sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

HOMENAGEM AO JORNALISTA MARCELINO VIEGAS


Amigos do jornalista Marcelino Viegas, vão homenageá-lo no próximo dia 12 de Março, no Salão de Festas Guerreiro, em S. Brás de Alportel (Sítio do Bengado), a partir da 20.00h, num jantar que se constitui como um grande momento de reconhecimento e afectos, para uma das maiores referências do jornalismo algarvio.
Marcelino Viegas tem sido ao logo de toda a sua vida um jornalista de elevada craveira, pautando a sua intervenção (escrita e falada) pelo rigor, qualidade e responsabilidade.
Pela sua escrita e voz passaram os maiores momentos do desporto algarvio, na última metade do século passado e nos primórdios deste século.
Ao longo da sua carreira Marcelino Viegas rubricou páginas de grande brilhantismo, sobretudo no Jornal A Bola, Jornal do Algarve, Barlavento e Avezinha e mais recentemente no Algarve Press e Notícias de S. Brás
É a força deste enorme trabalho realizado por Marcelino Viegas - a atravessar de momento alguns problemas de saúde - que contribuiu decisivamente para o conhecimento e promoção do desporto, da comunidade em geral e do próprio Algarve, que nos permite dizer que contamos com a vossa presença neste momento de justo e nobre reconhecimento e de homenagem a Marcelino Viegas.

Comissão de Honra
Isilda Gomes, Governadora Civil do Distrito de Faro
António Eusébio, Presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel
Macário Correia, Presidente da Câmara Municipal de Faro
Vítor Serpa, Director do Jornal A Bola
Carlos Alves Caetano, Presidente da Direcção da A. F. do Algarve
Arménio Aleluia, Director do Jornal A Avezinha
Hélder Nunes, Director do Jornal O Barlavento
Fernando Reis, Director do Jornal do Algarve
Joaquim Dias, Director Notícias de S. Brás
José Manuel Prata, Dirigente Desportivo
João Leal, Jornalista


Comissão Executiva

Neto Gomes, Jornalista
Reinaldo Teixeira, Empresário
Marlene Guerreiro, Vereadora da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel
José Guerreiro Cavaco, Director da Federação Portuguesa de Futebol
Armando Alves, Jornalista
Paulo Castro, Presidente da A. de Atletismo do Algarve
Manuel Luís, Jornalista

As inscrições, devem ser endereçadas até 9 de Março, para: Neto Gomes 912205648 ou para o e-mail: otensemog@sapo.pt

LOULÉ INAUGURA MAIS UMA CRECHE



Capacidade para 66 crianças mas com lista de espera de 75
Equipamento foi criado no âmbito do Programa PARES e teve uma comparticipação de 274 mil euros da Autarquia.

Depois do “Espaço Infantil” do Centro Social Autárquico de Loulé, inaugurado em 2009, e da Creche “Meninos do Aleixo”, que abriu portas o ano passado, em Quarteira, o Concelho de Loulé passa a ter desde o primeiro dia de Fevereiro mais um equipamento de apoio à primeira infância. Trata-se da Creche da “Nova Terra”, em Vale de Rãs, uma das zonas de maior expansão na cidade de Loulé.
Os responsáveis da instituição aproveitaram o simbolismo do Aniversário da Cidade, que se assinalou no dia 1 de Fevereiro, para inaugurar este equipamento criado no âmbito do Programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, com o apoio da Autarquia louletana. “Esta creche nasceu devido ao empenho e persistência de alguns apoios da segurança social, através do PARES, e da Câmara Municipal de Loulé, que nos cedeu o terreno”, sublinhou Óscar Carvalho, presidente da NT Social, uma instituição que gere um outro espaço na cidade com valências de creche, jardim-de-infância e ATL, dando resposta a 270 crianças entre os 4 meses e os 9 anos, e criando 55 postos de trabalho.


Esta nova infra-estrutura tem capacidade para albergar 66 crianças, dos 4 aos 36 messe - duas salas de berçário para 16 bebés, dois espaços para 30 crianças dos 24 aos 36 meses e dois espaços para 20 crianças dos 12 aos 24 meses. Mas neste momento, segundo este responsável, a lotação já está esgotada, com uma lista de espera com 75 inscrições.
O custo total da obra ultrapassou o valor inicialmente previsto na ordem dos 580 mil euros, (em que a Câmara de Loulé comparticipou com 274 mil euros) devido aos arranjos exteriores e um aumento da área de construção.
A Segurança Social irá comparticipar agora nas despesas de funcionamento com um montante anual de 190 mil euros, “permitindo que as crianças desfavorecidas possam também usufruir desta creche”, segundo o representante da Segurança Social no Algarve, Arnaldo Oliveira.
Este responsável falou da importância das parcerias para levar para a frente projectos como este na “assumpção de uma responsabilidade solidária partilhada”. “É importante que este modelo se reforce”, sublinhou, garantindo que em período de crise é possível “conciliar a modernização e reforço da competitividade com uma política social”.
Esta ideia é partilhada pela Governadora Civil, Isilda Gomes, que considerou esta obra “mais um passo decisivo para a construção de igualdade entre cidadãos, daqueles que necessitam de apoio do Estado para que possam ter recursos”.
No âmbito do Programa PARES I e II, as 28 candidaturas na região do Algarve permitiram dar 35 respostas sociais, com 1671 beneficiários e a criação de 503 postos de trabalho, num investimento de 19 milhões de euros, em que mais de 9 milhões correspondem a um investimento governamental. “Esta constitui uma disponibilização de meios que dificilmente voltaremos a ter”, afirmou a Governadora Civil, que adiantou ainda “que são as crianças e os idosos que mais precisam destas respostas sociais”.

Do investimento global para o Algarve, 23% diz respeito ao Concelho de Loulé. São sete os projectos de resposta social, criados ao abrigo do PARES, em que a Câmara de Loulé comparticipa: Creche da “Nova Terra” (274 mil euros e cedência de terreno); Creche “Meninos do Aleixo” (279 mil euros); Creche das Pereiras (77,500 mil euros); Creche e Lar de Idosos de Salir (349 mil euros), Lar da ASCA (427 mil euros) e Creche da Tôr (98 mil euros).
O presidente da edilidade louletana adiantou que, neste momento, está também aprovada a construção de mais três lares no interior, que terão uma comparticipação financeira por parte do Município de 50%: Ameixial, Tôr e Benafim. “Trata-se de uma população envelhecida e com poucos recursos. No interior do Concelho, a Câmara tem de ser o amortecedor social das carências existentes”, afirmou Seruca Emídio.
Quanto às necessidades que ainda subsistem na cidade de Loulé, mesmo após a criação da Creche da “Nova Terra”, o autarca justificou-as com a importância crescente da sede de Concelho e a sua atractividade. “Loulé é hoje o centro nevrálgico do maior Concelho do Algarve. Isto deve-se à criação de condições para a fixação de casais jovens”, considerou, referindo que futuramente, com a ligação em quatro faixas de Loulé ao Aeroporto, a criação do Hospital Central no Parque das Cidades e a implantação de uma Loja IKEA, Loulé será uma cidade ainda mais procurada por novos residentes.
Seruca Emídio falou ainda do “excelente relacionamento entre a Câmara de Loulé, o poder central e os organismos regionais e das sinergias que vão ao encontro daquilo que as populações necessitam”.

Teatro: Vila do Bispo recebe “Tempestade” de William Shakespeare



Nos próximos dias 9,10 e 11 de Fevereiro, o VATE – Serviço Educativo da ACTA promove 6 sessões do espectáculo de marionetas "A Tempestade" de William Shakespeare para 150Alunos das Escolas do 1º Ciclo do Concelho.
Inspirado na última peça escrita pelo dramaturgo Shakespeare, o espectáculo “A Tempestade” conta-nos a história do Duque Próspero que, após ter sido expulso do seu reino, lançado com a sua filha Miranda, no mar num batel sem vela nem mastro, chega a uma ilha onde passa a residir e a mandar.
A peça tem a duração de 30 minutos e é seguida do atelier “Dos Cotovelos para baixo” que parte das características das personagens para a exploração das diferenças, sobre as qualidades e defeitos, vestindo as mãos com luvas de diferentes feitios e imaginando que têm roupas, caras e personalidades diversas.
A encenação, a concepção das marionetas e interpretação está a cargo de Jeannine Trévidic de Carla Dias, enquanto a operação de luz e som é realizada por Luísa Gonçalves.
A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal tem como objectivo fomentar o gosto pelo teatro nos mais novos, em especial da comunidade estudantil do 1º ciclo.

Passeios da LPN Algarve em 2011 começam amanhã, sábado na Lagoa dos Salgados



Os passeios da LPN Algarve têm lugar no primeiro Sábado de cada mês, exceptuando Janeiro e Agosto, altura em que pensamos que a maioria dos sócios (e dos elementos da direcção...) estão de férias.
O local de encontro principal será, quase sempre, no Largo da Estação dos Caminhos de Ferro em Portimão. Mas atenção – porque a Natureza é para ser apreciada cedo, e alguns passeios têm como destino locais mais distantes, há diversas horas de encontro, assinaladas em cada passeio.
Como é habitual, todos são bem vindos aos nossos passeios, quer sejam sócios ou não. Numa perspectiva de auto-suficiência económica da LPN/Algarve, pedimos a todos uma contribuição simbólica de 1,00€ aos sócios e 5,00€ aos não sócios - mas solicitamos a todos os não membros que nos queiram acompanhar que contribuam para a LPN de uma forma mais efectiva: aderindo à Associação.
Para todos os passeios deve ser feita inscrição até às 12 horas da quinta-feira anterior, enviando um SMS (ver contactos), ou para o email lpn_algarve@yahoo.com. As inscrições devem indicar o nome, data de nascimento e número de Bilhete de Identidade de cada pessoa, para fins de seguro (obrigatório). As pessoas que não se inscreverem não serão abrangidas pelo seguro e poderá ser recusada a sua participação no passeio.
Os Passeios de Natureza da LPN/Algarve não são especialmente cansativos ou difíceis (a não ser quando especificado), mas podem ser demorados, pelo que recomendamos que os participantes se previnam com um pequeno farnel e calçado apropriado para andar, por vezes em terrenos difíceis e acidentados.

DUPLO ESPECTÁCULO DE MÁRIO LAGINHA TRIO INAUGUROU CINE-TEATRO LOULETANO



Mário Laginha Trio apresentou “Mongrel” no espectáculo inaugural do “novo” Cine-Teatro Louletano. Devido à elevada procura de bilhetes, a organização decidiu realizar duas sessões (1 e 2 de Fevereiro), ambas com lotação esgotada.
A curiosidade em relação às novas funcionalidades e qualidade acústica do espaço, mas sobretudo a figura conceituada de Mário Laginha, nome prestigiado da música nacional, levou a um grande interesse por parte do público.
Neste momento musical, o pianista Mário Laginha faz-se acompanhar por Bernardo Moreira, no contrabaixo, e Alexandre Frazão, na bateria, num trabalho concebido para assinalar o bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin (1810-49).
Uma nova roupagem ao universo de Chopin, em que o jazz aparece fundamentalmente na mudança de compassos e tempos, mas mantendo reconhecível a matriz clássica, foram os principais traços de “Mongrel”. “Nunca me abstive de alterar aquilo que me pareceu necessário para aproximar a música de Chopin do meu universo musical”, explica Mário Laginha em relação a este trabalho.
No final do espectáculo, Mário Laginha e os músicos que o acompanharam salientaram a boa acústica da nova sala e a beleza do espaço. “É sempre um prazer vir tocar aquilo”, afirmou o pianista que tem raízes em Loulé.

Mendes Bota toma posição sobre Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina



PSD quer Secretário de Estado do Ambiente e autarcas no Parlamento
O deputado Mendes Bota propôs ao Grupo Parlamentar do PSD que requeira, no âmbito da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, a audição conjunta do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e dos presidentes das autarquias de Vila do Bispo, Aljezur, Odemira e Sines, sobre a revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina (POPNSACV). E esse requerimento deu entrada hoje.
Para o parlamentar algarvio, “perante o desconhecimento sobre o que afinal terá sido ou não aprovado pelo Governo, e face às graves acusações proferidas pelos autarcas, torna-se imprescindível e urgente esclarecer o cumprimento da legalidade processual que conduziu à aprovação do Plano, bem como o respeito do mesmo pelos compromissos assumidos com as autarquias envolvidas.
A audição do Secretário de Estado do Ambiente, em vez da Ministra da pasta, justifica-se por dois motivos. Por um lado, à luz de experiências anteriores, é muito baixa a expectativa de que a Ministra possa ou saiba responder satisfatoriamente às questões que lhe são colocadas. Por outro lado, o Secretário de Estado é apontado como o responsável maior pelo diploma ora contestado pelos presidentes das Câmaras Municipais de Vila do Bispo, Aljezur, Odemira e Sines.”
Mendes Bota considera “demasiado graves para serem ignoradas, as acusações dos autarcas”, que se consideraram “enganados”, “desacreditados”, “desinformados”, “ignorados”, “desconsiderados” e “subalternizados”, numa palavra, traídos, pela atitude do Governo, que consideraram “indigno”, “arrogante”, “prepotente”, “trapalhão” e de estar neste processo com”má-fé”, tendo ignorado o compromisso de dar conhecimento atempado da versão final do documento, antes da sua aprovação.
Mendes Bota considera que, “no mínimo, o Governo cometeu uma ilegalidade processual, ao infringir o artigo 40º, nº 4, do Decreto-Lei nº 380/99, de 22 de Setembro (Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial), que o obrigava a informar previamente à aprovação do diploma os autores dos contributos, propostas e opiniões manifestadas durante a discussão pública que teve lugar entre 18 de Março e 30 de Abril de 2010, e da sua incorporação ou não no documento final, e respectivas justificações.”
Mendes Bota entende que “deve ser esclarecida a situação das medidas preventivas para a área deste Parque Natural, cujo prazo de vigência, improrrogável, expira no próximo dia 10 de Fevereiro de 2011, caso a publicação do diploma relativo ao novo Plano de Ordenamento venha a ocorrer posteriormente.”
O PSD adianta ainda que irá dar entrada na Assembleia da República um conjunto de Perguntas ao Governo sobre a problemática do Plano de Ordenamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, subscrito pelos deputados algarvios do PSD, Mendes Bota e Antonieta Guerreiro, que serão divulgadas oportunamente.

Câmara de Portimão abre concurso para guardas-nocturnos


A Câmara Municipal de Portimão tem aberto concurso para a atribuição de três licenças destinadas à actividade de guarda-nocturno, às quais podem concorrer homens entre os 21 e os 70 anos, recenseados no concelho e com escolaridade mínima obrigatória.
A medida, que surge da estratégia municipal de reforçar os indices de segurança na cidade, irá aumentar a vigilância nas zonas das escolas Poeta António Aleixo e D. Martinho Castelo Branco, Avenidas 25 de Abril, V6 e Paul Harris, Praças da República e Manuel Teixeira Gomes, e ruas Portas da Serra, de Olivença e do Comércio, para além das áreas adjacentes.
Entre os requisitos solicitados, os candidatos terão de ser cidadãos portugueses, de um Estado membro da União Europeia, do espaço económico europeu ou - em condições de reciprocidade - de país de língua oficial Portuguesa, não tendo sido condenados (com sentença transitada em julgado) pela prática de crime doloso e devendo possuir robustez física e o perfil psicológico para o exercício das funções.
As candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao presidente da Câmara Municipal de Portimão, constando das mesmas diversos documentos, como certificados médico, de habilitações literárias e do registo criminal, além de curriculum vitae detalhado e documentado.
Os requerimentos de admissão e documentos que os acompanhem deverão dar entrada na Secção de Expediente e Arquivo da Câmara Municipal, Praça 1º de Maio, 8500 – 543 Portimão, impreterivelmente até às 16h30 do dia 11 de Fevereiro.
As listas dos candidatos admitidos e excluídos, bem como a relação final de graduação dos candidatos seleccionados, serão posteriormente afixadas na Câmara Municipal de Portimão e divulgadas na página www.cm-portimao.pt.

Dia de S. Valentim no Zoo de Lagos



O dia dos namorados comemora-se um dia mais cedo no Zoo de Lagos. Para além da Natureza o parque também é Amor e tem um sabor muito doce. Dia 13 de Fevereiro, domingo, vamos realizar o workshop “ Quando a natureza é doce”.
Trata-se de uma acção com chocolate que consiste numa palestra sobre as técnicas para trabalhar o chocolate, as suas propriedades e origem. Depois os participantes podem elaborar bombons com três variedades de chocolate e com diversos recheios, tudo sob a supervisão e demonstração de uma orientadora. No final cada pessoa leva consigo um saquinho com o que produziu.
Haverá prova dos bombons, durante o workshop. Tudo acontecerá em cerca de duas horas e meia. Os participantes devem fazer as inscrições através do mail geral@zoolagos,com ou do nº 282 680 100.

Associação Amigos da Grande Idade aprovou o seu Plano de Actividades para 2011



Para além de uma significativa quantidade de actividades a desenvolver, destacamos hoje a Área da Formação, cujo programa já está estabelecido para o primeiro semestre do ano.
A Associação vai desenvolver em parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães a 2ª Pós Graduação em Gestão de equipamentos destinados a Pessoas Idosas que pode ser consultada em http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/cursos-de-formacao/pos-graduacao-gestao-organizacional-em-equipamentos/ e cujas inscrições estão já abertas há algum tempo no nosso portal.
Integrado na mesma parceria com o ILG vai realizar-se em 2011 a grande novidade desta área, constituída pelo 1º Curso de Executivos em Gestão de Equipamentos destinados a Pessoas Idosas, destinado a gestores, administradores e dirigentes de topo, distinguindo-se de todas as outras propostas pela sua componente prática e de resposta pragmática às necessidades reais.Pode consultar esta proposta em http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/cursos-de-formacao/curso-de-executivos-em-gestao-de-equipamentos-destinados-a-pessoas-idosas/
Ainda em parceria com o ILG vão realizar-se vários cursos em Lisboa, um Curso em Faro e outro no Porto de Gestão Organizacional de Lares e Casas de Repouso no modelo, agora, de 48 horas. Este curso que já vai para a sua 14ª edição tem ultrapassado todas as expectativas e foi aumentado com 3 novos módulos (Legislação laboral, Representação de Pessoas Idosas e Noções de contabilidade). Pode consultar outras informações em http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/cursos-de-formacao/gestao-de-lares-de-idodos/
Mas a Associação tem sido solicitada por muitas organizações a nível nacional, anunciando agora um acordo com a empresa Studio Formação para a realização do Curso de Gestão organizacional de Lares e Casas de Repouso em Aveiro (29,30 Abril e 6,7,13,14,20 e 21 de Maio) e com o Núcleo de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa para a realização do Curso de auxiliares para equipamentos destinados a pessoas idosas em Faro (25 e 26 de Março, 1,2,8,9,15 e 16 de Abril de 2011) podendo ser consultado em http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/cursos-de-formacao/auxiliares-para-equipamentos-destinados-a-pessoas-idosas/

Município de Lagos apoia projecto de Ajuda Humanitária ao Brasil


O Município de Lagos vai apoiar a Organização Não Governamental Paramédicos de Catástrofe Internacional (PCI), com um subsídio de mil euros, para fazer face às despesas de logística do projecto de ajuda humanitária de emergência à catástrofe causada pelas chuvas, cheias e derrocadas na região serrana no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

A Organização Não Governamental (ONG) Paramédicos de Catástrofe Internacional é uma organização internacional de ajuda humanitária que presta assistência médica de urgência às populações em perigo em mais de 70 países. Nos países onde as estruturas de saúde são insuficientes ou mesmo inexistentes, a PCI colabora com as autoridades e os Ministérios da Saúde para prestar assistência. Trabalha igualmente na reabilitação de hospitais e em programas de vacinação, de saneamento e, também, de educação. Os elementos desta ONG também desenvolvem trabalho em centros de saúde de cuidados remotos, bairros mais carenciados e oferece treino ao pessoal local.

Esta Organização veio solicitar ajuda urgente do Município de Lagos, entre outros, para reunir o apoio financeiro necessário para fazer face às despesas de logística (alimentação da equipa no terreno, despesas de viagens, transporte de contentor com medicamentos e bens de primeira necessidade) e ao envio de uma equipa de 2 médicos, 2 enfermeiros e 1 logístico para a região serrana do Estado do Rio de Janeiro. A partida da missão está agendada para o próximo dia 07 de Fevereiro.

Tendo em conta que a cooperação externa é uma competência das autarquias e que Lagos, Cidade dos Descobrimentos, tem uma relação privilegiada com o Mundo Lusófono, de que o principal parceiro é o Brasil, o Município decidiu apoiar esta iniciativa, por deliberação tomada na reunião de Câmara de 2 de Fevereiro.