domingo, 23 de maio de 2010

Médicos do Sul de Portugal e Andaluzia assinam protocolo para nivelar exigências de qualidade



A Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos e o Conselho de Médicos da Andaluzia assinaram este sábado em Faro um protocolo para harmonizar os critérios de avaliação da qualidade dos profissionais que exercem em Portugal e em Espanha.
Trata-se de dois organismos com “funções equivalentes no âmbito da regulação da qualidade da prática médica e da avaliação da qualidade da formação dos médicos que exercem nos dois países”, que devem equiparar requisitos para garantir a segurança dos doentes, defendeu hoje, em declarações à Lusa, a presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Isabel Caixeiro.
“Atendendo à proximidade e à grande mobilidade que existe na circulação de médicos e pacientes, é nossa preocupação articularmo-nos para termos o mesmo tipo de exigências em termos da qualificação profissional dos médicos que podem exercer no nosso país ou em Espanha, e também exigir um comprovativo da sua qualidade de exercício”, indicou.
Segundo a responsável, a ideia é, por exemplo, ter “a certeza sobre se um médico espanhol que vem trabalhar em Portugal está no pleno exercício das suas capacidades”.
Para tal - prosseguiu - “exigimos um comprovativo da inscrição desse médico no colégio respetivo e outro que nos demonstre que não foi punido, o que nos dá uma garantia de qualidade, no sentido da segurança dos cidadãos doentes que podem ir a essa consulta”.
Este protocolo, que vai começar a ser aplicado “de imediato”, de acordo com Isabel Caixeiro, não é “infelizmente” ainda extensível a todo o território, embora o objetivo seja esse, “por causa das diferentes autonomias que existem em Espanha”.
“Em quatro regiões autónomas não existe obrigatoriedade de inscrição no colégio de médicos - que é o equivalente à nossa secção regional - e, portanto, há a possibilidade de um médico tentar inscrever-se em Portugal sem poder demonstrar a qualidade do exercício que teve nos anos anteriores [no seu país]”, explicou.
No entanto - assegurou a responsável - “serão feitos todos os esforços para que o protocolo seja extensível a nível nacional, quer de Espanha, quer de Portugal, porque cada vez mais a segurança dos doentes é uma das nossas preocupações e só assim é que nós podemos fazer algum controlo da qualidade da prática do exercício médico”.
Lusa

Quatro navios da Armada vão ao fundo em Portimão para criar primeiro museu subaquático do país




O afundamento de quatro antigos navios de guerra da Armada Portuguesa vai dar origem ao primeiro museu subaquático do país, ao largo da Praia da Rocha, disse o presidente da Câmara Manuel da Luz.
Entre os 12 e os 15 metros de profundidade, os navios - o oceanográfico “Almeida Carvalho”, a Fragata “Hermenegildo Capelo”, a Corveta “Oliveira do Carmo” e o navio-patrulha “Zambeze” - vão constituir “roteiros subaquáticos acessíveis a qualquer mergulhador”, explicou à Lusa o autarca.
A ideia, segundo Manuel da Luz, é “limpar os navios de guerra de todos os materiais poluentes, rebocá-los até Portimão e afundá-los a cerca de duas milhas da costa, numa área já identificada e validada pelas autoridades ambientais”.
O projeto de Museu Subaquático da Marinha de Guerra Portuguesa já mereceu a aprovação de diversas entidades com competências na matéria, nomeadamente do Ministério da Defesa, que emitiu neste mês despacho a ceder os quatro navios de guerra desativados, atualmente estacionados na Base Naval do Alfeite.
Manuel da Luz destaca o facto de, além de criar “um museu original”, o projeto permitir “reforçar o ecossistema”, pois “os navios afundados serão recifes artificiais numa zona sem qualquer riqueza, o que possibilita um aumento da biodiversidade das espécies”.
A operação, que deverá custar 2,5 milhões de euros, vai durar cerca de dois anos e meio, prevendo-se que o primeiro navio - a Corveta “Oliveira do Carmo”, com cerca 1400 toneladas, 85 metros de comprimento e 10 de boca, da classe “Baptista de Andrade” - seja afundado em novembro deste ano ou em abril de 2011.
“Tudo depende da disponibilidade do Arsenal do Alfeite para a empreitada de limpeza e adaptação do navio”, fez notar Luís Sá Couto, proprietário da empresa de mergulho Subnauta, uma das parceiras da autarquia para a implementação da ideia.
Os restantes navios serão afundados à cadência de um por cada nove meses, se bem que o presidente da autarquia admite poder vir a adaptar o calendário às disponibilidades financeiras.
Luís Sá Couto refere, no entanto, que “mal seja imerso o primeiro navio e estejam criados o roteiro e a sinalética”, será possível mergulhar neste museu debaixo de água, “mediante determinadas regras que serão definidas pela autarquia”.
O Museu de Portimão, recentemente eleito o melhor do ano pelo Conselho da Europa, vai ficar por seu lado “responsável pela exposição em terra, retratando a história dos navios e dos seus patronos”, realçou.
“É a primeira vez que se faz algo do género em todo o mundo, afundar vários navios que representem uma Armada e com isso contar a sua história debaixo de água”, completou Luís Sá Couto, fazendo referência à existência de apenas “casos isolados” de afundamento de navios em países como a Inglaterra, o Canadá, os Estados Unidos da América, a Nova Zelândia e a Austrália.
Em Portugal, o primeiro afundamento aconteceu em 1995, quando foi imergido um antigo arrastão de ferro ao largo de Faro para servir de recife artificial.
Em 2000, foi a vez da Porto Santo Line afundar a 700 metros da costa da ilha de Porto Santo, na Madeira, o cargueiro português “Madeirense”, criando assim uma nova atração turística no arquipélago.
Lusa

MUNDIAL KIDS FARO 2010



A Associação Desportiva Geração de Génios, e a Câmara Municipal de Faro organizam o MINUDIAL KIDS FARO 2010, um evento que reúne equipas de futebol de todo o Algarve e que terá lugar de 27 de Junho a 10 de Julho em Faro.
Este Campeonato, que pretende ser uma réplica do Campeonato do Mundo da África do Sul 2010, visa, uma vez mais, incentivar a prática desportiva junto dos mais jovens, num ambiente multicultural que potencie a troca de experiências e conhecimentos. Este tipo de eventos assume uma maior importância para as crianças, cuja ambição e sonho de se tornarem jogadores profissionais, passa por mostrarem o seu talento em competições onde estão presentes treinadores e dirigentes de diversos clubes.
No MUNDIAL KIDS FARO 2010 participam atletas nascidos em 2001/02. A competição tem início marcado para o dia 27 de Junho e termina a 10 de Julho, um dia antes da maior Competição do Mundo de Futebol disputado na África do Sul.
A organização do evento está a cargo da Associação Desportiva Geração de Génios, um projecto criado por profissionais da área e que se propõem ao desenvolvimento do futebol de formação no concelho de Faro.
O Dunas Douradas Beach Club surge como patrocinador oficial do evento, no âmbito do projecto de responsabilidade social, que visa através de diversas acções de solidariedade social e mecenato potenciar o bem-estar e crescimento saudável das crianças. A Câmara Municipal de Faro, e a Associação de Futebol do Algarve são os parceiros do MUNDIAL KIDS FARO 2010.

Proibição de estacionar na 5 de Outubro: sem alternativa, é um embuste da Câmara - CFC


A decisão da Câmara proibir o estacionamento sem realizar em simultâneo o parque que prometeu, é mais um embuste eleitoral. Por isso, em nome do equilíbrio e bom senso e como porta voz dos protestos dos eleitores ao sentirem-se enganados, CFC, através de comunicado enviado à nossa redação, que transcrevemos, apela para que a Câmara responda pelos seus compromissos.
É um ato que vem somar-se aos 31 pecados da maioria na Câmara que apresentámos no dia 26 de Abril, com práticas contrárias às promessas.
A situação é agravada, porque nem sequer foi pedido parecer à Junta de Freguesia da Sé, como sempre se fez na Câmara até agora. É mais um pecado, porque prometeram às Juntas diálogo e participação e agora usam a prepotência.
Neste caso, a maioria prometeu em contactos directos com residentes e comerciantes realizar um parque de estacionamento na Av. 5 de Outubro (como está escrito no programa eleitoral) e proibir depois o estacionamento nos passeios. A população achou bem e isso contribuiu para terem muitos votos. Agora, pela falta ao prometido, as pessoas estão revoltadas.
Em resposta aos protestos, a maioria diz para estacionarem no parque da Pontinha, no Largo de São Francisco e na zona de Santo António do Alto. Os prejudicados consideram a resposta uma falta de respeito, pelo custo do estacionamento na Pontinha e, porque, nos outros casos, não há lugares ou é muito distante.
A Câmara também diz que a proibição “tem de ser” e “apela à compreensão das pessoas”. É uma posição incoerente e condenável, considerando CFC ser de perguntar: será sério a maioria rasgar as promessas e depois apelar aos que foram enganados para compreenderem? Obviamente que não há seriedade!Conclui o documento CFC.

Época balnear já começou em Alcoutim


A praia fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, iniciou oficialmente a época balnear a 15 de Maio, que se estenderá até ao dia 15 de Setembro.

As datas foram definidas pelo Município de Alcoutim, em conjunto com a ARH – Administração da Região Hidrográfica do Algarve e publicadas em Diário da República.

Refira-se que antes do início da época balnear, a ARH Algarve estabelece um programa de monitorização da qualidade da água balnear, de forma a permitir uma correcta análise da mesma. As datas de recolha das amostras são distribuídas ao longo da época balnear e a periodicidade é semanal.

Local de lazer e recreio, a praia fluvial de Alcoutim situa-se na Ribeira de Cadavais e está equipada com um vasto leque de infra-estruturas e serviços. Actualmente, para além do apoio de praia com nadadores-salvadores, bar, sanitários, duches, parqueamento automóvel e acessos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, a praia de Alcoutim dispõe ainda de um parque de merendas, um parque geriátrico e um campo de voleibol.

IPJ: Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2010

Vai decorrer de 01 de Junho a 30 de Setembro, o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, uma iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude, IP e a Autoridade Florestal Nacional e tem como objectivos, incentivar a participação no grande desafio que é a preservação na natureza e da floresta em particular.
Este Programa é também um contributo para um elevado número de jovens, dos 18 aos 30 anos, possam ter umas férias diferentes, envolvidos num desafio que é de todos nós, preservar e valorizar a área florestal portuguesa.
As áreas de actividade dos voluntários são as seguintes:

a sensibilização das populações para o risco de incêndio;
a vigilância;
a limpeza do lixo das áreas florestais e dos perímetros urbanos, garantindo assim uma menor probabilidade de ocorrência de incêndios florestais;
a participação nos trabalhos de inventariação de necessidades de intervenção em termos de limpeza e registo de ocorrências, de modo a que em colaboração com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais consigamos reunir dados, também para programação de acções futuras.
A operacionalização e a execução das acções a desenvolver no âmbito deste Programa só serão possíveis com o envolvimento e empenhamento das diversas entidades que se podem candidatar, tais como: Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações Florestais e outras entidades/associações ligadas ao ambiente.
Estamos neste momento na fase de candidatura das Entidades interessadas, que deverão remeter as suas candidaturas a esta Direcção Regional do Algarve do IPJ, até ao próximo dia 28 de Maio.
Todos os interessados, Entidades e Jovens, deverão contactar esta Direcção Regional do Algarve do IPJ, através do email ipj.faro@ipj.pt ou pelo telefone 289891820.

1.500 Crianças e jovens de Portimão aderem às Comemorações do Dia da Marinha





No âmbito das Comemorações do Dia da Marinha, 1.500 crianças e jovens de Portimão viveram hoje de perto as emoções desta efeméride, participando nas diversas actividades que estão a decorrer na cidade.

Desde baptismos de mar a bordo de viaturas anfíbias- as Larc, ou das lanchas de fiscalização rápida Hidra, Centauro ou Orion, passando por visitas às diferentes unidades navais que se encontram no Cais Comercial e Ponto de Apoio Naval de Portimão e pelo “ fun Place” na Marina, onde não faltaram actividades radicais, baptismos de mergulho, torre de escalada e tendas de airsoft, foram muitos os motivos de interesse e entusiasmo por parte destas crianças e jovens.

Participaram nestas iniciativas alunos provenientes de vários estabelecimentos e níveis de ensino do Município, como é o caso das Escolas E.B. 1da Mex. Grande; Jardim de Infância e Escola E.B. 1 do Pontal; E.B.1 Major D. Neto; Escola E.B. 2,3 D. Martinho C. Branco e Escola E.B. 1 da Figueira, para além dos alunos de formação profissional da Cracep e da Escola Profissional Gil Eanes.

Recorde-se que todo este programa de actividades esteve aberto ao público.

As Comemorações do Dia da Marinha, tiveram o seu ponto alto hoje, dia 23 de Maio, com uma forte agenda de actividades. Pelas 10h00, na Igreja do Colégio, realizou-se uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos. Seguindo-se às 11h30 a Cerimónia Militar na Zona Ribeirinha de Portimão. Durante a tarde, com início às 15h30, na Praia da Marina, realizaram-se Exercícios de Demonstração de Capacidades e a Largada dos Navios.

Windincap ajuda cidadãos com deficiência a descobrirem os encantos do mar em catamaran adaptado


Sete instituições do Algarve que integram o Programa Regional de Desporto Adaptado (PRDA) vão participar no Windincap, projecto europeu de acessibilidade desenvolvido através da prática da vela adaptada, que decorre de 24 a 28 deste mês, em Vilamoura, no âmbito de uma parceria entre o Governo Civil de Faro e a Association Ilehandi.

No âmbito do projecto serão realizados passeios diários na costa, junto a Vilamoura, a bordo de um catamaran adaptado a pessoas com deficiência, incluindo, entre outras acessibilidades, o transporte de passageiros em cadeira de rodas.

Criar as condições necessárias para a plena participação na vida social das pessoas com deficiência, constitui um dos principais objectivos do Windincap, que ao longo do ano irá percorrer diversos países da Europa, tornando o mar acessível a todos os cidadãos. Em Portugal o catamaran já fez escala na Nazaré, seguindo agora para Vilamoura onde permanecerá até à próxima sexta-feira.

“Estas iniciativas têm sempre um efeito benéfico na sociedade. Naturalmente com um maior impacto junto das pessoas a que se destinam, pois permite-lhes diversificar as suas opções de participação activa na sociedade, mas revestem-se também de grande importância para todos os cidadãos, ao contribuírem para o despertar de consciências sobre esta problemática da deficiência”, reconhece a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.

A bordo do catamaran, as equipas constituídas por sete utentes e um técnico de cada uma das instituições algarvias, irá ser acompanhado e apoiado por uma tripulação especializada e apta a trabalhar na área da deficiência, a qual irá desenvolver diversas actividades de animação durante os passeios pela costa.

O projecto, que pretende criar e animar a nova rede europeia para o desenvolvimento e a promoção da acessibilidade para o lazer náutico, envolve mais de 1000 crianças e adultos com deficiência, que participarão até 2011 numa aventura única em toda a Europa.

No Algarve o Governo Civil de Faro é o principal parceiro do Windincap, cumprindo assim os objectivos do PRDA, projecto seleccionado pela Rede de Conhecimento Comum (RCC), criada pela Agência para a Modernização Administrativa, que consiste numa plataforma de articulação e congregação de esforços na partilha de conhecimento baseada na adesão livre por parte dos organismos públicos, centrais e locais, das entidades privadas e dos cidadãos em geral.
.
Durante a escala do catamaran no Algarve, serão realizados dois passeios diários, com partida da marina de Vilamoura (junto ao Hotel Tivoli), respectivamente das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

LUÍS SILVA VENCE EM CASA A ÚLTIMA CLÁSSICA DO SOTAVENTO





Luís Silva, da Palmeiras Resort/Prio/ Tavira venceu hoje a 5ª Clássica de Castro Marim/Tavira. A formação tavirense também triunfou na classificação por equipas.

Terminou hoje o fim-de-semana no sotavento algarvio com esta terceira e última prova. Os 136 quilómetros que culminaram em Tavira ditaram Luís Silva como um justo vencedor. O pelotão que pedalou pela serra algarvia fraccionou-se ao longo do trajecto, e Silva junto a Ricardo Mestre e David Livramento seguiram num grupo que se destacou, acabando por arriscar uma fuga a escassos quilómetros da meta e alcançar a merecida vitória.

Para o atleta é uma grande satisfação: “é muito bom vencer aqui, estávamos os três no grupo e um de nós podia tentar isolar-se, acabei por ir eu, estivemos todos muito bem”. Uma merecida recompensa para quem passa a maior parte da temporada a trabalhar para a equipa.

O próximo desafio para a Palmeiras Resort/Prio/Tavira é o Tour de Gironde, em França, em que o director desportivo Vidal Fitas levará consigo Cândido Barbosa, Daniel Mestre, Samuel Caldeira, Tomas Metcalfe, André Cardoso, e Luís Silva.