, incluindo passeios de barco, saídas de campo, curso de identificação de aves de rapina, corrida fotográfica, anilhagem de aves, palestras, etc. Com o objectivo de estimular este segmento turístico na região, irá decorrer ainda uma bolsa de contactos com operadores turísticos e uma visita promocional com jornalistas. O evento conta ainda com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, como a Junta de Freguesia de Sagres, a de Vila do Bispo, e um grande número de empresas, com destaque para a Sagres, a Strix, etc. A hotelaria e a restauração locais uniram-se também a esta iniciativa e disponibilizam os seus serviços a preços especiais aos participantes do Festival.
A Observação de Aves (“Birdwatching”) é um dos produtos integrados no conceito de Turismo de Natureza que mais turistas mobiliza. Estima-se que, somente no Reino Unido, sejam mais de 4 milhões os praticantes desta actividade. O Algarve é uma das regiões em Portugal Continental que melhores condições reúne para o fomento do “Birdwatching”, que começa agora a emergir como um produto estratégico para os próximos anos. Aliada à grande diversidade de Habitats que existe no Algarve, a presença de regular de mais de 300 espécies de aves ao longo do ano, fazem desta região um destino privilegiado para quem gosta de observar aves e a natureza em geral.

Entre as zonas mais interessantes do Algarve e do país, destaca-se a Península de Sagres, em Vila do Bispo. Integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves planadoras. Entre Agosto e Novembro, esta zona torna-se no principal corredor migratório do país para águias, abutres, gaviões, falcões, etc., recebendo anualmente a visita de vários milhares destas aves. Destaque para espécies como a Águia-calçada, a Águia-cobreira, o Grifo pela sua abundância e a Cegonha-preta, o abutre-do-egipto, a Águia-imperial e o Abutre-negro, pelo seu grau de ameaça internacional e rareza em Portugal. Nota ainda para as milhares de aves marinhas que passam junto à costa, fazendo do cabo de S. Vicente um local estratégico para a sua observação.
O futuro do turismo do Algarve passa pela diversificação dos produtos, nos quais a Natureza está a afirmar-se como um dos mais importantes. A Costa Vicentina, em particular a Península de Sagres, é um verdadeiro tesouro que pode e deve ser explorado, sempre numa óptica de sustentabilidade e responsabilidade e é com essa visão que Vila do Bispo aposta neste festival.
Participe e conheça a fundo uma das maravilhas de Portugal!
Para mais informações consultar o website www.birdwatchingsagres.com

Passeio A vinha e o vinho em Tavira


A Câmara Municipal de Tavira convida a passear pelas vinhas da Luz de Tavira, no próximo dia 26 de Setembro, sob a orientação de Marta Santos e dos produtores vinícolas Carlos e Ricardo Silva e Sousa. O ponto de encontro é no Centro Coordenador de Transportes de Tavira, às 9h30.

Venha interpretar a paisagem agrária, partilhando os trabalhos agrícolas associados à vindima e provando as castas Castelão, Cabernet-Sauvignon e Touriga Nacional, merecedores da medalha de bronze “Wine Masters Challenge 2009” com o vinho “Fuzeta” e a medalha de ouro “Wine Masters Challenge 2010” com o vinho “Terras da Luz” da única região DOC de Tavira.

Devido às condições climatéricas e ao próprio processo da vindima, verifica-se mais vantajosa a realização do passeio no dia 26 de Setembro, em vez do dia 12 de Setembro, como inicialmente anunciado.

Este passeio integra-se nas actividades de dinamização da exposição “Cidade e Mundos Rurais. Tavira e as sociedades agrárias”, exposição sobre as transformações do território, a evolução das sociedades agrárias do barrocal e da serra, das suas relações com a cidade de Tavira.

BE critica: Câmara de Olhão mantém parquímetros em situação irregular


"Após a denúncia na Câmara e na Assembleia Municipal de Olhão, feita pelos autarcas do Bloco de Esquerda (BE), as multas aos automobilistas continuam e o BE parte para a rua no dia 9 de Setembro (quinta-feira) afim de informar os Olhanenses sobre a situação irregular em que se encontram os parquímetros na zona urbana de Olhão", informa o BE Olhão, através de comunicado que transcrevemos:
"Não cumprindo com o disposto no artigo 12º do decreto-lei nº 81/2006 de 20 de Abril, que estipula o fraccionamento máximo de 15 minutos para taxação, em Olhão, os parquímetros começam com periodos de 30 minutos.
Nas diligências feitas pelo Bloco de Esquerda, os orgãos Autárquicos informaram que iria ser elaborado um regulamento, de acordo com a lei vigente, para o qual seria informada a empresa gestora dosparquímetros. No entanto, até à data nada foi alterado, continuando os parquímetros em funcionamento, taxando periodos de 30 minutos.
A Concelhia do Bloco de Esquerda aproveita a manhã para denunciar outras situações que considera atentados aos direitos da população de Olhão. A destacar, o despejo continuado de resíduos urbanos na zona poente de olhão, junto ao marina village. O Vereador do BE na Câmara de olhão fará uma declaração pública enunciando as razão de tais despejos.
O encontro está marcado para as 9h30m, entre as duas praças, na zona ribeirinha de Olhão", cinclui o documentos do BE Olhão.

Fim do mercado de S.Luís - frente ao Estádio


A autarquia procedeu à remoção e relocalização da área de venda que funcionava no Largo de S.Luís. Esta zona era constituída por um aglomerado desordenado e caótico de tendas, que não cumpriam requisitos mínimos de apresentação, higiene e salubridade para estarem patentes ao público. Era uma péssima imagem para a cidade.
Está em causa a boa imagem da cidade, em particular de zonas densamente povoadas que carecem de um tratamento criterioso no ordenamento do espaço público, de molde a reassumirem a sua arrumação como artérias urbanas cuidadas, limpas e bem organizadas. Tal não se verificava.
Deste modo, tendo sido removidos as tendas e eliminados os despojos que estavam aí colocados, a Câmara relocalizou os comerciantes nas imediações do Mercado Municipal. Desta feita, todavia, optou-se por sediar os comerciantes com título para o efeito nas laterais da praça frontal ao Mercado, em espaços delimitados, bancas padronizadas, condições dignas e confortáveis tanto para vendedores como para consumidores e sem prejudicar o ordenamento do Largo Francisco Sá Carneiro. É a melhor solução.
Esta operação permite resolver um problema que se arrastava há décadas, zelando pelo espaço público e provendo a uma melhor organização da cidade.

No Estoril: Conferência e o Workshop Águas do Algarve no GreenFest



A intervenção da Águas do Algarve, SA, no dia 13, terá início às 14.45h, sobre o tema da Biodiversidade, onde será apresentado o caso do Projecto Odelouca, intitulado: ABASTECIMENTO DE ÁGUA - CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS – Empreendimento Hidráulico de Odelouca

A Águas do Algarve, SA, empresa do grupo AdP – Águas de Portugal vai estar presente com uma comunicação na 3ª edição do Green Festival, o maior evento de sustentabilidade do país, que decorrerá no Centro de Congressos do Estoril. Integra como principais temáticas as relacionadas com o Ano Internacional da Biodiversidade e o Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social.
No âmbito desta participação no dia da inauguração, 10 de Setembro, o Grupo AdP apoia a realização de uma conferência dedicada ao tema das “Cidades Sustentáveis”, cujo orador principal, Jaime Lerner, conhecido arquitecto consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo, ex-perfeito da cidade de Curitiba e ex-governador do Paraná.
Para além da intervenção do orador principal, que procurará responder à pergunta “Como se gere uma cidade?”, esta conferência irá reunir, num formato de mesa redonda, várias entidades com responsabilidades na área do ambiente, urbanismo, transportes, administração autárquica e utilities (serviços públicos).
Já no dia 13, a Águas de Portugal realiza um workshop com o tema a Sustentabilidade no core de um grande Grupo Empresarial, onde serão abordados alguns casos de estudo de boas práticas de sustentabilidade implementados no seio do Grupo. A intervenção da Águas do Algarve, SA terá início às 14.45h, sobre o tema da Biodiversidade, onde será apresentado o caso do Projecto Odelouca, intitulado: ABASTECIMENTO DE ÁGUA - CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS – Empreendimento Hidráulico de Odelouca
A segunda parte do workshop contará também com um painel de discussão sobre o tema “Inclusão Criativa”.
O programa de actividades da AdP estende-se também ao stand no espaço de exposição do Green Festival, onde irão decorrer, durante o fim-de-semana, workshops de construção de brinquedos a partir da reutilização de materiais e acções de formação sobre compostagem doméstica.
Para participar quer na conferência, quer no workshop poderá fazer a sua inscrição através do e-mail patrícia.patrao@greenfestival.pt

Luz de Tavira: XIII FEIRA DE ARTESANTO MUITO CONCORRIDA


Entrega de diplomas Carlos Gonçalves, Guida Jesus, Jorge Silva

Entrega de diploma a uma artesã local

Grupo "Canta Andarilho"
Com organização da Junta de Freguesia da Luz de Tavira, decorreu de 3 a 5 de Setembro, a XIII Feira de Artesanato. Cerca de trinta stands encheram por completo o espaço, o Largo da república, onde não faltou a doçaria regional, bebidas, chouriços, tecelagem e outros produtos apresentados pelos artesãos. Sem nomes sonantes, as variedades ajudaram a animar o espaço. Antes da actuação do grupo convidado para a última noite, o Executivo constituído por Jorge Silva, Presidente, Carlos Gonçalves, Secretário e Guida Jesus, Tesoureiro, procedeu à entrega do diploma de participação com os agradecimentos e recebendo em troca carinho dos expositores.
Apesar de haver alguns outros espectáculos nas proximidades – Tavira e Santa Luzia – o público marcou presença em bom número, para ver um bom espectáculo de Musica Popular Portuguesa pelo Grupo “Canta Andarilho”, de São Brás de Alportel.
Jorge Silva, Presidente da Junta de Freguesia, disse-nos que nalguns dos stands estavam colectividades da terra, uma forma de os ajudar. “Estão a acabar as festas de verão. Esta é 6ª. festa. Todo este movimento… dá-nos muita alegria”.
- Pelo que sabemos, quando as colectividades organizam, a Junta de Freguesia apoia. Nesta, esse apoio é de forma diferente, A cada uma delas foi cedido um stand.
- E exactamente isso que fazemos. Os Sonâmbulos têm o bar. Outras o espaço para outras actividades. Quanto aos expositores a prioridade é para os artesãos da freguesia. Já têm aparecido novos, mas não temos espaço para mais. A Luz de Tavira tem uma vida própria. As pessoas gostam das nossas festas. Portanto, outras festas não nos preocupam. Temos o nosso público certo. Sentimos o apoio de toda a população.
Sem “fogo de artifício”, de forma simples, a Luz de Tavira também teve as suas festas de verão, para todos os gostos e para todas as idades.

Geraldo de Jesus

Em Santa Luzia: FESTIVAL SONS DA RIA! SUPEROU TODAS AS EXPECTATIVAS


O público, que enchia o recinto, não queria arredar pé

Banda Marenostrum

José Francisco

Márcio Gonçalves, da Associação Almadrava, resposnável pela organização
Tal como, noticiamos, era previsto por Márcio Gonçalves, que o encerramento do Festival, com o “Marenostrum” um grupo da casa, seria um final muito feliz.
Efectivamente, o amplo jardim onde o festival decorreu, encheu de gente para ouvir e dançar as músicas do grupo em palco.
Depois de acabar a exibição e de se ter despedido do público, este, obrigou o grupo a voltar ao palco, por duas vezes. A noite estava amena e o público não arredava pé.
“Desculpem. Estamos na nossa terra, gostamos muito de vocês mas não podemos continuar”, disse José Francisco.
Depois de mais uma despedida saíram finalmente do palco. Um breve fogo de artifício encerrou o festival.
Pedimos a Márcio Gonçalves um balanço final:
- Foi espectacular! Superou todas as expectativas. Estou, estamos, radiantes.

Geraldo de Jesus

Loulé: INAUGURAÇÃO DE ESCOLAS MARCA ARRANQUE DO ANO LECTIVO


A Câmara Municipal de Loulé assinala o início do ano lectivo com a inauguração de duas escolas, uma no interior, na freguesia de Benafim, e outra no litoral, na freguesia de Almancil.
Assim, no dia 10 de Setembro, sexta-feira, pelas 10h00, o executivo municipal desloca-se a Benafim para a inauguração oficial da Escola EB1/JI de Benafim. A intervenção neste estabelecimento de ensino passou pela remodelação e ampliação do edifício existente, que irá albergar agora 25 alunos do jardim-de-infância e 35 na vertente de 1º ciclo.

Este investimento rondou os 365 mil euros.

Na segunda-feira de manhã, dia 13 de Setembro, as atenções voltam-se para a localidade de S. João da Venda, em Almancil, onde terá lugar a cerimónia de inauguração da escola EB1/JI de S. João da Venda.
No caso de S. João da Venda, a ampliação e melhorias propostas consistiram na construção de um novo corpo onde ficarão implantadas as seguintes valências: instalações sanitárias, sala de professores, copa e arrecadação e biblioteca com sala de leitura. Todas as salas de aula foram alvo de recuperação ao nível do seu interior. A partir de agora, a escola comporta 44 alunos na área de jardim-de-infância e 48 no 1º ciclo, num investimento de 443 mil euros.
Recorde-se que nos últimos dois anos escolares, as salas de aula da Escola de S. João da Venda funcionaram no Estado Algarve. Os alunos regressam, agora, à sua escola de origem, que passa a ter melhores condições de ensino.
De salientar que a Educação tem sido uma das áreas prioritárias da Autarquia. A par de Benafim e S. João da Venda, estão já em fase de execução e/ou conclusão as escolas do primeiro ciclo com jardim-de-infância de Vale de Rãs (Loulé), Fonte Santa (Quarteira) e Almancil, totalizando um investimento no valor de 8,5 milhões de euros, com uma comparticipação do Município de 6,2 milhões de euros.
Mais de 1,2 milhões de euros em transportes escolares
Num Concelho com um território extenso, os transportes escolares continuam a ser uma das principais preocupações na área da educação por parte do executivo municipal.
Assim, no ano lectivo que agora arranca, a edilidade vai investir mais de 1,2 milhões de euros: 532 674,00 € nos transportes da EVA e 749 710,65 € nos circuitos especiais.
Esta é uma iniciativa importante, sobretudo para apoiar os alunos que vivem em zonas mais distantes das sedes de freguesia e que, diariamente, têm necessidade de percorrer vários quilómetros até à escola.

Assinatura de Protocolos marca início do ano lectivo 2010/2011


Foram esta seginda-feira recebidos pelo executivo da Câmara Municipal de Tavira cerca de 200 professores, dos Agrupamentos de Escolas D. Paio Peres Correia e D. Manuel I, numa cerimónia que marcou o início do ano lectivo, na qual foram assinados quatro protocolos de colaboração.
: Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico
O presente acordo de colaboração, assinado entre o Munícipio e os Agrupamentos Verticais de Escolas E.B.2,3 D. Paio Peres Correia e D. Manuel I, tem como objectivo implementar nas escolas o ensino de Inglês, Actividades Físicas e Desportivas, o ensino da Música, outras actividades curriculares e o apoio ao estudo.
Estas actividades destinam-se a todos os alunos que nelas se inscrevam e pretendem adaptar os tempos de permanência das crianças nos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias, bem como para garantir que esses tempos são pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas.
: Programa de Apoio a Projectos e Actividades Educativas
O presente protocolo, assinado entre o Munícipio e os Agrupamentos Verticais de Escolas E.B.2,3 D. Paio Peres Correia e D. Manuel I, tem como objectivo apoiar projectos e actividades de interesse pedagógico, desenvolvidos pelas Escolas do Concelho de Tavira.
Os projectos devem integrar-se no Projecto Educativo/Plano de Actividades da Escola e deverão traduzir preferencialmente experiências inovadoras, de forma a melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem, bem como os níveis e perfis de formação dos alunos, reforçando, preferencialmente, a ligação Escola/Família/Meio.
A autarquia irá financiar os projectos apresentados pelas escolas, no que diz respeito a despesas relacionadas com materiais pedagógicos e aquisição de serviços, num investimento total de € 23.910,00.
: Protocolo – Programa sobre a gestão de pessoal não docente
O presente protocolo, assinado entre o Munícipio e os Agrupamentos Verticais de Escolas E.B.2,3 D. Paio Peres Correia e D. Manuel I, tem como objectivo regularizar e acabar com as lacunas e indefinições existentes na gestão de pessoal não docente.
Assim, cabe à autarquia conduzir processos relativos a carreiras, férias faltas e licenças, bem como horas extraordinárias, mobilidade interna, pedidos de aposentação, disciplina e análogos, formação, assiduidade, pedidos de substituição de trabalhadores ou alteração de posto de trabalho.
: Protocolo – Visitas de Estudo/ Actividades de Desenvolvimento Curricular
O presente protocolo, assinado entre o Munícipio, os Agrupamentos Verticais de Escolas E.B.2,3 D. Paio Peres Correia e D. Manuel I e a Escola Secundária de Tavira, pretende contribuir para o aumento da oferta de oportunidades educativas, permitindo a participação de todos os alunos em visitas de estudo, dando resposta às várias dimensões da educação: motivar para a aprendizagem fora do espaço escolar; contextualizar as aprendizagens; valorizar os saberes e culturas; contribuir para a formação integral do aluno.
Compete à autarquia facultar as viaturas municipais, de forma equitativa entres os Agrupamentos/ Escola e níveis de ensino.
Pelo Agrupamento Vertical de Escolas EB2, 3 D. Manuel I, esteve presente o Director, Duarte Guerreiro Custódio, pelo Agrupamento Vertical de Escolas EB2, 3 D. Paio Peres Correia, esteve o Director Rui Manuel Mestre Domingos, e pela Escola Secundária de Tavira, José Otílio Pires Baía, o director da escola.
Após a assinatura dos protocolos, teve lugar a intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr. Jorge Botelho, que nas suas palavras de boas vindas a todos os professores, deu a conhecer alguns projectos e melhoramentos a desenvolver durante o presente ano lectivo, nomeadamente:
Lançamento do NAPE – Núcleo de Apoio Psico-Educativo - uma equipa de trabalho que irá actuar nas escolas e procura acompanhar as crianças desde o pré-escolar até ao 9.º ano.
Melhoramentos, como pinturas e arranjos nas escolas do 1º ciclo, em colaboração com as Juntas de Freguesia, serão também vísiveis neste novo ano escolar, bem como melhores equipamentos informáticos.
Ao nível de pessoal, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou que, pela primeira vez, serão colocados professores das Actividades de Enriquecimento Curricular através da plataforma do Ministério da Educação e que se encontram a decorrer concursos para admissão de pessoal não docente.
No que diz respeito às refeições, Jorge Botelho defende comida feita na hora nos refeitórios escolares, com produtos frescos oriundos da região que garantam total qualidade, medida aplaudida pelos professores, e que se prevê implementada já no próximo ano. Já a partir do mês de Outubro, entrará em funcionamento o regime da fruta escolar, que irá contemplar a distribuição de fruta nos intervalos aos alunos do 1.º ciclo.
Com estas medidas e novos desafios a autarquia tavirense confirma a sua preocupação na área da educação e mostra a vontade de trabalhar para proporcionar mais e melhores condições aos alunos, professores e pessoal não docente das escolas do nosso concelho.

Loulé: CONFERÊNCIA SOBRE O LIVRO DE RECEITAS MAIS ANTIGO DE PORTUGAL


No próximo sábado, 11 de Setembro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, Maria José Palla vai apresentar uma conferência subordinada ao tema "O Livro de Cozinha da Infanta D. Maria (1538-1577)" – o livro de receitas mais antigo de Portugal.

Segundo a conferencista, «O “Livro de Cozinha da Infanta D. Maria” cujo manuscrito pertence à Biblioteca Nacional de Nápoles, é o primeiro livro de cozinha em língua portuguesa. Penso que deve ser datado entre o fim do século XV e o início do século XVI. A primeira edição crítica veio à luz em 1956 com o trabalho de Maria José da Gama Lobo Salema numa edição dactilografada.

Em 1963, o investigador brasileiro António Gomes Filho realizou uma outra edição crítica e chamou a este documento “Um livro de cozinha do século XV”, num trabalho orientado pelo filólogo Celso Cunha. A alimentação tem beneficiado de muito interesse nos últimos anos e assim este livro tem-se tornado precioso para o estudo da alimentação da comida na Europa. A alimentação associada ao estudo da vida quotidiana tem beneficiado nos últimos anos de um interesse crescente com os estudos de Fernand Braudel, Bruno Laurioux, Jean-Luis Flandrin, Odile Redon, Allen Grieco, entre outros, no estrangeiro, e Iria Gonçalves, Isabel Maria Fernandes, João Dias, em Portugal.

Em 1964, Claude Levi Strauss publicou um livro que constitui um dos pontos de partida para o estudo do estruturalismo: Le cru et le cuit onde o historiador estuda uma população e a classifica segundo ingestão de alimentos crus ou cozidos ou assados. Este estudo deverá constituir um ponto de partida para qualquer trabalho sobre a alimentação».