segunda-feira, 24 de maio de 2010

ALGARVE INOVAÇÃO E TRADIÇÃO: Governadora Civil de Faro visita estaleiros navais de Vila Real de Santo António


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, desloca-se amanhã, terça-feira, dia 25 de Maio, às instalações do Grupo Nautiber -Estaleiros Navais do Guadiana, Lda., no âmbito do projecto ‘Algarve Inovação e Tradição’.

Nesta segunda iniciativa integrada no projecto lançado pelo Governo Civil de Faro, Isilda Gomes visitará, às 10h30, as instalações da empresa localizadas na Ponta de Santo António, seguindo depois para as da Zona Industrial de Vila Real de Santo António.

A construção e reparação naval em poliéster reforçado a fibra de vidro é a actividade principal da Nautiber, grupo constituído por quatro empresas, as quais integram no seu conjunto um total de 40 trabalhadores.

Entre 1957 (data em que a empresa que daria origem à actual iniciou a sua actividade) até 1989, foram construídos nos estaleiros de Vila Real de Santo António cerca de 70 embarcações de madeira destinadas à pesca. Posteriormente e já na área das novas construções (actividade iniciada em 1989), já foram efectuados diversos trabalhos, a maioria embarcações para a actividade marítimo-turística do tipo catamaran.

O projecto ‘Algarve Inovação e Tradição’ visa incentivar a inovação e o empreendedorismo na região do Algarve, através da visita a empresas que desenvolvem a sua actividade nas áreas industrial e artesanal e que se têm distinguido pela capacidade de resposta às exigências do mercado.

No âmbito do projecto, a Governadora Civil de Faro já dedicou uma acção ao sector corticeiro, seguindo-se as áreas da construção naval, aquicultura e produção de sal, mel, medronho e vinho, entre outras.

Tavira: MINISTRA DA EDUCAÇÃO NO ENCONTRO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES



A Ministra da Educação, Isabel Alçada, desloca-se amanhã, dia 25 de Maio, a Tavira, pelas 10h00, para participar no 2º Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve que decorrerá no Hotel Vila Galé Tavira. A Ministra também vai estar amanhã, pelas 14h30, na cidade de Quarteira, para presidir à cerimónia do lançamento da primeira pedra da Escola Básica da Fonte Santa.

programação:

09h30: Abertura do secretariado
10h00: Sessão de abertura na presença da Ministra da Educação, Isabel Alçada, do Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, do Director Regional de Educação do Algarve, Luís Correia e da Coordenadora do Gabinete do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada.
10h30: Conferência “A Literacia dos media face aos desafios colocados pela Sociedade da Informação e do Conhecimento”, por Miriam Tavares - Universidade do Algarve e Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)
Moderadora: Manuela Silva - Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
11h45: Web 2.0 e as Bibliotecas
● Web 2.0 – novas oportunidades para as bibliotecas? Comunicar compensa!, por Luísa Alvim - Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos
● Web 2.0 - espaço de partilha e de construção colaborativa de sabores e de competências ao serviço da biblioteca escolar?, por Fernando Carmo - Gabinete de Rede de Bibliotecas Escolares
Moderadora: Salomé Horta - Biblioteca Municipal António Ramos Rosa (Faro)
14h30: Conferência Leitura… “O melhor é ler mais”, por Filomena Cravo – Plano Nacional de Leitura (PNL)
15h00: Painel Boas Práticas
● Projecto “Ver para Ler”, Graça Lobo e Filomena Branco - Direcção Regional de Educação do Algarve
● A Literacia da Informação, Luís Brito - AVE de Armação de Pêra
● “Com o Magalhães, uma história de encantar para rir e sonhar” – Emília Maria Firmino – AVE Parchal (Lagoa)
● A utilização do Moodle: da biblioteca para a escola - Nélia Estêvão - AVE João da Rosa (Olhão) - 17h00: Encerramento
PROGRAMA CULTURAL PRECEDE SEMINÁRIO
No dia que antecede este Encontro, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, promove, a partir das 21h00, um programa cultural que integra diversas interpretações musicais dos alunos das EB 2, 3 D. Manuel I e D. Paio Peres Correia, bem como da Escola Secundária Dr. Jorge Correia. A programação contempla, ainda, um sketch, a entrega de prémios do 3º Concurso Literário Infantil e Juvenil do Algarve “Gentes e Paisagens no Algarve” e um momento de poesia cantada.

ISABEL ALÇADA VAI ESTAR EM QUARTEIRA PARA LANÇAMENTO DE ESCOLA NA FONTE SANTA

A Ministra da Educação, Isabel Alçada, vai estar amanhã, 25 de Maio, pelas 14h30, na cidade de Quarteira, para presidir à cerimónia do lançamento da primeira pedra da Escola Básica da Fonte Santa.
Este obra, que arranca no terreno nas próximas semanas, é mais um dos fortes investimento da Câmara Municipal de Loulé na área da Educação, com vista a colmatar as lacunas que ainda subsistem em termos de equipamentos do jardim-de-infância e primeiro ciclo.
Localizado junto à Al-Sakia, o edifício composto por dois pisos irá integrar três salas para o pré-escolar e oito salas destinadas ao primeiro ciclo. Paralelamente, o projecto da obra teve presente a ideia em adaptar um modelo educativo que pretende criar um edifício que seja, mais do que uma escola, também um equipamento que sirva toda a comunidade da Fonte Santa, na vertente cultural e de lazer com reflexos, quer nos espaços interiores, com a criação de espaços destinados à comunidade, como nos exteriores, com a proposta de um ginásio coberto.
A empreitada significa um investimento que ronda os 4 milhões de euros, com um prazo de execução de um ano e meio.
Recorde-se que a par desta escola em Quarteira, encontram-se em fase de execução mais dois estabelecimentos de ensino com as mesmas características: a Escola EB1/JI de Vale de Rãs, em Loulé, e a Escola EB1/JI de Almancil.

Correram por Portugal: começaram em Faro terminam em Bragança



Chegaram hoje a Bragança os três amigos que nos últimos 10 dias percorreram Portugal a correr pela Selecção Nacional de Futebol.
Começaram em Faro e o desafio terminou esta segunda-feira em Bragança.
Paulo Dias, Luís Lima e António Piedade percorreram 1055 quilómetros de, fazendo uma medida de 35 por dia, para motivar o país a torcer pela Selecção no Mundial de Futebol da África do Sul.
À chegada a Bragança, António Piedade exibia o testemunho assinado pelos autarcas das localidades por onde os três atletas foram passando nos últimos dias.
Querem agora entregá-lo aos jogadores e treinador da equipa das quinas.
“Este é o diploma que nós fomos assinando em determinadas autarquias que nos apoiaram e é o que nós temos estado a transportar no testemunho, enrolado aqui dentro, desde Faro” explica António Piedade, acrescentando que “gostaríamos de o entregar à Selecção, mas o nosso objectivo era unir os portugueses”.
Esta prova acabou por causar algumas mazelas a nível muscular. Para Paulo Dias, os últimos 200 quilómetros foram os mais difíceis por causa das subidas e do calor.
Este corredor chegou a perder sete quilos nos dez dias de prova. “As expectativas foram superadas e todos os objectivos concretizados, mas houve dificuldades ao nível muscular e do cansaço” confessa, pois “tínhamos de levar massagens até à uma da manhã, às seis tínhamos de nos levantar para às oito estarmos prontos para arrancar” explica.
“Foi muito cansativo, pois nós corríamos de duas em duas horas e as refeições acabavam por ficar de lado, só comíamos o essencial, mas eu perdi sete quilos” revela Paulo Dias.
Apesar das dificuldades Luís Lima salienta que “estávamos com a cabeça aqui em Bragança” por ser o local onde a prova terminava. Este atleta conta ainda que “houve coisas que nos marcaram pelo caminho” refere, contando que “o António ía a correr pela estrada e uma senhora começou a bater-lhe palmas. Ele deu-lhe o boné que usava para que ela guardasse como recordação e a senhora começou a chorar”. “Isso emocionou-nos muito” salienta.
Estes três atletas correram o equivalente a nove maratonas passando por 28 estradas nacionais e consumiram 432 garrafas de água.

Polis: Obras de requalificação de quatro pontes-cais na Ria Formosa vão arrancar


As obras de requalificação das pontes-cais de Olhão, Armona, Culatra e Farol, na Ria Formosa, arrancaram hoje e devem estar terminadas até dezembro, sendo o investimento de três milhões de euros, disse fonte do Ministério do Ambiente.

"Estes trabalhos representam mais um passo para a requalificação, segurança e turismo na Ria Formosa", referiu à agência Lusa a secretária de Estado do Ordenamento do Território.

Fernanda do Carmo referiu que o investimento de três milhões de euros será suportado através da Sociedade Polis e pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, estando prevista a sua candidatura ao Programa de Investimentos do Turismo.

"Os trabalhos são importantes para garantirem a mobilidade na Ria Formosa assegurando a adequada circulação de utentes e embarcações para as ilhas barreira. São obras que asseguram igualmente as infraestruturas necessárias ao apoio das actividades económicas na Ilha Formosa", acrescentou Fernanda do Carmo.

Os trabalhos de requalificação das quatro pontes-cais - suporte indispensável à movimentação de pessoas na Ria Formosa durante todo o ano -, vão ser realizados de modo a não interferirem com os movimentos de passageiros e garantindo todas as condições de segurança e operacionalidade dos cais, acrescentou fonte do Ministério do Ambiente.

O projeto contemplou uma inspeção subaquática, que teve como objetivo fazer o diagnóstico do estado de conservação das estruturas, de forma a equacionar qual o tipo de intervenção a efetuar e a avaliar a natureza e dimensão das ações.

Estas obras fazem parte do plano estratégico do "Polis Litoral Ria Formosa", um programa que tem um período de intervenção de 2008 a 2012 e conta com um investimento de 87,5 milhões de euros.

A área de intervenção é em 48 quilómetros de frente costeira e 57 quilómetros de frente lagunar e abrange cinco municípios: Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Lusa

QUARTEIRA: LAVADA, MÚSICA E PETISCOS ANIMAM COMEMORAÇÕES DO DIA DO PESCADOR


Quarteira volta a homenagear a sua comunidade piscatória com uma série de iniciativas integradas no Dia do Pescador (31 de Maio). De 3 a 6 de Junho, esta cidade vai reviver a tradição da lavada mas a música e a gastronomia também não vão faltar na festa.

O grande momento das festividades está agendado para dia 5, sábado, pelas 18h00, na praia de Quarteira, com a realização da tradicional lavada ou arte tradicional de arrastar para terra. Neste quadro ímpar e típico desta antiga aldeia piscatória, a população é convidada a participar no "puxar a rede" para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.

Durante estes dias os artistas populares vão passar pela Praça do Mar onde estará também instalada uma área de tasquinhas designada por “Petiscos do Pescador”. Aqui será possível apreciar os sabores do mar, com destaque para petiscos como os choquinhos fritos, camarão, feijoada de marisco e muitas outras iguarias que farão as delícias dos visitantes.

Quanto à música, o cartaz integra, no dia 3, Bernardo Pedreira (17h30), Toni das Favelas e Ezequiel Tomás (21h30); dia 4, Bernardo Pedreira (17h30) e As Rebeldes (21h30); dia 5, Luís Filipe (17h30) e José Manuel Ferreira e Mágicos do Som (21h30); dia 6, Luís Filipe (17h30) e Sabrina (21h30).

As actividades inseridas nesta iniciativa da QUARPESCA - Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, são de entrada livre.

Apesar do forte crescimento turístico que Quarteira sofreu nas últimas décadas, as tradições ligadas ao mar ainda se mantêm bem presentes naquela que é considerada uma das maiores comunidades piscatórias do Algarve e do país.

ESPECIALISTAS DEBATEM TURISMO ACESSÍVEL EM FARO


Seminário decorre na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, dia 28

O Turismo de Portugal junta na sexta-feira nove especialistas do país para debater o turismo acessível, uma iniciativa que quer abrir a oferta turística a pessoas com mobilidade reduzida. O seminário tem o apoio do Turismo do Algarve e começa às 10h30, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.
«Novas Perspectivas para o Turismo: acessibilidade universal como referencial de qualidade» é o tema do seminário que decorre durante um dia inteiro com a participação do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e da secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz (ambos por confirmar).
O princípio do encontro é simples: «as pessoas com deficiência ou incapacidade têm que ser presença assídua no mundo do turismo. Como clientes, naturalmente, mas também como empresários ou trabalhadores», lê-se no programa do evento.
Angel David Herrera, conselheiro do Patronato Municipal de Turismo de Arona/Tenerife, é o único nome internacional deste seminário em que se poderão também ouvir José Duarte (partner da RDPE), Cristina Ventura (Longevity Wellness Resort Monchique), Nuno Rasteiro (Hotel Villa Batalha), Pedro Homem Gouveia (arquitecto da INCLUDE), José Barros (Câmara Municipal de Vila Real de Santo António), Carmen Duarte (Formação Turismo Inclusivo/Perfil) e Paula Reis (Accessible Portugal).
O turismo acessível ou inclusivo tem como objectivo alargar a oferta turística às pessoas com necessidades especiais, incluindo as que viajam com crianças e a população sénior. Estima- -se que em 2008 haveria mais de 50 milhões de pessoas com deficiência motora na Europa, número que subiria para 600 milhões quando aplicado a todos os países do mundo.

Projecto «Windincap»

Por estes dias, e quase até ao final da semana, cerca de 60 pessoas com deficiência de oito instituições algarvias vão navegar a bordo de um catamarã, ao abrigo de um projecto de um grupo francês que está a fazer uma volta à Europa em vela. Atracado hoje em Vilamoura, o catamarã partiu no final de Abril da costa oeste de França e incluiu Portugal na sua rota. No final, o que se pretende é proporcionar uma experiência diferente a pessoas com mobilidade reduzida do Algarve.
O «Windincap» é um projecto dinamizado pela associação Ilehandi e visa impulsionar a troca de experiências entre pessoas com e sem deficiência na União Europeia. O Turismo do Algarve apoia na comunicação da iniciativa.

ALBUFEIRA CONTINUA A MARCAR PRESENÇA NO ROCK IN RIO



Os primeiros 2 dias de Rock in Rio - Lisboa contaram com cerca de 160 mil visitantes, um número que confirma este evento como um dos maiores a nível mundial. Na Cidade do Rock, Albufeira faz-se representar na área Village e tem atraído muitas atenções.
Promoções, ofertas de fins-de-semana e muita animação têm marcado a passagem de Albufeira pelo Rock in Rio - Lisboa. O Festival está a ser aproveitado pela autarquia para promover o Programa de Animação de Época Balnear – o “Albufeira Anima”. Para o efeito Câmara Municipal de Albufeira e Rock in Rio Lisboa desenvolveram uma parceria que viabiliza a participação da marca Albufeira num espaço com 45 m2, assim como a possibilidade de distribuição de brindes ao longo de todo o recinto e a emissão de spots publicitários nos ecrãs da Cidade do Rock.
Um pouco por todo a “Cidade do Rock” foi possível ver as havaianas Albufeira Anima, brinde distribuído especificamente para promover o Programa de Verão do concelho e que inclui um mini programa com as principais datas, dicas e contactos. Refira-se que, na passada 6ª feira, a autarquia organizou uma visita direccionada à imprensa regional.
Por estes dias, já passaram pelo Rock in Rio – Lisboa artistas como Shakira, Elton John, Ivete Sangalo, Leona Lewis, John Mayer, Mariza, Trovante, Rui Veloso, Maria Ritta e muitos outros.
Albufeira continuará a marcar presença no maior festival do mundo que decorre no Parque da Belavista, ainda nos dias 27, 29 e 30 de Maio. Em termos de cartaz, os destaques vão para a presença dos Muse, Miley Cirus e Rammstein.

III Concurso Cão de Água Português em Lagos



Nos próximos dias 29 e 30 vão decorrer, em Lagos, diversas actividades ligadas à divulgação da raça Cão de Água Português.
Símbolo de uma cultura própria das artes da pesca, outrora parte integrante da tripulação de qualquer barco pesqueiro algarvio, o Cão de Água Português esteve em vias de extinção.
Para que se continue a divulgação e o contacto com esta raça, foram desenvolvidos alguns projectos nas escolas de Lagos, cujo resultado será apresentado no dia 29 deste mês, no Mercado de Santo Amaro.
Para o dia 30 está prevista a realização do III Concurso de Água Português de Lagos, a ter lugar no Jardim da Constituição e na Praia da Batata.
Esta iniciativa é organizada pela Associação para a Protecção do Cão de Água Português e Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos e Juntas de Freguesia de Sta. Maria e São Sebastião.

Dia 29 | 16h00
Exposição sobre o Cão de Água Português
- Trabalhos Artísticos realizados por alunos da Escola Secundária Júlio Dantas e entrega de Prémios aos autores dos melhores trabalhos
- Apresentação de trabalhos escolares e reportagens subordinados ao projecto “O Cão de Água vai à Escola”, desenvolvido nas Escolas do 1º Ciclo nºs 1 e 2 de Lagos
Local: Mercado de Stº Amaro

Dia 30
10h30 | Concurso de Beleza | Local: Jardim da Constituição
11h30 | Prova de Trabalho | Local: Praia da Batata

ARENA FARO CAMPEÃO NACIONAL KICKBOXING 2010 - UMA FÁBRICA DE CAMPEÕES



26 atletas – 25 títulos nacionais
Walter Pestana, treinador principal do Arena Faro, soma conquistas e títulos como jamais se assistiu numa equipa algarvia! Ninguém consegue explicar a sua estratégia ou a razão de tamanho sucesso, mas o “Mestre do Arena” parece fazer nascer Campeões…!
No mês de Abril, o Clube Arena Faro havia conquistado no Campeonato Nacional de Boxe de Cadetes e Juniores, o título de Campeão Nacional por Equipas. Este mês, no dia 22, num universo superior a 500 atletas, de mais de 50 equipas que participaram no Campeonato Nacional de Kickboxing, o Arena Faro fez a proeza de conquistar o título de Campeão Nacional de Kickboxing por Equipas! E ainda… a sua equipa de Cadetes conquista pelo segundo ano consecutivo o título de Vice-Campeão Nacional na disciplina de Semi-Contact (apesar de ter alcançado o mesmo número de pontos que a equipa que ficou em 1º lugar). Na disciplina de Low-Kick (pleno contacto), todos os atletas que subiram ao Ringue foram Campeões Nacionais!
Walter Pestana, apurou 26 atletas no Campeonato Regional, que sob a sua mestria, conquistaram 25 títulos no Nacional! Matematicamente, traduz-se numa taxa de 96% de êxito! É espantosamente surpreendente o resultado do trabalho deste “Mestre”, que dedicou toda a sua vida aos Desportos de Combate e a projectar o nome da cidade de Faro nas mais fantásticas batalhas! Tal como Napoleão, este “General” conduz os seus exércitos directamente às vitórias! Nenhum atleta, jovem ou pai deprecia as suas palavras, pois é nestas que reside o segredo, a experiente sabedoria, o sonho que já foi de um… hoje é de todos… de uma equipa de Campeões…! “Um Campeão constrói-se… com muito trabalho, sacrifício, mas principalmente, a acreditar …! No Arena de Faro não há facilidades, os apoios institucionais são inexistentes, as instalações são primárias, mas as pessoas são de grande valor, os meus atletas são os melhores, eu acredito neles e juntos conseguimos o impossível!”
 
Saiba e Veja Mais na nossa edição semanal de Quarta-feira (dia 26)PÁGINA 18, EM WWW.ALGARVEPRESS.COM

ESCOTEIROS DE QUELFES AJUDARAM NA COLHEITA DE SANGUE





No Ria Shopping, em Olhão

O complexo comercial “Ria Shopping”, em Olhão, recebeu, no Sábado - 22 de Maio, durante todo o dia, mais uma colheita de sangue promovida pela ADSBA – Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, apoiada pelo CRSL – Centro Regional de Sangue de Lisboa e o Grupo 197 de Quelfes – Associação dos Escoteiros de Portugal, que se encarregou, logisticamente, de prestar um valioso contributo ao evento .

André Badalo e NJ Silva nas III Jornadas da FILM COMMISSION




Filmes premiados a nível internacional exibidos no Teatro Lethes
A ALGARVE FILM COMMISSION organiza no próximo sábado, 29 de Maio, a partir das 15h, no Teatro Lethes, em Faro, as suas III Jornadas.
A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal e dos Hotéis Real.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através do seguinte link: https://spreadsheets0.google.com/viewform?formkey=dE5BOC1KUERPVWRFV2lncWxDend1VFE6MA
O programa abre com um Seminário por NJ Silva, jovem realizador português radicado em Londres, que irá abordar a temática “Da Ideia à Rodagem”, procurando incentivar outros candidatos a realizadores a avançarem com os seus projectos.
NJ Silva estará na Região acompanhado da guionista Rachael James, da Nova Zelândia, com a qual está a desenvolver uma longa-metragem que terá cenário no Algarve.
As Jornadas incluem ainda a apresentação das Curtas “YAEL”, rodada em Londres por NJ Silva e “Shoot Me”, realizado pelo algarvio André Badalo. Ambos os filmes foram premiados a nível internacional. “Yael” recebeu o prémio da Melhor Curta e o Prémio do Público da London Film Academy. “Shoot Me” venceu recentemente o Prémio do Público no Festival de Cinema de Milão. O programa termina com a entrega de Certificados de Cursos de Formação organizados pela Film Commission e com uma apresentação final dos participantes no Workshop de Interpretação (Câmera Acting), dirigido pelo realizador Eric Jaspers.

PROGRAMA:

15h00 - Recepção aos Participantes

15h30 - Da Ideia à Rodagem - Seminário com NJ Silva, London Film Academy

17h30 - Coffee Break

18h00 - Apresentação das Curtas-Metragens, com presença dos realizadores:

- YAEL (Nj SIlva)

- SHOOT ME (André Badalo)

18h45 - Entrega de Certificados de Cursos de Formação

19h00 - Apresentação final do Workshop CAMERA ACTING - dirigido por ERIC JASPERS

21h00 - NETWORKING

GORAN BREGOVIC AND HIS WEDDING & FUNERAL BAND NO MED 2010


Um dos grandes nomes da edição deste ano actua a 24 de Junho
Goran Bregovic and His Wedding & Funeral Band é um dos nomes mais fortes do cartaz da sétima edição do Festival MED, um dos mais conceituados festivais nacionais de world music, que decorre de 23 a 26 de Junho, no Centro Histórico de Loulé. Goran Bregovic and His Wedding & Funeral Band sobem ao palco na quinta-feira, dia 24 de Junho.

Sobre Goran Bregovic

Nasceu em Sarajevo, Bósnia e Herzgovina (no território da ex-Jugoslávia), a 2 de Março de 1950, residindo actualmente em Belgrado, na Sérvia. E, apesar de cedo ter tido contacto com as músicas tradicionais do Leste da Europa, foi o rock a sua primeira grande paixão, tendo sido baixista e guitarrista de bandas rock como os Kodeksi e Bijelo Dugme. Mas foi com a sua parceria com o realizador de cinema (e também músico) Emir Kusturica que Goran Bregovic começou a desenvolver o seu estilo pessoalíssimo de música que parte dos Balcãs para visitar muitas outras músicas.
O filme “O Tempo dos Ciganos” (1988), realizado por Emir Kusturica e com banda sonora de Goran Bregovic foi, aliás, um dos grandes responsáveis pela fama e visibilidade primeiras de muita música da Europa de Leste, recém-saída do domínio da esfera soviética, ao mesmo tempo que lançava os nomes de Kusturica e Bregovic na ribalta internacional. A dupla, de sucesso, ainda se manteria nos dois filmes seguintes de Kusturica – “Arizona Dream” e “Underground” -, mas depois seguiram caminhos separados, tendo Bregovic composto também música para filmes de outros realizadores: “Kuduz”, “A Rapariga Sérvia”, “A Rainha Margot”, “Tuvalu”, “Toxic Affair”, “Borat - Cultural Learnings of América” ou “Mustafa”.
Entre versões de temas tradicionais e composições originais, fundindo, muitas vezes, a música das fanfarras ciganas dos Balcãs (Sérvia e outros países saídos da ex-Jugoslávia, Roménia, Hungria...) com o rock, os maravilhosos coros femininos da Bulgária, o klezmer, a música ligeira italiana ou a rembetika grega, Goran Bregovic – que, ao vivo, é acompanhado pela sua Wedding & Funeral Band - é um dos mais marcantes músicos e compositores europeus da actualidade. E, no seu curriculum, contam-se ainda colaborações com artistas como o norte-americano Iggy Pop, o grego George Dalaras, a turca Sezen Aksu, a polaca Kayah e a cabo-verdiana Cesária Évora, numa celebração global da música (texto de António Pires).
Goran Bregovic and His Wedding & Funeral Band completam assim o certame, que este ano reúne nomes como Amparo Sánchez, Femi Kuti & The Positive Force, Orchestra Baobab, Watcha Clan, King Khan & The Shrines e Mercan Dede & The Secret Tribe.
Este será ainda o ano forte do talento nacional, com o Palco Castelo dedicado em exclusivo ao que de melhor se faz no nosso país. The Legendary Tiger Man, Virgem Suta, Anaquim, Mazgani, Cacique 97, Macacos do Chinês, 3 Pianos, Zeca Medeiros e Diabo na Cruz são alguns dos projectos nacionais que vão marcar presença no Festival MED 2010.

Programa da 7ª edição do festival MED, para os palcos Cerca, Matriz e Castelo:

Quarta-feira, dia 23 de Junho
AMPARO SÁNCHEZ
FEMI KUTI & THE POSITIVE FORCE
VIEUX FARKA TOURÉ
ZECA MEDEIROS
MACACOS DO CHINÊS

Quinta-feira, dia 24 de Junho
Goran Bregovic and His Wedding & Funeral Band
KING KHAN & THE SHRINES
CACIQUE 97
MAZGANI
ANDERSEN MOLIÈRE

Sexta-feira, dia 25 de Junho
ORCHESTRA BAOBAB
WATCHA CLAN
3 PIANOS
ANAQUIM
GALANDUM GALUNDAINA
THE LEGENDARY TIGER MAN

Sábado, dia 26 de Junho
MERCAN DEDE & THE SECRET TRIBE
BOOM PAM
VIRGEM SUTA
RENÉ AUBRY
ORELHA NEGRA
DIABO NA CRUZ